Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
OBJETIVO: Analisar se a religiosidade exerce efeito mediador na relação entre fatores sociodemográficos, multimorbidade e qualidade de vida relacionada à saúde em idosos. MÉTODOS: Este estudo transversal, de base populacional, é parte do estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE). A amostra foi composta por 911 idosos da cidade de São Paulo, residentes na comunidade. A modelagem de equações estruturais foi realizada para verificar o efeito mediador da religiosidade na relação entre variáveis selecionadas e a qualidade de vida relacionada à saúde dos idosos, com modelos para homens e mulheres. As variáveis independentes foram: idade, escolaridade, funcionalidade familiar e multimorbidade. A variável de desfecho foi a qualidade de vida relacionada à saúde, medida pelo SF-12 (componentes físico e mental). As variáveis mediadoras foram a religiosidade organizacional, a não organizacional e a intrínseca. Os coeficientes alfa de Cronbach foram: componente físico = 0,85; componente mental = 0,80; religiosidade intrínseca = 0,89 e Apgar familiar = 0,91. RESULTADOS: Maiores níveis de religiosidade organizacional e intrínseca estiveram associados a melhor componente físico e mental para os idosos. Maior escolaridade, melhor funcionalidade familiar e menor número de doenças contribuíram diretamente para melhor desempenho nos componentes físico e mental, independente da religiosidade. Para as mulheres, a religiosidade organizacional mediou a relação entre a idade e os componentes físico (β = 2,401; p < 0,01) e mental (β = 1,663; p < 0,01). Para os homens, a religiosidade intrínseca mediou a relação entre a escolaridade e o componente mental (β = 7,158; p < 0,01). CONCLUSÕES: A religiosidade organizacional e intrínseca exercem efeito benéfico sobre a relação entre idade, escolaridade e a qualidade de vida relacionada à saúde desses idosos.
2008
Durante o século XX, cientistas e intelectuais de grande influência no meio acadêmico, principalmente na área de saúde mental, atribuíram à religiosidade um efeito negativo para o funcionamento psicológico. Partindo basicamente de teorias e opiniões pessoais, sem base em investigações epidemiológicas sistematizadas, contribuíram para a disseminação da idéia de que a religiosidade teria um impacto negativo sobre a saúde mental1, 2.
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2014
OBJETIVO: Avaliar as dimensões da qualidade de vida relacionada à saúde em idosos da comunidade e sua relação com a religiosidade organizacional (RO), religiosidade não organizacional (RNO) e religiosidade intrínseca (RI). MÉTODO: Estudo transversal de abordagem quantitativa, com amostra aleatória composta por 82 idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família de Capoeiruçu, bairro do município de Cachoeira-BA, Brasil. RESULTADOS: O sexo feminino predominou, com 61,0%. A idade média foi (71±9,39). Nas oito dimensões da qualidade de vida, o escore variou entre 64,3 a 77,3. A RO foi 74,4% e a RNO foi de 89,1%. Para as questões sobre RI: sentir a presença de Deus, agir de acordo com suas crenças e se eles se esforçam para viver a religião em todos os aspectos da vida, encontraram-se percentuais de 95%, 90,2% e 84,2% respectivamente. Usando o teste do qui-quadrado, verificou-se que as "limitações por aspectos emocionais" foi a dimensão que recebeu maior influência de RO (...
