Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido foco de atenção de diversos estudos, o que evidencia a crescente preocupação com os diversos profissionais e a compreensão, ainda que elementar, da relação direta entre QVT e produtividade. No entanto, os caminhoneiros, ainda que reconhecida a sua importância para a econômica nacional, suas condições de trabalho são, geralmente, precárias, recebendo pouca atenção e investimentos para a sua QVT. Dito isto, o presente artigo tem por objetivo avaliar a viabilidade de se investir em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, discute, por meio de uma discussão bibliográfica, as condições de trabalho dos caminhoneiros brasileiros, utilizando-se, por fim, de um estudo caso. A metodologia utilizada foi, inicialmente, uma revisão de literatura e, posteriormente, um estudo de caso exploratório. Para o estudo de caso, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa Belmok. Foi identificado que as práticas adotadas pela empresa indicam que iniciativas como essa podem ser possíveis e viáveis para melhorar a QVT e ainda reduzir custos operacionais e colaborar com a imagem da empresa.
RESUMO: RESUMO: RESUMO: RESUMO: RESUMO: O presente artigo tem como objetivo avaliar, de acordo com a percepção dos agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam em unidades de saúde da família, a sua qualidade de vida no trabalho. Esta pesquisa, de abordagem quantitativa, é do tipo exploratória, e seus participantes foram 42 ACS de um município do interior paulista. Os dados foram coletados em abril de 2008, utilizando-se a escala de percepção de Walton sobre qualidade de vida no trabalho. Através dos dados coletados, foi observado que os maiores índices de satisfação no trabalho é em relação à integração social na organização e ao trabalho e espaço total de vida, porém, os trabalhadores mostram-se insatisfeitos quanto à oportunidade de crescimento e segurança prejudicando sua qualidade de vida no trabalho. Esses resultados indicam que se faz necessário uma política de recursos humanos na organização e/ou mudança no estilo de gestão que promova o crescimento profissional e segurança de seus colaboradores. Palavras-Chave: Palavras-Chave: Palavras-Chave: Palavras-Chave: Palavras-Chave: Qualidade de vida; satisfação no trabalho; agente comunitário de saúde; saúde da família.
Bem-vindo (a) à aula 1: "O que é Qualidade de Vida no Trabalho?".
A necessidade da qualidade de vida nas organizações está cada vez mais evidente, pois os trabalhadores têm o direito de conviver em um ambiente que lhes proporcione melhores condições de saúde, física e psíquica. Uma melhora no bem-estar do trabalhador faz com que este tenha motivação para trabalhar da melhor forma possível. Neste contexto, o presente artigo teve como intuito analisar a partir do modelo de Walton a percepção dos colaboradores de um empresa do setor de climatização de ambientes em relação à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para concluir tais objetivos, partiu-se do referencial teórico para aprofundamento do tema proposto, seguido de uma análise das ações oferecidas pela empresa. O método utilizado foi a pesquisa de abordagem quantitativa, com classificação descritiva e técnicas de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas aos funcionários para mensurar sua satisfação em relação ao assunto. Os resultados da pesquisa mostraram que de um modo geral, os colaboradores estão satisfeitos com a QVT desenvolvida pela empresa, embora tenham alguns fatores que exijam esforços de ações por parte da gestão, como melhorias no sistema de remuneração e benefícios, 1 PUCRS,
A qualidade de vida no trabalho é um tema que tem merecido inúmeros estudos nas últimas décadas, devido a sua importância no alcance dos objetivos organizacionais, assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar o significado de qualidade de vida atribuído pelos trabalhadores do instituto Adventista Paranaense. Trata-se de um estudo participativo, com objetivo descritivo de abordagem quantitativa dos resultados obtidos com questionários aplicados. Observaram-se quatro temáticas que deram significado a qualidade de vida: Físico/Saúde, Psicológico, Pessoal e Profissional, onde foi analisada a QVT relacionada a lazer e social, QVT relacionada com a realização profissional, QVT relacionado com a estabilidade financeira e a espiritualidade relacionada a QVT. Conclui-se que o significado de qualidade de vida é individual, isso depende da importância de fatores que trabalhador atribui para a sua vida, tais como os relacionados as necessidades pessoais, recursos matérias e treinamentos para o desempenho no trabalho e a sua realização pessoal, bem como a sua valorização por meio da estabilidade financeira. O índice de QVT dos colaboradores resultante da média dos quatros domínio foi de 3,769, (67,95 em escala centesimal) com o desvio padrão de 0,438. Sendo o índice de QVT considerado satisfatório nos colaboradores do Instituto Adventista Paranaense Palavras-Chave: Qualidade de vida no trabalho, Estudo de participativo, Equipe de trabalho do IAP. ABSTRACT The Quality of Life at Work and a theme that has earned numerous Studies in recent decades because of its importance not reach the Organizational Objectives. This research aimed to identify the meaning of quality of life attributed those workers the Adventist Institute Paranaense. This is um participatory study with a descriptive objective quantitative approach of the results obtained from questionnaires.
