Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Este artigo busca elaborar uma visão panorâmica sobre o desenvolvimento do Franciscanismo o decorrer da Idade Média, conjuntamente com as discussões historiográficas que têm contemplado o movimento franciscano tanto no âmbito da história da religiosidade como no âmbito da história social e política. O texto também procura apresentar as principais fontes do movimento franciscano na Idade Média. Palavras-chave: Franciscanismo; São Francisco de Assis; ordens menores; Igreja medieval.
Revista Nona Arte - USP, 2023
O objetivo deste artigo é apresentar as iluminuras medievais como Arte Sequencial e, como tal, verificar se esse tipo artístico tem elementos dos quadrinhos em seu corpo, para ser considerada como esse tipo de arte. Dessa pesquisa, para uma comparação com a arte secular das iluminuras dentro dos códices, existe também uma comparação com a arte atual dos quadrinhos, elencando-se o "Príncipe Valente" como estudo de caso para ver quais elementos dos quadrinhos, utilizados no personagem são utilizados também nas iluminuras medievais. A pesquisa é elaborada em bibliografias que perpassam as que são normalmente voltadas para as Histórias em Quadrinhos; no entanto, será utilizado também os autores clássicos desse tipo de estudo. Dentre os pesquisadores, para a base teórica do trabalho foram utilizados Eisner (1989), McCloud (1995), Diniz e Eder (Sem Data) para expor o assunto quadrinhos; Vianna (2016), Visali e Godoi (2016) para tratar do assunto Iluminuras e Andrade (2017), principalmente, para discorrer sobre o Príncipe valente. No entanto, outros autores foram elencados para o arcabouço teórico do trabalho.
Resumo: O presente artigo analisa os olhares franceses sobre o Brasil, do século XVI a meados do XVII, apontando as permanências do imaginário medieval, privilegiando a longa duração. Parte-se da premissa de que os cortes cronológicos comumente aceitos da historiografia não correspondem às mudanças no universo
I Congresso Historico Internacional As Cidades Na Historia Populacao, 2013
In Ferreira-Alves, Natália Marinho (coord.) - "Os Franciscanos no Mundo Português III. O Legado Franciscano". Porto: CEPESE, 2013, pp. 971-1002.
""Franciscan buildings of the Origins for the Portuguese Strictest Observance communities in the 16th century: the lesson from Vitruvius" "The Franciscan church of Bom Jesus de Valverde (Évora) is one of the highest accomplishments of the Portuguese architecture inspired by Renaissance treatises during the early 16th century. It contrasts with other contemporary buildings erected for the Strictest Observance (for instance, the convents of Arrábida or Santa Cruz de Sintra), opposing its erudite geometry to a raw use of poor materials assembled in organic, haphazard plans. Considering that no significant differences of spiritual or cultural context assisted the formulation of both types of architecture, this paper aims at inquiring the possible theoretical agreement between them. This agreement is found in the treatise "De Architectura" by Vitruvius, namely in the main narrative on the Origins of Architecture. The lesson from Vitruvius is suggested to have been learned both from his historical approach to the development of the art of building, and the formulation of the disciplinary object under an epistemological perspective. The implications of some of the Vitruvian fundamental terms – "distributio", "symmetria", and "decor" – are also taken into account to clarify how the Vitruvian text could possibly have been understood in the light of the Strictest Observant lifestyle and spiritual ideals.""
Jornada de História Os Dominicanos em Portugal (1216-2016), coord. António Camões Gouveia, Giuseppe Marcocci e Paulo Fontes (Actas do Congresso, Universidade Católica Portuguesa, Novembro de 2016)., 2017
Ensaio sobre os temas da iconografia da Ordem dos Pregadores na arte portuguesa da Idade Moderna, com ênfase em representações de Nossa Senhora do Rosário, no hagiológico domínico, e nos ciclos de milagres do santo fundador (caso do conjunto de telas de António André no convento das domínicas de Aveiro). referência a representações muraculógicas da Senhora do Rosário (caso dos frescos de uma capela em outeiro Seco, Chaves).
