Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2006, Revista Geografias
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13195…
20 pages
1 file
Este artigo tem como objetivo apresentar a comunidade negra e camponesa de Brejo dos Crioulos em seu ambiente e saberes. Situada na “Mata da Jaíba”, no sertão Norte de Minas Gerais, espaço ritmado pelas cheias e vazantes, esta comunidade construiu saberes diversos a partir dos usos que fazia do meio. Passou a vivenciar um processo de expropriação trazido pela “Divisão de 1930” e continuado na década de 1940, com a chegada de fazendeiros de gado e projetos governamentais de desenvolvimento. No momento atual, Brejo dos Crioulos é reconhecida como “comunidade remanescente de quilombos” e adquire o direito ao território. Produzir a visibilidade de seus saberes constitui mais um elemento na afirmação deste direito.
Revista Geografias - UFMG, 2006
Este artigo tem como objetivo apresentar a comunidade negra e camponesa de Brejo dos Crioulos em seu ambiente e saberes. Situada na "Mata da Jaíba", no sertão Norte de Minas Gerais, espaço ritmado pelas cheias e vazantes, esta comunidade construiu saberes diversos a partir dos usos que fazia do meio. Passou a vivenciar um processo de expropriação trazido pela "Divisão de 1930" e continuado na década de 1940, com a chegada de fazendeiros de gado e projetos governamentais de desenvolvimento. No momento atual, Brejo dos Crioulos é reconhecida como "comunidade remanescente de quilombos" e adquire o direito ao território. Produzir a visibilidade de seus saberes constitui mais um elemento na afirmação deste direito.
Revista Geografias
Este artigo tem como objetivo apresentar a comunidade negra e camponesa de Brejo dos Crioulos em seu ambiente e saberes. Situada na “Mata da Jaíba”, no sertão Norte de Minas Gerais, espaço ritmado pelas cheias e vazantes, esta comunidade construiu saberes diversos a partir dos usos que fazia do meio. Passou a vivenciar um processo de expropriação trazido pela “Divisão de 1930” e continuado na década de 1940, com a chegada de fazendeiros de gado e projetos governamentais de desenvolvimento. No momento atual, Brejo dos Crioulos é reconhecida como “comunidade remanescente de quilombos” e adquire o direito ao território. Produzir a visibilidade de seus saberes constitui mais um elemento na afirmação deste direito.
2015
RESUMO: O trabalho apresenta reflexões derivadas do estudo de doutoramento na área de concentração Geografia e Gestão do Território. Está inserido no contexto das leituras geográficas territoriais e destaca o contexto socioespacial de novos sujeitos políticos que buscam na contra-especialidade, requalificar seus lugares de viver por meio de enfrentamentos diversos pelo reconhecimento de suas identidades socioespaciais. No movimento de empoderamento dos diversos relacionamentos, processos territoriais consolidam a reprodução social, material e simbólica da comunidade. Nesse contexto, o reconhecimento e a titulação para legitimação do território se manifestam como desafios. Na tese, Brejo dos Crioulos é apresentado como território relacional a partir das pesquisas de campo, documental e bibliográfica, dos registros realizados na participação e, derivados das observações e percepções das relações, aproximações, distanciamentos, representações e experiências ambientadas no espaço/tempo ...
Os estudos curriculares nos remetem ao estudo das teorias de currículos. As teorias de currículo são três: tradicional, crítica e pós-crítica. As teorias tradicional e crítica são as que nos propusemos tratar delas neste artigo. A teoria tradicional é aquela que é considerada como sendo a mais antiga e a mais aderida para os vários sistemas de ensino e que se acomodam com uma supervalorização dos professores que são tidos como os detentores do conhecimento e vão repassando aos seus alunos. Enquanto que a teoria crítica é das recentes e procura colocar no centro das atenções do ensino e aprendizagem a figura do aluno. Sublinha esta teoria que o professor apenas incentiva o que o aluno vai descobrindo nas suas investigações. É de capital importância que as instituições encarregadas para a gestão escolar e do ensino façam escolhas acertadas e que impulsionem o desenvolvimento da sociedade. O trabalho que se desenvolve neste artigo remete-nos para duas realidades de currículos baseados nas teorias tradicional e crítica.