This paper aims to investigate Quality of Life at Work (QLW) in a federal public agency. The theoretical approach is Applied Activity Ergonomics to Quality of Life at Work (AAE_QLW), which opposes paternalistic conceptions of QLW and proposes acting on prevention and health promotion. The main contribution of this paper is to provide a perspective on the themes of QLW, well-being and malaise at work, from the perspective of workers which can be accessed from their answers to questions about work situations. RÉSUMÉ: L'objectif de cette recherche est d'étudier la qualité de vie au travail dans le cadre d' un organisme public fédéral. L'approche théorique a été basée sur l'ergonomie appliquée Activité Qualité de vie au travail (EAA_QVT), qui contrecarre les vues paternalistes de QVT et propose une action fondée sur les préjugés de prévention et la promotion de la santé. La contribution principale de cet article est de fournir un point de vue sur les thèmes de QVT, bien-être et mal-être au travail , du point de vue des travailleurs, qui sont nés des évaluations qui se posent au moment de répondre aux questions enracinées dans des situations de travail. MOTS-CLÉS: Qualité de Vie au Travail. Santé au Travail. Organisation Publique.
This study aimed to know the opinion of employees of a Brazilian research institute about their experiences of Quality of Work Life. The participants of the research were 262. An electronic questionnaire was applied. The data were processed by the software Alceste -Analyse lexicale par Contexte d'un Ensemble of Segments of Textei. The results show that, Quality of Work Life is related to "possibility of professional development and freedom," "contribute to the development of the country", "Working Conditions", "Desktop", "Recognition professional "," Good socializing with co-workers "and" Liking what you do ".
Revista Gaucha De Enfermagem, 2008
RESUMO O presente trabalho é um estudo introdutório sobre "Qualidade de Vida no Trabalho" (QVT), assunto que assume dimensão crescente nas organizações. Inicialmente são discutidas as origens deste movimento e sua conceituação por alguns autores. Após são colocadas duas abordagens da Q VT, a clássica e a situacional. Esta é uma classificação dos próprios autores, para enfatizar a concepção original e convencional da QVT e diferenciar da segunda abordagem de caráter puramente situacional que empresta à expressão um sentido mais amplo adaptando-se à realidade e ao contexto em que está inserida a organização. O estudo é concluído com uma mensagem de reflexão dos caminhos futuros das organizações, seus recursos humanos e QVT. Unitermos: qualidade de vida no trabalho, administração em enfermagem, administração de recursos humanos. INTRODUÇÃO Este artigo não tem a intenção de esgotar o tema "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO" (OVT). Como o próprio título indica, é apenas um estudo introdutório de um assunto que assume dimensão crescente nas organizações. A abordagem de QVT globaliza as principais teorias administrativas e organizacionais. Embora em muitas das ações usuais de Recursos Humanos esteíam imprimidos elementos de OVT, o que se obíetiva neste trbalho é mostrar que uma filosofia de QVT pode canalizar todas essas iniciativas para a criação de um ambiente organizacional saudável e estimulante para o desenvolvimento do potencial humano. Contudo, não é só sob esta ótica humanista que se deve enfocar OVT. Sem dúvida, os resultados es-Enf.• Prof~ Aux. Ensino Disc. Administração da Assistência ao Adulto/ DAOP/EEUFRGS, M estranda em Administração do PPGA /UFRGS.
2008
Doutoranda em administração FEA-USP; Consultora técnica da pesquisa Melhores Empresas na FIA. Renata Schirrmeister -Mestre em administração pela FEA-USP; Professora substituta PUC-SP. Ana Cristina Limongi-França -Doutora pela FEA-USP; Coordenadora do FEA NEP-GQVT.
