Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Nos últimos anos, o papel das tecnologias em nossas vidas tem gerado muitas discussões. Tecnologia é produto da ação humana, está inserida em todo lugar, fazendo parte das nossas vidas. Nossas ações cotidianas são realizáveis graças às tecnologias descobertas e utilizadas pelos povos durante toda a história da humanidade. As palavras "técnica" e "tecnologia" têm a mesma raiz, vindo do verbo grego "tictein", que significa: criar, produzir, conceber, dar à luz. A técnica não compreende apenas as matérias primas, as ferramentas, as máquinas e os produtos, mas também o produtor, o sujeito altamente qualificado do qual se origina o resto. Sendo assim, tecnologia se entende como o uso do conhecimento científico para especificar modos de fazer as coisas de maneira reproduzível.
A informática oferece para o ensino-aprendizagem uma grande quantidade de recursos, entre eles o processamento de informações, os simuladores de realidades virtuais e os recursos de comunicação amplificados pela internet. O novo pode gerar sedução imediata ou resistência, o uso dos computadores no ensino tem sido alvo destas posições aparentemente antagônicas. Esta pesquisa busca por meio da análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault descrever concordâncias e conflitos entre discursos de alguns pesquisadores do ensino das ciências exatas. Para tanto realizou uma breve contextualização histórica, delineou as aproximações e rupturas entre discursos relativos ao uso dos computadores no ensino. Palavras-chave: Blog escolar. Análise do discurso. Comunicação. Ensino de Ciências.
A busca de superação de uma pedagogia puramente técnica, linear e instrumental e a atual preocupação com a formação de professores, revela-se um desafio que a Instituição de ensino Superior tem enfrentado nas últimas décadas. A importância das TIC -Tecnologia da Informação e Comunicação, neste contexto se deve, sobretudo, ao fato de ser um elemento essencial de integração do homem na sociedade, surgindo como instrumento de desenvolvimento da personalidade, de autonomia e estímulo à criatividade, meio indispensável de educação. Os novos acordes docentes advém de uma criteriosa pesquisa sobre a utilização de diferentes recursos oferecidos pelas TIC, tendo como foco o processo de formação do professor de música. A análise que segue não tem a pretensão de esgotar as possibilidades de informações obtidas através da pesquisa com alunos e professores do curso de Licenciatura em Música, mas encaminhar algumas questões pertinentes ao tema deste estudo. Neste estudo optou-se pela metodologia quantitativa para apoiar as investigações realizadas durante a pesquisa de campo, nesse sentido, pontua-se que ao adotar o método quantitativo, tem-se consciência que apesar de sua relevância, algumas questões que aqui serão apresentadas carecerão de um maior aprofundamento, o que exigirá estudos futuros de cunho qualitativo para melhor analisá-los. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior na Região Sul, que atualmente oferece na graduação cursos de licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música, Dança, Artes Plásticas e Artes Cênicas; além do Bacharelado em Artes cênicas, Música Popular Brasileira, Dança e o curso de Musicoterapia.
UFRPE RESUMO: Pesquisas em vários níveis de ensino evidenciam preocupações de educadores relacionadas às dificuldades, tanto conceituais como procedimentais, de ensino-aprendizagem na área de Geometria. Visando superar algumas dessas dificuldades, há estudos que se dedicam ao emprego de tecnologias, especialmente softwares educativos. É o caso, por exemplo, do Cabri Geomètre, um software direcionado à aprendizagem de geometria. O presente artigo visa proporcionar uma reflexão como o uso de softwares educacionais pode ser utilizado na aprendizagem de Geometria e, sobretudo, relatar a sua importância no Ensino de Ciências. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática; Cabri Geomètre; Ensino de Ciências.
Aborda alguns aspectos relativos a cientificidade da Ciência da Informação, enfocando sua gênese e conceituação, bem como as diferentes visões de vários autores sobre este campo do conhecimento. Além disso reflete sobre a importância de uma comunidade científica coesa e unânime para o fortalecimento da Ciência da Informação.
