Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A proposta da resenha é enfatizar o entrelaçamento entre mídia e educação e apresentar a visão do teórico Muniz Sodré acerca das transformações decorrentes sobretudo pelo desenvolvimento das tecnologias e suas influências na sociedade contemporânea.
Teoria E Pratica Da Educacao, 2012
O artigo tem como tema a mediação pedagógica e sua realização por intermédio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Parte do princípio de que essas tecnologias são artefatos culturais e, como tal, constituem-se em instrumentos simbólicos, que se configuram nas relações entre os sujeitos e as práticas sociais. Para compreender o processo de mediação por meio das TIC, o estudo busca fundamentação na teoria vigotskiana sobre o desenvolvimento das funções mentais, fazendo referência ao conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (VIGOTSKI, 1998, 2007). Apresenta também o pensamento de Lenoir (2009), distinguindo a mediação cognitiva da mediação pedagógico-didática. Aprofunda a análise com o foco na mediação pedagógico-didática com o uso das tecnologias, isto é, a mediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias. A esse estudo são acrescentadas as contribuições de Meunier e Peraya (2004) para se analisar questões relativas à prática pedagógica midiatizada. Torna-se evidente o fato de que a mediação pedagógica pode ocorrer com ou sem o uso de tecnologia. A situação relevante nesse processo não é o uso de recursos tecnológicos, mas a interação, ou seja, a relação entre aluno e professor, bem como a utilização de estratégias de ensino que visem a atividade mental do aluno e que o situem como sujeito do processo educacional. Palavras-chave: mediação pedagógica; TIC; Zona de Desenvolvimento Proximal; tecnologias e educação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Os direitos desta obra foram cedidos à Editora Emeritus. O conteúdo e a confiabilidade das informações de todos os textos e imagens são de responsabilidade dos autores e autoras dos artigos. A Licença Creative Commons utilizada nesta publicação permite que o leitor utilize, distribua, adapte e crie outros trabalhos, mesmo para fins comerciais, a partir dos materiais publicados neste livro digital, desde que atribua o devido crédito aos autores e/ou autoras da publicação original.
Educação & Sociedade, 1997
RESUMO: O autor analisa os conceitos principais descrevendo diferentes tipos de comunicação pedagógica "midiatizada". Ele tenta demonstrar que o conceito do discurso parece ser um dos mais importantes para se analisar estas formas de comunicação pedagógica "midiatizada". Distingue duas formas principais que podem ser consideradas como pólos de uma taxonomia e caracteriza cada uma delas pelas suas características principais relacionadas a conteúdo; objetivos; público-alvo; currículo, avaliação; cenário de interação social; referências material, humana, institucional e sociocultural etc. Finalmente, ele mostra que este tipo de distinção é um modo para se dar diretriz à comunicação "midiatizada" com base em capacitação e ensino.
Cecs Publicacoes Ebooks, 2013
Resumo O presente artigo faz parte da pesquisa de doutorado, intitulada A tessitura do processo de midiatização da cultura contemporânea: a relação entre dispositivos midiáticos, juventudes e modos de ser aluno. Neste trabalho específico, buscamos dar visibilidade para nosso percurso metodológico e como aí se costuram teorias e campos de observação. Para tanto, apresentamos: primeiro, o duplo enfrentamento entre a relação jovens/sociedade e escola/sociedade; segundo, a configuração do olhar paradigmático relacional sobre nosso objeto; terceiro, inscrevemos o conceito basilar da pesquisa, a midiatização; como quarto ponto, esboçamos um pequeno sumário de análise do objeto.
Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização da prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa Dione Aparecida Sanches Scuisato [email protected] RESUMO O artigo trata da importância das Mídias na educação como uma proposta de potencialização e dinamização da prática docente com a utilização de ambientes virtuais e colaborativos e a contribuição das Tecnologias de Informação e Conhecimento (TICs) para a educação e a sociedade em geral. Apresenta reflexões de uma sociedade contemporânea que exige um profissional cada vez mais competente, qualificado. Inseridos nesse contexto estão à educação e o professor. Faz análise de uma educação com escolas que, apesar de todo o avanço cultural e tecnológico, ainda continua estática em sua formação adotando métodos arcaicos para uma sala de aula que mudou profundamente seus objetivos. Focaliza uma reflexão do que é ser professor nos dias atuais, questionando sua formação inicial e continuada e sua dificuldade em trabalhar com as novas tecnologias. O artigo apresenta ainda uma análise de orientação de um Grupo de Trabalho em Rede formado por docentes da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná e a Implementação do Projeto: Mídias na Educação: uma proposta de potencialização e dinamização da prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa, desenvolvido pela professora PDE no estabelecimento de ensino ao qual pertence.