This text is a classical Platonic philosophy, the Cratylus. Written in dialogue form, in especially appreciation denoted in the style of Plato's writing, it is distinct as one of the major themes of contemporary philosophy, that is, the language, in which it brings to the debate form the adequacy of a name an object, also known like the correct name of thing. Appear as central these issues of naturalism and conventionalism, that structure is meant as instrumentalization of language, and that today's, approaching, while the deconstruct this instrumentalization, the epistemology of language, which was so yield the Century V, prioritized on the idea of essence. It explains the textual environment the importance of language to philosophy since antiquity, and that, in turn, is embodied, in relief, in a discussion about the truth.
Manuel des anthologies, corpus et textes romans, 2015
Os crioulos de base lexical portuguesa foram, na maioria dos casos, línguas orais até ao século XIX, quando começaram a surgir as primeiras recolhas de tradições orais, textos e traduções. Como lhes falta uma tradição escrita robusta e generalizada, a nossa recolha e descrição abrangem, além de antologias, materiais que, não sendo antologias no sentido restrito, resultam de um trabalho de compilação de fontes escritas ou orais.
Revista Calundu, 2017
Em 2012, no âmbito do projeto de Pesquisa e Extensão Mapeamento das Casas e Terreiros de Religiões de Matriz Afro-brasileira na Cidade de Santarém/Pará, reunimos um grupo de 20 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), alguns professores, e Afro-religiosos, no terreiro de Mina Santa Bárbara, espaço sagrado mantido por Pai Edvanei de Oyá. Durante dois dias estivemos aprendendo cânticos e toques presentes no repertório Afro-religioso de Terreiros, que são parte constitutiva da paisagem sonora, arquitetônica, Afro-diaspórica e histórica de Santarém. Este momento de fusão Terreiro-Academia foi a ponta de lança para uma série ininterrupta de ações, diálogos, afetos, ajuda e solidariedade que ainda nos une. A primeira parte deste artigo persegue uma questão colocada por Gomes (2010) sobre o que está colocado para o intelectual negro politicamente posicionado que atua nos espaços acadêmicos. Seguindo a proposta inaugurada com a Oficina de Toques e Cantigas do Repertório ...
Revista de História Regional, 2017
No presente artigo, exploro algumas questões referentes ao paternalismo e às alforrias em uma perspectiva étnica em Minas Gerais, entre 1753 e 1888. Para tanto, analiso nas cartas de alforrias determinados padrões a serem seguidos nas relações senhor-escravo que, não raro, pautaram-se por um processo de crioulização. As manumissões por parte dos cativos foram pautadas por suas etnicidades, ao passo que as estratégias de dependência criadas pelos senhores não levaram em consideração as origens dos cativos. Esses escravos carregavam bagagens e heranças culturais que influenciaram as formas como galgavam suas liberdades, assim como, no caso dos nascidos localmente, os estratagemas senhoriais para submeterem mais seus plantéis à dependência.
2017
Este artigo discute a forca da tradicao na regiao do Serido potiguar e mostra que ela e um traco perene na formacao do carater nacional, desde o seu inicio ate os dias atuais. Os elementos centrais da discussao sao a familia patriarcal e o judaismo-cristao catolico. Esses construtos sociais foram resgatados na sua historia e analisados sob a otica das ciencias humanas. A tradicao e analisada como elemento da consciencia comum. No caso do Brasil, em suas regioes e sub-regioes, a consciencia comum e preponderante frente a consciencia orgânica contratual.
journal.ufsc.br
O objetivo deste projeto foi o de promover o retorno de resultados das informações etnobotânicas compiladas por projetos de pesquisa realizados no Sertão do Peri, ou Sertão do Ribeirão, Área de Paisagem Cultural do Parque Municipal da Lagoa do Peri (Florianópolis, SC), possibilitando a articulação entre pesquisa, ensino e extensão universitária. A metodologia utilizada consistiu na elaboração e distribuição de materiais impressos e na realização de encontros com a comunidade. Foram confeccionados e distribuídos 150 folders e 35 cartilhas, e realizados três encontros: o seminário de extensão PERI EM FOCO e dois encontros na comunidade do Sertão do Ribeirão. Palavras-chave: Extensão universitária. Conhecimento tradicional. Etnobotânica.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Anais ABRACE Jornada Científica Acre, 2022
Educacao Ciencia E Cultura, 2011
Revista Cocar, 2009
Anuario Mexicano de Derecho Internacional, 2014
Ética e Filosofia Política, 2023
2011
Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, 2008
Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, 2023
Retórica e cotidiano no Mundo Antigo, 2022
Figura: Studies on the Classical Tradition, 2022
Kriterion: Revista de Filosofia, 2007
Manuel des anthologies, corpus et textes romans, 2015
Outros Tempos – Pesquisa em Foco - História, 2018