Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O objetivo é compreender a suposta tensão na expansão da educação a distância (EaD) entre um sistema tecnológico de formação e certificação em massa e o respeito às necessidades individuais e diversidades culturais e as consequências decorrentes para o trabalho docente. Apresenta-se as interpretações sobre a EaD oriundas do paradigma da sociologia industrial e dos modelos de produção flexíveis, mediadas pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pelas influências das abordagens do multiculturalismo e das pedagogias das competências. Conclui-se que a tensão entre formação e certificação em massa e o respeito às diversidades culturais é apenas aparente; uma suposta tensão, já que as propostas de educação destas abordagens negligenciam o conhecimento, promove e reforça a formação em massa, consequentemente, torna secundário o papel do professor e prioriza o surgimento e consolidação do tutor como mero apêndice do processo educacional. Palavras-chave: Educação a Distância; Multiculturalismo; Pedagogia das Competências; Trabalho Docente.
Qualidade e políticas públicas na educação 5
Educação e estado. 2. Ensino superior. 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. Universidades e faculdades públicas-Organização e administração. I. Alferes, Marcia Aparecida. II. Série. CDD 379.81 Elaborado por Maurício Amormino Júnior-CRB6/2422 O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. 2018 Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. www.atenaeditora.com.br APRESENTAÇÃO Depois da Educação Básica, a Educação Superior será ministrada em instituições de ensino superior, sendo públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. A abordagem de temas como a evasão de estudantes no Ensino Superior é relevante, pois parece que a evasão ocorre apenas na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. A investigação sobre esse tema propicia a elaboração de estratégias para a redução da evasão escolar. A educação a distância (EaD) também é um tema recorrente nos artigos apresentados, pois se tornou uma estratégia privilegiada de expansão da educação superior em todo território brasileiro, a partir da segunda metade da década de 1990, após ser validada legalmente pela LDB em 1996. O artigo "Limites e possibilidades como acadêmico de um curso de educação a distância relato de uma experiência em andamento" trata da educação a distância, especificamente do surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que com seu Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA/Moodle), abriu possibilidades de alunos de diversos lugares tivesse acesso gratuito a cursos de graduação. O artigo faz algumas considerações sobre facilidades e dificuldades dentro dessa modalidade de ensino-aprendizagem. Alguns dos artigos também abordam as práticas de avaliação, os estágios supervisionados, o currículo, programas como PIBID e Universidade para Todos, entre outros.
2011
After the theoretical basis of historical-cultural psychology, in particular the Activity Theory of Leontiev and Davidov, combined with Freire's Dialogic and Problem Posing Education, this research investigated study tasks carried out on a Pedagogy Course, in the distance learning modality, which had the potential to develop new professional activities. In order to do that, the methodology used was the content analysis, through categorization procedure. Results showed that in the investigated context, the way of organization and the set of study tasks were potentializer of developmental activities. In this sense, they were triggered as a result of interdisciplinary study tasks; new working methodologies regarding music, theater and visual arts teaching; insertion of learning projects; critical thinking based on the theoretical knowledge and problematized on the context of performance, allowing the establishment of relationships between the professional practice and tasks that involved planning of challenging themes as inclusion and ethnic-racial issues. Those study tasks presented in essence the transformation of teaching and learning processes, through a movement of reorganization of mediator actions in planning, implementation, follow-up, and evaluation, placing the teacher as a subject of its formative process. In this perspective, we understand that the distance professional education changed the teachers-students' way of thinking and acting, developing their psychism and transforming them both in its personal and in its professional dimension, which opens up prospects for more advanced studies about the quality of professional teacher education courses, based on study tasks that contribute to the professional development, for that evaluation.
RENOTE, 2007
O presente artigo advém de um trabalho coletivo que visa abordar a aprendizagem colaborativa/cooperativa e suas possibilidades e limites na utilização das tecnologias. Omesmo foi desenvolvido coletivamente na disciplina Seminário Avançado: Oficinas Virtuais de Aprendizagem. Utilizamos a ferramenta ETC para escrita deste. Serão discutidas as possibilidades de construção do processo de ensino-aprendizagem a distância no desenvolvimento de um trabalho coletivo, envolvendo cooperação, colaboração, interação e interatividade. Entre as questões que se levantam pretende-seentender essa linguagem no âmbito das práticas mediadas por tecnologias; como motivar o diálogo entre os participantes para despertar nesses sujeitos o papel de criadores e como a escolarização mediada por tecnologias pode fazer a diferença na vida profissional dos sujeitos e na sua formação.