Artigo está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
2009
Neste artigo, estuda-se o processo de midiatização da retórica na sociedade contemporânea. Fundamentalmente marcada pelo predomínio de mediações e interações baseadas em dispositivos teleinformacionais que virtualizam a presença física e o embate, possíveis pelo diálogo, a retórica midiatizada tende a centrar-se nas suas próprias tecnologias discursivas, funcionando como aquilo que se denomina como a força-índice do verossímil. Para entender a especifi cidade dessa reconfi guração, faz-se referência ao seu contexto de origem -a cultura grega -e a sua mais contundente apropriação -na tradição latina.
ANDRE GOBBO, 2018
Nessa era exponencial em que se vive, somos espectadores da Quarta Revolução Industrial: a revolução das máquinas. Inclusive no campo da educação as mudanças são inevitáveis, pois o mundo acaba por abandonar a sua linearidade e assumir a sua exponencialidade e, neste contexto, a desatualização torna-se cada vez mais constante, sendo que o que hoje pode ser sinônimo de sucesso pode não o ser amanhã. Nesse cenário, o mais importante para a nossa carreira profissional não é mais estar centrado unicamente em processos puramente analíticos, mas exige-se que os professores também sejam capazes de desenvolver as dimensões inovadoras, criativas e emocionais.
ob o contexto da sociedade midiaƟ zada, advinda com as novas tecnologias de comunicação e informação, o arƟ go objeƟ va ques-Ɵ onar o conceito de campo dos media construído por Zodrigues (1990) que concebe os meios ainda como um subsistema representacional e linear. Ks quesƟ onamentos ocorrem a parƟ r de uma demanda atual que demonstra a afetação entre mídias tradicionais (rádio, TV e impressos) e as possibilidades da internet que ocasionam transformações capazes de delinear novas perspecƟ vas para os estudos da área da comunicação. Palavras-chave: midiaƟ zação, campo dos media, convergência tecnológica SãRAã hnder the context of mediated society, arising with the new technologies of communicaƟ on and informaƟ on, the paper aims to quesƟ on the concept of Į eld of the media constructed by Zodrigues (1990) which sees the media even as a linear subsystem and representaƟ onal. The quesƟ ons occur from a current demand which shows the aī ecƟ on between tradiƟ onal media (radio, TV and print) and the possibiliƟ es of the /nternet that can cause changes to outline new prospects for studies of the area of communicaƟ on. Keywords: mediaƟ saƟ on, Į eld of media, convergence technology ZSUMN Bajo el contexto de la sociedad mediaƟ zada, que surgen con las nuevas tecnologías de comunicación e información, el documento Ɵ ene por objeto cuesƟ onar el concepto de campo de los medios de comunicación construidos por Zodrigues (1990) que considera que los medios de comunicación, incluso como un subsistema lineal y de representación. Las preguntas se producen de una demanda actual, lo que
A educação na idade moderna, era privilegio somente dos nobres dos chigos, como o poder político era passado de pai para filho, essas classes gozavam do direito da educação, assim a maioria dapopulação permanecia na ignorância, sem direito a educação. As escolas eram na maioria controladas pelas ordens religiosas, os nobres e burgueses faziam questão que seus filhos fossem ensinadosem colégios jesuíticos para se igualar aos filhos dos nobres. Era natural os pobres viverem na ignorância, segundo o Cardeal de Richelieu primeiro ministro de LuisX111, o conhecimento dasletras não deveria ser acessível a todos, para que sempre houvesse uma certa obediência e pouca presunção, alem do mais segundo ele não haveria professores para todos, por isso o ensino seria divididosomente em três classes de alfabetização para futuros soldados e comerciantes, dessas classes, os mais talentosos seriam selecionados e iriam estudar nas grandes cidades com os bons mestres.As condições de ensino eram precárias, o método pedagógico era o professor tomar a lição de um aluno por vez, sob ameaça de palmatória, enquanto os outros liam ou brincavam ou conversavam semvigilância, geralmente as lições eram tomadas na casa do professor. No final do século XVIII é que através de um edito na França, estabeleceu-se que regentes preceptores e mestres de escolasseriam aprovados pelos párocos sob autoridade dos arcebispos e bispos que ensinassem todas as crianças a ler e escrever. Assim nesse final de século surge Rousseau, que defendia a liberdade eo direito da educação para todos ao invés do favoritismo das classes sociais . Ele dividiu a educação em 4 períodos , de 1 a 20 anos. Rosseau prega a repressão e a falta de liberdade, seumétodo era o treinamento dos sentidos através dos fenômenos da natureza, o desenvolvimento das aptidões que a criança desenvolve; somente depois dos 12 anos a criança poderá adquirir conhecimentos...
