Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O Toque da Ciência é um produto de divulgação científica via rádio feito por alunos de jornalismo da UNESP. Seu objetivo é divulgar as pesquisas produzidas por cientistas brasileiros, em todas as áreas, por meio de chamadas radiofônicas curtas, distribuídas para qualquer rádio que tenha interesse em transmitir o programa e divulgar ciência. Este trabalho constitui-se em uma análise crítica da produção discursiva do programa, que é feita por meio de uma análise do processo de produção que tem início no próprio discurso científico produzido pelo cientista, sofrendo transformações para a linguagem jornalística e transformando-se no que conhecemos por divulgação científica. Por meio desta análise foi possível aprimorar o processo de produção do Toque permitindo que fosse produzido um programa mais eficiente no que concerne a um melhor entendimento público da ciência. Ao trabalhar com esse processo, também são considerados os fatores sociais envolvidos tanto nos princípios científicos quanto nos jornalísticos. Apesar do discurso jornalístico não ter a pretensão de ser um discurso didático, ele se constitui em mais um meio que as pessoas têm de se educarem fora da esfera da educação formal. As crianças encontram naquele Toque que ouviram no rádio uma complementação ao que o professor ensinara na sala de aula.
Revista Tecnologia e Sociedade
As reflexões que se seguem apresentam uma discussão sobre um campo legitimado da divulgação científica, a partir dos conceitos de campo científico de Bourdieu e das considerações a respeito de divulgação científica. Desenvolvemos características potenciais de formação deste campo, assim como alguns obstáculos que podem dificultar sua validação. A construção do debate foi feita dialogando entre o pensamento de Bourdieu e alguns dos principais pesquisadores e profissionais que discutem a divulgação científica no Brasil, na atualidade. Para finalizar expomos uma proposta de coexistência equilibrada entre o campo científico e as expectativas em relação à divulgação da ciência.
Horizonte Cientifico, 2008
Resumo: O presente artigo objetiva discutir e analisar, a partir do quadro teórico da Análise de Discurso de linha francesa, como se dá a escrita da Divulgação Científica (DC) e suas especificidades. Para tanto, valemo-nos de textos de revistas de DC, com recorte temporal de 2002 a 2003, direcionadas ao público em geral e às crianças, a saber: Superinteressante, Pesquisa FAPESP, Seleções e Ciência Hoje das Crianças. Realizamos nossas análises a partir da hipótese de que a DC se constitui no tripé dos discursos científico, jornalístico e cotidiano e que esse tripé não se reduz, simplesmente, a uma mera somatória de discursos; ao contrário, a "costura" torna a DC um discurso outro. Tendo essa consideração em mente, chegamos à conclusão de que a DC apresenta uma necessidade discursiva, referente à sua textualização (política), de que suas "costuras" sejam visíveis e, assim sendo, produzam um efeito de "tradução" de resultados científicos, garantindo a vulgarização de conhecimentos científicos.
Transinformação, 2008
A comunicação científica, o periódico científico e o aumento do acesso à informação e comunicação pelas redes eletrônicas introduzem a discussão da relação da comunicação com a divulgação científica. A ampliação da audiência proporcionada pela Internet e a maior visibilidade da ciência com as versões eletrônicas dos periódicos científicos são exploradas e é discutida a aproximação entre público especializado e não-especializado, bem como a possível convergência de audiências a partir da comunicação em rede eletrônica e das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Conceitos, características, funções da comunicação e da divulgação científica, bem como aspectos históricos da formação do público e da ciência, remetem aos principais autores dessas duas áreas e a re-pensar a divulgação da ciência e a “ciência pública” para além dos muros acadêmicos. Pressupostos teóricos fundamentam o caráter público da ciência e a natureza transformadora da informação, enquanto aspectos técnicos, ...
Revista Do Edicc, 2012
O presente artigo explora a necessidade de promover mais interação entre a ciência e o ambiente externo a ela, fruto, entre outros fatores, da emergência de uma sociedade de compartilhamento, globalizada e em rede que busca superar históricos problemas de acesso à informação, sobre tudo a que diz respeito à ciência e tecnologia (C&T). Se por um lado, há público reconhecimento de que a divulgação científica possui poder para promover a inclusão social e contribuir para o aperfeiçoamento da educação, por outro, deve atrair a confiança e o engajamento do pesquisador. Para tanto, sugere-se a superação dos tradicionais conflitos e as diferenças entre o divulgador e o cientista, cujas tensões atrapalham a compreensão pública da C&T. Palavras-chave: divulgação científica; entendimento; educação; sociedade da informação.