Main text of the Exhibition Catalogue of As Ilhas do Ouro Branco, on display in Museu Nacional de Arte Antiga, Lisbon, Portugal, soon to appear in English Version. Curated by the present author, together with Francisco Clode, I'm also responsible for the catalogue entries of severeal paintings of 15th-16th centuries, both Flemish and Portuguese.
Estudos Italianos em Portugal
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
Revista Agora, 2005
Neste artigo, investigamos as hierofanias-formas de manifestação do sagrado entre os homens-no imaginário do jesuíta José de Anchieta. Exploramos as metamorfoses do pensamento medieval na América e sua utilização como cognição do universo colonial português. Analisamos ainda as cartas redigidas pelo padre Anchieta e seu poema épico, De
Thaumazein Revista Online De Filosofia, 2013
O artigo trata a profecia joaquimita dos três grandes homens na sua recepção e adaptação pelos franciscanos medievais. Entende-se que essa profecia provém de Joaquim de Fiore, porém, a primeira aplicação à figura de Francisco de Assis, como o anjo que traz o selo de Deus vivo, se deve ao franciscano espiritual Geraldo de Borgo, condenado como herético em 1255. A prova de que Francisco cumpre com a profecia joaquimita decorre do fato de que ele assinava e selava suas cartas com a letra tau (τ), símbolo até hoje ostentado no hábito franciscano, como também de haver recebido em sua própria carne os estigmas de Cristo. Boaventura, por sua vez, de forma não tão declarada, assume essa interpretação profética que não vem da leitura direta das obras de Joaquim de Fiore, como muitos afirmam, mas da versão dos franciscanos espirituais, em especial de Geraldo de Borgo.
As artes do desenho e da pintura dos jesuítas na América Portuguesa: uma análise prosopográfica entre Olinda, Rio de Janeiro e Salvador, 2021
O seguinte trabalho foi desenvolvido no interior do projeto Ciência, filosofia e teologia nos Estudos Gerais da Antiga Companhia de Jesus, 1572-1759, coordenado pelo professor Dr. Bruno Martins Boto Leite (2020) e reorganizado no mestrado do PPGH/UFPE (2021). Inicialmente, estudamos os papéis e funções das imagens na cultura da época moderna, passando pelas principais mudanças aprovadas no Concílio de Trento, permitindo a compreensão do universo cultural na qual a Companhia de Jesus estava inserida. Por conseguinte, investigamos os irmãos coadjutores incumbidos do ofício da pintura, escultura e outros ofícios ligados à arte do desenhocomo carpinteiros, douradores e entalhadores, que atuaram direta ou indiretamente no Real Colégio Jesuíta de Olinda, seja por meio da troca de conhecimentos entre artífices de outros Colégios, como o da Bahia e do Rio de Janeiro ou por atuação direta em Olinda. Ao longo da pesquisa, estudamos os escritos do historiador Serafim Soares Leite e sua significativa produção historiográfica sobre a ação da Ordem Jesuíta na América Portuguesa e tivemos a oportunidade de analisar os Catálogos Trienais da Companhia de Jesus, que se acham guardados no Archivum Romanum Societatis Iesu (ARSI), para a identificação dos jesuítas e seus respectivos ofícios. A partir da compreensão destes manuscritos, elaboramos uma análise prosopográfica 4 referente a 23 irmãos da Companhia com ofícios ligados a arte do desenho, pensando seus nomes, data de nascimento, data de entrada na Ordem, data da morte ou desaparecimento dos catálogos, local de nascimento, os colégios em que passaram ou residiram na América Portuguesa e os ofícios praticados por cada um desses jesuítas.
