Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
The object of study meets Pernambuco campaigns that include clear references to the regional culture, correlating also the intersections with other forms of communication and artistic expressions, the condition for consolidating the cultural hybridity espoused by García Canclini, which often go unnoticed the boundaries between the cultured, the massive and the popular. Search to see if you can identify and classify Pernambuco constituting an aesthetic and impregnating the regional advertising.
Viso, 2018
Brasil. Esses resultados podem apontar uma possível aplicabilidade de seu pensamento, como uma interpretação através de um desdobramento histórico alegórico relacionada à memória e à alegorização de monumentos. Finalmente, num sentido mais radical, trataremos das intervenções artísticas de Néle Azevedo, as quais, como presumimos, são capazes de incorporar e transformar a crítica de Benjamin à historiografia, concretamente expressa em imagens e (anti) monumentos.
Revista Vértices (Campos dos Goytacazes), 2013
Diante das expectativas de um novo cenário de desenvolvimento da Região Norte Fluminense e do surgimento de um mercado econômico mais competitivo e exigente, busca-se por meio deste artigo identificar o grau de entendimento dos empreendedores sobre a relevância do Design como ferramenta estratégica para os seus negócios. Com este intuito, o trabalho em questão analisa diferentes fontes teóricas no que tange ao assunto bem como apresenta uma pesquisa junto ao empresariado que lhes possibilita perceber não só a aplicabilidade do Design em suas empresas mas também sua importância como fator de desenvolvimento econômico da região e do país.
O artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na dimensão estética da feira do Guamá, localizada em Belém, capital do Pará, na Amazônia brasileira. O trabalho é resultado de investigação etnográfica desenvolvida em sete meses. A perspectiva etnográfica nos leva a considerar a percepção das práticas de interação comunicativa entre sujeitos, a disposição dos produtos vendidos,a expressividade de venda. Para reflexão da arte existencial do mundo da vida e da forma que se estrutura o quotidiano da feira. Verifica-sea sabedoria e o conhecimento quesãoproduzidos por pessoas presentes culturalmente, com significação, sensibilidade à essência social estética.
O artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na dimensão estética da feira do Guamá, localizada em Belém, capital do Pará, na Amazônia brasileira. O trabalho é resultado de investigação etnográfica desenvolvida em sete meses. A perspectiva etnográfica nos leva a considerar a percepção das práticas de interação comunicativa entre sujeitos, a disposição dos produtos vendidos,a expressividade de venda. Para reflexão da arte existencial do mundo da vida e da forma que se estrutura o quotidiano da feira. Verifica-sea sabedoria e o conhecimento quesãoproduzidos por pessoas presentes culturalmente, com significação, sensibilidadeà essência social estética.
2008
A despeito da predominância das perspectivas inseridas no paradigma funcionalista, fruto de seu dominio no campo das ciencias sociais, a constituicao de uma teoria em marketing abriga, nos ultimos anos, uma maior abertura para abordagens diferenciadas, dentre as quais o marketing estrategico ganha especial destaque. Numa visao normativa, o marketing estrategico prescreve como as decisoes estrategicas de uma empresa devem ser tomadas, e, utilitariamente, como os melhores resultados e praticas devem ser perseguidos. Com isso, a abertura para a ocorrencia de um movimento multidisciplinar para o desenvolvimento de novas perspectivas que tragam eficacia e incentivada, e nesse contexto resgata-se o debate acerca da estetica, termo facilmente confundido com algo secundario e periferico, em virtude de nao ser normalmente compreendido em sua plenitude. Este artigo apresenta a analise da experiencia estetica, resgatando-a a partir de sua origem filosofica, e demonstra seu poder de contribuica...
CRÍTICA E MOVIMENTOS ESTÉTICOS. Configurações discursivas do campo literário, 2006
É habitual, e não sem motivos, associar a estética naturalista ao escritor francês Émile Zola e a seus preceitos científicos e tendências socializantes -como atestam os manuais de literatura e os inúmeros textos críticos que a sistematizaram em "escola" ou "movimento literário". Na verdade, trata-se sobretudo de uma rede de obras romanescas, paratextos e textos críticos, dos mais diversos autores e configurações, que, estes sim, constituem o que se chamou de naturalismo, em seus diversos momentos.