ETD - Educação Temática Digital, 2022
Michel Maffesoli, nascido em 14 de novembro de 1944 em Graissessac, França, é um sociólogo apaixonado pelo Brasil e vem com frequência para debates em torno de questões que envolvem o atual e o cotidiano em um tempo que ele compreende como pós-moderno. Aluno de Gilbert Durand, assumiu a cadeira de Émile Durkheim na Sorbonne (Université de Paris-Descartes) em 1981, onde permaneceu até setembro de 2014. Atualmente é professor emérito e membro honorário do Instituto Universitário da França ad vitam. Se considera um pensador da pós-modernidade ou da contemporaneidade que procura evidenciar as mutações de fundo (a raiz da vida em conjunto), pois para ele a crise atual não é apenas econômica, mas societal. Nesta entrevista, o diálogo com Maffesoli se deu a partir de quatro eixos: 1) formação acadêmica; 2) compreensão do fenômeno educacional na contemporaneidade; 3) pesquisas realizadas; e 4) reflexões em torno de aspectos políticos na contemporaneidade. A entrevista procurou apresentar c...
Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização? , 2016
Este livro é resultado de um longo processo de interlocução, anterior, concomitante e posterior à realização do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, no PPGCC-Unisinos, com apoio da Capes e do CNPq. Anterior, porque nasceu de vários projetos de cooperação, mobilidade e interação com pesquisadores convidados, do Brasil e do exterior. Concomitante, porque os convidados participaram intensamente não só das mesas de conferências e debates, mas também dos Grupos de Trabalho formados a partir das submissões de trabalho ao Evento. Posterior, porque resulta de um processo editorial que busca atender aos critérios de qualidade de obras coletivas na área. Os artigos foram escritos após o evento, tendo-se solicitado aos autores que dialogassem com os debates ali ocorridos, qualificando suas intervenções. O Seminário Internacional contou com a participação de duas centenas de pesquisadores. É organizado em dois níveis. No primeiro nível – as mesas –, busca-se um movimento reflexivo descendente, com pesquisadores 12 Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização? convidados, brasileiros e do exterior, e os pesquisadores vinculados ao PPGCC-Unisinos, da Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Outro movimento é ascendente. Os Grupos de Trabalho, constituídos a partir de chamada pública de trabalhos, selecionados conforme descrito na introdução.
