Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
de momento, carga, calor e massa, e ainda g , E , T, C são os gradientes de potencial gravitacional, elétrico, de temperatura e de concentração.
Química Nova, 1994
O propósito deste artigo é, a partir de uma perspectiva historiográfica, buscar elementos extrateóricos que permitam aprofundar a compreensão do surgimento da Teoria Termodinâmica Clássica. A tese proposta é a de que, embora primeiramente dois paradigmas, do fluido calórico e do mecanicismo, se articulem influenciados por uma mesma concepção metafísica, eles depois se afastam e acabam por se chocar. A solução, pois, não poderia vir exclusivamente deles. Assim emergiria, como o papel fundamental de valor extracientífico, a industrialização. Daí as razões para o surgimento da termodinâmica das mãos de um engenheiro: Carnot.
Matéria para a QUARTA prova. Numeração conforme a quarta edição do livro "Fundamentos de Física", Halliday, Resnick e Walker.
De todos os empreendimentos tecnológicos do homem o mais importante é a capacidade de controlar grandes quantidades de energia. Uma das finalidades desta apostila é tentar explicar um método de análise, baseado na ciência da termodinâmica, para processos que envolvem produção, controle e o uso de energia. Assim a termodinâmica é uma ciência que abrange uma gama muito extensa de fenômenos naturais e que compreende o estudo da energia e das suas transformações, com isso possibilitando ao homem a capacidade de controlá-la. Desta forma podemos definir a termodinâmica como a ciência das transformações de energia relacionadas com as propriedades físicas das substâncias.
Físico química, 2020
Conteúdo para o nível superior do curso de licenciatura em ensino de biologia
A Termodinâmica Ambiental é o ramo da Física e das ciências da engenharia que estuda as variações de energia e a relação destas com o ambiente. Nos ecossistemas, esta energia geralmente é convertida em calor que é libertado para o ambiente causando graves impactos ambientais.
Revista processos químicos, 2013
No final da década de 60, Richard Wolfgang já alertava sobre a necessidade de inserir uma distribuição de não equilíbrio na descrição teórica da constante cinética em substituição à distribuição de Maxwell Boltzmann. Somente, 20 anos depois, surge uma proposta consistente, capaz de atender às necessidades previstas por Wolfgang: a distribuição de Tsallis. Esta distribuição é baseada na termodinâmica não extensiva de Tsallis, obtendo como caso particular a termodinâmica convencional Gibbs-Boltzmann. Neste artigo, serão apresentados detalhes, acerca desse modelo e a evolução da descrição da constante cinética à luz da distribuição de Tsallis Palavras-Chave: teoria do estado de transição; distribuição de Tsallis; comportamento não-Arrimius. At the 60s, Richard Wolfgang already alerted about the need to insert a non-equilibrium distribution in the theoretical description of the rate constant replacing the Maxwell-Boltzmann distribution. Only 20 years later comes a proposal consistently able to address the requirements expected by Wolfgang: Tsallis distribution. This distribution is based on non-extensive thermodynamics of Tsallis, obtaining as a particular case the conventional Boltzmann-Gibbs thermodynamics. In this paper will be presented details about this model and the description of the evolution of the rate constant with the Tsallis distribution.
Será apresentado neste trabalho uma forma para a determinação de propriedades dos materiais, através de um simples aparato experimental. Em particular , serão determinados experimentalmente o calor específico de dois sólidos metálicos diferentes, o calor latente de condensação da água e a capacidade térmica do calorímetro utilizado. Os valores obtidos serão comparados com valores tabelados para essas propríedades, verificando -se assim a eficiência deste método.