Docência online: possibilidades e limites do trabalho pedagógico sob a perspectiva da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental, 2023
Palavras-chave: trabalho pedagógico didático, teoria histórico-cultural, formação de professores, ensino desenvolvimental, educação e tecnologias. ABSTRACT This text aims to present a reflection on online teaching based on the historical-cultural and Developmental Teaching approaches. The online teaching course was used as the empirical field of research. The need to reflect on pedagogical processes in distance education was the starting point for this investigation. Methodologically, the didactic foundations of Developmental Teaching supported by Vasily Vasilovich Davydov were used for the creation of the online teaching course, and the theoretical foundations of the Historical-Cultural Theory for the discussion and analysis of data. Although studies on pedagogical work have advanced in the Historical-Cultural Theory, Developmental Teaching still has a structuralist focus that can limit the teacher's performance. It is concluded that teaching work can be structuralist in the pedagogical thinking of Developmental Teaching, and the possibility of resorting to another critical base of Pedagogy is presented as a research contribution to the field of Education.
Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, 2021
A Educação a Distância (EaD) vem se tornando uma realidade cada vez mais comum, porém o acesso remoto tem revelado motivos determinantes para abandono ou manutenção dos estudantes. Esse estudo teve como objetivo identificar e avaliar aspectos influenciadores da evasão e permanência de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFNMG - Campus Almenara, modalidade a distância, turma com início em março de 2013 e término em março de 2015. A aplicação de questionário via e-mail e pesquisa documental aconteceram entre fevereiro e março de 2015. Nota-se que as causas centrais que fizeram os estudantes, em algum momento, pensarem em desistir do curso foram a sobrecarga de trabalho escolar, o material didático de baixa qualidade e difícil entendimento, a dificuldade em conciliar trabalho com estudo e o deslocamento para momentos presenciais. Contudo, a realização pessoal, a qualificação profissional, o apoio e incentivo dos professores e tutores foram relevantes para prosseguir no curs...
EaD em Foco
Neste artigo expomos uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida de acordo com a abordagem fenomenológica, orientada pela interrogação: “Como o formador de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais se compreende professor em cursos EaD?” Ao perseguir essa questão, denominada por nós de orientadora, buscamos conhecer os diferentes modos de como o professor formador de docentes, que ensinarão matemática na Educação Básica, se compreende no movimento de ensinar matemática na modalidade a distância e no ambiente tecnológico, como viabilizadores do ensino. Para conseguir respostas que satisfizessem à pergunta, realizamos cinco entrevistas, as quais foram transcritas e, posteriormente analisadas cuidadosamente em dois momentos: o da análise ideográfica e o da análise nomotética. Na atenção dada ao dito pelos depoentes e do movimento analítico-reflexivo emergiram duas categorias: modos de ser na EaD e modos de ser da EaD, que foram interpretadas à luz dos depoimentos e da liter...
Psicologia em Estudo, 2006
RESUMO. Os sujeitos envolvidos na educação mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação, sejam alunos, professores, tutores ou monitores, vivenciam situações críticas que afetam e tensionam os processos de aprendizagem, interferindo nas práticas educacionais. Este artigo identifica zonas de tensão nos espaços de educação a distância do Instituto VIAS-SC/Brasil. A pesquisa usa análise de conteúdo para investigar as percepções de profissionais sobre suas experiências no desenvolvimento de cursos a distância entre 2004 e 2005. Três zonas de tensão foram caracterizadas por situações que apresentam rebatimentos no desenvolvimento dos programas de educação a distância: a autonomia do aluno adulto, as posições de aprendente e ensinante e a aliança do aluno com o curso. A análise é fundamentada nos conceitos de movimentos molares e moleculares de Deleuze e Guattari (1996), permitindo reflexões sobre processos educacionais em educação a distância e a possibilidade de criação de novos espaços de produção de conhecimento pelos sujeitos. Palavras-chave: educação a distância, processos educacionais, análise de conteúdo.
