Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2023, Vozes da internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da educação profissional, científica e tecnológica
…
6 pages
1 file
Breve relato de experiência sobre experiências de formação docente que tem como princípios o sistema de ensino finlandês e o intercâmbio de professores brasileiros.
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2017
setembro, 2017). Este congresso é organizado por docentes das Universidades do Minho e da Corunha, instituições que celebraram em 1995 um protocolo de cooperação que abarca a organização do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia e a edição da Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Mais recentemente, os mesmos docentes criaram a Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP) com a finalidade de promover o saber psicopedagógico e o desenvolvimento educativo, estimulando a investigação e a inovação, bem como a interação entre pesquisadores dos domínios científicos representados nas áreas temáticas do Congresso. A realização do XIV do Congresso decorre sob os auspicios desta Associação, esperando que o entusiasmo com que se iniciou esta cooperação académica se alargue a outros docentes e investigadores das mais diversas instituições e países. Mantendo a designação inicial de Congresso Galego-Português, o universo de participantes alargou-se progressivamente. Esta XIV edição conta com 873 propostas de comunicações aceites pela Comissão Científica, apresentadas por 1459 autores/co-autores, havendo 650 participantes efetivamente inscritos. De Portugal, há participantes de todas as regiões, incluindo Açores e Madeira; de Espanha, há um particular destaque para participantes da Galiza, mas também de outras Regiões como Astúrias, Extremadura, Andaluzia, Catalunha, Múrcia e Comunidade Valenciana (as mais representadas); do Brasil, regista-se um aumento expressivo no número de participantes, provenientes de vários estados e instituições, do Norte/Nordeste ao Sul. Há, ainda, participantes de países africanos de língua oficial portuguesa, como Moçambique e Angola, da América do Norte (Estados Unidos), da América Latina (México, República Dominicana, Cuba e Uruguai) e de outros países europeus, como Inglaterra, Itália, Roménia, Polónia, Holanda, Suíça, Grécia e República Checa. Em alguns destes casos, esta participação decorre da coautoria de projetos e comunicações aqui apresentadas. Este alargamento internacional e a dinâmica levada a cabo pelos participantes, com propostas de comunicações que decorrem já de parcerias em projetos e em redes de investigação internacionais, é um indicador da sustentabilidade e da qualidade deste Congresso. De explicitar que a presença em redes internacionais de investigação é hoje indicador de qualidade das instituições do Ensino Superior e dos seus Centros de Investigação. Numa lógica de convergência de olhares diferentes e de aproveitamento de recursos, o avanço da investigação pressupõe a
Trabalho & Educação
A reflexão e análise conjunta com os docentes sobre seu trabalho é essencial para a manutenção da saúde e produção desses sujeitos, transformando-se no fortalecimento dos coletivos e na melhoria do dinâmico processo de ensino. Pensando acerca de tais questões, esta pesquisa teve como referencial teórico metodológico os conceitos da ergonomia do trabalho e da clínica da atividade desenvolvida por Yves Clot (2005, 2007, 2010a, 2010b, 2017) e Daniel Faïta (2002, 2004), sendo o método utilizado a Instrução ao Sósia (ODDONE, 2008; CLOT, 1999, 2007, 2010; ROGER, 2007, 2013). O objetivo foi coanalisar a atividade e as transformações da atividade dos professores sob os olhares dos próprios trabalhadores durante o período de suspensão de aulas presenciais devido à pandemia COVID-19. Por meio das análises, demonstramos que as professoras e professores participantes da pesquisa constataram a ocorrência de adaptações e substituições na organização do trabalho após a suspensão das aulas presenci...
2009
A formacao inicial e continuada de professores, articulada pela producao e desenvolvimento de quatro Situacoes de Estudo (SE), que pretendem viabilizar a construcao de significados dos conceitos cientificos na escola, partem da vivencia dos estudantes e sao producoes coletivas, fundamentadas no referencial historico-cultural. A abordagem qualitativa e a investigacao-acao (PAIS-Pesquisa-Acao Integral e Sistemica) fundamentam a pesquisa com professores do ensino medio de duas escolas, professores e estudantes de Licenciatura das Ciencias da Natureza. E possivel romper com o arcabouco tradicional do conhecimento escolar, numa perspectiva integradora de conceitos das diversas areas do conhecimento e, constituir cidadaos reflexivos e conscientes.
2021
Omo bem´u ymã guaré Moquém NHEMBO'E Jaider Esbell O'ma'kon-Mymba kuery-Mymba kuery nhemboaty Ipiré'ã: hembiapo mba'emo ra'ã anga ombo ombojaá py vy ma TARTARUGA, Sueli Maxakali (p.185)
2018
The present text aims to present possibilities of discussion of critical pedagogy, more specifically of the teacher training model as Transforming Intellectual Transformant developed by Giroux, through the exposition and problematization of a narrative about the process of becoming a teacher. For this, we organize this narrative course through four movements, of which we can highlight: First steps: encounter with the Science-Technology-Society (CTS) perspective; The critical awakening; Immersion in the classroom: emerging difficulties and perspectives, and; The search for a formative continuum. We argue on the potentiality of critical pedagogy as a theoretical framework so that the teacher can act in order to be an active agent in the struggle for a more just and egalitarian society, as well as in its emancipation and autonomy, obtained from a critical analysis of the actions pedagogical.
Indagatio Didactica, 2020
Este trabalho apresenta o percurso de formação de professores na unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores (AEI) de um Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esse percurso, organizado em quatro módulos, iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. De seguida foram exploradas diferentes abordagens pedagógicas inovadoras, com a finalidade de capacitar os professores com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. O desempenho dos professores nas atividades realizadas na UC AEI foi avaliado através de rubricas. O estudo de caso descritivo e exploratório aqui apresentado recorreu, para além da análise documental realizada através de rubricas, a uma entrevista de grupo focado. O balanço global do funcionamento da UC mostra que os professores se sentiram globalmente satisfeitos com as competências que desenvolveram quanto ao contributo dos AEI na inovação do ensino e na gestão curricular, o que poderá contribuir para a mudança das suas práticas.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Diferentes abordagens sobre a prática docente, 2018
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
No presente artigo expomos uma proposta de formação de professores em espaços criados para o desenvolvimento de um modo de aprendizagem sobre a atividade docente, a partir da vivência de situações em que o futuro professor experiencia a atividade pedagógica à semelhança do que realizará, profissionalmente. Nos experimentos formativos, denominados de Clube de Matemática e Oficina pedagógica de Matemática, o pressuposto, referenciado na Teoria da Atividade, é que, ao se conceber, desenvolver e avaliar a atividade pedagógica, se coloca em movimento o processo de significação da docência. Essa perspectiva tem orientado o desenvolvimento de projetos educativos em conformidade com atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2013
Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Educação (UFSM), 2013
Revista Thema, 2015
A constituição do trabalho docente no Município de Uberlândia e as consequências do neoliberalismo, 2023
REVISTA INTERSABERES
LAPLAGE EM REVISTA, 2016
Revista de Educação Popular
Cadernos Cajuína, 2021
Revista Humanidades & Educação
Administração: Ensino e Pesquisa
Motrivivência
Revista Tempos e Espaços em Educação