Unoesc & Ci??ncia- …, 2012
Este estudo objetivou investigar qual a relação existente entre envelhecimento bem-sucedido e religiosidade entre idosos, sendo entendido o envelhecimento bem-sucedido como resultante de uma série de fatores tais como, saúde fisíca, bem estar psicológico, sentimentos como felicidade e satisfação com a vida, e religiosidade sendo compreendida como um sistema de crenças e valores pessoais relativos àquilo que é sobrenatural. Para tanto foi utilizada entrevista semiestruturada e os dados foram analisados com base no método de análise de conteúdo. Foram entrevistados 10 idosos pertencentes a um grupo de convivência de uma cidade de pequeno porte situada no Meio Oeste catarinense, com idades entre 63 e 83 anos. De modo geral, identificou-se que há influência da religiosidade no envelhecimento bem-sucedido desses idosos, essa influência é observada por meio da variedade de práticas religiosas, sendo as mulheres as com maior diversidade de comportamentos e práticas religiosas. Palavras-chave: Envelhecimento bem-sucedido. Religiosidade. Idosos. 1 INTRODUÇÃO Nas últimas três décadas o percentual de idosos entre a população brasileira vem crescendo de forma acelerada. De acordo com o Censo de 2000 (BRASIL, 2006) apresentavam-se 14,5 milhões de idosos, com a estimativa de que a cada ano o Brasil contaria com 650 mil novos idosos; a previsão para esse próximo Censo, é que o Brasil conte com cerca de 20 milhões de idosos. Esse fato deve-se, principalmente, às conquistas tecnológicas das ciências médicas, à maior preocupação com a qualidade de vida, às medidas preventivas oferecidas a essa população, à compreensão da importância da prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, bem como manter-se socialmente ativo e assimilado valores subjetivos ao longo de sua vida. Como afirma Ramos (2002 apud BRASIL, 2006, p. 4): Outro fato importante a ser considerado é que saúde para a população idosa não se restringe ao controle e à prevenção de agravos de doenças crônicas não
Abstract Objective: To evaluate the dimensions of health-related quality of life in older adults and its relationship with organizational religious affiliation (ORA), non-organizational religious affiliation (NORA) and intrinsic religiosity (IR). Method: Cross-sectional study with quantitative approach, with a random sample of 82 elderly enrolled in the Family Health Strategy in Capoeiruçu, Cachoeira-BA, Brazil. Results: The female dominated with 61.4%. The mean age was (71 ± 9.39). In the eight dimensions of quality of life, the escore ranged from 64.3 to 77.3. ORA was 74.4%; NORA was 89.1. For questions about IR: feel the presence of God, act according to their beliefs and if they strive to live the religion in all aspects of life, percentages of 95%, 90.2% and 84.2% were respectively found. Using the chi-square test, it was found that the dimension “limitations due to emotional problems” received the greatest influence of ORA (X2= 11.539; p= 0.001; Cramer's V= 0.372), NORA (X2= 7.949; p= 0.005; Cramer's V= 0.309) and IR (X2= 5.126; p= 0.05; Cramer's V= 0.249). It was also found a positive influence on the limitations due to physical, bodily pain, general health, mental and social health. No association was found between religiosity and “functional capacity” and “vitality” dimensions. Conclusions: It is inferred that there is a positive association between religiosity in its three dimensions (ORA, NORA and IR) and health-related quality of life for the elderly. Key words: Religion. Spirituality. Elderly. Quality of life.
A sociedade moderna está a envelhecer. As Nações Unidas estimam que de 2000 para 2025 o número de pessoas com mais de 65 anos aumentará 67% nos países desenvolvidos e 44% nos países menos desenvolvidos, passando a representar, nesse período de tempo, de 6,9% da população mundial para 10,44%, sendo que nos países desenvolvidos esses valores passarão de 14,39% para 20,9%. Este aumento da percentagem de idosos traz problemas demográficos vários com consequências, nomeadamente, ao nível da saúde e qualidade de vida.
A sociedade moderna está a envelhecer. As Nações Unidas estimam que de 2000 para 2025 o número de pessoas com mais de 65 anos aumentará 67% nos países desenvolvidos, e 44% nos países menos desenvolvidos, passando a representar, nesse período de tempo, de 6,9% da população mundial para 10,44%, sendo que nos países desenvolvidos esses valores passarão de 14,39% para 20,9%. Este aumento da percentagem de idosos traz problemas demográficos vários com consequências, nomeadamente, ao nível da saúde e qualidade de vida.
Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021
Objetivo: Conhecer a percepção de pessoas idosas sobre a influência da espiritualidade, sua saúde e qualidade de vida. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados doze idosos que frequentavam um Grupo da Terceira Idade na zona rual de um Município do Recôncavo baiano, no ano de 2020. A coleta de dados foram utilizados um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados analisados com a utilização da técnica de análise temática de conteúdo de Bardin L. (2011). Resultados: Houve um índice favorável quanto a percepção desses indivíduos sobre a espiritualidade e a influência em sua saúde e qualidade de vida. É relevante ressaltar o quanto os mesmos aplicam essas práticas em suas vidas diárias como: orar, estudar artigos religiosos e dentre outras para ter comunhão com seu criador (Deus). Observou-se que esses idosos são bastante confiantes ao expressar sobre a importância de manter a confiança em uma divindad...
