Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2014, Brasil em Desenvolvimento 2014
Neste capítulo, buscou-se elucidar as possibilidades de crescimento do Brasil no período 2014-2030, por meio da apresentação e da discussão de possíveis trajetórias de crescimento do PIB brasileiro, sob diferentes cenários para a evolução da produtividade e do investimento agregado na economia. As simulações apresentadas sugerem que, na ausência de uma ruptura significativa em relação à atual estrutura de incentivos para a poupança e o investimento e para as atividades produtivas em geral, dificilmente será possível atingir taxas médias de crescimento muito elevadas nas próximas décadas.
2012
A economia brasileira passou por um enorme ajustamento positivo entre 1999 e 2004, que poderia indicar o caminho da retomada do desenvolvimento. Entretanto, não há razão para otimismo por duas razões: porque um problema macroeconômico fundamental e agudo não teve sua solução encaminhada–a taxa de juros Selic–e porque as autoridades monetárias não se revelam suficientemente determinadas a evitar que a taxa de câmbio volte a se valorizar.
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2020
O objetivo deste estudo foi identificar nas bases Emerald, Lisa, Scopus e Web of Science os documentos que discorrem sobre o tema “cenários prospectivos” e caracterizá-los quanto às palavras-chave, periódicos e autorias. A importância da aplicação de técnicas de prospecção de cenários para identificação de informações estratégicas e para a definição de prioridades das organizações é uma constante nos últimos anos, pois a tomada de decisão é uma atividade complexa, destas dependem a sobrevivência das organizações em um ambiente competitivo. Esta pesquisa é por natureza aplicada, utiliza fontes bibliográficas e bibliometria como auxílio na meta-análise dos resultados. Quanto a abordagem é quali-quantitativa e tem objetivos exploratórios e descritivos. Para coleta e organização de dados foi utilizada a revisão sistemática com base na PRISMA, com temporalidade definida entre 2009-2019. Teve por resultado 64 textos pertinentes, reunidos em oito subtemáticas, indexadas por 208 palavras-ch...
Em1957,desl iguei-me da Cepal após quase um decênio exercendo funções de direção na sede de Santiago do Chile e em vários países da América Latina. Minha intenção era gozar de um ano sabático para dedicar-me mais intensamente aos estudos do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. Antes, porém, de ir em setembro para a Inglaterra, tinha o compromisso de proferir uma série de 10 conferências sobre "Perspectivas da Economia Brasileira" no Curso de Treinamento em Problemas de Desenvolvimento Econômico, promovido pela Cepal, no Rio de Janeiro, com a colaboração do BNDE. Isso me possibilitava passar um mês nessa cidade, antes de seguir para o King's College, em Cambridge, onde iria escrever meu livro Formação econômica do Brasil.
2021
Cenários prospectivos para o financiamento do SUS. Objetivo: • Analisar cenários prospectivos para o financiamento do SUS, considerando diversas opções de regras de aplicação mínima em saúde, com valores estimados entre 2021 e 2036 (previsão de vigência do Novo Regime Fiscal, conforme a EC 95). • Analisar fontes de receita para ampliação de gasto de saúde
Estudos Avançados, 2017
Resumo Este artigo analisou a performance da economia brasileira no período 2003-2016, focando em particular na desaceleração econômica recente e recessão que a seguiu. Nossa análise mostra que houve tanto problemas de coordenação na política macroeconômica que tornou políticas anticíclicas pouco eficazes no período 2011-2014 (assim como no caso das políticas contracionistas em 2015) quanto problemas relacionados a choques exógenos. O artigo avalia e sugere algumas políticas econômicas - de curto e de longo prazos - que contribuam para a superação da crise econômica, destacando em particular a necessidade de uma boa coordenação entre políticas de curto prazo e de longo prazo de modo a não comprometer o crescimento sustentável da economia.