2014
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho aqui apresentado tem como objetivo relatar as nossas experiências através do projeto Resenha de Notícias desenvolvido pelo PIBID de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Toledo. Explicamos os princípios norteadores do projeto, sua execução até o momento e suas perspectivas futuras, enfatizando a aceitação do projeto pelos alunos e o desenvolvimento da relação entre os alunos do ensino médio e os bolsistas de graduação. Além disso, discutimos o impacto desse projeto e do PIBID em geral em nossa formação acadêmic
Questões Transversais, 2021
Em conferência no IV Seminário Internacional em Midiatização e Processos Sociais, o Prof. Dr. Antônio Fausto Neto refletiu sobre a relação da universidade com o conhecimento no contexto da midiatização. Fausto Neto analisa a universidade como instituição de mediação, a reboque do processo de marketização e das lógicas de interação de outros ambientes, e, por fim, como instituição que interroga o seu próprio futuro em um cenário de incertezas que se agravam em tempos pandêmicos. A entrevista foi realizada via e-mail. 12 Antônio Fausto Neto é doutor em Ciências da Comunicação e da Informação na École des Hautes Études en Sciences Sociales, França (1982). É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e professor colaborador do Mestrado Profissional em Jornalismo da UFPB Campus João Pessoa, pesquisador 1A do CNPq e presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). O senhor dividiu suas reflexões em torno de três diferentes ângulos: universidade: mediação de conhecimento; universidade: marketização de conhecimento; e
Representações do masculino em veículos feministas: embates discursivos sobre o reconhecimento e os agenciamentos de gênero na cobertura esportiva , 2020
Espiral, 2021
Marcos. Este es un artículo de acceso abierto, distribuido bajo los términos de la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0) [https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es] que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que la obra original sea debidamente citada de su fuente original. A educação na encruzilhada: refletindo sobre os novos cenários para o ensino de geografia no pós-pandemia Education at the crossroads: reflecting on the new scenarios for teaching geography in the post-pandemic La educacíon en encrucijada: reflexionando sobre los nuevos escenarios para la enseñanza de geografía en el post pandemia
Todos os direitos garantidos. Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida, transmitida ou arquivada desde que levados em conta os direitos dos autores. Fábio Marques de Souza; Angela Patricia Felipe Gama [Orgs.] Mídia, linguagem e ensino-Diálogos transdisciplinares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. 278p.
ALCEU, 2017
As transformações ocorridas após a segunda metade do seculo XX que marcam o advento da contemporaneidade (ou transição da modernidade para a pós modernidade, para Slater, 2002, ou modernidade tardia para Hall, 2003), tem por um dos fatores principais a aceleração do fluxo de informações, compressão espaço tempo, pós-fordismo, consolidação da cultura de consumo e mediação dos meios de comunicação. Este último fenômeno é chamado de midiatização por Sodré, sendo fator que impulsiona a fragmentação da identidade e a fluidez das relações sociais. O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da midiatização para a difusão da cultura do consumo e fragmentação da identidade, sobretudo no ambiente da televisão. Esses fenômenos serão analisados e depois confrontados com as vertentes mediadoras da TV. Será feito um estudo de caso com o programa televisivo Esquadrão da Moda, exibido pelo SBT.
2019
Nosso objetivo foi buscar o máximo de trabalhos acadêmicos com informações relevantes para conseguimos reunir pesquisas realizadas ou em andamento sobre o tema: a Midiatização da ciência e telejornalismo, uma vez que este será o tema da nossa tese de doutorado no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM). O ponto de partida para este trabalho se deu por meio de um levantamento dos trabalhos realizados e publicados pelo programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Rio dos Sinos (Unisinos), recomendado pela Capes e avaliado com conceito seis (6) e que abarca os processos midiáticos em perspectiva comunicacional, abordando interações sociais mediadas por tecnologias em quaisquer esferas de exercício social. Apresentado pelo doutorando Ulysses do Nascimento Varela (Bolsista Fapeam/Capes) como parte das atividades da disciplina Metodologia da Pesquisa Teoria, para os Professores Dras. Ada Cristina M. Silveira e Cássio Tomain. Santa Maria, 2019. Um "estado da arte" sobre a abordagem da midiatização.
Revista FAMECOS
O artigo discute as possibilidades de compreensão do consumidor no âmbito dos estudos de comunicação e consumo, a partir da articulação teórica entre as abordagens das mediações culturais do consumo e seus processos de midiatização. O texto aponta as distintas formas de percepção sobre o sujeito consumidor na perspectiva latino-americana das mediações culturais e do conceito nórdico europeu de midiatização. A combinação entre estas abordagens teóricas busca fortalecer a ideia de complementaridade teórico-metodológica possível para entender o lugar do sujeito consumidor nos estudos de comunicação e consumo em suas dimensões midiatizadas pelos processos de interação, materializados em lógicas da participação, do engajamento, da circulação e da criação, dados nos vínculos constituídos entre marcas e consumidores. O trabalho tenta contribuir para situar este tipo de enquadramento teórico no âmbito do pensamento latino-americano dos estudos de comunicação e consumo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.