2012
A produção científica tem demonstrado que a espiritualidade, religiosidade das pessoas idosas é benéfica para a saúde e bem-estar, ou seja, para a qualidade de vida. Com base no enunciado, optou-se por estudar o tema espiritualidade, religiosidade das pessoas idosas: consequências para a saúde e bem-estar no âmbito da disciplina de Enfermagem. Os objectivos da investigação foram: estudar a relação entre a espiritualidade, religiosidade das pessoas idosas na saúde e bem-estar; identificar o possível valor preditivo das variáveis espiritualidade, religiosidade e sócio-demográficas (idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, residência) na saúde e bem-estar; fundamentar a intervenção de enfermagem no cuidado espiritual e religioso à pessoa idosa. O estudo seleccionado para a pesquisa foi observacional (descritivo-analítico) e transversal, o instrumento de investigação «questionário sócio-demográfico, BMMRS (Brief Multidimensional Measurement of Religiousness/Spirituality, traduzido e adaptado culturalmente para português Europeu) e SF-36 (versão 1.0, Portuguesa, da Medical Outcomes Trust/MOT)» e a amostra não probabilística acidental constituída por 600 idosos do Distrito de Leiria, sendo: a idade média 78,09 anos (DP= 7,49), variando entre os 65 e 98 anos, 74,8% do sexo feminino, 61,5% viúvos e a taxa de analfabetismo 27,7%. Os resultados do estudo evidenciaram que: a saúde e bem-estar (SF-36) está relacionada com a espiritualidade, religiosidade (BMMRS) da pessoa idosa. Os idosos com valores baixos na escala BMMRS, ou seja com mais: experiências espirituais, obtiveram valores elevados no funcionamento social e no desempenho emocional; valores e crenças, apresentaram valores elevados no funcionamento social, desempenho emocional e na componente mental; suporte religioso benéfico, apresentaram valores elevados no desempenho físico e na saúde mental; religião organizacional, apresentaram valores elevados no funcionamento físico, no desempenho físico, na saúde geral, na vitalidade, no desempenho emocional, na componente física e na componente mental; intensidade religiosa espiritual e sentido (de vida), obtiveram valores elevados no funcionamento social, no desempenho emocional e na componente mental; as variáveis independentes melhores preditoras por ordem de importância da componente física são «habilitações literárias, sexo, religião organizacional, coping religioso e espiritual negativo, suporte religioso problemático e práticas religiosas privadas» e da componente mental são «habilitações literárias, sexo, intensidade religiosa e espiritual». A análise global dos resultados, permite concluir que a espiritualidade, religiosidade são variáveis preditoras relevantes na vida e na saúde e bem-estar dos idosos.
Revista Eletrônica de Enfermagem, 2014
The need for care and functionality among religious older women Necesidad de cuidado y funcionalidad entre ancianas religiosas RESUMO O objetivo foi avaliar a necessidade de cuidado autorreferida e a funcionalidade entre idosas religiosas. Trata-se de estudo transversal de cunho populacional. A coleta realizou-se com questionário estruturado contendo dados sociodemográficos, autorreferência para necessidade de cuidados e avaliação da funcionalidade, por meio do Index de Katz, averiguando independência nas atividades da vida diária (AVD). Os dados foram analisados por meio dos testes de Mann-Whitney e qui-quadrado, para um nível de significância de p ≤ 0,05 e intervalo de confiança (IC) de 95%.
Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião
O século XXI é marcado em todo mundo pelo envelhecimento populacional e aumento da expectativa de vida, fazendo parte também do cenário Brasileiro. No censo de 2010, 1,61% do total de pessoas idosas encontrava-se com idade igual ou superior a 100 anos. O objetivo foi analisar o impacto da religiosidade nas pessoas idosas centenárias e a contribuição da dimensão espiritual para a longevidade avançada. Para tanto, utilizou-se da revisão sistemática nos textos das bases de dados eletrônicas, assim como: Google Scholar, LILACS, SCIELO, CAPES com publicação entre 2013 e 2017, artigos completos, publicados em português, inglês e espanhol, dissertações e teses. Como disciplinas espirituais praticadas pelas pessoas idosas centenárias, observou-se os estudos a partir do rezar, meditar e frequentar o culto. Tais pessoas com longevidade avançada reverenciam a Deus e à vida. Os resultados deste estudo evidenciam a religiosidade como fator de impacto positivo para as pessoas idosas centenárias e...
