Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2015
Resumo: A importância da medição e avaliação dos impactos tem vindo a ser destacada em várias áreas culturais: nas bibliotecas, com o surgimento da norma ISO 16394 -Methods and procedures for assessing the impact of libraries; na reflexão e debate em torno dos compromissos e metas que irão integrar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015; e na discussão da integração da Cultura como o quarto pilar do desenvolvimento sustentável, com destaque para a criação pela UNESCO de uma bateria de Indicadores de Cultura para o Desenvolvimento e para a recente realização do UNESCO World Forum on Culture and the Cultural Industries, onde foi reconhecida a complexidade da criação e gestão integrada de indicadores. Tendo como objetivo contribuir para o debate em curso, apresenta-se uma estrutura de medição e avaliação de impactos, centrada em sete potenciais dimensões de impacto e a sua aplicação ao campo da Informação-documentação, discutindo a importância de se obterem novos indicadores e evidências para os serviços de informação.
O Desenvolvimento é a remoção de barreiras e restrições que limitam, de várias formas, as escolhas e oportunidades das pessoas, como ressalta da definição de Amartya Sem, Prémio Nobel e co-criador do índice de Desenvolvimento Humano. Sabemos hoje que (i) o Desenvolvimento é mais do que aumento do rendimento ou crescimento económico (uma vez que durante muito tempo vigorou a ideia de que as duas coisas eram equivalentes, mas sabemos hoje que o crescimento económico não significa uma distribuição equitativa e justa desse rendimento e pode mesmo agravar as desigualdades); e que (ii) vai para além da satisfação das necessidades básicas, uma vez que depende de muitos factores: oportunidades económicas, liberdades políticas, acesso a serviços básicos, redistribuição do poder e dos rendimentos, o empoderamento social, a igualdade de género, entre outros (ou seja, é um processo cada vez mais multidimensional e complexo). Está, assim, ligado à liberdade e à conquista de espaços de dignidade para os indivíduos e as populações, existindo actualmente outros conceitos ligados ao desenvolvimento e que ganham força, como o conceito de bemestar ou o conceito de felicidade (FIB, com origem no Butão).
PBCIB, 2012
Resumo As rupturas sociais que se instalaram nas sociedades modernas a partir dos anos 70 estão amplamente associadas a um novo contexto social designado sob distintas perspectivas teóricas: pós-modernidade, pós-industrial, modernidade tardia, modernidade reflexiva ou sociedade da informação e do conhecimento. Uma das marcas deste tempo de rupturas e de diferenças de pluralidade é a diversidade cultural. As velhas identidades que estabilizavam o mundo social entraram em declínio, fazendo surgir novas identidades ...
2017
Entre as notícias alentadoras que extraímos da leitura desse novo livro do professor Emir Suaiden, aqui em parceria com Cecília Leite, Cultura da Informação, está o fortalecimento da ideia de que o conceito de informação não pode se desvincular do sentido da informação. O termo "sentido", no caso presente, inclui o significado, em termos estritamente semânticos, assim como inclui o contexto, a direção desse significado na cultura, e, por fim, inclui ainda a acepção mais ampla da palavra "sentido" no fluxo da história (ou da História, com H maiúsculo, como alguns parecem preferir). Trata-se de uma notícia alentadora porque, não raramente, o universo da chamada Ciência da Informação tende a abrigar correntes para as quais o aspecto semântico não é mais que uma irrelevância-numa postura que é compreensível em termos estritamente científicos, mas que, sem prejuízo disso, abre indagações de natureza ética das quais não deveríamos nos descuidar. Aprofundaremos esse ponto logo mais, ao final deste texto. Antes disso, vale apresentar, em linhas gerais, uma visão de conjunto do livro aqui resenhado. Do que vem tratar a obra Cultura da Informação: os valores na construção do conhecimento? A resposta pode ser direta: por meio desse trabalho, os autores pleiteiam a consideração de uma categoria que nomeiam como "infocultura". Para tanto, partem da premissa de que "a informação só se realiza no trinômio cultura, comunidade e experiência do sujeito" (p. 15). Eles prosseguem, alertando que a informação, quando não tomada nesse trinômio, "não passa de um dado"-e, como sabemos, um dado não é necessariamente uma informação ou, em outras palavras, um dado que não seja dotado de sentido não informa nada a ninguém. Para Emir Suaiden e Cecília Leite, esse fundamento se assenta como postulado irrecorrível: dado sem sentido não pode ser chamado de informação.
Na última década o investimento público central na Cultura caiu 75%. No Orçamento do Estado para 2015 o investimento nesta área previsto pelo governo continua a não representar mais de 0,1% do PIB. É mais um não-orçamento para a cultura! Se nada for feito, o financiamento aos serviços públicos de cultura, do património à criação artística, será mais uma vez marginalizado. Essa marginalização tem um duplo efeito negativo: penalização em termos de orçamento e autonomia da cultura no OE2015 e menor pertinência das propostas alternativas no debate em especialidade. No dia 20 de Outubro de 2014, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda organizou um debate público na Assembleia da República com a participação de agentes culturais. Este "Caderno Reivindicativo" contém as reinvindicações e as propostas debatidas, bem como as prioridades do BE consideradas prioritárias na presente sessão legislativa. Previamente ao debate, o compositor António Pinho Vargas proferiu uma conferência centrada numa visão da história das políticas culturais no Séc 20 (resumida no documento).
