Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018, Cordero Virtual
This article covers the period in which the company Centrais Elétricas de Rio Claro (SACERC) was responsible for supplying electricity to Cordeirópolis, being succeeded by CESP and Elektro.
1996
Neste ano comemora-se os 40 anos da Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A -CELESC. A Empresa, objetivando festejar esta data, conhecendo e divulgando a sua própria história, tomou a iniciativa de escrever um livro sobre essa história. Para este trabalho, historiadores da UFSC foram convidados sob a coordenação dos professores Doutores Sérgio Schmitz e Rufino Porfírio Almeida. A pesquisa "CELESC 40 anos de luz: um olhar social", teve início em maio do corrente ano e término previsto para novembro de 1995.1 O principal objetivo desta pesquisa é construir um histórico da CELESC no desenvolvimento sócio-econômico-cultural do Estado. Neste sentido, os caminhos possíveis para conhecer esta história são vários. Evidenciar os empregados no processo de construção da Instituição,
Introdução Quando de sua posse, o principal objetivo do presidente Fernando Hen-rique Cardoso (1995-2003) era consolidar o Plano Real para combater a crônica inflação que assolava o Brasil. Essa prioridade foi conseguida com uma política de valorizar o câmbio e aumentar o endividamento do país. Como conseqüência, foi necessária a obtenção do equilíbrio fiscal nas con-tas públicas de acordo com as negociações com organismos financeiros internacionais, especialmente o Fundo Monetário Internacional (FMI), que avalizaram e forneceram recursos financeiros adicionais visando à esta-bilização da economia. A política energética do governo FHC foi uma decorrência desse objetivo principal. Os dois grandes setores estatais, eletricidade e petróleo, controlados pelo Estado, tiveram contudo tratamento diferenciado. O se-tor de petróleo, com sua tradição de contas equilibradas, sofreu apenas modificações de pequena monta. O setor elétrico sofreu uma rápida e forte reforma, pois apresentava desequilíbrio fiscal. Tanto setores do go-verno como importantes segmentos da opinião pública acreditavam que uma rápida reforma e a privatização do setor elétrico seriam uma etapa necessária para impulsionar o país na direção da modernização e do pro-cesso de globalização.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2002
Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, 2023
A energia elétrica é tida para a generalidade dos cidadãos como sendo um dado adquirido, algo de trivial e até alvo de pouca ou nenhuma reflexão. Todavia, se é através dela que o Homem fez da noite dia, permitindo alargar os tempos de trabalho, de lazer ou outros, não podemos esquecer que, desde tempos imemoriais, a humanidade viu-se obrigada a respeitar o ritmo da Terra e da sua estrela fundamental: o Sol. O presente artigo visa precisamente trazer à luz o fenómeno da chegada da energia elétrica à vila de Ponte de Lima, no Noroeste português. Através de periódicos da época podemos perceber as enormes discussões ao seu redor, bem como o quão premente foi a inauguração desse fenómeno. O Novo Paradigma que se foi impondo trouxe enormes vantagens para a vida dos cidadãos, fomentando a indústria bem como um conjunto quase infinito de possibilidades.
Indicadores Econômicos FEE, 2008
Este artigo analisa um período da história de Angra dos Reis, principalmente tendo como referência a vila Histórica de Mambucaba, localizada na divisa entre Angra dos Reis e Parati, ao sul do Estado do Rio de Janeiro, associando essa localidade com os projetos de usinas geradoras de energia elétrica no Brasil. Além dos aspectos históricos envolvendo a construção desses projetos, relata a trajetória social e econômica de Mambucaba, desde o século XIX, quando havia um importante porto comercial da Província, passando pela implantação das Usinas Nucleares e a abertura da Rodovia Rio-Santos, em meados do século XX.
Cordero Virtual, 2016
Researching the history of Cordeirópolis, SP, Brazil, we find that the year 1941 marked the beginning of two activities in the then district: the textile industry and the paper and cardboard industry, which were responsible for absorbing female and male labor for almost half century in the city, providing jobs to urban dwellers.
