Academia.eduAcademia.edu

Mário Pedrosa, Ferreira Gullar e a abstração informal no Brasil

2000, Novos Estudos CEBRAP, nº 58

Abstract

Based on the writings of Mário Pedrosa and Ferreira Gullar, this article analyzes some of the issues surrounding the introduction of abstract art into Brazil. While much has been written on the relation between modernist criticism and a national cultural project, few scholars have examined the search for a new national artistic identity in texts published by Pedrosa and Gullar in the 1950s. Both thought that it was essential for artists to divorce themselves from the figurative tradition still in vogue in order to become part of the international avant-garde and, consequently, develop a distinct artistic identity. However, in their efforts to define a Brazilian avant-garde abstract art, they reacted strongly to the introduction of informal abstraction into the country.

Key takeaways

  • A idéia de uma mudança do centro mundial das artes de Paris para São Paulo seduzia os espíritos mais audaciosos, que acreditavam na possibilidade de o país participar do debate artístico da época com uma contribuição significativa e original 1 .
  • A primeira Bienal de São Paulo, realizada em 1951, tal como a Semana de Arte Moderna organizada trinta anos antes, suscitou a queda dos valores estabelecidos e a afirmação de uma nova ordem, promovendo a difusão da abstração geométrica no meio artístico brasileiro de vanguarda e a formação de grupos de artistas partidários dessa tendência.
  • Os partidários do movimento neoconcreto, por sua vez, estimavam que a arte concreta, como era entendida e praticada em São Paulo, não passava da importação de um modelo estrangeiro.
  • A reação de Pedrosa e Gullar foi ainda mais rápida e violenta porque numerosas galerias de arte, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, engajaram-se imediatamente na promoção dos representantes maiores da abstração informal no Brasil.
  • No início dos anos 1950 as bienais de São Paulo colocaram o país em contato com o circuito artístico mundial e provocaram a adesão dos meios de vanguarda à arte abstrata.