Academia.eduAcademia.edu

Babel e a representação do sagrado na Cidade Antiga

2010, Representações da Cidade Antiga: categorias históricas e discursos filosóficos

Abstract

Reservados todos os direitos. Nos termos legais fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio, em papel ou em edição electrónica, sem autorização expressa dos titulares dos direitos. É desde já excepcionada a utilização em circuitos académicos fechados para apoio a leccionação ou extensão cultural por via de e-learning.

Key takeaways

  • De fato, o espaço funerário, quando referido a pólis, é e não é religioso.
  • O que gostaria de ressaltar a partir desses exemplos é: pretendo apontar essa outra posição frente à doxa não apenas como um ponto de partida, que deverá ser abandonado no prosseguimento de um caminho da verdade, mas como, em certa medida, o próprio caminho, ou, ao menos, um componente positivo na construção desse caminho.
  • Se eles não conseguem, as falhas são relativas, pois é isso o que acontece em todas as artes.
  • Quando o pintor é capaz de reproduzir com um mínimo de semelhança (401c) tudo o que concerne à natureza, 13 ficamos relativamente satisfeitos com os seus resultados, sem examinar nem discutir (41c) sobre eles; e dado que não temos da natureza uma ideia exata, contentamo-nos com perspectivas obscuras e enganadoras (401d).
  • Quanto à aplicabilidade da nobre mentira, não há consenso entre os anciões, pois para eles "A verdade, (...) é bela e durável.