A prática da História implica pôr problemas, pesquisar documentos fazendo a sua análise crítica e construir uma narrativa. Para tal o Historiador tem de dispor de condições mas deve produzir narrativas que devolvam à sociedade o que ela nele investiu.
Ao elaborar um produto de Divulgação Científica, podemos constatar e apontar diversos processos envolvidos. Tanto o seu próprio processo de produção como a importância que se tem na abrangência de processos científicos. Este trabalho tem como objeto de estudo o Toque da Ciência, um produto de Divulgação Científica para o rádio. Buscamos apontar um olhar crítico a partir deste produto a partir de constatações das teorias de Análise do Discurso da Escola Francesa e dos Estudos Sociológicos da Ciência. Questionamos a necessidade de se abranger o processo em prol de uma melhor qualidade em divulgação, ou, no caso do nosso objeto de estudo, optar por um texto extremamente simplificado, mas mais democrático.
, the general objective is to identify science and scientists´ images in the texts, the conditions of production and the forms of interdiscourse manifestation. The study has also verified how Caros Amigos exertes the author function (ORLANDI, 1998), how the scientific project in Brazil, the magazine´s editorial line and the traditional journalistic practices have influenced the discourse. The ideas of objectivity and truth are given as examples of traditional journalistic practice. The idea of objectivity acts as interdiscourse, even in a genre like in biographies, from Literary Journalism. The work has also studied the differences between the interdiscourse used about the areas of Humanities and Natural Sciences, as products of each field of knowledge, and the presence of stereotype of scientist. The differences between men and women in the discourse about science are also studied. This analysis is important, since biographies represent a genre that is growing in numbers of publications in Brazil and there are not works about biographies as a strategy for science communication. Biographical texts usually generate the identification of readers and, therefore, also play the role Science and scientist models. In case of collection, this model has become more evident, because the collection is used in schools. The study out of ten of the 24 biographies published by the collection has revealed the presence of the public perception of science, the national scientific project, the positivist paradigm of Science and Journalism as interdiscourse, different positions and ideologically marked for men and women in Science and different images of scientists and Science in Humanities ans Natural areas.
Rae-revista De Administracao De Empresas, 2018
Ao voltarmos nosso olhar para o cenário da divulgação científica, percebemos que muitas das tendências globais reproduzem a ênfase atribuída à aliança entre a ciência e a técnica, subtraindo a inquietação diante do mundo para dar lugar a efeitos práticos ou resultados de aplicações tecnológicas. Nas sociedades ocidentais contemporâneas, não é incomum nos relacionarmos diariamente com discursos tecnocientíficos espalhados por diversas instâncias da vida cotidiana. A própria ideia de ciência, bem como a imagem do cientista, se ligam a um conjunto de práticas restritas a tipos específicos de leituras do real, pavimentando o caminho para a naturalização de sua ilusória separação da esfera da cultura. Levando em conta abordagens da filosofia e das ciências humanas, analisaremos e proporemos uma cartografia dos caminhos e práticas (im)possíveis para a divulgação científica.
Revista on line de Política e Gestão Educacional
A comunicação e divulgação científica, nessa era tecnológica, com a primazia dada à internet, representam a disseminação da informação e conhecimento, sendo uma simbologia para o processamento dos dados científicos, uma vez que os dados em si não são suficientes, sendo necessária a implementação de processos de comunicação (SANTOS CRUZ, 2020, p. 59).
Saude Transformacao Social Health Social Change, 2011
Nesta conferência, vou tentar traçar um panorama do aprendizado de ciência no Brasil, sobre o que se pode fazer para melhorá-lo e mostrar qual seria o papel do jornalista científico, das assessorias de imprensa e dos pesquisadores na divulgação da ciência no Brasil.
Resumo: Divulgação científica é a prática de mediar o conhecimento científico gerado pelas universidades e instituições de pesquisa para o público em geral, utilizando uma linguagem simples e acessível. Esta pesquisa apresenta uma revisão teórica sobre divulgação científica enquanto responsabilidade ética e ambiental dos pesquisadores com ênfase no cenário amazônico. O debate em torno da divulgação científica está intimamente ligado à democratização do conhecimento científico. Sua prática pode contribuir para que o pesquisador tenha responsabilidade ética diante dos usos sociais da ciência e, ainda, tenha compromisso com a popularização de suas pesquisas, possibilitando que a sociedade possa, informada, defender a sustentabilidade ambiental junto ao poder público.
