Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Schème. Revista eletrônica de psicologia e epistemologia genéticas, 2011
O livro é fruto das reflexões e pesquisas de participantes do NEEGE-Núcleo de Estudos em Epistemologia Genética e Educação da UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a participação do professor espanhol Juan Delval da UAM-Universidad Autónoma de Madrid, os quais produzem textos oriundos de suas respectivas experiências e vivências, tendo como fio condutor as Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget. Como os organizadores enfatizam na introdução do livro, esse eixo comum centra-se no fato de compreenderem que o ser humano não está pronto, mas que é fruto de uma construção que inicia-se no nascimento, sobretudo por sua ação no mundo. O agir sobre o mundo impinge ao ser humano sua própria compreensão desse mundo, ou seja, "[...] o ser humano é resultado de sua própria ação; ele pode erigir sua grandeza ou sua própria destruição [...]" (p. 7). Com esse fio condutor o livro apresenta, em seu primeiro capítulo intitulado: "Ensino e Pesquisa: Qual a Relação?" de autoria de Fernando Becker, uma distinção entre ensino e pesquisa. Para tanto, distingue-se a compreensão entre pesquisador strito senso e lato senso, onde no sentido mais específico (strito) são as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação ou por entidades cujas finalidades são as pesquisas científicas. Portanto, faz-se claro a necessidade de um projeto de pesquisa que norteie tanto o desenvolvimento da mesma como as conclusões a que esta chegará. Num sentido mais amplo (lato) entende-se todo professor, independente do nível de ensino em que leciona, como um pesquisador, pois este "[...] elabora planos de atividades, aplica metodologias,
Há tempos vem se discutindo sobre a possibilidade e a necessidade de formação de um professor pesquisador. Para compreender essa discussão é imprescindível que se saibam quais são as características básicas de um professor pesquisador. Para tanto no presente trabalho apresentar-se-á uma breve discussão acerca do conceito de professor pesquisador, quais os objetivos, as finalidades da sua pesquisa, qual a relação entre professor pesquisador e professor reflexivo, o por quê de formar um professor pesquisador e quais as necessidades para esta formação.
O professor pesquisador é uma introdução à metodologia da pesquisa qualitativa, dirigida a professores em atividade e em formação inicial e continuada. O propósito de Stella Maris Bortoni-Ricardo, em seu novo livro, é estimular os professores e todos os atores envolvidos com educação a terem uma postura pró-ativa na produção de conhecimento científico.
Interdisciplinaridade Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisa Em Interdisciplinaridade Issn 2179 0094, 2010
Artigos 1. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR-30 anos de pesquisa Fazenda 1 Resumo: O texto é uma revisão histórico crítica dos procedimentos metodológicos à pesquisa interdisciplinar onde o papel das histórias de vida ganha destaque especial. Trata de princípios que poderão alicerçar intervenções. Destaca o valor das metáforas enquanto referência na pesquisa. Destaca aspectos de uma hermenêutica de sujeitos e a força da palavra quando trabalhamos com formação interdisciplinar de professores. Alicerça-se na pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Interdisciplinaridade nos últimos 30 anos.
2009
O artigo aqui apresentado relata pesquisas da autora realizadas na temática da formação de professores, destacando as pesquisas referentes à Didática em cursos de Licenciatura, à Qualificação do Ensino Público escolar e às práticas de docentes de uma Universidade Pública, essa última em andamento. As duas primeiras pesquisas, envolvendo professores nas escolas, são, segundo a autora, de carácter prático-interpretativa e a terceira, teórico-interpretativa. O conjunto de questões que emergem destas pesquisas é discutido pela autora que os identifica também em países que buscam implantar políticas públicas que favoreçam a democratização escolar e social, nas quais os professores e as escolas, em suas novas lógicas de organização curricular e novas formas de gestão, ganharam centralidade.