Scire Salutis
A espiritualidade envolve a busca pelo sentido da vida, o que a torna essencial para a promoção e recuperação da saúde. O enfermeiro ao cuidar possui papel importante na dimensão espiritual, pois necessita reconhecer a existência de fenômenos internos do indivíduo, a fim de mobilizar energia para aumentar a esperança e a motivação em viver. Este estudo teve como objetivo identificar a influência da espiritualidade na saúde, segundo a percepção dos idosos residentes em Instituição de Longa Permanência. Investigação narrativa, de natureza qualitativa, em que a coleta de dados foi realizada por meio de Grupo Focal. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo baseada na proposta de Bardin. Para os idosos institucionalizados, a espiritualidade e as práticas espirituais ajudam a superar as dificuldades, principalmente quando se trata dos problemas de saúde, por proporcionar esperança e melhor aceitação. Porém ao analisar as narrativas percebeu-se o enfermeiro como profissional não ...
Religiosidade e atitude diante da morte em idosos sob cuidados paliativos, 2009
RESUMO: Diante da percepção das vivências de idosos em estágio final de câncer crônico-degenerativo, hospitalizados na ala de cuidados paliativos, constata-se que a religiosidade tem-se mostrado útil por se apresentar como fonte de recursos, e facilitar o lidar com problemas, podendo oferecer alívio para as experiências emocionais negativas, que comprometem o bem-estar dos indivíduos nestas condições. Nessa perspectiva, este estudo procura ilustrar a importância de se investigar a manifestação do fenômeno religioso nos indivíduos, de modo a se obter alternativas para a adequada atuação profissional no atendimento ao idoso em contexto das práticas de saúde. Palavras-chave: religiosidade; enfrentamento religioso; morte; idoso. ABSTRACT: In view of the perception regarding the experience of elderly patients in the terminal stage of chronic degenerative cancer, hospitalized at the palliative care ward, it is observed that religiosity has proved to be a useful source of resources. It facilitates dealing with problems, offering relief to negative emotional experiences that endanger the welfare of individuals in this condition. In this perspective, this work aims to illustrate the importance of investigating the manifestation of the religious phenomenon in individuals, so as to obtain alternatives for an adequate professional action concerning care for the elderly in the context of health care practices.
Revista Brasileira Em Promocao Da Saude, 2012
Religiosidade e Saúde do Idoso Artigo original O PAPEL DA RELIGIOSIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO The role of religiosity in elderly health promotion RESUMO Objetivo: Verificar a importância da religiosidade entre os idosos e o perfil dos entrevistados, destacar a relação das tendências religiosas com o bem-estar do idoso e com a sua integração social e psicológica, despertando para uma reflexão sobre o papel da religiosidade junto à promoção da saúde do idoso. Métodos: Estudo transversal de abordagem quantitativa, sem abdicar do crivo qualitativo, nos municípios de Fortaleza, Baturité, Juazeiro do Norte e Quixadá. Foram entrevistados 419 indivíduos de 60 anos ou mais, em serviços de saúde, nos anos de 2005 e 2006, através de um questionário com perguntas objetivas abordando sexo, idade, atividades de lazer e religiosidade dos idosos. Resultados: Os resultados apontaram que um índice superior a 90% dos entrevistados rezam/oram, e mais de 70% reza diariamente em todos os municípios visitados. Também se observou que as mulheres idosas são mais afeitas aos aspectos religiosos em comparação com os homens idosos. Conclusões: Considerou-se, portanto, que a religiosidade exerce um papel significativo na existência humana, proporcionando um amparo seguro para lidar com os desafios cotidianos do processo de envelhecimento.