Desenvolver a pesquisa que se materializou nesta tese de doutorado foi extremamente prazeroso, principalmente porque trabalhei rodeado de amigos, colegas e profissionais exemplares. Lilia Schwarcz, para além de orientadora, tornou-se uma grande amiga. Suas leituras rigorosas, em diversas etapas deste texto, tencionaram os meus argumentos até as últimas linhas escritas. Agradeço imensamente a incansável disposição para o debate. Aprendi com Lilia , também, a importância do trabalho coletivo. Nesse sentido, os dois grupos de pesquisa aos quais me vinculei ao longo do doutorado tiveram grande importância. Agradeço, assim, aos amigos do Etno-História
Moringa: Artes do Espetáculo, 2015
A montagem de Paraíso zona norte, de Antunes Filho, em 1989, compila duas peças do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues: A falecida e Os sete gatinhos. Tendo como objeto de análise a realização cênica do diretor brasileiro em relação às peças escritas por Nelson Rodrigues, o objetivo do artigo é apresentar alguns apontamentos sobre a concepção estética cênica do diretor em confronto com a estética dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Palavras-chave: Antunes Filho, Nelson Rodrigues, teatro brasileiro.
Esta dissertação objetiva fazer um resgate dos trabalhos de design gráfico de Lula Cardoso Ayres, considerando-os como reflexo da formação de seu capital simbólico, devido ao pioneirismo de Ayres no campo do design em Pernambuco. Ele foi um dos poucos artistas renomados do Estado a se devotar regularmente à atividade do design – trabalhou por, aproximadamente, trinta anos na Indústria Gráfica Brasileira – e teve íntima relação com as teorias regionalistas, tradicionalistas de Gilberto Freyre, o que o ajudou a estabelecer uma estética moderna no design pernambucano e a criar uma imagética nordestina através de seus trabalhos gráficos. Foram feitas pesquisas em acervos na cidade do Recife e no Rio de Janeiro, além de entrevistas com importantes atores sociais do campo de produção de bens simbólicos para o mapeamento de superfície social do artista.
Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2024
RESUMO: O presente estudo enfatiza a importância de programas de fidelização de clientes em empresas para o sucesso das organizações. Para sua realização empregou-se uma pesquisa exploratória, utilizando questionários para coleta de dados sobre a opinião dos clientes de salões de estética em uma cidade do Noroeste Paulista. A pesquisa concentrou-se na frequência de visitas, preferência por estabelecimento específico, motivação e participação em programas de fidelização. Os resultados revelaram que a qualidade do serviço ou produto é o principal fator para a escolha do estabelecimento e a satisfação do cliente é fundamental para a fidelização. A maioria dos entrevistados participa de programas de fidelização, motivada por benefícios financeiros e em produtos. Além disso, o bem-estar dos colaboradores influencia diretamente na qualidade do atendimento. Empresas que compreendem e investem nesses aspectos são mais propensas a prosperar e garantir a fidelidade do cliente, gerando lucros a longo prazo. Palavras-chave: Fidelização do cliente. Programas de fidelização. Satisfação do cliente .
1 Ao analisar, mais detalhadamente, a bibliografia então disponível (parte dela dando, inclusive, suporte, na ocasião, a três ensaios meus) 1 sobre os posicionamentos teóricos de Erwin Panofsky (1892-1968) e de Pierre Francastel (1905-70), deparei-me com alguns textos que -mesmo sendo porta-vozes de uma linha de pensamento incompatível com a perspectiva teórica que, se não os uniu, ao menos, estreitamente, os relacionoucompunham um obrigatório painel de leituras. Apesar de, pessoalmente, não comungar com suas convicções mais soberanas, não pude, por outro lado, ignorar as formulações de seus autores, as quais desembocavam em uma proposta interessantemente alternativa no que tange a uma avaliação mais completa do fenômeno artístico. Em função disso, permito-me, agora, propor algumas enxugadas notas sobre o dossier discursivo destes últimos visando proporcionar ao leitor uma visualização mais abrangente e enveredável do assunto em pauta e de seu leque de tratamentos.