Resumo do texto "A política econômica deles, e a nossa... uma resenha de A globalização e seus malefícios: a promessa não cumprida de benefícios globais".
Um novo paradigma tecnológico começa a ser delineado neste início de século XXI. Vivemos uma era que se caracteriza por uma crescente penetração dos computadores nas organizações; pela convergência entre a mídia, computadores e redes de telecomunicações; automação das organizações, processos de trabalho, maior agregação de valor proporcionado pelas tecnologias de informação e difusão e adoção de padrões tecnológicos globais. Desta forma, a informação e o conhecimento passam a ser recursos centrais para as pessoas e organizações, permitindo-lhes um alinhamento estratégico que gera as condições necessárias para alcançar os objetivos e cumprir sua missão. Nesse contexto, vive-se um momento em que ocorre uma transformação de nossa cultura material pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza com base nas tecnologias da informação.
CLADEA 2004, 2004
A pedagogia moderna afirma que se deve estimular o aluno a buscar soluções em grupo, por meio de diálogo entre alunos e professores e do estudo a partir de questões que impliquem o desenvolvimento de destrezas cognitivas de avaliação, análise e síntese; e não mais a memorização inerte (Fiorentini, 2002). Neste sentido, a tecnologia deve ser utilizada como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional. Um paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto de seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo (Neitzel, 2001).
RAMOS, D. R., 2021
The study consists of a phenomenological reflection on the essence of man based on the meaning of his discourse in the era of technique. Considering the history of metaphysics at its end, in which all saying and thinking are commanded by information technologies, one wonders about the situation of language, understood as the pronouncement of human existence. Based on Heidegger's phenomenology and, particularly, on the notion of discourse (Rede) as a fundamental structure made explicit by Sein und Zeit's existential ontology, it is demonstrated that the focus of the discussion is not simply to question the instrumental use and technological application of language. Rather, the key for elaborating the interrelationship between discourse and technique is to capture the sense by which the contemporary man discourses his existence-in-the-world, transitioning from an original way of saying and understanding himself to one in which he and his world are governed by a challenging and provocative power of realness in his reality. It is shown that, to guarantee this contemporary man’s position with the entities, it is necessary for the technique to be a meaning to pronounce its existence, providing the meaning of being-device for the existence and its own possibilities, as well as for the mundane things. At the same time, it is clarified that, since the realization of human existence is guided by this meaning and challenging power represented by the technique, the instrumentalization of languages and their reduction to a communication system managed by information technologies, among other consequences, are required.
2005
Este trabalho coloca em questão a comunicação científica entre os pesquisadores brasileiros da área de genética que trabalham na pesquisa do genoma. A análise objetivou identificar os títulos de periódicos utilizados pelos pesquisadores no período de cinco anos, tendo como limite temporal os anos de 1999 a 2003.
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Ciências Econômicas mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O problema fundamental, neste processo de ensino, pode ser enunciado na questão: O modelo de avaliação da aprendizagem utilizado no curso de Ciências Econômicas mediado por TIC contribui com o desenvolvimento deste profissional? A construção das respostas adequadas exige uma metodologia centrada na compreensão dos conceitos de avaliação da aprendizagem, apresentados por Saul (2010) e Vasconcellos (2000), e sua aplicação sobre uma investigação empírica obtida na interlocução com os estudantes da turma de estudantes do município de Manacapuru por meio de: a) registro das suas percepções sobre o processo de avaliação a que são submetidos; e, b) pela análise dos instrumentos de avaliação e dos resultados gerados pela sua aplicação. Os resultados apresentaram um diagnóstico sobre o processo de avaliação do desempenho escolar em relação à sua capacidade de monitorar e orientar o desenvolvimento do perfil profissional previsto nas normas vigentes. A expectativa central quanto aos efeitos desta pesquisa é a obtenção de um modelo de análise metodologicamente consistente e coerente com as especificidades do ensino mediado por TIC. Com isto, contribui-se para a produção científica no campo da educação mediada por novas tecnologias, em uma subárea específica que envolve a análise da eficácia dos processos de avaliação do ensino/aprendizado em termos de monitoramento e direcionamento da atividade educativa para a consecução do perfil de egresso pretendido pelo Curso.