Revista Eletrônica Acervo Saúde
Objetivo: Descrever os efeitos da religiosidade e da espiritualidade na saúde mental de idosos em situação que levam a finitude transtorno afetivo bipolar e o transtorno de personalidade Borderline e suas relações e diferenças. Revisão bibliográfica: A religiosidade e a espiritualidade são variáveis associadas à melhora da qualidade de vida em populações idosas. A literatura aponta que podem ser um meio de lidar com momentos estressantes que surgem com a velhice, ajudando a melhorar o bem-estar pessoal, reduzindo os sintomas angustiantes e os níveis de depressão, morbidade e mortalidade. Essas estratégias desempenham um papel vital na adaptação, aceitação e superação, possibilitando encontrar o lado positiva e uma visão mais otimista do futuro. Além disso, existe uma complexa interação entre saúde mental, religiosidade e finitude humana. Estudos exploram a influência da religião na promoção do bem-estar psicológico, incluindo recuperação, enfrentamento da religião, propósito e esper...
PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP
O maior alcance da longevidade tem impulsionado as autoridades governamentais, não governamentais e pesquisadores a se debruçarem acerca das questões referentes ao fenômeno de se viver mais. Mais especificamente, às demandas que emanam do envelhecer. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral compreender a relação entre a espiritualidade e saúde da pessoa idosa. Trata-se de uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados obtidos indicam que existe uma relação importante e íntima entre a espiritualidade e a saúde de pessoas com idade superior a 60 anos. Para além, os referidos pilares parecem também ter um papel determinante de apoio para muitas pessoas nessa faixa etária e pode ser parte das suas estratégias de enfrentamento diante de situações de sofrimento. Sobretudo, no contexto de problemas de ordem física e mental. Diante das limitações do presente estudo, se faz necessário o aprofundamento de pesquisas que possam contribuir para o bem-estar das pessoas i...
A Deus, pela oportunidade de estar vivendo cada dia e por sempre olhar por mim. Ao Guga, pela paciência, por estar ao meu lado e por entender meus momentos de ausência. Ao meu amado Matteo, por me fazer querer ser sempre alguém melhor. Aos meus pais, Caio e Elsa, por estarem torcendo sempre por mim e incentivando-me a nunca desistir. À Professora Maria Lúcia Lebrão, por me dar a oportunidade de participar deste estudo. À Professora Yeda, pelas orientações e ensinamentos durante estes anos. Aos meus irmãos Caio, Leandro, Natasha e Conrado, que sempre torceram por mim. Às amigas Tatiana e Isabel, que aguentaram meu mau humor, apoiaram-me e estiveram comigo nos piores e melhores momentos. Aos amigos Samira, Karina, Alessandra e Samuel, pelos anos de apoio e amizade.
Estudos de Psicologia (Campinas), 2012
Este estudo objetivou investigar a relação entre religiosidade e qualidade de vida em pessoas com vírus da imunodeficiência humana, já que a religiosidade tem sido considerada relevante nesse contexto. Participaram do presente estudo 90 pacientes soropositivos ao vírus da imunodeficiência humana de um hospital de referência em João Pessoa no estado da Paraíba, sendo 56% do sexo masculino. Foram utilizados os instrumentos da Avaliação da World Health Organization Quality of Life Assessment Questionnaire-bref, quatro questões sobre religiosidade do World Health Organization Quality of Life Assessment Questionnaire-100 e o questionário de atitude religiosa. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas, bem como uma análise de regressão linear múltipla (stepwise), a fim de se verificarem as variáveis que melhor explicariam a qualidade de vida nessa amostra. Ficou demonstrado que houve relação entre religiosidade e qualidade de vida entre os pacientes, ressaltando-se que a dimensão...
Saúde em Debate
RESUMO Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida no domínio da espiritualidade, da religiosidade, de crenças pessoais e fatores associados em idosos longevos. Para isso, foi utilizado o questionário World Health Organization Quality of Life - Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs, através de um estudo descritivo, transversal, com a participação de 100 idosos. Verificou-se que provavelmente a qualidade de vida esteja relacionada com a autoestima e com o bem-estar pessoal/espiritual. Neste âmbito, profissionais de saúde precisam estar engajados e incorporar este conhecimento, principalmente aqueles atrelados aos serviços de Atenção Primária à Saúde.