Neste trabalho pretende-se investigar como a estética publicitária promove sensações positivas para a marca e como contribui para a criação de imaginários. Através de revisão bibliográfica com base em autores que discorrem entre temas como estética, publicidade, imaginário e linguagem, junto a análise de quatro anúncios, propõem-se abordar uma reflexão sobre a possibilidade da estética contribuir positivamente para a criação de imaginários e sensações.
2019
Este estudo tem como objetivo averiguar a dimensão estética através da restauração fotográfica. Afinal, o que se restaura/renova na restauração de uma foto? A apreciação crítica acerca desta questão será investigada primeiro no livro Teoria del Restauro de Cesari Brandi, cuja obra fornecerá os fundamentos acerca da restauração da obra de arte. A segunda abordagem será a análise semiológica do objeto restaurado, ou seja, a foto. Nesta seção o tema será abordado pela obra A câmara clara de Roland Barthes. Ao final deste estudo, será realizada a apreciação crítica das obras apresentadas e suas implicações à questão central deste ensaio.
O presente trabalho propõem-se em entender como a estética - seus elementos visuais e narrativos - presentes na comunicação publicitária, interferem nos imaginários da sociedade. Primeiramente definiremos conceitos de estética, do belo e do feio para compreendermos a percepção sensível do homem. Por conseguinte, vamos refletir a respeito das técnicas de sedução publici- tária, que utilizam as tecnologias do imaginário para interferir na consciência da sociedade, reproduzindo estilos de vida através da estética do belo. Procuraremos também, compreender como a estética da sedução desperta o desejo e leva o público ao con- sumo. E por fim, procuraremos entender como a publicidade promove o bem-estar em sua comunicação como apelo emocional para a venda de produtos.
UFPA, 2021
Nesta pesquisa nós temos como percepção a estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial no cotidiano da feira do Guamá, localizada em Belém no Estado do Pará Amazônia brasileira. Nosso objetivo é entender o funcionamento da movimentação que ocorre entre os frequentadores naquele cotidiano, na maneira que se constitui a comunicação encontrada naquela localidade. Nós utilizamos como nossa metodologia visitas à feira dentro do processo etnográfico, isso proporciona entender a estética como o estar-junto com outro na arte generalizada que ocorre naquele local e a identificação entre as pessoas que ali se encontram e constroem ligações que constituem a sensibilidade da feira que produz o território entre aqueles indivíduos. Nós observamos que a diversidade da feira do Guamá oferece diferentes expressividades e é construída em eventos de ligações que permeia relações existentes entre aquelas pessoas. A nossa reflexão proporciona o entendimento sobre a existência daquela realidade que é impulsionada na vivência presente daquele movimento que a feira do Guamá evidência.
Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura, 2019
Neste artigo, nós apresentamos reflexões acerca da estética da identificação comunicacional e a dimensão sensível territorial na feira do Guamá, localizada em Belém-PA, situada na Amazônia brasileira. Procuramos observar, por meio do processo etnográfico, a sensibilidade interacional, apresentando a ideia da estética da identificação, a maneira como ocorre o processo de interação e a dimensão sensível territorial, assim como o modo como as vivências e as emoções se expressam na localidade. Discutimos a expressividade estética com percepção à condição espacial temporal da realidade ali observada, bem como o aspecto sensível do lugar, isto é, a feira, que tem como essência o sentir em comum, a arte de viver.