The society of information and knowledge imposes to the public security structures to fit new realities, crossing the need for investments in the area of intelligence. Intelligence activity is part of the historical, social and political societies and states, which relied on this tool for their strategies and actions. Information and knowledge management acquires more importance and relevance in intelligence activities, which entails that new tools, new information technologies and new concepts of communication help in this process. Accordingly, the intelligence activity must be understood as a complex adaptive system, in which the processes of construction, production and information management and knowledge may optimize their organization and use in public safety to defend the state, the society and the citizen.
Resumo As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são consideradas hoje como recursos chave na construção de processos de aprendizagem eficazes. São apontadas como solução para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, muito utilizados na educação a distância (EAD). As TICs introduziram importantes possibilidades de interação, intercâmbio de idéias e materiais, entre alunos e professores, dos alunos entre si, e dos professores entre si, no que se denomina comunidades de aprendizagem em rede, bidirecionais e cooperativas, de acordo com Fiorentini (2002). Na EAD o uso das TICs é mais intenso por se romper com a relação face a face e, por esta razão se torna mais necessária. Esse trabalho tem por objetivo analisar se existe relação a tecnologia de informação e comunicação utilizada e o índice de evasão nos cursos a distância oferecidos por instituições de ensino superior (IES). A amostra analisada foi composta de 50 IES espalhadas por todo o Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que existe relação entre o índice de evasão e a tecnologia de informação e comunicação utilizada nos cursos à distância. Palavras Chave: educação a distância; índices de evasão; tecnologia de informação e comunicação.
Este documento tem a finalidade de provocar e alimentar, entre os professores da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o debate e a reflexão sobre o seu ensino em âmbito nacional.
Anais Semana de Ciência e Tecnologia UNESC, 2019
Editora SESES, 2019
A coletânea COMUNICAÇÃO e TECNOLOGIA (SESES, 2019) é composta por 13 capítulos que tratam do atravessamento da tecnologia nas práticas profissionais e de ensino nos últimos décadas, em áreas tais como Publicidade, Jornalismo, Fotografia, Produção Audiovisual e Cinema, Radio e Consumo. Agradeço a todes que participaram do livro. Para àqueles interessados(as) posso enviar uma cópia em pdf da obra. Sumário: 1. Do marketing direto à publicidade data-driven: big data , algoritmos e a falta de privacidade do marketing orientado por dados – Maria Alice de Faria Nogueira 2. O cartaz publicitário. Uma arte viva que atravessa séculos: das ruas de Paris do final do século XIX aos ambientes hipertextuais contemporâneos – Shyrlei Guitério 3. Narrativas publicitárias: da unidade de campanha multimídia à fragmentação do storytelling transmídia – Ana Beatriz Galvão 4. Imagem e ambiguidade nas práticas do phoneur contemporâneo – Adriano Chagas 5. Inspirações, transformações, necessidade. O secular documentário pede passagem – Luis Oscar Colombo 6. Uma breve arqueologia (das mídias) GIF: do pré-cinema ao microcinema – Wilson Oliveira Filho 7. Produção de rádio em tempos de internet e redes sociais – Paulo Sergio Jesus Madureira 8. Do “olha o passarinho” ao “manda nudes ”: transformações nos usos sociais e no ensino da fotografia entre o analógico e o digital – Soraya Venegas Ferreira 9. Contos de criativos: um panorama sobre as práticas de ensino de criação publicitária e as lições de Roberto Menna Barreto – Rodolfo Vianna 10. Nós e os outros: a atividade jornalística diante dos novos fluxos informativos – Milton Faccin 11. A convergência midiática e o ensino do Jornalismo: a tecnologia e as mudanças nos laboratórios universitários – Marco Aurélio Reis 12. Das tecnologias digitais às metodologias ativas em sala de aula: relato de experiência de um docente do campo da comunicação social – Pablo Laignier 13. Consumo, cultura e memória: o descarte como metáfora do esquecimento em uma sociedade do desmanche – Rafael Rocha Jaime
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.