Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas. Hoje em dia é moda menosprezar Taylor, mas ele foi o primeiro homem de que se tem noticia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo.
Na antiguidade temos exemplos de construção de magníficas obras, realizadas no Egito, na mesopotâmia, na Ásia, comprovando a existência de elementos capazes de planejar e conduzir milhares de trabalhadores... Exemplos. No Egito antigo, constatamos papiros que atestam a importância dada à organização e a administração burocrática; Na China, Confúcio sugere a prática para a boa administração pública; Hamurabi, Amásis e Manu estabelecem os códigos disciplinadores do trabalho; Os Hebreus nos deixaram conceitos de organização e o principio escalar; Os romanos deixaram legados tais como administração pública, autoridades dos magistrados, hierarquia e o senado. Desenvolvimento histórico da administração Registros antigos sobre a evolução no campo da administração datam de duas fases: teocrática e empírico-prática Fase teocrática: não há conhecimento desta fase, porém haveria apenas um mundo de origem divina. Nesta fase, destaca-se Hamurabi, rei dos Amoritas, tribo semita que dominou e formou o grande império babilônico, onde destacamos que: Sua legislação influência 15 séculos no oriente médio; Preconizou o salário profissional, as férias, o tabelamento de preços e seguro saúde para os trabalhadores da mesopotâmia; Estabelecia, em contrato, relações entre empregados e empregadores. FIGURAS IMPORTANTES Fase empírico-prática: Século XIII a.C MOISES Século IX a.C SALOMÃO Século V/VI a.C. CONFÚNCIO Século VI/VII d.C MAOMÉ Século VIII/IX d.C CARLOS MAGNO Na sua grande maioria eram religiosos; agiam de forma empírico-prática, isto é, experimentavam e repetiam o que dava certo, e eliminavam os insucessos. FIGURAS IMPORTANTES Século IX a.C. LICURGO Século VI a.C SÓLON Século IV a.C ALEXANDRE, O GRANDE Século II/I a.C CÉSAR Na idade média as corporações de ofício eram estruturadas em três categorias profissionais: Mestre, Companheiro e Aprendiz Eventos que marcaram essa fase: A organização do estado Inglês Organização dos Estados Unidos A revolução francesa (1789) Esta última, que pela Assembléia Nacional da Declaração dos Direitos do Homem, que democratizou as oportunidades de emprego, tanto para o setor público como para o setor privado, dando início á era da competição pelo mérito para o trabalho. AULA II AS INFLUÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DOS FILÓSOFOS Sócrates (470-399 a. C), esclarece que "a administração deve ser vista como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência". Platão (429 a.C. -347 a.C) seu ponto de vista sobre a forma de governo e a administração dos negócios públicos
A abordagem clássica se divide em:
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/98. É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorização prévia, por escrito, A Teoria Contingencial 21 26 28 37 37 40 43 50 17 Globalização, Competitividade e Terceirização: O Caso Nike Qualidade de Vida para os Trabalhadores: O Caso Natura Glossário Referências Bibliográfi cas 57 63 68 72 5
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
RESUMO Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem transdisciplinar que coteja elementos da literatura distópica, com características de algumas teorias administrativas. A partir da análise da literatura, foi apresentado um modelo de plano de ensino e um roteiro para uma aula de 75 minutos, fazendo uso do recurso de vídeo; aula essa, que foi lecionada aplicada em sala de aula em uma turma de terceira fase do curso de administração das Faculdades Borges de Mendonça da cidade de Florianópolis - Santa Catarina. Para tanto, utilizou-se o clássico: “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, verificando as possibilidades de interconexões com o Fordismo e Taylorismo. Buscou-se não somente verificar as possibilidades do gênero distópico em ilustrar aspectos das teorias da administração, mas suscitar uma postura de reflexão crítica em relação ao contexto sóciocultural em que esses modelos administrativos surgiram; pensar nos reflexos negativos decorrentes de paradigmas reducionistas, deterministas e mecanicistas sobre as organizações e a sociedade que se verificam ainda nos dias de hoje. Palavras chave: Transdisciplinaridade, Administração, Literatura, Fordismo, Distopia. Abstract This is a bibliographic research based on a transdisciplinary approach that intents to relate elements of dystopian literature with characteristics of some administrative theories. For so, it will be used the classic: "Brave New World" by Aldous Huxley, checking the possibilities of interconnections with Fordism and Taylorism. Besides verifying the possibilities of dystopian literary genre to help illustrate aspects of some theories of Administration, the aim of this work is to encourage an attitude of critical reflection in relation to historical and cultural contexts of which these administrative models emerged, thinking of the negative effects resulting from reductionist, deterministic, and mechanistic paradigms about organizations and society that there are still today, and propose creative insights and original thinking to the possible negative consequences of these paradigms in the future. Key-words: Transdisciplinarity. Administration. Literature. Fordism. Distopia.