2017
No Brasil, cientistas sao responsaveis por disciplinas tecnico-cientificas, parte do processo de constituicao das concepcoes de Ciencia por alunos ao longo dos cursos de licenciatura. Este trabalho busca compreender, a luz fenomenologia, como cientistas significam a vivencia de ser docente-pesquisador formador de professores na indissociabilidade do tripe universitario, ensino-pesquisa-extensao, como parte da constituicao de saberes docentes. Os dados organizados a luz do referencial metodologico e lidos numa perspectiva existencialista indicam extensa dicotomia de valores acerca da producao de conhecimento, das funcoes da universidade e dos valores referentes a formacao de professores, no contexto brasileiro, que se postam como obstaculos para uma finalidade clara e comum entre producao de conhecimento cientifico e producao de conhecimento pedagogico.
Anais ABRACE, 2018
O que nos aproxima é o afeto vivido, em maio de 2018, numa residência artística no evento Reperformar o afeto: professores-performers, organizado por Naira Ciotti, na cidade de Natal. Por outro lado, descobrimos que a busca pela experiência na educação assenta-se em bases que alicerçam as práticas dos três docentes.O grande eixo comum entre os três autores trata-se de processos de ensino em que todos estão em aprendizagem; em processos artísticos em que todos são propositores, criadores e executores. Outro diferencial que une os
Revista Diálogo Educacional, 2007
O texto que se segue é o relato de uma experiência de parceria entre o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e a Apeoesp (Sindicato do Professores da Rede Pública de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que no ano 2006 uniram esforços para capacitar na pesquisa em educação docentes da rede estadual de ensino paulista, mediante um curso na modalidade extensão denominado de “Introdução à Pesquisa em Educação”. Para apresentar os contornos dessa iniciativa, o texto divide-se em três momentos. No primeiro, são delineadas as motivações que levaram as duas instituições a formularem a proposta que visou enfrentar o problema da deficiência na formação acadêmico-científica dos docentes da rede pública. No segundo momento, encontra-se descrita a proposta formulada, seguida de um relato sobre sua execução nos dois locais onde foi implementada simultaneamente: Campinas e Americana. Por fim, é apresentada uma avaliação do trabalho realizado, que deu ensejo aos autores desse rel...
Scientia cum Industria
No presente artigo apresenta-se resultados de uma pesquisa realizada com participantes de um curso de formação continuada, que teve como foco a educação pela pesquisa no ensino de Ciências. O curso, direcionado a professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS, abordou o panorama da prática pedagógica, no que diz respeito à realização de pesquisa com os estudantes do ensino Fundamental. Uma sondagem inicial sobre educação pela pesquisa e outras com instrumentos diagnósticos foram realizadas com 125 professores participantes do referido curso. A partir da análise da sondagem inicial realizada com os docentes, bem como pela análise textual discursiva das suas produções e pela a análise dos questionários a eles aplicados, foi possível evidenciar aspectos relevantes que justificam a necessidade de haver um constante diálogo sobre a importância do ensino e da aprendizagem pela pesquisa, visando a formação de estudantes críticos e capazes de fazer ciência. A análise dos resultados sugere que muitos professores interpretam a pesquisa como a busca de informações, principalmente na internet, não ocorrendo a interação dos estudantes com o conhecimento e a aplicação ou com a modificação na realidade.
Educacao Tecnologia, 2011
O presente trabalho aborda resultados de pesquisa realizada sobre a formação do aluno pesquisador desde o Ensino Médio. Mostra que é grande a necessidade da formação de alunos capazes de selecionar as informações e de realizar pesquisas. Analisa a realidade das feiras de ciências na atualidade e a sua importância na capacitação dos alunos para a realização da pesquisa científica. Além disso, analisa as condições reais que os alunos do Ensino Médio possuem para a realização de pesquisas e apresenta proposta para melhoria dessas condições.
Educacao Por Escrito, 2012
RESUMO-O artigo que se apresenta irá discutir a origem, a formação e os desafios que se apresentam para o professor pesquisador, dando ênfase na sua prática tanto na escola como no ensino superior. Para uma melhor organização da pesquisa, optou-se em dividi-la em três capítulos. O primeiro trata da origem e das principais características do docente pesquisador. O segundo capítulo refere-se a formação acadêmica desse profissional e no último se discute os desafios e as perspectivas no meio acadêmico frente as novas exigências que se apresentam. Percebe-se diante disso tudo, que o professor é um agente de sua própria formação e de seu aprender a ensinar, tornando-o, assim, necessariamente um pesquisador da sua área do conhecimento. Palavras-chave: Pesquisa; Formação; Professor; Ensino. Teacher researcher: prospects and challenges ABSTRACT-The article presents will discuss the origin, formation and the challengesthat present themselves to the teacher researcher, emphasizing in practice both at school and in higher education. For a better organization of research, it was decided to divide it into three chapters. The first deals with the origin and maincharacteristics of the teacher researcher. The second chapter refers to this professional and academic training in the last discusses the challenges and prospects in academia face the new demands that arise. It can be seen it allbefore, that the teacher is an agent of their own training and their learning to teach,making it thus necessarily a researcher in your area of knowledge.