Indicadores Econômicos FEE, 1996
Da introdução ou dos cenários considerados A prospectiva trabaitia com uma idéia múltipla de futuros factíveis, o que vale dizer que considera mais de uma trajetória. Inclui, também, dentro dessa visão os diversos módulos do sistema social, representados pelos mais diferentes campos do conhecimento, ressaltando-se os aspectos qualitativos da realidade e sua interdependência multidisciplinar Em uma realidade multidimensional, como configurá-la em um conjunto de hipóteses? Que certeza pode-se ter de sua aproximação ao dito real desconhecido? As hipóteses de base ora repousam nas teorias vigentes que lhes dão suporte, dentro de um sistema multidisciplinar, ora brotam da imaginação crítica à própria teoria. As hipóteses de base refletem uma aproximação do conhecimento á realidade. Os cenários, ao partirem de bases empíricas, prendem-se, mas não se limitam, a elas, mesmo que se esteja tratando de um cenário tendencial de referência, que procurará reproduzir uma certa expectativa, em um dado horizonte espaço-temporal, sem alterações na estrutura de poder, sem mudanças de comportamento relativas á abordagem de questões como as dívidas interna e externa, a Ciência & Tecnologia, a Economista, Técnico da FEE. O autor agradece a Adalk)erto Alves Maia Neto, Jorge da Silva Accurso e Sinclair Mallet-Guy Guerra pela contribuição aítica ao texto. qualidade de vida, a educação, o desemprego e a seguridade social, a distribuição de renda e a justiça, etc. O modo de desenhar um cenário implica uma certa dose de subjetividade, que transcende a base empírica, quer pela percepção de mundo, quer pela técnica de como amarrar essa percepção, quer, ainda, pelo grau de complexidade que o autor imprime na abordagem do problema. Tudo isso acaba por emprestar a cada cenário algo de livre, cujos acertos ou desvios só poderão ser cotejados em um ponto posterior do tempo, no ex posf, "precariamente imaginado pela mente humana", como disse Keynes (1958) na Teoria Geral. A técnica de cenários assumiu notoriedade nos anos 70, a partir do trabalho elaborado pelo Clube de Roma em os Limites do crescimento de Meadows (1973), da contestação da Fundação Bariloche de Herrera (1976), dentre outros.
Revista Economia & Tecnologia, 2013
Resumo: O objetivo do trabalho é apontar alguns elementos que determinam o crescimento da economia brasileira com vistas a possibilitar sua aceleração. A retomada do crescimento sustentável da economia em patamares mais elevados passa, necessariamente, por avanços na acumulação de capital físico, capital humano e produtividade. Para que isso seja possível, é preciso recuperar a capacidade de investimento do setor público com redução da carga tributária para que o setor privado também possa ser estimulado. A participação do setor industrial no PIB parece ser relevante para melhorar o desempenho da economia brasileira pelo seu maior dinamismo.
Ensaios Econômicos, 2006
São Paulo sob a iniciativa do Instituto Futuro Brasil. Agradeço aos comentários de Marcos Lisboa e Roberto Ellery Jr. bem como a demais participantes do encontro. Agradeço a Gabriel Hartung pela cuidadosa leitura e pelos comentários. Esta versão do paper foi reformulada após a apresentação e tentou, na medida do possível, incorporar comentários e dúvidas levantados no encontro. Erros e imprecisões remanescentes são de minha inteira responsabilidade. 1 Oliveira (2005) chamou estas políticas de "inflação educacional."
2007
Este trabalho consiste em averiguar a relação entre tamanho, em termos de PIB e população, abertura e crescimento econômico. A amostra foi constituída dos estados brasileiros para o período 1989-2002. Os resultados encontrados são consistentes com a literatura relevante sobre o tema. Especificamente, abertura e tamanho são determinantes na explicação do padrão de crescimento dos estados brasileiros. Entretanto, quanto maior o tamanho do estado, menor é o benefício da abertura econômica sobre a taxa de crescimento do PIB per-capita de longo prazo.