Cadernos De Saude Publica, 2014
This paper evaluates health as a Sustainable Development Goal (SDG) in the context of the Post-2015 Development Agenda, between 2012 and 2014. Health was part of the debate since the Millennium Summit and the MDGs (2000), and it also appears in the documents discussing the Post-2015 Agenda, from the Rio+20 to the Open Working Group (OWG), whose report was submitted to the General Assembly of the United Nations (UNGA) 2014-2015, and in the Global Consultation on Health and the High-Level Panel of Eminent Persons reports. The Authors concluded that the treatment of health in all these documents is uniform. They point out that the scope of the health-related SDG is very comprehensive, but its targets are conceptually fragmented and reduced. They advocate their change as to include not only the idea of social determinants of health, but also targets in the field of public health, which were not included in the proposal of the OWG. They also warn that the global and national governance systems need to be reformed and advocate more participation of the civil society, which can influence diplomacy, which, in turn, will be responsible for the agreement signed at the UNGA in 2015.
Resumo: O comportamento cívico influencia o processo de desenvolvimento à medida em que reduz os custos de transação, eleva o capital humano e induz ao surgimento de economias de aglomeração. Objetiva-se, neste estudo, identificar a relação entre o grau de civismo e os níveis de renda e escolaridade nos distritos administrativos do município de Belém-PA. O grau de civismo foi auferido por meio do Indicador de Cultura Civismo (ICC) criado a partir das respostas do questionário aplicado aleatoriamente a 157 pessoas, durante o mês de maio de 2015, na região central de Belém. Não se pode dizer que os distritos se comportam como comunidade cívica, pois nenhum atinge 100% do ICC, no entanto, os distritos de DABEL e DABEN apresentaram civismo de 57% e 52%, respectivamente, e são relativamente mais próximos de uma comunidade cívica. A renda e a escolaridade são determinantes do grau de civismo. Os distritos de maior ICC dispõem de entrevistados, em sua maior parte, de graduados com renda alta, enquanto os distritos de menor ICC dispõem de entrevistados, em sua maior parte, de segundo grau com renda média baixa ou baixa.
Resumo: Nos últimos anos, com o crescimento das redes sociais, surgiram novos caminhos para a difusão, criação e reflexão sobre cultura. Esse é atualmente um dos grandes dilemas do jornalismo cultural: como usar as redes para falar de cultura sem submergir à sua nova lógica pós-canônica e pós-cultural. Já que, nesse contexto, se explicitam as diferenças entre a forma tradicional de difusão cultural e as novas formas da cultura nas redes. Abstract: Over the last years, with the growth of social networks, new paths have emerged for the diffusion, creation and reflection about culture. This is presently one of the biggest dilemmas of cultural journalism: how to use digital networks to talk about culture without submerging to its new post canonical and post cultural logic. Given that, in this context, the differences between the traditional form of cultural diffusion and the new forms of culture in the digital networks are highlighted.
Revista Eptic, 2011
Resumo: O Brasil tem mais de 60 milhões de crianças e adolescentes, quase metade deles pobre. A realização de uma eleição presidencial em 2006 ofereceu uma excelente oportunidade para discutir políticas públicas deste segmento na mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano para qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e 4 telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis. Palavras-chave: qualidade da informação, cobertura social, agendamento, enquadramento, análise de conteúdo.
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2020
Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e ten...
Inf. & Soc, 2006
Se o conceito de informação é importante para a área da Ciência da Informação -CI, este deve estar ancorado por um ponto de vista teórico que possa estabelecer princípios do que seja informação e como investigá-la. É este o nosso interesse investigativo: como olhar a informação? Nossa estratégia será distanciar de uma revisão de literatura conceitual dos autores contemporâneos da área, e entranhar por uma breve análise da evolução das investigações científicas da CI, completando-a com as formulações feitas por Birger Hjørland -a informação é investigada por meio da abordagem sócio-cultural e dos conceitos de comunidade discursiva e análise de domínio no que diz respeito ao conceito de informação atrelada às abordagens teóricas da CI.
2014
O trabalho reflete sobre as políticas culturais e sua relação com a ciência da informação. Usa revisão da literatura e pesquisa empírica e de dados. Discute conceitos como "cultura", "mediação" e "política cultural". Examina as experiências de políticas culturais no Brasil, e faz um contraste com as experiências em Madrid (Espanha) e Medellín (Colômbia). A análise valoriza os aspectos emancipatórios das políticas e seu potencial de empoderamento dos indivíduos. Assinala o papel das TICs (tecnologias de informação e comunicação) nesses processos. Conclui que há necessidade de desenvolver o aspecto formativo da mediação tecnológica no campo das políticas culturais para fazer valer o seu papel emancipatório. Finaliza com algumas considerações sobre as possibilidades de investigação nesta área na ciência da informação.