Há certas circunstâncias que surgem na vida da gente que proporcionam oportunidades raras para meditação e reflexão. Esta é uma oportunidade preciosa. Ao escrever esta página para dedicar mais u m livro a você, quero aproveitar a oportunidade para realçar o carinho e o afeto, o amor e a ternura que vão nesta simples dedicatória. Pena que as palavras sejam tão áridas e insuficientes para retratar a dimensão de certos sentimentos.
relacionado com a impessoalidade relativa à Administração, este princípio orienta que as normas administrativas tem que ter SEMPRE como OBJETIVO o INTERESSE PÚBLICO. Assim, se o agente público pratica atos em conformidade com a lei, encontrase, indiretamente, com a finalidade, que está embutida na própria norma. Por exemplo, em relação à finalidade, uma reunião, um comício ou uma passeata de interesse coletivo, autorizadas pela Administração Pública, poderão ser dissolvidas, se se tornarem violentas, a ponto de causarem problemas à coletividade (desvio da finalidade). AUTOR: ALEXANDRE JOSÉ GRANZOTTO -WWW.PROFESSORAMORIM.COM.BR
© 2014, de Emerson Martins de Oliveira Título do original EDITORA INSPIRAÇÃO DE DEUS Rua Tenente Haroldo Cezar Farias, 209 CEP 13.232-284 São Paulo, SP Cel.: 11 9.7338-6506 (Vivo)
Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados. A Abordagem Neoclássica é a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
Marketing (CMA0084) 08/06/16 RESUMO O objetivo deste trabalho é trazer entendimento sobre as origens da gestão, tanto empresarial, como política, social e eclesiástica. Assim como observar as várias teorias que ajudaram a desenhar a administração como a temos hoje. Os processos administrativos que geraram alguns princípios para a administração, assim como funções administrativas dentro dos sistemas organizacionais. Usaremos a metodologia da pratica documental, sendo a pesquisa bibliográfica o referencial para tal. Palavras-chave: Processo Administrativo. Evolução da Gestão. Teorias da Administração.. 1 INTRODUÇÃO Este estudo tem o objetivo de entender a evolução da gestão e também de como se desenvolveram as teorias da administração que nos trouxeram aos modelos atuais. Quando pensamos em gestão, vemos que o mundo ao nosso redor, todo, depende dela, desde o núcleo familiar, a sociedade organizada em suas formas, política, econômica, intelectual, as empresas e órgão públicos, ou seja, em qualquer lugar onde formos, estaremos rodeados por algo que necessita ser gerido. Uma boa gestão necessita de bons princípios e de métodos comprovados que levem a plena satisfação do indivíduo e ao desenvolvimento de todos, sejam entidades ou individuo social. Através deste estudo buscaremos compreender como uma gestão pode e deve ser eficaz, executada através do conhecimento e pratica das teorias abordadas por cientistas renomados, que contribuíram para o desenvolvimento de uma sociedade mais produtiva e mais organizada. Entendendo como funcionam as diversas formas de gestão e administração, podermos contribuir muito nos ambientes em que estamos inseridos, seja no lar, na igreja, no trabalho ou fazendo obras sociais, temos por obrigação usar o conhecimento adquirido para benefício de todos.
Tópicos em Administração - Volume 5 , 2018
Modo de acesso: World Wide Web Inclui bibliografia 1. Administração 2. Gestão. I. Título CDD-658.8 O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.