Revista Thema
Com o aumento da população mundial e, consequentemente, da demanda por alimento, o tema produção e armazenamento de grãos se faz relevante, tanto em nível nacional como internacional. Sabe-se que o Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, devido, principalmente, a sua grande extensão territorial, clima favorável e utilização de tecnologia para manejo da lavoura. Mas, além de produzir, é de fundamental importância efetuar o armazenamento correto para conseguir minimizar as perdas de grãos, juntamente com prejuízos financeiros e logísticos. Atualmente, a produção de grãos vem aumentando em grandes proporções se comparado com a capacidade estática, por diversos fatores. Por isso, neste artigo realizou-se uma estimativa da produção e armazenagem de grãos do Brasil, tendo como base os dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e usando o Método dos Mínimos Quadrados. A partir disso, é possível demonstrar para investidores as áreas geográficas onde a busca por capacidade estática será maior e consequentemente o negócio seja mais rentável e atrativo.
Ipea Texto Para Discussao, 2009
Unidos aos outros países em segurança e geraram incertezas econômicas que podem fazer os capitais migrarem para regiões mais tranqüilas. Os países emergentes, inclusive o Brasil, podem se beneficiar desta possível diáspora econômica e financeira. Esta é uma das conclusões de uma mesa-redonda promovida por Conjuntura Econômica que reuniu o ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira (ele também é presidente da Fotos: Américo Vermelho A ECONOMIA MUNDI O u t u b r o d e 2 0 0 1
ipea 2010 É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Estado, instituições e democracia : república / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. -Brasília : Ipea, 2010. v.1 (552 p.) : gráfs., mapas, tabs. (Série Eixos Estratégicos do Desenvolvimento Brasileiro ; Fortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia ; Livro 9) Inclui bibliografia. Projeto Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro.
Revista Economia Gestao, 2008
Este trabalho apresenta os fundamentos da economia ecológica. Inicia com a discussão das relações entre a economia e a tecnologia, passando para um breve histórico dos impactos ambientais das atividades humanas ao longo da história. Descreve os principais aspectos da atual crise ambiental para em seguida apresentar as origens, o desenvolvimento e as mais importantes características da economia ecológica. Finaliza o trabalho uma comparação entre a economia ecológica e a economia ambiental, seguida de dois exemplos práticos de aplicação da teoria.
2015
Há na literatura econômica um antigo debate em torno de uma questão que ainda perdura entre as correntes de pensamento econômico: que papel a indústria exerce no processo do desenvolvimento econômico? Qual a sua centralidade? No Brasil, esse debate-que se tornou clássico-se fez intensamente na década de 1940, época em que o país passava por processo de transição da atividade agrícola para a atividade industrial, e o confronto teórico foi protagonizado pelo desenvolvimentista Roberto Simonsen e o liberal Eugênio Gudin, conforme lembra Curado (2013). Simonsen afirmava que a indústria era uma atividade superior às atividades agrícolas, assim sendo, entendia que a indústria desempenhava o papel central na
Modelo univariado de crescimento do produto com previsão dinâmica e estática.
OS ESTUDOS LEXICAIS EM DIFERENTES …
REPAE, 2023
This study aims to propose a development strategy in the municipality of Cornélio Procópio/PR based on the analysis of the commerce and creative economy sectors and the micro and small companies most affected by social isolation (necessary action for the fighting coronavirus). For this purpose, the analysis of data from the study "Mapping of Productive Structures and Strategic Sectors in the Municipality of Cornélio Procópio/PR" was used as a reference. The main tool of the study is the interregional input-output matrix (municipality, state and country). For research purposes, the overflow (rest of Paraná and Brazil) of job generators was chosen as the base indicator of the proposed strategy. As a result, it was observed that both for the commerce sector and the creative economy, the sector most responsible for the overflow of jobs outside the municipality is the sector of Other administrative activities and complementary services linked to: Selection, agency and hiring of labor; Travel agencies, tour operators and reservation services; Services for buildings and landscaping activities; Office services, administrative support and other services provided to companies. In the case of micro and small companies, the main factor responsible for overflow, in addition to the sector already mentioned, was commerce. Based on the results, it can be inferred that a line of strategy to be followed for job creation in Cornélio Procópio would be linked to encouraging the opening and attraction of businesses aimed at wholesale and retail trade that would meet the demands of the production chains. This strategy should start from the municipal public sphere in articulation with the private sector.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.