Informe Gepec, 2000
Energia Elétrica e Iluminação Pública no Brasil da "Belle Époque": as empresas do engenheiro Aarão Reis (Resumo) O artigo resgata as origens da Empresa Fluminense de Força e Luz (EFFL), constituída em outubro de 1911, que tinha como objetivo a incorporação dos conhecimentos técnicos sobre eletricidade do engenheiro Aarão Reis (1853-1936) ao negócio da distribuição de iluminação pública e privada. Mais conhecido por ter chefiado as comissões de estudos e de construção da Nova Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, entre 1892 e 1895, Reis destacou-se ainda como empresário e um dos pioneiros na difusão da eletricidade no Brasil da Belle Époque. A trajetória das empresas é um exemplo elucidativo da história das pequenas concessionárias de energia elétrica no Brasil até o início da década de 1930 e revela as relações entre engenharia e eletricidade no momento de seu surgimento como campo de conhecimento e da prática. Palavras-chave: energia elétrica; iluminação pública; Aarão Reis. II Simpósio Internacional Eletrificação e Modernização Social 2
2018
This paper deals with the trajectory of the American and Foreign Power (AFP), a U.S. company in Brazil. As a response to the rise of U.S. direct investments abroad in the post-World War I world, in addition to is concessions in India and China, the company reached eleven countries in Central and Latin America. Its first concessions in Brazil were established in 1926. Brazil, along with Cuba, became the most important market and source of revenues for the AMFORP group, and therefore acquired a central role in the company's strategy. The main argument of our paper is that the vested interests of AMFORP in Brazil were associated with the interests of building an area of U.S. influence in Latin America, such that since the arrival of the company in Brazil and until its takeover in the 1960s, its trajectory was always guided by political and diplomatic considerations.
Ao decorrer dos anos, vários pesquisadores e cientistas responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de novas fontes de energia, notaram que nossas fontes de fornecimento energético, necessitam urgentemente de melhoras, para isso vem sendo implantadas e testadas novas formas de energia para a sociedade. Trazemos aqui no nosso artigo, uma detalhada pesquisa sobre uma das principais fontes de energia "limpa" no Brasil, a energia eólica, que no nosso país tem grande potencial de desenvolvimento, e vem se destacando mais a cada ano que passa, além da pesquisa conter dados importantes sobre a história da energia eólica, ela expande um pouco mais sobre a parte mecânica do funcionamento de turbinas, e em relação à alguns componentes existentes, demonstrando que de fato a energia eólica é a que menos denigre o meio ambiente.
"Não é como hoje em dia, era tudo muito mais difícil": a chegada da energia elétrica na localidade de Linha Sítio, Cruzeiro do Sul (Rio Grande do Sul -Brasil), 2019
Resumo: O presente artigo realiza algumas reflexões a respeito da chegada da energia elétrica em uma pequena localidade rural no interior do município de Cruzeiro do Sul/RS. A energia elétrica foi instalada na localidade de Linha Sítio na década de 1960, e foi necessária a integração e o cooperativismo da população para que o projeto se concretizasse. O objetivo desta pesquisa é perceber como essa transformação ficou marcada na memória de moradores locais que vivenciaram a mudança. As entrevistas realizadas foram pautadas no método da História Oral e combinadas com referências bibliográficas sobre a instalação da energia elétrica no Brasil. O conceito de memória também faz parte da análise dos relatos, tendo em vista que auxilia na problematização das mesmas. Os resultados alcançados permitem inferir que, a partir da perspectiva dos entrevistados, o processo de eletrificação da comunidade não se deu de maneira rápida e foi responsável por mudanças significativas no cotidiano dessas pessoas, as quais transmitem um sentimento positivo em relação à tecnologia que oportunizou um modo de vida mais dinâmico. Palavras-Chave: Energia Elétrica. História Oral. Memória. ________________________________________________________________________________________________ Introdução A localidade de Linha Sítio está situada no município de Cruzeiro do Sul, pertencente à região denominada Vale do Taquari. Esta região foi povoada mais intensamente após a chegada de imigrantes alemães e italianos no final do século XIX; contudo, indígenas Guarani e Kaingang, africanos escravizados, luso-brasileiros e imigrantes açorianos já ocupavam o território antes disso e seus descendentes continuam presentes até hoje. Imigrantes alemães e italianos e seus descendentes se viram atraídos pela região por esta ser extremamente fértil, em decorrência das
2009
Ao Senhor Deus que desde meu nascimento tem iluminado minha vida com sabedoria, simplicidade, glórias e, principalmente, humanidade. Ao Governo Federal por ter concedido financiamento da CAPES em forma de Bolsa para complementar os estudos que resultaram na consecução da pesquisa. À querida orientadora, profª. Maria José Aquino, que desde o aceite do projeto inicial, tem contribuído com o desenvolvimento da pesquisa, com sabedoria, paciência e confiança. A profª. Angélica Alberto, cuja estima e admiração por seu trabalho acadêmico e sua compreensão estarão sempre me inspirando nos caminhos vindouros de minha formação. A querida amiga e profª. Eneida Assis, cuja amizade me ensinou muito em termos de academia e de experiência de vida, me sinto honrado por tê-la em minha história. Ao profº. Heribert Schmitz que muito contribuiu nas observações da qualificação do projeto, com indicações de bibliografias que foram importantes para a redação final da dissertação. Aos professores Wilson Barp, Daniel Brito, Celso Vaz, Eleanor Palhano, pelas aulas que contribuíram com minha formação acadêmica nesse momento de mestrado. Grato serei a todos pelas críticas, sugestões e amizade. Aos amigos funcionários do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, com especial, abraço para Rosângela e Paulo, da secretaria do programa. Aos meus queridos amigos (as), Yara, Suzana, Richard, Reginaldo, Jonas, Silvio, Clívia e os demais que cursaram algumas disciplinas, que prestaram momentos de amizade e solidariedade, algo que deveria está presente em todos os grupos, lembrem-se de nossa frase de união: "um por todos e todos por um". Aos moradores (as) da Vila de São Sebastião pela compreensão da importância de se realizar uma pesquisa sobre suas realidades no momento pós-energia elétrica, que possibilitou além da construção teórica, uma experiência única, com momentos que ficarão para sempre em minhas lembranças. Obrigado a todos (as)! O processo de trabalho sociológico pode ser visualizado como uma dupla errância: procuramos sempre ir além do ponto onde estamos, além do que está dado como imediato, retraçando os caminhos pelos quais as populações vão tecendo, em suas vivências da exploração e da dominação, mas, também por suas trajetórias de reprodução social e de elaboração de sonhos de sociedade, as possibilidades de transformação social. Errância, ainda, no sentido de não temer afrontar a explicação provisória, supondo que a verdade poderá, um dia, nascer desse fundo de erro do qual sempre estamos próximos.