2016
RESUMO: O presente artigo propõe uma reflexão acerca das conexões entre religiosidade, espiritualidade e sentido de vida desembocando na área da saúde e da psicologia. Para tal propósito, consideramos os pacientes que buscam tratamentos médico e psicoterápico, bem como a posição atual de considerável quantidade de profissionais da saúde em relação às crenças, verdades e interpretações de mundo de seus pacientes. Apresentam-se as recentes pesquisas e descobertas que articulam religiosidade/espiritualidade e saúde, abrangendo de forma holística também o bem-estar físico, emocional e espiritual. Posteriormente, discute-se a necessidade de espaço para reflexões, discussões e considerações religiosas/espirituais nos meios acadêmicos, clínicos e hospitalares. Desta forma, o presente estudo parte de um ponto de vista mais espiritual ao considerar o ser humano um ser "transbiopsicossocial", isto é, transcendente e constituído de um sentido de vida para assim ser possível propor aos profissionais da saúde mais compreensão, respeito e acolhimento em relação aos pacientes com alguma religiosidade e/ou espiritualidade. Palavras-chave: Religiosidade/Espiritualidade. Sentido de vida. Saúde.
Estudos de Religião
Este artigo apresenta as especificidades e implicações da espiritualidade e religiosidade na velhice. Por meio da revisão integrativa da literatura, com a recuperação de estudos produzidos no período de 2015 a dezembro de 2020, foi possível constatar que a espiritualidade e religiosidade podem ser atribuídas como um mecanismo interno e externo que propiciam influências positivas na qualidade de vida, bem-estar, saúde física e emocional em população idosa, implicando diretamente no envelhecimento bem sucedido. Conclui-se que, estes, são fatores protetivos diretamente atrelados a qualidade de vida da pessoa idosa, com repercussões positivas diretas nos aspectos existenciais na velhice.
PloS one, 2018
Chronic kidney disease (CKD) affects up to 15% of the adult population and is strongly associated with other non-communicable chronic diseases including diabetes. However, there is limited information on a population basis of the relationship between CKD and health-related quality of life (HRQoL) and the consequent economic cost. We investigated this relationship in a representative sample in England using the 2010 Health Survey for England. Multivariable Tobit models were used to examine the relationship between HRQoL and CKD severity. HRQoL was converted to quality adjusted life year (QALY) measures by combining decrements in quality of life with reductions in life expectancy associated with increased disease severity. QALYs were adjusted for discounting and monetised using the UK threshold for reimbursement of £30,000. The QALYs were then used in conjunction with forecasted prevalence to estimate the HRQoL burden associated with CKD among individuals with diabetes up to 2025. Ind...
Revista Brasileira de Enfermagem
Objective: to understand faith and spirituality in the meaning of life of the elderly with Chronic Kidney Disease. Methods: a qualitative research based on Viktor Emil Frankl’s Logotherapy and Existential Analysis. Twenty elderly people were interviewed between August 2018 and January 2019, between 60 and 79 years old, who underwent dialysis in a private unit, a reference in nephrology in the city of Salvador, Bahia, Brazil. Results: two categories of analysis emerged: Meaning of faith in the lived of the elderly with Chronic Kidney Disease; Faith as a forerunner of the meaning of life. Final considerations: faith and spirituality were understood as a fundamental foundation in the search for the meaning of the study participants’ lives, besides unveiling itself as an important strategy of resilience to the experienced of the elderly person with Chronic Kidney Disease.
Cogent Psychology
Previous research has found that self-referent upward counterfactuals are associated with depression. However, empirical evidence regarding the way selfreferent upward counterfactuals exert their influence on depression remains scarce. This study examined whether regret intensity mediates the relationship between self-referent upward counterfactuals and depression. This possibility is in line with a sequential negative cognitions-to-affect theoretical framework, given that selfreferent upward counterfactuals that blame the self for not bringing about desired outcomes may elicit feelings of regret. Adding to the limited number of studies involving Asian samples about counterfactual-related depression, the study was conducted on 147 university-educated residents of the Philippines (M age = 28.28, SD = 9.23; Range = 18-62) who completed an online survey. Mediation analysis using multiple regression found that regret intensity fully mediated the relationship between self-referent upward counterfactuals and depression, after controlling for the effects of three variables related to regret regulation (self-deceptive enhancement, other-referent upward and nonreferent downward counterfactual thinking).