Anais do X Encontro Estadual de História Anpuh-Bahia, 2020
Arte & História: Diálogos Interdisciplinares - Perspectiva Pictorum (UFMG), 2023
A presente reflexão objetiva elucidar algumas notas históricas acerca dos primórdios da Iconografia Franciscana no medievo italiano, bem como a expansão para Portugal até sua chegada a Minas Colonial. Este estudo elenca as figurações de São Francisco de Assis no repertório pictórico da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Vila Rica, que se encontram na nave, capela-mor e sacristia do templo, em pintura parietal, de forro e cavalete. Para tal, se apresentará referencias teóricos sobre a temática, em vista de destacar aspectos da religiosidade e teologia franciscanas.
Letras Escreve
Este artigo objetiva contextualizar a obra do Padre Antônio Vieira no panorama barroco do século XVII, percebendo como se exibem os valores que guiavam e as ideias que povoavam as mentes da época, além de deslindar as vertentes predominantes no discurso religioso do jesuíta. Parte-se, pois, de um esforço reflexivo a fim de estabelecer um verdadeiro diálogo entre áreas indissociáveis: a literatura e o contexto histórico. Por meio da pesquisa bibliográfica, dada a própria fonte de dados a que se recorre para o desenvolvimento da proposta, pretende-se promover um reflexão que sirva aos propósitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ao propor um estudo que vá além da trivial memorização de datas e marcos.
CITCEM, 2022
Resumo: O levantamento da iconografia musical na pintura portuguesa que temos levado a cabo nos últimos anos revelou-nos um número considerável de espécimes com a representação de Santa Cecília, sobretudo, na zona norte e centro do país. Padroeira da música de acordo com um discutível relato biográfico que nos indica que a virgem ouvira durante a sua boda o som de música divina, Santa Cecília aparece-nos representada em caixotões do hagiológico estrategicamente colocados nos tectos de cenóbios, igrejas, capelas públicas e particulares. Partindo da organização da imagem em sete tipologias predominantes, elencaremos aspectos relativos à sua devoção, apontando as fontes e modelos usados pelas oficinas de pintura na sua representação, assim como os usos e funções da imagem ceciliana em território nacional. Trata-se do primeiro levantamento e estudo da imagem de Santa Cecília em Portugal, naturalmente incompleto.
A temática do trabalho forçado e da escravatura, que constitui uma das suas formas e variantes, proporcionou nas últimas duas décadas um número sem conta de estudos. Nessa profusão, como não podia deixar de ser, alguns períodos e determinados temas concentraram as atenções e os esforços. O século XVI, quando comparado com os períodos posteriores, aparece como um dos parentes pobres ; facto que em grande parte se fica a dever tanto às dificuldades de acesso às fontes primárias de informação, como à sua complexidade e raridade. Daí que, no que respeita a Portugal, devamos salientar os estudos minuciosos e preciosos levados a cabo por A. C. de C. M. Saunders ou mais recentemente por Didier Lahon, Jorge Fonseca ou Alessandro Stella, para apenas citar alguns nomes 1 . Esses autores demonstraram bem o papel central desempenhado pelo escravo na sociedade ibérica, não só de um ponto de vista económico, como também social e religioso. Até muito recentemente, na historiografia clássica -e entre autores de peso à imagem de Charles Verlinden ou de António Brásio -, o escravo era meramente considerado como um objecto de luxo, um objecto de 1
Revista HISTEDBR On-line, 2012
artigo de divulgação de fontes documentais e bibliográficas que abordam a ação missionária referentes à Ordem franciscana no Brasil Colonial (1500-1822) decorrente de investigações desenvolvidas entre 2005 a 20102. Este texto é o segundo da série de um projeto de três publicações sobre o assunto. No primeiro artigo foram apresentadas as obras Clássicas da Ordem franciscana, priorizando as Crônicas. O presente oferece as fontes bibliográficas da historiografia franciscana no Brasil Colonial, bem como, uma análise dos temas por ela abordados.
Este artigo é parte da investigação monográfica realizada durante minha graduação em História (UNIMEP 2016) cujo resultado foi apresentado no XII EHA – ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE –UNICAMP no ano de 2017.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.