Sied Enped Simposio Internacional De Educacao a Distância E Encontro De Pesquisadores Em Educacao a Distância, 2014
Este trabalho descreve o conceito de EaD, o papel das TICs e discute ferramentas e técnicas de aprendizado disponíveis para a EaD e o papel do professor, do tutor e do aluno no contexto da EAD. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que, apesar da distância física, a interatividade aproxima os participantes e os motiva e auxilia na busca pelo conhecimento. Tal interatividade é possibilitada pelas TICs e pelas variadas ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, observou-se que professor e tutor assumem diferentes papeis que vão muito além do desenvolvido na modalidade presencial. Ademais, os educandos têm o acesso aos estudos viabilizado e podem organizá-los conforme suas necessidades, mas precisam assumir uma nova postura.
Ruedas de Conversaciones: interações, práticas e saberes da fronteira na formação continuada de professores da educação infantil 4 Programa Escolas Bilíngues de Fronteira
Campinas: NIED/UNICAMP
Boletim ADUFABC, 2021
Já faz alguns anos que temos utilizado métodos de estatística textual para analisar objetos de pesquisa como documentos públicos, entrevistas e, mais recentemente, notas taquigráficas provenientes de laudos periciais. Neste breve artigo, aproveitamos a nossa experiência com essas ferramentas para propor algumas interpretações aos resultados do questionário “Ensino remoto na UFABC: aspectos político-pedagógicos e condições de trabalho”, produzido pela ADUFABC e respondido por 66 colegas professoras/es.
Apresentações Trabalhos Científicos, 2017
A busca pela igualdade de direitos, não só no âmbito educacional, mas também profissional e cultural, tem exigido uma reestruturação nos processos sociais. Dentro deste contexto, a educação inclusiva desponta como uma oportunidade para promoção da inclusão das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais-NEEs no contexto educacional, em atendimento à legislação vigente e quebra das barreiras de acesso ao ensino. Este estudo busca analisar o processo inclusivo da pessoa com deficiência no ensino superior, modalidade à distância. Constitui-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório-estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados. O referencial teórico busca responder à problemática "Como vem ocorrendo o processo de inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, particularmente na Educação a Distância-EaD, no que diz respeito ao número de matrículas de alunos auto-declarados e recursos de acessibilidade que atendam às necessidade deste público em consonância com a legislação vigente?" Para tanto, perpassa pela legislação vigente sobre acessibilidade e educação inclusiva. Os dados apresentados são decorrentes da análise dos materiais coletados a partir do trabalho desenvolvido pelo setor de apoio à pessoa com deficiência de uma Instituição de Ensino Superior, no período de abril de 2015 a março de 2017, especificamente na EaD. Os resultados revelam crescimento significativo no número de matrículas do público ora observado, justificado pela oferta de recursos de acessibilidade que atendam às suas necessidades específicas e garantia dos direitos vigentes nas legislações atuais.
Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 2012
Sied Enped Simposio Internacional De Educacao a Distância E Encontro De Pesquisadores Em Educacao a Distância, 2014
A modalidade Educação a Distância tem crescido progressivamente no Brasil acompanhando os avanços tecnológicos, interesses e necessidades da sociedade. O presente artigo busca compreender como a modalidade EaD se desenvolveu no Brasil e quais são suas possibilidades e desafios. De maneira secundária, busca fazer uma análise crítica da situação atual da Educação a Distância brasileira. Como metodologia, utilizou-se a revisão bibliográfica, com textos, artigos e livros de pesquisadores do tema além de obras mais amplas sobre educação. O trabalho se justifica pois a EaD sofreu grandes transformações com o acesso ampliado à Internet e esta mudança criou novas demandas e possibilidades. Como resultado, apresenta-se uma gama de avanços e críticas neste contexto. para que a modalidade cresça refletindo sua atuação.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.