Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
35 pages
1 file
RESUMO Este artigo discute a relação entre os resultados dos testes para a validade da Paridade do Poder de Compra (PPC) no Brasil e fatos econômicos relevantes no período de 1968 a 1994. Este período se caracterizou por diversas alterações de política econômica, bem como das condições macroeconômicas da economia brasileira, que, por conseguinte, estão refletidas em mudanças nas propriedades estocásticas e na presença de quebras estruturais nas séries de índices de preços nacionais e taxa de câmbio nominal. Argumenta-se que a desconside-ração destes problemas é a responsável pela obtenção de resultados contraditórios para os testes da versão absoluta da PPC. Por meio da realização de testes de raiz unitária com múl-tiplas quebras estruturais estas controvérsias são reavaliadas e produzidos novos resultados para a versão absoluta da PPC no Brasil, nesse período. ABSTRACT This article discusses about Purchasing Power Parity (PPP) results for Brazilian Economy in the period from 1968 to 1994. The main question is the relationship between the relevant economic facts in this period and results obtained in the time series tests of PPP. We argue that the several changes in the macroeconomic conditions, and in the political economy of the period was translated in changes of the stochastic properties of the real exchange rates time series measures, and your component series. Specifically, we are interested in analyze the impact of structural breaks on the absolute version test for PPP in a group of studies selected, and compare with new results for multiple break unit root tests presented here.
2015
Este estudo tem por objetivo testar a validade da paridade do poder de compra em termos da estacionariedade da taxa de câmbio real para a economia brasileira no periodo de agosto de 1994 a agosto de 2013, ou seja, no periodo Pos-Plano Real, caracterizado pela estabilidade macroeconomica sob regime de câmbio fixo ate final de 1998 e, a partir de 1999, sob um regime de taxas de câmbio flexiveis, regime de metas de inflacao e regime de metas de superavit primario. Utilizando testes de raizes unitarias, sem quebra estrutural e com quebra estrutural modeladas de forma exogena e endogena, os resultados aqui obtidos rejeitaram a hipotese da paridade do poder de compra em relacao ao dolar americano. Consequentemente, as evidencias empiricas aqui obtidas nao evidenciam a validade da existencia de uma taxa de câmbio real de equilibrio de longo prazo para a economia brasileira.
2006
RESUMO Este trabalho visa testar a existencia da validade (na versao relativa) da Paridade do Poder de Compra para a economia brasileira utilizando-se as variaveis: Taxa Real de câmbio (reais por dolares norte-americanos), Indice de Precos por Atacado (IPA) do Brasil e Indice de Precos ao Produtor (IPP) dos Estados Unidos. Os dados coletados possuem uma periodicidade mensal e abrangem o periodo compreendido entre janeiro de 1990 ate dezembro de 2004. O metodo de analise dos dados empregado foram os testes de hipoteses de raizes unitarias conhecidas como Dickey-Fuller (DF) e Dickey-Fuller Ampliado (ADF), alem do teste de hipoteses de co-integracao desenvolvido por Engle e Granger. Os resultados auferidos apos as estimativas econometricas nao confirmam a validade da teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC) para o Brasil, no periodo que fora considerado, em virtude das variaveis coletadas nao serem co-integradas usando-se um nivel de significância estatistica de 5% e 1%, o que garan...
Revista de Administração da Unimep, 2015
O objetivo deste trabalho é testar a teoria da Paridade de Poder de Compra em sua versão absoluta e relativa para o Brasil no período de 1995 a 2010, utilizando procedimentos da econometria visando estabelecer através de testes de hipóteses a validação ou rejeição da teoria da Paridade do Poder de Compra. Para a verificação serão utilizados os testes de Dickey-Fuller (DF), Dickey-Fuller Ampliado (ADF) e testes de Cointegração de Engle e Granger e Joahansen. Adotamos para o estudo os países EUA e Brasil, tendo em vista o fluxo de comércio entre estes países e sua importância na economia mundial. Através dos índices de preço IPA e PPI analisar-se-á a validação da teoria da Paridade de Poder de Compra em sua versão relativa e absoluta. Na economia brasileira para o período estudado existem quebras estruturais em relação a taxa de câmbio, como podemos perceber com a mudança da política cambial entre 1999 e 2000, bem como em 2002 e 2003 com o risco político na passagem do governo Fernando Henrique Cardoso para o governo Luis Inácio Lula da Silva. Os resultados obtidos através dos testes Dickey Fuller (DF) e Dickey Fuller Ampliado (ADF) demonstraram a estacionariedade das séries temporais Câmbio, IPA e PPI e através dos testes de Engle e Granger e Johansen pode-se comprovar que existe cointegração entre as séries de dados, portanto conclui-se que há uma relação de longo prazo entre as variáveis e aceita-se a validade da Paridade do Poder de Compra para a economia brasileira no período de 1995 a 2010, embora não possa descartar que outros fatores possam ser os determinantes das variações da taxa de
Revista Brasileira de …, 2003
The goal of this article is to test the empirical validity of the absolute version of Purchasing Power Parity (PPP) and Uncovered Interest Parity (UIP) to Brazilian data using the cointegration analysis developed by Johansen. The period covered by the sample was 1980:1 to 1994:2 (quarterly data). Some of the series used in this work are I(2) and the cointegration analysis become more complex. The methodology to treat this problem will be discussed briefly. The results of the tests are not favorable to absolute version of the Purchasing Power Parity. The results show that deviations from PPP are related to interest rate differentials.
