Academia.eduAcademia.edu

A nova estética e seu papel na filosofia

Abstract

A estética contemporânea vem se transformando em uma grande teoria da percepção, apoiada nas ciências cognitivas, permitindo uma nova epistemologia que vem alterar profundamente a clássica noção de conhecimento comunicada pela tradição filosófica.

Key takeaways

  • "Este mundo aqui, que em si mesmo não tem nenhum sentido, recebe a sua signi cação e o seu ser de outro mundo que o duplica, ou melhor, do qual este mundo aqui é apenas um sucedâneo enganador.
  • Hoje, se abre para a Estética uma encruzilhada decisiva: ou ela reafirma seus antigos vínculos com a Filosofia ou se transforma em uma nova reflexão sobre as experiências estéticas (abolindo os limites entre o que é ou não é arte).
  • 14 Idem, 1986, pág. 69 FORMA CONTEMPORÂNEA DA FILOSOFIA Uma das funções da nova Estética é oferecer à Filoso a o imprescindível elo com o mundo real, rompido há dois milênios pelo idealismo metafísico da tradição platônico-cartesiana.
  • A Filoso a contemporânea já entendeu que a função do lósofo não é mais justi car o real, submeter o mundo ao pensamento, nem criar um novo homem.
  • A formulação e elaboração do pensamento não é privilégio apenas da Filosofia: cientistas, artistas, empreendedores, aventureiros são, antes de qualquer coisa, pensadores