Argumentum, 2010
Comunicação & Educação, 2015
Com 23 anos de carreira, a jornalista Jussara Mangini compartilha aprendizados adquiridos em 12 anos de divulgação de Ciência em diferentes instituições públicas-Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordenou a assessoria de imprensa de 1999 a 2003, Universidade Federal do ABC (UFABC), que foi seu objeto de estudo na especialização em Gestão da Comunicação na ECA/USP, concluída em 2007, e atualmente na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde é assistente da gerência de comunicação desde 2009. Ela também fala sobre a propagação de sites e blogs de Ciência como alternativa ao encolhimento dos espaços editoriais sobre o tema na mídia tradicional. Essa tendência mundial tem se consolidado como uma oportunidade de atuação profissional e de ampliação de público.
Revista de Educação Matemática
O ano de 2021 fica marcado para o mundo pela pandemia, mas em alguns países o agravamento foi potencializado, inclusive no Brasil, pois em meio ao caos da saúde publica, os cidadãos brasileiros se sentiram desnorteados com a quantidade de informações falsas disseminadas, principalmente, por autoridades públicas. Foi um ano marcado por mais de 400.000 brasileiros mortos pela Covid, e ao mesmo tempo um presidente da república provocando aglomerações e tratando o grave problema de saúde pública como uma "gripezinha". Muitos dos cidadãos que estavam impedidos de trabalhar e estudar, continuavam frequentando praias, parques e palanques políticos, motivados por informações falsas. Um ano que nos revela a importância de a Ciência não ficar restrita aos espaços acadêmicos, mas sim ser divulgada e debatida constantemente com a sociedade.
Ciência e Sociedade, 2020
Resumo: Discutem-se os principais desafios da divulgação científica. Em especial, destaca-se o fato de queé difícil desvincular essa iniciativa da questão mais ampla da Educação. Argumenta-se que sem compreender a atual tendência negacionista com relaçãoà Ciência, não conseguiremos chegar a projetos efetivamente eficazes. Em particular, aborda-se o papel relevante dos Museus de Ciências nesse processo e cita-se alguns exemplos de iniciativas institucionais naárea de divulgação científica, em especial o Projeto SBPC vaià Escola. Palavras chave: divulgação científica. Abstract: The main challenges of scientific dissemination are discussed. In particular, we highlight the fact that it is difficult to separate this initiative from the broader issue of Education. It is argued that without understanding the current negationist trend in relation to Science, we will not be able to arrive at effective projects. In particular, the relevant role of Science Museums in this process is addressed and some examples of institutional initiatives in the area of science popularization are cited, in particular the "SBPC goes to School" Project.
O artigo discute o papel social das atividades de divulgação da ciência e tecnologia, a partir de uma resenha bibliográfica sobre o assunto, abordando seus antecedentes históricos, principais conceitos envolvidos, motivações recentes, meios e instrumentos. Trata especificamente de duas experiências concretas nesse campo: a mídia (particularmente o jornalismo científico) e os museus e centros de ciência. Ao final, faz algumas considerações sobre as especificidades e a importância da popularização da ciência nos países em desenvolvimento.
Revista de Ensino de Ciências e Matemática
A cidade de Cubatão conta com aproximadamente 128 mil habitantes e não possui nenhum museu ou outro equipamento cultural destinado a abordar assuntos científicos, o que dificulta a prática cultural, mesmo se tratando de uma cidade de grande importância econômica para o país. O Cento de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema-USP) se insere não apenas como um centro de pesquisa aplicada ao meio ambiente mas, também, como espaço de comunicação e troca com a comunidade do entorno por meio de atividades de educação não formal, ciência e tecnologia e educação ambiental. Neste contexto, criou-se o projeto “Conheça um Pesquisador” com o objetivo de aproximar a população do conhecimento científico bem como desmitificar mitos que envolvem essa profissão. O Projeto consiste em receber alunos de escolas no Cepema-USP, para uma apresentação e iniciação dentro do mundo da pesquisa. Os visitantes têm a oportunidade de entrevistar um dos pesquisadores que, além...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.