Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O desenho é uma actividade que afecta pro-fundamente todo o processo do design, uma fer-ramenta útil na organização do pensamento e um instrumento ideal para a manipulação de ideias. Os desenhos na base do processo design são o principal meio de criação e servem para dirigir, ordenar, clarificar o pensamento e guar-dar ideias, através do estabelecimento duma conversação gráfica com o desenho. Este não deve ser visto exclusivamente como uma activi-dade artística. Todos os produtos e suas técni-cas são primeiramente desenhados e depois executados, "no sentido nobre desenho é pro-jecto" (Machioni 2002). A questão que se coloca é se podemos pen-sar o desenho como há 20 ou 30 anos atrás. Há hoje como Mealing (2002) refere, uma nova gra-mática e uma nova sintaxe criada pelas novas tecnologias interagindo. Como qualquer outra actividade humana o desenho é dinâmico, reflectindo as condições do seu tempo. Seguramente os desenhos mudam, porque mudam os costumes na sua mais ampla ace...
2018
Ciencia, tecnologia e inovacao tecnologica caminham paralelamente para assegurar avancos futuros em uma nacao. O desafio das inovacoes tecnologicas e aprimorar produtos e processos, acoes decisivas para o sucesso da economia de um pais frente a um cenario crescentemente competitivo. O incentivo a inovacao pelo setor publico e privado e fundamental para aumentar e fortalecer o mercado e, consequentemente, a qualidade de vida dos cidadaos. Outro fator importante e o investimento para aumentar os recursos humanos, o que promove a inovacao, principalmente a partir da formacao de pesquisadores e engenheiros, e sua qualificacao. Este artigo discute a importância da ciencia, tecnologia, com enfase na inovacao tecnologica, com a descricao dos impactos da ciencia, de varias invencoes importantes, alem de apresentar os investimentos passados e futuros em CT&I no Brasil e sua situacao frente a varios paises.
Projetica
A proposta dessa comunicação é refletir sobre as questões que permeiam a constituição do design como um processo social e suas consequências para a forma em que vivemos. A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, aconteceram transformações marcantes para a história da humanidade. Como o design despontou a partir desses acontecimentos, seu surgimento está, portanto, relacionado a um determinado estágio da história do capitalismo e teve um papel fundamental na criação da riqueza industrial. No entanto, com o decorrer do tempo, a atuação da disciplina foi ampliada, ou seja, o design deixou de se ocupar com a aparência das coisas projetadas por engenheiros e cientistas, passando a atuar em outros universos, tais como: cidades, paisagens, nações, corpos, genes, e conforme Latour vai defender, até mesmo na própria natureza. Como reflexo dessa ampliação do design, observa-se mudanças na forma como interagimos com os objetos.
Blucher Design Proceedings, 2016
A cortiça é um material natural completamente autossustentável e tem um grande potencial a ser explorado como matéria prima. A síntese da pesquisa aqui apresentada intenta difundir a amplitude de aplicação da cortiça e estimular os designers a explorarem as suas possibilidades de experimentação e adoção em produtos na área do Design. As suas características únicas fazem com que seja adequada a diversas situações de uso. A sua utilização traz possibilidades positivas tanto sociais, como econômicas, quanto estéticas. Com os avanços da pesquisa científica, procura-se aprofundar o conhecimento desse material e identificar como o ele pode ser usado em especial no Design, e, de modo inovador, elevar a qualidade da produção de bens e trazer benefícios para a sociedade e o ambiente.
Por que tragédias como Mariana, Fukushima, Chernobyl, Exxon Valdez e Bhopal ocorreram? Esses acidentes seriam evitáveis? Ou seriam a inevitável consequência da utilização generalizada de tecnologias de risco no mundo moderno? Existem duas escolas de pensamento antagonistas sobre essa questão específica. A primeira encarna a visão otimista, chamada “teoria das organizações de alta confiabilidade”. A segunda escola, chamada “teoria dos acidentes normais”, apresenta um prognóstico muito mais pessimista. O presente artigo examinará as duas escolas de pensamento mais importantes na literatura de teoria organizacional relativa à questão da confiabilidade e segurança de sistemas tecnológicos complexos.