O intuito deste artigo é conceituara qualidade de vida no trabalho (QVT)como agente motivador para os funcionários e vantagem competitiva para organização. A implantação da QVT na empresa traz ações que objetivam promover um ambiente de trabalho mais saudável e prazeroso aos funcionários. Nesse contexto, o trabalho apresentado teve como fonte de pesquisa uma empresa de direito privado, sem fins lucrativos, no estado da Bahia, mantida pela classe patronal rural e voltada para o profissional do campo. Através de uma analise interna na empresa feita a partir de questionários com perguntas fechadas baseadas no modelo criado por Richard Walton (1973), foi possível identificar através do objetivo geral os principais fatores que interferem na Qualidade de Vida no Trabalho ena motivação dos funcionários no ambiente de trabalho,e como objetivo especifico, a importância de uma boa Gestão de Qualidade como fator indispensável para o sucesso da organização. Foi utilizada também,a pesquisa bibliográfica e documental, possibilitando um conhecimento maior quanto ao assunto abordado. Palavras-chave: Fatores Motivacionais, Qualidade de Vida no Trabalho,SucessoOrganizacional e Vantagem Competitiva.
Quality of working life is a subject that is becoming increasingly important to organizations in the modern world. This project sought to identify the perception of quality of working life of the employees of the occupational medicine of the Pró Salute group. The main scientific references used about this topic were Afzal et al (2012), Fernandes (1996), Pardee (1990), Pérez-Ramos (1990), Predoso, Pilatti and Silva, (2010) and Neto, Pires and Sciarpa (2007). A joint quantitative-qualitative approach was employed, with the application of the WHOQOL-BREF questionnaire, developed by the WHO (World Health Organization). The statistic data obtained through use of the questionnaire was complemented qualitatively by an open participant observation. The results point to the existence of a good perception by the employees of their quality of working life. The domain with the best evaluation was the social domain. It is now possible for the object of study’s administration to manage this important aspect of the employee’s day-to-day professional activities.
A Deus por estar sempre presente em todos os momentos da minha vida. Grande parte dos empreendimentos da vida humana é resultado de esforços individuais e do apoio daqueles com quem dividimos sonhos, partilhamos jornadas e celebramos conquistas. A realização desse trabalho teve o apoio, nas suas diversas formas, de algumas pessoas, aproveito o momento para agradecê-los. Primeiramente, ao meu amor Ermitão Monteiro pelo apoio e amor incondicional que me deu durante esses anos da minha caminhada, a minha mãe Maria Goreth de Pina, as minhas irmãs e aos meus irmãos em especial minha irmã Augusta Barros, agradeço mais duas pessoas queridas, Maria e Guilherme pelo apoio e confiança que depositaram em mim e a todos os meus familiares que, cada qual a seu modo, e em mundo tão distintos, sempre me incentivaram no caminho das actividades intelectuais e, sobretudo, na busca dos sonhos possíveis e dos "impossíveis". Agradeço a minha orientadora, Dra. Francisca Freyre pela forma como me fez buscar o conhecimento, pelas conversas e ajuda que tivemos sobre o tema abordado, sobre tudo pela paciência, dedicação e interesse em suprir minhas necessidades, me orientando na hora em que eu mais necessitei durante a realização desse trabalho. Às minhas amigas e colegas em especial Marisa, Sónia e Silas companheiras de muitas jornadas, de muitas alegrias e tristezas também e com quem continuo celebrando as minhas vitórias e conquistas. Agradeço ainda a todos os professores da Universidade Jean Piaget, e a todos os colaboradores da Enapor Porto da Praia em especial Carlos Filinto Lima, Damião Teixeira, Deógenes Rodrigues e um grande amigo da Policia Nacional Sr. Herculano Baessa, um sincero muito obrigado.
Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT) a partir das percepções gerais dos colaboradores de uma instituição pública de ensino localizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia empregada classifica-se quanto a natureza dos métodos de abordagem como qualitativa e quanto aos meios de investigação como estudo de caso. A técnica utilizada para coleta de dados foi a aplicação de questionário com perguntas fechadas em uma escala de resposta do tipo Likert. O instrumento de pesquisa foi construído com base no modelo teórico proposto por Walton e compreendeu oito critérios de análise. Para avaliação da confiabilidade do questionário, foi calculado a coeficiente de Alpha de Cronbach. Assim, o índice obtido quanto ao coeficiente ficou em uma escala de 0,63 a 0,98, mostrando assim que o questionário tem boa confiabilidade para aplicação no estudo. Os resultados obtidos mostraram níveis de satisfação positivos no que se refere aos oito critérios analisados no questionário, porém aspectos como condições de trabalho e constitucionalismo carecem de serem melhores aprofundados. Palavras-chave: QVT. Instituição Pública. Walton. Satisfação.
