Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, por qualquer meio, total ou parcial, constitui violação da lei n 9.610/98. Ficha catalográfica : Elisabete Passos dos Santos CRB5/533 APRESENTAÇÃO Para o estudante, a expressão "metodologia científica" é de mau gosto, enfadonha e sem sentido, representando coisa que algum burocrata da Universidade inventou, movido pelo sadismo, para complicar a vida. Ou seja, uma coleção de regras que se somam ao já complicado idioma pátrio e aos desafios apresentados pelo próprio objeto de estudo. À primeira vista, o senso comum do estudante tem razão.
O trabalho aqui apresentado pretende adotar os princípios básicos do planejamento de pesquisas em educação e, assim, concretizar uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa BOGDAN e BIKLEN, 1992; LUDKE e ANDRÉ, 1986 e PATTON, 1986) unida à abordagem dos estudos histórico-culturais. Nessa perspectiva teórica e metodológica, os
RAMOS, D. K. ; CRUZ, D. M. ; ANASTACIO, B. S. ; PIMENTEL, F. S. C. ; CAMPOS, T. R. ; BRITO, C. R. . Metodologias de pesquisa em games: uma análise da produção e das pesquisas do grupoEdumídia/UFSC/CNPq. In: ABPEDUCOM (Org.). Educomunicação em Tempos de Pandemia: Práticas e Desafios. 1ed.São Paulo..., 2021
Este texto tem como objetivo apresentar um mapeamento das metodologias utilizadas na investigação sobre games e educação, na produção acadêmica do grupo de pesquisa Edumídia, no período de 2015 a 2020. O grupo EDUMÍDIA-Educação, Comunicação e Mídias-foi cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em setembro de 2010, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas atividades começaram informalmente em 2008, na mesma universidade, a partir da experiência anterior do grupo de pesquisa FORMIDIA/CNPq, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), criado em 2001.
Revista Brasileira de Fruticultura, 2013
O objetivo foi avaliar a metodologia de enxertia pela modalidade garfagem no topo hipocotiledonar em fenda cheia, utilizando miniestacas adultas de segmentos apicais de P. edulis f. flavicarpa, P. edulis, P. alata, P. mucronata e P. foetida e internodais de P. mucronata. O experimento foi conduzido em casa de vegetação equipada com sistema de irrigação com nebulização intermitente, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os índices de pegamento nas combinações de P. edulis f. flavicarpa/P. edulis f. flavicarpa, P. edulis/P. edulis f. flavicarpa, P. alata/P. edulis f. flavicarpa, P. mucronata/P. edulis f. flavicarpa, P. foetida/P. edulis f. flavicarpa foram de 90; 90; 68; 80 e 90, respectivamente. A metodologia empregada é uma nova opção de enxertia para essas espécies do gênero Passiflora.
Trans/Form/Ação, 1996
Neste artigo, o método científico de Jean-Baptiste Lamarck é estudado sob o ponto de vista de seu discurso metodológico, bem como sob o ponto de vista de sua prática científica. Essa metodologia é comparada à preconizada por Condillac, assim como à dos "ideólogos" (idéologues) grupo no qual se costuma incluir o próprio Lamarck. Mostra-se que o discurso metodológico de Lamarck assemelha-se ao dos ideólogos; no entanto, sua prática científica não se coaduna com esse enfoque. Em vez de seguir uma abordagem empirista, a obra de Lamarck se fundamenta em princípios metafísicos gerais sobre a natureza. Sob o ponto de vista dos ideólogos, seu trabalho deveria ser rejeitado - o que de fato ocorreu - como um mero sistema (système) metafísico - no sentido pejorativo utilizado pelos seguidores de Condillac. No entanto, o presente artigo argumenta que esse é justamente um importante e inovador aspecto da obra de Lamarck, que permitiu a eclosão do evolucionismo moderno.