2018
Atualmente o Ensino de Química ainda preza por métodos tradicionais de ensino, uma vez que os conteúdos são apresentados de forma descontextualizada e fragmentada. Nesse contexto, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm se mostrado como técnica de ensino para colocar o discente como protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma TIC no formato de aplicativo para Android que aborde conceitos de soluções químicas. O desenvolvimento do aplicativo foi norteado pelo diagrama “Modelo de Modelagem”, utilizando o ambiente Android Studio com plataforma IDE. Ao todo foram produzidas cinco telas, sendo um menu, uma calculadora de soluções, uma calculadora de massa molecular, uma calculadora de diluição e a tela “sobre” com os dados dos desenvolvedores. Dessa forma, aponta-se a modelagem como ferramenta para o desenvolvimento de TIC’s, bem como, a importância do docente desenvolver suas próprias tecnologias co...
Percurso Acadêmico, 2016
A liberdade de catedra , em especial entre os professores da educacao infantil, do ensino fundamental, medio e superior, e um termo composto que, a principio, designa a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber a partir do pluralismo de ideias e de concepcoes pedagogicas, nos termos do titulo VIII, capitulo III, secao I, do artigo 206 da Constituicao da Republica Federativa do Brasil de 1988.
Revista Científica/FAP
O presente artigo discute as transformações do gesto artesanal do compositor sobre o material sonoro, cujas resistências específicas se modificam com sua fixação sobre suporte, inicialmente por meio da notação musical e depois pela reprodutibilidade mecânica dos sons. A partir daí, investiga-se as forças imaginativas mobilizadas pela música eletroacústica, suas resistências tecnológicas e seus desenvolvimentos com o surgimento do computador e a digitalização generalizada do fazer musical, que acaba por trazer o compositor de volta ao palco como performer.
Comunicacao Educacao, 2008
Doutor em Histdria. arquiteto, museólogo, fotógrafo e cnsaístn. Professor Livre-Docente do Departamento de Jornalismo c Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP. CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA NO MUNDO Fotografia: ficqrio ducumcntal. pi-ocluzida a partir. do ponto de vista do realizador urilquer que seja o tema representado numa fotografia, ela traz a lembrança de urna época desaparecida, o aspecto simbólico sempre recorrente: a memória de um tempo sem volta. A imagem fotogriiftca é antes de tudo uma representação a partir do real, segundo o olhar e a ideologia de seu autor. No
GV-executivo, 2019
Implementing new projects in education carries risks. Explaining and managing them properly is essential, as revealed by FGV EAESP's experience with Intent.
Os imensos avanços tecnológicos que o mundo abraça todos os dias, não poderiam deixar de tocar a arte, nem de serem tocados pela mesma. Para demonstrar esta relação de mútua influência da arte com a tecnologia, foi escolhido o processo de criação nos desenhos animados. As idéias e necessidades dos artistas estimularam muitas descobertas científicas que estão ligadas ao cinema e a computação gráfica. Neste trabalho são vistas algumas influências entre a ciência e a arte no fazer criativo das animações.
Cada vez mais verificamos um grande avanço tecnológico, onde somos acometidos a uma imersão e adequação, criando novos hábitos, alterando formas de trabalho, de habitar e até mesmo de se relacionar com as outras pessoas e lugares. Estas alterações criam uma expectativa de que o domínio das novas ferramentas tecnológicas informatizadas nos possibilita o abandono dos sistemas até então considerados tradicionais. E que, a partir desta análise simplista, alguns cursos de ensino superior (os que utilizam o ato de criar, como uma habilidade e competência a ser utilizada na atividade profissional) questionam se o croqui ainda é válido como uma das fases do processo criativo na metodologia de projeto. Sendo assim, verificamos que essa imersão ocorre de maneira superficial. Pois a informatização dos alunos que utilizam o desenho como meio de expressão, ocorre, na maioria das vezes, apenas em hábitos e costumes cotidianos. Não apresentando ainda uma “intimidade” com ferramentários informatizados, que os possibilitem expressar de maneira livre e espontânea um raciocínio, como o lápis e o papel apresentam. Visto que, com estes, mesmo diante da falta de domínio de uma técnica artística, encontra a liberdade para, através de alguns traços, representar à sua maneira uma intenção de projeto.