The Youth, Civic Culture and Citizenship research uses quantitative and qualitative methodologies to listen to young people's perceptions about topics related to civic culture and citizenship. The young people who make up the target audience of the research are students from public and private High schools located in three regions of Rio de Janeiro. The central hypothesis is that social inequalities impact the perception of young people on the themes proposed by the research. In this work, a comparison was made between the data obtained by the same research in 2004 and the data collected from 2019 on.
Desafios Presentes no Futuro. Ed. de Paulo Alexandre e Castro, 2018
Tornou-se consensual a afirmação de George Steiner, no seu livro de 1971, No Castelo do Barba-Azul, de que hoje já não vivemos numa cultura determinada, mas, antes, numa pós-cultura. Por vezes, em vez de se utilizar a expressão "pós-cultura" empregam-se outras denominações como sociedade "multicultural", "mundo globalizado", ideário "pós-modernista". Embora não sejam expressões sinónimas, todas elas indiciam que o termo "cultura" se tornou demasiado curto para traduzir o ritmo e a sensibilidade das sociedades hodiernas.
Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC - n.07, 2018
Cultura e informação no mundo real: ou como sonhar rumos coletivos de um mundo sem mais sonhos coletivos? Publicado em: Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.07. São Paulo: SESC-SP, nov/2018 - ISSN 2448-2773.
Journal of Information Systems and Technology Management, 2015
2015
Analisa informacoes sobre o patrimonio cultural de Fortaleza-Ceara, veiculadas em jornais de grande circulacao do Estado, e os reflexos na educacao da populacao fortalezense e no desenvolvimento social e turistico da cidade. Para tal, discutem-se questoes relativas a memoria e a historia de Fortaleza e os meios de preservacao do patrimonio cultural. A metodologia utilizada foi pesquisa documental e analise descritiva. Na primeira parte, foram levantados documentos relativos a politica cultural instaurada pelo poder publico municipal. No segundo momento, foram recuperadas reportagens, em jornais locais, sobre “Patrimonio Cultural”, que tratam desse assunto em Fortaleza, no periodo de 2009 a 2012. Conclui-se que, embora o tema seja regularmente discutido nos jornais locais, a populacao pouco toma conhecimento das acoes realizadas pelo poder publico, resultando na falta de conhecimento e de informacoes sobre como o patrimonio cultural pode trazer desenvolvimento para a cidade, seja soc...
2014
A obra editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em Setembro de 2012 representa uma nova incursão de José Afonso Furtado num universo que tem sido, pelo menos nos últimos anos, um particular
2020
Objetivo : O presente artigo propoe discutir a implementacao de praticas de mediacao cultural da informacao no âmbito do ensino e da pesquisa academica, destacando a contribuicao de tais praticas para a ampliacao dos horizontes epistemologicos do pensamento cientifico. Tais objetivos se apoiam no reconhecimento do metodo cientifico como a forma mais arrojada de sistematizacao do conhecimento desenvolvida pela humanidade, porem em oposicao a ideia de que o saber cientifico e o unico portador de rigor e validade. Metodo : Iremos empreender uma pesquisa exploratoria em torno dos conceitos de “mediacao da informacao” e “mediacao cultural” (conforme pensado nos dialogos entre os estudos da informacao e da comunicacao social), amalgamando-os em uma nocao de “mediacao cultural da informacao”. Posteriormente, a critica aos usos da racionalidade da ciencia moderna nas politicas de colonizacao servira de mote para a defesa de sua aproximacao com outras epistemologias e concepcoes de vida e mu...
2019
A partir de pressupostos conceituais sobre a cultura como fenomeno antropologico e significante, alem da informacao como categoria sociocultural, este trabalho busca refletir a relacao entre mediacao cultural e mediacao informacional, propondo uma ampliacao da ideia de mediacao trabalhada na Ciencia da Informacao como algo gregario da cultura, integrante da cadeia simbolica das ordenacoes de sentidos que regem as acoes e intencoes humanas. Por meio de revisao de literatura, que inclui textos antropologicos, da Comunicacao, alem de autores da Ciencia da Informacao, o artigo revisita a ideia de mediacao, refletindo sobre os cotidianos diversos e incertos pelos quais a informacao e gerada e apropriada pelo homem. Ao final, considera ser tarefa dos estudos mediacionais contextualizar os fenomenos sociais a fim de compreende-los a luz de seus proprios sistemas ordenadores, promovendo abertura para novas manifestacoes fenomenologicas de significados que sao tambem informacionais – fato qu...
Ciência da Informação, 1999
Este artigo discute o papel da informação e do conhecimento na nova ordem mundial. O foco central é o advento e a difusão da denominada economia da informação e do conhecimento, a qual vem induzindo novas atividades, conceitos de competitividade, estratégias organizacionais e formatos institucionais (que influenciam empresas, centros de ensino e pesquisa, governos etc. e até os próprios indivíduos) e exigindo novas capacitações.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.