Gestão.org, 2024
Este artigo objetiva identificar e analisar os instrumentos de avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) mais utilizados na administração pública brasileira. Método/abordagem: Realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), utilizando-se bases de dados Scielo, Scopus, Web of Science e Spell, abrangendo publicações de 2012 a 2021. Contribuições teóricas/práticas/sociais: Esta RSL traz como contribuição teórica reflexões acerca da QVT em contexto público, inclusive no tocante às variáveis e dimensões a serem avaliadas. De maneira prática, poderá auxiliar no processo de escolha do instrumento e modelo de avaliação da QVT. Originalidade/relevância: A originalidade está na compilação e análise de instrumentos de avaliação da QVT utilizados no setor público, área menos explorada, enquanto a relevância se dá pela aplicabilidade dos resultados na melhoria das práticas de gestão de recursos humanos Palavras-chave: instrumento de avaliação; qualidade de vida no trabalho; organização pública; administração pública.
RESUMO Nos casos extremos de insatisfação dos colaboradores com a organização, pode ocorrer o estresse e até mesmo surgirem sintomas físico-emocionais como a ansiedade e a depressão. São pontos relevantes se não evitados pois comprometem a eficiência dos funcionários e influencia até mesmo no surgimento de doenças psicossomáticas. Como consequência, podem tornar funcionários incapazes de alcançar seus desejos pessoais e suas metas profissionais dentro da empresa. O objetivo do estudo foi discorrer sobre a importância da QVT e a motivação dos colaboradores para a conquista dos objetivos e o sucesso das organizações. Este artigo tem como excelência mostrar a necessidade de uma gestão voltada para a QVT e sua influência sobre a motivação organizacional. A literatura investigada apontou que empresas que valorizam o ser humano e que investem na QVT e na motivação de seus funcionários, estes têm maior compromisso e responsabilidade, contribuindo ativamente para o sucesso organizacional. No entanto, o impacto na QV pode causar aos funcionários a insatisfação e ausência de motivação, resultando em baixa produtividade. Empresas que têm uma política voltada para a QV, que valorizam a dignidade do ser humano e o reconhece como competência fundamental, tornam-se mais competitivas e com maior possibilidade de se firmarem no mercado. ABSTRACT In extreme cases of employee dissatisfaction with the organization, stress may occur and even physical-emotional symptoms such as anxiety and depression may arise. They are relevant points if not avoided because they compromise the efficiency of the employees and influence even in the emergence of psychosomatic diseases. Consequently, they can make employees unable to achieve their personal desires and career goals within the company. The objective
O presente trabalho tem como objetivo criar um modelo de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os colaboradores da rede hoteleira brasileira. O foco da QVT particularmente analisado foi aquele inspirado nos conceitos das dimensões de Walton. A metodologia utilizada foi baseada nas pesquisas de Kandaamy e Ancheri (2009), para colaboradores envolvidos no quotidiano de uma rede hoteleira indiana e no modelo utilizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) -Modelo de Excelência em Gestão (MEG) priorizando o critério referente às pessoas. A partir da compreensão dos conceitos dessa teoria e de dados obtidos de publicações recentes sobre QVT, foi possível elaborar uma proposta composta de oito dimensões a ser aplicada na rede hoteleira, particularmente à uma amostragem de hotéis do Rio de Janeiro. Ficou evidente a necessidade de produzir material bibliográfico com aderência à temática bem como propriciar a esfera hoteteleira de modelos adaptáveis à sua realidade. Palavras Chaves: Qualidade de Vida no Trabalho, Hotelaria, Modelo de Excelência da Gestão, Turismo.
O presente estudo tem como objetivo principal investigar as contribuições dos psicólogos organizacionais ao implemento de gestões de qualidade de vida no trabalho, considerando as atribuições do papel organizacional do psicólogo. Este estudo também visa oferecer embasamento para o entendimento do papel do psicólogo organizacional para pesquisadores da área, empreendedores e funcionários das empresas dos mais diversos segmentos, assim como sugerir alternativas para a ampliação do papel do psicólogo frente às empesas. A motivação e liderança são resultados de atitudes confiáveis da área de Recursos Humanos voltada para a satisfação de seus funcionários, tendo como base as recompensas oferecidas aos empregados, sejam monetárias ou não monetárias. Para tal, conceituação foram utilizadas as teorias advindas de pesquisadores da área estudada, apresentadas e adequadas aos objetivos de cada colaborador, passando pela importância que estes geram à empresa e à contribuição exercida pelo Psicólogo Organizacional. Com o estudo embasado em artigos relacionados à qualidade de vida do trabalhador e em livros desta área, conclui-se que tal tema é extremamente relevante no mercado atual, despertando o interesse de muitas empresas. Conclui-se também que, empresas que adotam estratégias de Qualidade de Vida quase sempre optam por um profissional da área, como o Psicólogo Organizacional, esperando que os mesmos contribuam para o resultado positivo da empresa.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.