Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
7 pages
1 file
No momento em que se procura relacionar a questão da produção de sentido na sociedade com a midiatização, está-se colocando a reflexão num patamar distinto do que tem sido visto até agora.
InMediaciones de la Comunicación, 2019
For a long time, as a political form, knowledge has bound itself to polis' activities. In western history, from Socrates and Plato to the foundation of the modern public arena, it has been a constant answer to the attempts for balance in community life. In its contemporary form, knowledge has attended the imperatives of the so-called information society, occasion in which it encounters new contingencies-among them, maybe one of the most significant, is the progressive unencumbering of human understanding with the logical appraisals that involve its production. Increasingly submitted to a type of accounting rationale, production of knowledge is drained by artificial intelligence devices, Midiatização e o entendimento desonerado Mediatization and unencumbered understanding Mediatización y comprensión desobligada
Fronteiras - estudos midiáticos, 2016
Este é um artigo de acesso aberto, licenciado por Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0), sendo permitidas reprodução, adaptação e distribuição desde que o autor e a fonte originais sejam creditados. RESUMO O fenômeno designado por midiatização tem obtido cada vez mais atenção no campo dos estudos de mídia e comunicação. Nesse campo, identificam-se duas vertentes sobre midiatização, e já se delineia uma aproximação entre elas: a institucionalista, que reconhece a mídia como instituição praticamente independente, cujas normas adaptam outros campos sociais; e a socioconstrutivista, que entende a midiatização como a construção comunicativa da realidade sociocultural. Seja em virtude da centralidade da mídia em alguns aspectos da vida em sociedade, seja pelo poder que lhe é atribuído, o reconhecimento de seu alcance não está circunscrito exclusivamente aos media studies. Os sistemas de comunicação articulam cultura, educação e mesmo a soberania, submetendo globalmente as sociedades a seu regime, o que aponta para uma concepção de controle. A sociedade de controle é discutida na obra de Gilles Deleuze como resultado do declínio do modelo disciplinar, abordado por Michel Foucault. Nessa perspectiva, a visibilidade é um aspecto central do poder exercido tanto no modelo disciplinar, baseado no confinamento, quanto no modelo de controle, baseado na visibilidade não coercitiva. O presente estudo propõe uma reflexão acerca do fenômeno da midiatização enquanto processo, situado na transição entre o modelo de sociedade disciplinar e a sociedade de controle. Nessa argumentação, a comunicação e a visibilidade encontram-se no cerne das relações de poder.
A Solidão Disciplinada, 2023
"Após perder o emprego de professor universitário, o personagem relata sua rotina em tempo integral de escritor, quando menciona todas as dificuldades enfrentadas na composição dos seus textos. Na busca daquilo que ele acredita que será a sua obra-prima literária, acaba aceitando trabalhos menores, numa tensão cotidiana entre vocação e circunstâncias."
Atos de Pesquisa em Educação, 2014
Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 2019
A lógica que rege o mundo contemporâneo é a lógica dos processos midiatizacionais. A ênfase recente na expressão "midiatização" é atribuída, dentre outras, ao papel desempenhado pelo campo midiático em prover os indivíduos não só de informações, mas de enquadramentos acerca do cotidiano.
2018
O discurso do comunicador Siqueira Jr., apresentador do programa “Plantão Alagoas”, da TV Ponta Verde, afiliada do SBT em Alagoas, é o objeto de análise desta pesquisa, que visa mapear e levantar a discussão, a partir de um viés crítico, sobre a construção simbólica de estereótipos perpetuada nestes espaços de midiatização da violência e sensacionalismo dentro de um dos mais antigos programas televisivos votados ao jornalismo policial de Alagoas. PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo Policial; Estereótipos; Televisão;
Revista Extraprensa, 2015
O objetivo do presente artigo é problematizar o conceito de explosão (Lotman, semiótica da cultura) e aprofundar as investigações sobre corporalidades a partir da noção de ruptura de sentidos. Essa reflexão é parte integrante de uma pesquisa que busca compreender as reconfigurações de sentidos em corpos de sujeitos midiatizados. Nesse momento, trazemos à discussão uma perspectiva cartográfica, que considera os eixos diacrônico e sincrônico para apresentar resultados de uma análise sobre a performance e a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva. Esse sujeito midiático é emblemático no que diz respeito às semioses corporais: explosão e modelização na semiosfera política.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Relações Públicas e Midiatização, 2007
TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, 2019
in PAIVA, José Pedro (coord. científica) - História da Diocese de Viseu. Viseu; Coimbra: Diocese de Viseu e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, vol. 2, pp. 616-627
Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2020
Revista Direito e Práxis, 2017
FACOS UFSM , 2020
COLLOQUIUM HUMANARUM
Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas, 2020
Revista FAMECOS, 2016
Comunicação da terra: vivências e práticas comunicacionais do MST no Brasil, 2018
Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427, 2016