2017
Uma orientação importante para as licenciaturas é a de que, desde este curso, o professor torne-se pesquisador. Então, muitas são as estratégias adotadas e, neste contexto, torna-se importante perceber: como os diferentes espaços do Curso de Licenciatura em Matemática têm desenvolvido competências relacionadas com o processo de investigação em Educação Matemática? Esta é a questão orientadora do nosso trabalho. Para desenvolvê-lo, tomamos como referências a Teoria da Aprendizagem Situada em Comunidades de Prática e as discussões sobre professores pesquisadores e, metodologicamente, optamos pelo desenvolvimento de monografia de final de curso no formato multipaper, onde os textos são elaborados de modo independente, em forma de artigos.
Revista Docência do Ensino Superior, 2016
2019
O presente trabalho descreve as acoes executadas no Laboratorio Educacional de Ciencias (LEC) da EEM Sao Francisco da Cruz durante o ano de 2018 e traz uma reflexao sobre essas vivencias. Tem como objetivo explicitar as vantagens, em meio as dificuldades, do educar pela pesquisa. Inicialmente, fazemos uma abordagem introdutoria sobre as Ciencias, o Laboratorio Educacional de Ciencias e sua importância na escola. A seguir, temos a exposicao detalhada da metodologia utilizada para o desenvolvimento das acoes planejadas, organizadas e executadas pelas professoras do LEC durante o ano letivo de 2018. O desenvolvimento aborda a iniciacao cientifica, os projetos cientificos e as aulas praticas no laboratorio de ciencias, numa perspectiva de despertar o interesse do educando pela pesquisa e de consolidar os conhecimentos teoricos atraves das aulas praticas experimentais. Para concluir, mostramos as dificuldades enfrentadas para que as acoes fossem realizadas com exito e os resultados obtidos.
Imagens da Educação
Reconhecer a pesquisa e a formação de professores pesquisadores demanda maturidade e formação teórica e metodológica consistentes, atreladas à responsabilidade social do professor e do pesquisador – temática presente nos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu. Inserido no contexto desta problemática, o presente estudo teve como objetivo analisar como dissertações produzidas, entre 2015-2020, por alunos do Profletras, vinculados à unidade UFPB, situada no município de Mamanguape, foram desenvolvidas e quais relações estabeleceram com a formação docente. Este estudo está ancorado na abordagem qualiquantitativa de pesquisa, e foi realizado através de estudo de caso e da análise documental. Resultados apontaram que os dados coletados foram tratados em sua maioria por comparação de produções discentes, antes e após a intervenção docente. Tais produções partem de problemáticas menos ínsitas à aprendizagem do que aos métodos de ensino e a questões sociais mais amplas. Por fim, ações resolut...
2015
O presente artigo analisa algumas praticas curriculares desenvolvidas em uma escola colombiana que se constitui em um projeto experimental de educacao. Tal escola e um dos espacos investigados pelo grupo de pesquisa Curriculo, Espaco, Movimento (CEM), do Centro Universitario Univates, que tem por objetivo problematizar o curriculo em espacos escolares e nao-escolares e seus cruzamentos com os movimentos escolarizados e nao-escolarizados. Tomando como referencial teorico-metodologico a genealogia foucaultiana, pretende-se visibilizar alguns movimentos curriculares produzidos nesse espaco. O estudo mostra que a pesquisa como principio educativo e o protagonismo docente podem conjugar-se como importantes movimentos na construcao de uma educacao mais voltada as necessidades dos sujeitos e da comunidade local e menos comprometida com formas fixas e predeterminadas, a partir das quais comumente se instituem os curriculos escolares.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.