Sinergia: Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 2008
The concept of Purchasing Power Parity (PPP) is examined here for its applicability to Brazil in a period characterized for low taxes of inflation and commercial opening. PPP is tested through the use of unit root tests and the technique of cointegration. Based on monthly data covering the period of 1994–2006, cointegration tests of price indices and exchange rates between Brazil and USA are conducted. The results for the whole data series provide no evidence in favor of the long-term applicability of PPP due to the structural break caused by the exchange rate regime switch occurred in January 1999. Yet, when dividing the series into two periods – before January 1999 and after it –, there is relatively strong evidence in favor of it as a cointegration concept for the previous period. For the subsequent period, however, no long-term equilibrium relationship is found. This can be a result of the short period analyzed, as long as the PPP concept is strongly related to long-term periods.
2010
Resumo O objetivo central deste artigo é testar a paridade de poder de compra em sua forma absoluta para o caso do Brasil, através de procedimentos econométricos que contempla a possibilidade de existência de quebras estruturais nas séries temporais estudadas. Mesmo controlando todos os testes para a presença de quebras estruturais, os modelos econométricos estimados rejeitaram, em geral, a validade da versão absoluta da paridade de poder de compra que postula que o valor da moeda de um país é completamente determinado pela razão entre o preço doméstico e o preço externo.
2003
Marques, Leonardo Prudente Teste de cointegração para a paridade de poder de compra para o Brasil : evidências do efeito Balassa-Samuelson / Leonardo Prudente Marques.-São Paulo : FEA/ USP, 2003. 80 p. Dissertação-Mestrado Bibliografia 1. Economia (Brasil) 2. Taxa de câmbio 3. Produtividade I. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. CDD-330 AGRADECIMENTOS À professora Vera Lúcia Fava, minha orientadora, por sua dedicação, fundamental para o desenvolvimento do trabalho. À Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE, em especial ao professor Heron do Carmo, pelos dados fornecidos. Ao pessoal do Bureau of Labour Statistics, nos Estados Unidos, em especial aos economistas Keneth Stewart e Sharon Gibson, pelo fornecimento dos dados e pela infinita disposição e paciência em esclarecer minhas dúvidas sobre o CPI-U Aos meus colegas do mestrado, pela amizade e pelo grande apoio dispensados. À todos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que entenderam as razões de meu mau-humor, principalmente em períodos de prova. À minha família, pelo incentivo para que eu continuasse meus estudos. E finalmente, a Andréia, por todo o apoio emocional, o incentivo e a compreensão dispensados durante todo o período do mestrado.
Economia Aplicada
O objetivo central deste artigo é testar a paridade de poder de compra em sua forma absoluta para o caso do Brasil, através de procedimentos econométricos que contempla a possibilidade de existência de quebras estruturais nas séries temporais estudadas. Mesmo controlando todos os testes para a presença de quebras estruturais, os modelos econométricos estimados rejeitaram, em geral, a validade da versão absoluta da paridade de poder de compra que postula que o valor da moeda de um país é completamente determinado pela razão entre o preço doméstico e o preço externo.
2011
Devo meus mais sinceros agradecimentos à Escola de Economia de São Paulo e a todos os professores do curso de mestrado profissional. Em especial, agradeço ao prof. Emerson Marçal por ter aceitado a orientação dessa dissertação e também pela paciência e dedicação durante todo processo. Agradeço aos professores que fizeram parte da Banca Examinadora, os professores Mauro Rodrigues Junior e Lucas Pedreira do Couto Ferraz pelas minunciosas e preciosas contribuições ao trabalho. Agradeço também aos companheiros de mestrado pelo companheirismo. Por fim, agradeço à minha família pelo incentivo, dedicação e paciência. vi RESUMO SIMÕES, Oscar Rodrigues. Agregação Temporal e Não-Linearidade da Paridade do Poder de Compra: testes para o Brasil e seus parceiros comerciais. 75 folhas. Dissertação
Revista Brasileira De Economia, 1999
Artigo recebido em fev. e aprovado em jun. 1 999. Os autores gostariam de agradecer os comentários do professor Otaviano Canuto (IEjUnicamp). O segundo autor agradece o apoio parcial do CNPq e Pronex. Agradecemos, ainda, aos pareceristas anônimos desta revista pelas sugestões de revisão.
Análise Econômica, 2009
Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017
VOLUME 22, nº 02, abr/jun, 2023
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2021
… de Historia Económnica Associação Brasileira de …, 2003