Revista Brasileira de Ensino de Física, 2006
Recebido em 22/8/2005; Aceito em 2/12/2005 As aplicações de transições de fase vão muito além do contexto da termodinâmica de equilíbrio, de onde surgiu. Nós revisamos um dos principais exemplos de uma transição de fase em um sistema sem termodinâmica, o processo de contato (PC), com ênfase no método de campo médio. Apresentamos um estudo de campo médio aplicado a um modelo para a transmissão da malária em uma população. Discutimos também as novas abordagens da distribuição quase-estacionária e o processo de contato conservativo. Palavras-chave: transições de fase, processo de contato, aproximação de campo médio, malária. Phase transitions find application well beyond the context of equilibrium thermodynamics, where they arose. We review one of the prime examples of a phase transition in a system lacking thermodynamics, the contact process (PC), emphasizing mean-field theory methods. We also present mean-field results for a model of transmission of malaria in a population, and discuss the new approaches of quasi-stationary distributions, and the conserved contact process.
Como a transformação ocorre a volume constante deve-se concluir que o gás não realiza trabalho.
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.
Apostila de termodinâmica, 2022
Trata-se de uma livre tradução de edição antiga do livro de termodinâmica do Vas Wylen
O estudo da sedimentação marinha profunda é relativamente recente, no entanto o volume de informações reunido é bastante considerável e a discussão desta base de dados bibliográficos permite avaliar o conhecimento adquirido e determinar o que necessita ser estudado e aprimorado no futuro. As primeiras décadas de estudo eram períodos de construção de modelos para os depósitos de correntes de turbidez. A interpretação das areias maciças de água profunda como depósito de correntes de turbidez se depara com a reinterpretação de que estes também foram gerados por fluxos de detritos arenosos, originando discussões no meio científico e acadêmico. Atualmente estamos num período de reavaliação, modificação e abandono de modelos de leques gerais, em busca de modelos mais refinados e adequados à base de dados de cada bacia, onde a descrição detalhada das fácies e o reconhecimento dos processos responsáveis pela geração dos depósitos turbidíticos é fundamental, tanto na escala exploratória, como também na escala de reservatório. Assim sendo, a análise faciológica se constitui no alicerce primordial de descrição e compreensão dos sistemas deposicionais. O enfoque do presente trabalho é apresentar o surgimento, evolução e estado atual do conhecimento das fácies e processos sedimentares ocorrentes em turbidíticos, apresentando modelos consagrados na bibliografia, bem como sistemas turbidíticos antigos e recentes. Certos modelos são gerais e servem para fazer uma interpretação em escala regional. Quando muito gerais e não aplicados seletivamente e criticamente, podem ser mal utilizados. Embora os parâmetros utilizados para caracterizar os modelos não sejam quantitativos, ajudam na compreensão da arquitetura deposicional geral. Tal conhecimento permite a modelagem de parâmetros necessários para a melhor caracterização do reservatório.
2006
Recebido em 22/8/2005; Aceito em 2/12/2005As aplica¸c˜oes de transi¸c˜oes de fase v˜ao muito al´em do contexto da termodinˆamica de equil´ibrio, de ondesurgiu. N´os revisamos um dos principais exemplos de uma transi¸c˜ao de fase em um sistema sem termodinˆamica,o processo de contato (PC), com ˆenfase no m´etodo de campo m´edio. Apresentamos um estudo de campo m´edioaplicado a um modelo para a transmiss˜ao da mal´aria em uma popula¸c˜ao. Discutimos tamb´em as novas aborda-gens da distribui¸c˜ao quase-estacion´aria e o processo de contato conservativo.Palavras-chave: transi¸c˜oes de fase, processo de contato, aproxima¸c˜ao de campo m´edio, mal´aria.Phase transitions find application well beyond the context of equilibrium thermodynamics, where they arose.We review one of the prime examples of a phase transition in a system lacking thermodynamics, the contactprocess (PC), emphasizing mean-field theory methods. We also present mean-field results for a model of trans-mission of malaria in a ...
Temas De Direitos Humanos Vol. 3, 2021
O presente artigo investiga o direito à razoável duração do processo como um direito processual humano, no ordenamento pátrio e nos documentos internacionais, estudar os seus parâmetros e fazer uma breve reflexão sobre a necessidade de observar outros direitos e garantias processuais quando da informatização do processo para que este seja efetivamente justo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.