Revista Brasileira de Enfermagem
Objective: Identify and analyze existing evidence regarding the benefits of spirituality and / or religiosity in patients with Chronic Kidney Disease. Method: Integrative review carried out through consultation of databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Scientific Electronic Library Online, US National Library of Medicine and Scopus. The following descriptors were used: chronic kidney disease, spirituality and religion. Primary articles published by December 2017 were included. Results: Twenty-six articles were selected, from which four thematic categories emerged: benefits as a modality of coping, perception of quality of life, mental health and improvement of renal function after transplantation. Conclusion: Benefits included those related to situational coping modalities, such as the strengthening of hope, social support and coping with pain; those related to mental health, such as the lower risk of suicide and fewer depressive symptoms; improvement...
Revista Brasileira de Enfermagem, 2020
Objective: to compare the quality of life (QoL) of patients under dialysis and after kidney transplant; correlate the QoL of transplant patients to sociodemographic, morbid and spirituality/religiosity variables. Method: prospective study with a quantitative approach, with a sample of 27 patients who underwent peritoneal dialysis or dialysis undergoing kidney transplant. QoL and spirituality were assessed by the KDQOL-SF and WHOQOL-SRPB tools, being correlated with sociodemographic and economic variables. Results: the dimensions of total mental component, kidney disease effects and kidney disease burden showed significant improvement in the post-transplant period, with p <0.0004. There was a significant correlation between four dimensions of spirituality and seven dimensions of QoL; p ranged from 0.04 to 0.006. Conclusion: there was a significant improvement in QoL in the post-transplant period. The dimensions of spirituality: wholeness and integration, spiritual connection, wond...
Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2018
Objective: to correlate spirituality and religiosity with quality of life of adolescents with and without cleft lip and palate. Methods: cross-sectional and correlational study involving two groups: case group (n = 40) and comparison group (n = 40). The Duke University Religion Index (DUREL) and the World Health Organization Quality of Life Bref were used for data collection. The Mann-Whitney, Chi-Square, Student’s t-test and Pearson’s correlation tests were used in the statistical analyses, with a significance level of 5% (p ≤ 0.05). Results: organizational religiosity and overall quality of life were significantly higher in the case group (p = 0.031 and p = 0.012, respectively). As for quality of life, the Environment Domain was significantly higher in the case group (p < 0.001). In the correlation between religiosity and spirituality, non-organizational religiosity had a strong correlation (r = 0.62) with organizational religiosity (p < 0.001). In the correlation of religio...
BioMed
The purpose of the present study was to review all available work published within the last decade focusing on coping strategies in stroke caregivers and their impact on quality of Life (QoL) and psycho-emotional status. A literature search of two databases (MEDLINE, Scopus) was conducted to identify all relevant full-text English studies published between 2013–2023. Sixteen articles were traced and were finally included. Cognitive and behavioral coping strategies were beneficial for stroke caregivers’ and survivors’ QoL. The level of mutuality in the caregiver-survivor relationship was associated with the impact of depressive symptoms on caregivers’ QoL and the protective effect of mutuality on survivors’ QoL over time. The level and quality of social support were positively associated with QoL for stroke caregivers and survivors. Caregivers’ preparedness was a moderator for the impact of depression on both caregivers’ and survivors’ QoL. High levels of spirituality had a significa...
The Cochrane library, 2020
Trusted evidence. Informed decisions. Better health.
Revista da Escola de Enfermagem da USP
RESUMO Objetivo Avaliar a correlação entre religiosidade, espiritualidade e autoestima em adolescentes com fissura de lábio e palato, uni e bilateral. Método Estudo correlacional e transversal, desenvolvido em um hospital público e terciário brasileiro, entre julho de 2018 e fevereiro de 2019. A amostra constou de 100 adolescentes divididos em dois grupos, G1 (fissura unilateral, 50 participantes) e G2 (fissura bilateral, 50 participantes). Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, a Escala de Religiosidade de Durel e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Utilizaram-se para a análise estatística os Testes Qui-Quadrado, Mann-Whitney, Correlação de Pearson e a análise das forças de correlação linear, com nível de significância de 5% (p ≥ 0,05). Resultados Apenas a religiosidade organizacional foi maior no G1 em comparação com o G2 (p = 0,03). A autoestima geral foi satisfatória em ambos os grupos; contudo, não houve diferença significant...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.