Diante de uma área pouco explorada e desconfiando das certezas, lança-se à comunicação publicitária uma questão: como se configura a comunicação publicitária que utiliza a estética plástica visual para promover sua marca? Para tanto, escolheu-se a campanha " The Puma Store " como objeto de análise, e lançou-se o seguinte problema de pesquisa: como o uso da estética dos animais pode contribuir positivamente para a estratégia de venda do produto? Buscando alguma compreensão, explorou-se o apelo emocional da comunicação publicitária 2 no cotidiano contemporâneo, e através da sociologia compreensiva de Maffesoli, fez-se uma análise de dados 3 , na tentativa de responder a questão levantada, interpretando-a a luz das teorias.
2012
Esta tese objetiva compreender o papel da estetica vernacular como elemento retorico nas mensagens publicitarias. Propoe-se uma reflexao sobre o que chamamos aqui de vernacular, caracterizado como uma dimensao estetica da cultura contemporânea. No Capitulo I, reunimos informacoes que colaboram para a apresentacao do conceito "vernacular" e apresentamos os contextos e as condicoes que deram lugar a sua producao na comunicacao grafica, com base no que vem sendo observado em pecas graficas, marcas, tipografia, anuncios publicitarios e nas artes visuais. O Capitulo II problematiza a retorica no campo da comunicacao visual para chegar aos aspectos persuasivos da linguagem visual em anuncios publicitarios. No Capitulo III, analisamos tres anuncios, a fim de estabelecer o tipo de funcao comunicativa do vernacular nas mensagens publicitarias e os argumentos retorico-visuais entre os diferentes agentes das mensagens. As apropriacoes do vernacular na comunicacao visual inserem-se na...
Lumina, 2023
Ao retratar figuras humanas, a publicidade reforça significados que são mobilizados na formação de identidades e nos processos de interpretação realizados nas interações sociais. Focalizando esse entendimento, teóricas feministas criticam os modelos criados a partir de imagens sobre mulheres difundidas nos meios de comunicação. Para contribuir com esta discussão, este artigo objetiva identificar como entidades do setor publicitário versam sobre os modos de retratar mulheres em campanhas publicitárias veiculadas na televisão aberta no Brasil. A hipótese considera que o setor publicitário brasileiro aborda de forma universalista os modos de retratar figuras humanas em conteúdos veiculados no país, ou seja, sem tratar das especificidades de gênero, de raça, de classe, de sexualidade etc. Para a investigação, foi realizada uma análise qualitativa, à luz dos Estudos Culturais e das Teorias Feministas, de documentos do setor publicitário que dissertam sobre a regulamentação, a conduta profissional e a produção de conteúdos no país. Os resultados validam a hipótese e demonstram que é intencional a falta de orientações que abordem retratações feitas com base em marcadores sociais, pois abre espaço para diferentes modos de retratar as mulheres, inclusive imagens que colaborem com a perpetuação de um cenário de violências sociais.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2010
Resumo Para relacionar o termo cultura à realidade da sociedade brasileira, deve-se considerar o processo de formação e constituição de identidade cultural no país. Nesse sentido, o jornalismo configura-se como um dos meios para a consolidação de uma cultura, seja ela nacional ou regional. Em decorrência do desenvolvimento dos aparatos tecnológicos presentes na vida moderna, o jornalismo passou a veicular informações rápidas e superficiais. No caso do jornalismo cultural, as informações aprofundadas encontraram espaço em veículos de periodicidade mais longa, as revistas, recebendo assim tratamento diferenciado. Portanto, esse artigo consiste em analisar de que forma a revista Continente veicula a cultura regional. Para tanto, foram selecionadas três edições a fim de identificar marcas da cultura pernambucana presentes no conteúdo da revista. Palavras-chave: Cultura; Jornalismo Cultural, revista Continente INTRODUÇÃO Entendendo que as palavras têm uma história e que também são agentes de transformação da história, o termo cultura peculiarmente demonstra esta premissa, uma vez que carrega em seu significado uma complexidade social, econômica e política. A etimologia nos ensina que a palavra está ligada ao verbo colere (colo), que significa cultivar. Todavia, cultura também recebe outras denominações, como cuidar de, habitar, venerar, respeitar e honrar. A palavra enquanto efeito pode ser entendida como o resultado desse cultivo, de ter cuidado com, de respeito 5 .
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.