2020
O trabalho apresenta uma análise das manifestações patológicas presentes na estrutura metálica de uma passarela em Aracaju. Fez-se a análise mediante uma inspeção visual, adotando como parâmetros as orientações da NBR NM 315 (2017) e o manual a Manutenção de Obras de Arte Especiais (OAEs) do DNIT. Desse modo, faz parte desse projeto o registro fotográfico dos indícios patológicos nos principais elementos de aço da estrutura. Os conceitos gerais das prováveis causas das anomalias estão aqui divididos em mecanismos de deterioração, sendo eles: o químico, o físico, o biológico, o mecânico e o mecânico congênito. O mecanismo químico neste trabalho tem destaque especial, uma vez que identificou-se que a principal manifestação patológica é a corrosão. Ela acontece por influência da atmosfera e é potencializada pela falha no detalhamento que permite o acúmulo de água ou mesmo a sua intrusão através das frestas. Julga-se que os inconvenientes detectados devem-se à ausência de manutenção que causa a falta de proteção na superfície dos perfis. Finalmente, propuseram-se ações corretivas para os problemas encontrados.
A partir da escrita de Gonçalo M. Tavares e de trabalhos do fotógrafo Daniel Blaufuks, será elaborada uma reflexão sobre i) a produção artística, enquanto impulso memorialista; ii) os limites da representação no recorte testemunhal; iii) o medo que arranca o homem da imobilidade e o mantém em movimento até ao limite das suas capacidades; iv) um ideal de arte como resposta à falência humanista das organizações assentes na racionalidade. A reação dos dois autores a estas problemáticas aproxima-os pela porosidade das linguagens artísticas e pelo desafio da co-criação lançado aos leitores- espetadores. Os livros Aprender a Rezar na Era da Técnica (2007) e Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai (2014)) de Gonçalo M. Tavares e a exposição de Daniel Blaufuks Toda a Memória do Mundo, Parte Um (Museu Nacional de Arte Contemporânea, 2014-2015), entrecruzam as questões de emergência humana que se colocam da Shoah até ao flagelo das migrações atuais.
Contexto: Ao longo do século XIX, investigações sobre a natureza de fenômenos psíquicos/espirituais como transes e supostas aquisições de informações indisponíveis aos canais sensoriais normais geraram grande debate, mobilizando médicos, cientistas e intelectuais. O professor francês Allan Kardec (1804-1869) foi um dos primeiros pesquisadores a propor uma investigação científica dos fenômenos mediúnicos, tornando-se um influente intelectual na Europa durante a segunda metade daquele século e no Brasil a partir do século XX. Todavia, seu método de investigação é amplamente desconhecido ou mal interpretado. Objetivos: Identificar e analisar o método de investigação empregado por Allan Kardec em suas investigações das experiências mediúnicas. Método: A pesquisa se concentrou na leitura e na análise, no idioma original, de toda obra publicada por Kardec: seus livros e os doze volumes da Revue Spirite: Journal d'Études Psychologiques. Foram obtidos e analisados documentos originais inéditos de Kardec. Fontes secundárias foram utilizadas como ferramentas de interpretação e de contextualização do trabalho de Kardec. Resultados: Kardec levantou e testou diversas hipóteses para explicar os fenômenos mediúnicos: fraude, alucinação, forças físicas, sonambulismo, inconsciente, clarividênica, transferência de pensamentos (telepatia) e espíritos desencarnados. Concluiu que todas estas hipóteses eram necessárias para explicar a totalidade das experiências chamadas de mediúnicas. Todavia, por concentrar sua atenção naquelas experiências que ele considerava envolver a comunicação de personalidades desencarnadas (espíritos), buscou desenvolver um método para obter informações úteis e confiáveis sobre a dimensão espiritual do universo. O objetivo de Kardec era naturalizar o domínio espiritual, fazendo dele um objeto de investigação racional e empírica para identificar as leis naturais que regeriam as supostas relações entre espíritos desencarnados e a humanidade encarnada. Por meio do estudo dos processos de investigação e de elaboração das teorias de Allan Kardec para os casos específicos das chamadas sensações dos espíritos logo após o desencarne e para o caso da possessão, percebe-se a busca de uma ampla e diversificada base empírica, bem como a construção progressiva e a reformulação de teorias explicativas. Conclusão: As investigações sobre os fenômenos psíquicos e mediúnicos preenchem uma importante lacuna, ainda negligenciada, da história da ciência e da medicina. Allan Kardec foi um dos pioneiros desses estudos ao propor a naturalização da dimensão espiritual e sua subsequente investigação empírica e racional. Uma melhor compreensão de seus métodos pode expandir nosso conhecimento sobre as relações entre ciência e espiritualidade no século XIX, bem como oferecer contribuições para os estudos atuais sobre o tema.