2008
Uma analise do programa de eletrificacao rural no estado de Pernambuco entre os anos de 1998 e 2002 mostra que a demanda total por energia eletrica nao acompanhou a expansao da oferta via ampliacao da cobertura de atendimento. Com efeito, estudos sobre politicas de eletrificacao e seus efeitos no bem-estar e na estrutura produtiva das comunidades atendidas nao sao frequentes no pais e muito raros no Nordeste. A eletrificacao ainda e vista pura e simplesmente como panaceia para a pobreza rural, sem se empregar acoes complementares de educacao para o consumo e acoes de melhoria na estrutura produtiva das novas populacoes atendidas. A chegada da rede de energia eletrica ou outras fontes de energia a areas remotas e fortemente desejavel – isto esta fora de questao – mas sem politicas complementares, os resultados podem ser pifios. Dados de fontes primarias da concessionaria de eletricidade de Pernambuco, CELPE, apontam para uma aparente incongruencia: embora o numero de domicilios atend...
CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE, 2019
1,3,4 e 5 Instituto Federal do Piauí -IFPI 2 O setor de energia elétrica do Brasil desde a sua criação necessitou da criação de leis para regulamentar desde a geração de energia com o aproveitamento dos rios, passando pela distribuição e comércio. A necessidade de entender como se deu esse processo pode revelar o cenário atual de desenvolvimento do setor em estados como o Piauí. Objetivando entender como se encontra o cenário de universalização e de incentivos ao desenvolvimento de energias no Estado, esse artigo foi realizado por meio de uma revisão da literatura e de dados das políticas públicas como PROINFA e Programa Luz para Todos, que ajudou na inserção de fontes de energia renováveis como a solar e eólica, além do acesso dessa energia para a população. Observa-se que a segurança regulatória nacional possibilitou a criação da usina hidrelétrica no estado, assim como órgãos de operação como é o caso da CEPISA. No entanto, é necessário que essa regulamentação seja estável para que investimentos sejam realizados, e com isso, a implantação das políticas públicas de desenvolvimento do setor energético atinja áreas de difícil acesso. Possibilitando ainda que as fontes de energia solar e eólica possam ser incentivadas para aproveitamento do potencial que possui o Estado.
2017
Há apenas 20 anos, Jericoacoara (localizada na costa oeste do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil) era uma pequena e simples vila de pescadores. A energia elétrica chegou à localidade somente em 1998; então, a partir daí, chuveiro elétrico e aparelhos de ar condicionado passaram a fazer parte do cotidiano do lugarejo. Evidentemente, essa realidade não atinge a todas as residências. Ainda hoje, uma quantidade significativa de casas é construída em madeira e são muito simples. Antes da chegada da eletricidade, Jericoacoara, em se tratando de turismo, era visitada basicamente pelos chamados mochileiros, aventureiros e hippies. A chegada da energia elétrica transforma radicalmente o cotidiano dos moradores do lugar, que veem o fluxo de turistas aumentar fortemente. As antigas pousadas de pescadores utilizadas pelos visitantes deram lugar a pousadas mais luxuosas, que contam com aparelhos de ar condicionado tipo Split, água quente, piscinas térmicas e banheiras de hidromassagem. Boa p...
Ibersid Revista De Sistemas De Informacion Y Documentacion, 2009
El Proyecto Eletromemoria tiene como objetivo identificar, pesquisar, diagnosticar y referenciar el acervo documental del sector energético relacionado a la implantación y al desenvolvimiento de la generación, transmisión y distribución de la energía eléctrica en el Estado de San Pablo, en el período de 1890 a 2005. Palabras clave: Energía eléctrica. Memoria. Historia. Archivo. Cultura material. Estado de São Paulo (Brasil).
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.