Ciência e Sociedade, 2020
Resumo: Discutem-se os principais desafios da divulgação científica. Em especial, destaca-se o fato de queé difícil desvincular essa iniciativa da questão mais ampla da Educação. Argumenta-se que sem compreender a atual tendência negacionista com relaçãoà Ciência, não conseguiremos chegar a projetos efetivamente eficazes. Em particular, aborda-se o papel relevante dos Museus de Ciências nesse processo e cita-se alguns exemplos de iniciativas institucionais naárea de divulgação científica, em especial o Projeto SBPC vaià Escola. Palavras chave: divulgação científica. Abstract: The main challenges of scientific dissemination are discussed. In particular, we highlight the fact that it is difficult to separate this initiative from the broader issue of Education. It is argued that without understanding the current negationist trend in relation to Science, we will not be able to arrive at effective projects. In particular, the relevant role of Science Museums in this process is addressed and some examples of institutional initiatives in the area of science popularization are cited, in particular the "SBPC goes to School" Project.
Anais do Encontro Regional do Vale do Paraíba de …, 2000
Computer and electronics enormous evolution brings opportunities for using new technological resources for teaching and learning graphical subjects. In this paper, we report developments in three distinct, but related, areas: (i) software; (ii) stereoscopy, and (iii) rapid prototyping. Regarding software, both geometry standalone programs and Internet-based applications are accounted for. In the former group, CAD systems and dynamic geometry software are highlighted. In the web, examples appear in the form of Java applets, VRML worlds, etc. Some of these applications feature simple stereo capabilities. More revealing results demand stereoscopic devices, which add depth perception to images and animations. Rapid prototyping devices allow going one step further, providing physical representations of computer-designed objects leading to improvements on spatial visualization abilities.
Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, 2018
Este artigo é resultado de projeto de extensão sobre design para estamparia realizado a partir de pesquisa exploratória em textos de artigos e de livros, e de conhecimento tácito desenvolvido na elaboração de materiais didáticos e nas aulas de Design de superfície e Design têxtil. O artigo apresenta o processo de criação de estampas, partindo de fontes de criatividade e do desenho manual, e finalizando-as com o uso de ferramentas de programas digitais para criação de rapport, padronagens e harmonias de cores. A criação de desenhos para estamparia com técnicas manuais e aperfeiçoamento com ferramentas digitais, utilizando processos de impressão, manuais ou industriais, agrega valor às superfícies têxteis. As padronagens, com motivos naturais, culturais, geométricos ou abstratos, introduzem nas superfícies têxteis efeitos decorativos cada vez mais personalizados através da combinação entre os desenhos manuais, o tratamento digital e a impressãodigital. Palavras-chave: Estamparia. Desenho manual. Tratamento digital.
Revista Observatório, 2020
A pesquisa trata sobre os percalços e desafios da educação frente as novas tecnologias. O objetivo foi conhecer os entraves recorrentes sobre o uso de tecnologias em vista da realidade atual das escolas. O problema da pesquisa indaga quais os percalços que desafiam os profissionais quanto ao uso de tecnologias no cotidiano escolar? Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, descritiva, por meio de identificação, registro e análise dos fatores que se relacionam com a temática em questão. As principais conclusões apontam que o professor se encontra desprovido de formação para uso de tecnologias e de materiais e métodos favoráveis ao fazer pedagógico cotidiano e a escola necessita de adequação ao contexto tecnológico contemporâneo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.