Revista Desenredo, 2011
RESUMO: O discurso das poesias de Manoel de Barros e o das narrativas de Guimarães Rosa constroem estilos poéticos erigidos, em muito, a partir do tropos imagético. Em Barros, a metáfora instaura – valendo-se de rupturas semânticas, fragmentação de frases, montagem caótica de versos, ausência de semelhança causal entre as coisas – significação que subverte o real como denúncia da coisificação do homem por sociedade desumanizadora que precisa, urgentemente, ser modificada, subvertida, revolucionada. Em Rosa, a metáfora surge, quase sempre, na reiteração de imagens, embalada por onomatopeias, crispada por neologismos, amplificada por subversiva sintaxe, em jogo lúdico que exprime o ethos poético e a ética do autor. Este artigo analisa em paralelo o estilo dos dois autores, examinando – em suas obras – a elaboração do jogo metafórico e respectivos efeitos de sentido. PALAVRAS-CHAVE: Ars poetica. Discurso. Estilo. Narrativa. Poesia. The metaphor in Manoel de Barros and Guimarães Rosa ABSTRACT: The speech of poetries of Manoel de Barros and of Guimarães Rosa's narratives builds erected poetic sty-les, in a lot, starting from the ima-ginative tropic. In Barros, the metaphor establish – avail oneself of semantic ruptures, fragmentation of sentences, chaotic assembly of verses, absence of causal similarity among the things – significance that subverts the real as accusation of the man's reification for society by dehumanizing that needs, urgently, to be modified, subverted, revolutionized. In Rosa, the metaphor appears, almost always, in the reiteration of images, wrapped by onomatopoeias, twitched by neologisms, amplified by subversive syntax, in play game that expresses the poetic ethos and the author's ethics. This article analyzes in parallel the two authors' style, examining – in their works – the elaboration of the metaphorical game and respective sense effects. KEY WORDS: Ars poetica. Speech. Style. Narrative. Poetry.
Tradicionalmente, divide-se o conhecimento em quatro tipos: popular, religioso, filosófico e científico. Vejamos as características de cada um deles.
Métrica Quântica. , 2019
Neste artigo estaremos estudando um novo espaço topologico (Espaço Métrico), com alguns resultados inéditos na matemática. Por exemplo, considere o intervalo unitário ]0,1], retire dele a terça parte central, o que resta é conexo por caminhos. Demonstramos também o bizarro resultado: 0, 999... =0. Fazemos aplicações dos nossos resultados na física quântica.
Revista Lampião, 2020
O presente artigo tem como objetivo propor que a história de Medusa e Perseu foi utilizada para compor e reforçar uma visão hegemônica do mundo, dos sexos e dos gêneros. Apresento, brevemente, algumas imagens e excertos dos mitos; em seguida, demonstro minha hipótese de que a objetificação da Medusa aconteceu de duas formas, que eu chamei de mito da monstruosidade e mito da beleza. Na sequência, desenvolvo, a partir de excertos teóricos, os papéis dos mitos na construção da subjetividade e do lugar da mulher na concepção de Simone de Beauvoir. Depois, procuro aproximar alguns acontecimentos comuns do mito da Medusa com o que se passa nos dias de hoje: cultura do estupro, rivalidade feminina, isolamento das vítimas de violência, gravidez do estupro, silenciamento. Por fim, proponho a reconsideração, o deslocamento e a subversão da interpretação dos personagens de Medusa e de Perseu sob um olhar descolonizado e desmasculinizado.
METODOLOGIA DE CÁLCULO DE PARÂMETROS E FUNÇÃO DE, 2021
Este trabalho acadêmico tem como objetivo demonstrar a dedução matemática do cálculo de parâmetros elétricos de linhas de transmissão, sintetizar e desenvolver uma planilha eletrônica que permita, de forma intuitiva, ser operada mesmo por alunos ou profissionais de engenharia menos experientes. Apresenta também em seu texto um modelo novo-didático de apresentar a disciplina de transmissão, com contextualização e perspectivas práticas. Palavras chaves: Transmissão de energia, parâmetros elétricos, planilha eletrônica, transferência de potência.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.