Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2002, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
Rhinosporidiosis is a rare fungal infection, specially when it involves the eye. Its etiologic agent is Rhinosporidium seeberi, which produces elevated and polypoid lesions, with features of granulomatous inflammation, rich in parasites. The authors report a case with tarsal conjunctival impairment in a 22-year-old patient. This is the first case of the ocular disease in the state of Espirito Santo. The clinical features, etiology, pathogenesis, diagnosis and therapy are discussed.
Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública, 2018
Revista Brasileira de Ciência Veterinária, 2014
O presente trabalho teve por objetivo descrever o primeiro relato de rinosporidiose canina no Brasil, discutindo suas principais características clínicas, etiológicas, patogênicas e seu diagnóstico. Um cão macho, sem raça definida, com histórico de massa nasal de crescimento lento há cinco meses, com sangramento nasal esporádico, foi encaminhado ao setor de cirurgia e realizada biópsia com posterior exame histopatológico. O resultado demonstrou a presença de estruturas encapsuladas compatíveis com esporângios de Rhinosporidium seeberi. O proprietário optou por não realizar o tratamento cirúrgico ou farmacológico, assim como não retornou para as revisões. Até o presente momento, este é o único caso de rinosporidiose canina obervado no país. Os achados clínicos foram comuns aos demais casos mundiais da doença. A coloração com Hematoxilina-Eosina foi simples e conclusiva. As massas polipoides, friáveis, em cavidade nasal, de pacientes que têm contato com água estagnada devem incluir o R. seeberi como diagnóstico diferencial.
J Pediatr, 1994
A rinosporidiose é uma doença fúngica rara, causada pelo Rhinosporidium seeberi, de contágio por inalação de poeira (esterco de gado infectado) ou inoculação de orifícios corporais pelo contato com água contaminada. Acomete cavidade nasal (mais comum), olhos, nasofaringe, uretra, conduto auditivo externo. Tem curso clínico lento e, como manifestações nasais, obstrução, epistaxe, rinorréia, presença de massa tumoral polipóide friável, lobulada, indolor, geralmente de implantação septal. Caracteriza-se histologicamente por cistos globulares contendo endosporos ("sporangia"), recoberto por agrupamentos de eosinófilos, em meio a reação granulomatosa. O tratamento é cirúrgico (com recorrência em 10% dos casos) e medicamentoso, utilizando diamino-difenil-sulfona ou anfotericina para evitarse recidivas. Apresentamos um caso de rinosporidiose em criança de 10 anos, sexo feminino, com quadro de obstrução nasal e epistaxe à esquerda há 3 meses com tumoração em fossa nasal esquerda, submetida à terapêutica cirúrgica.
Revista Brasileira De Oftalmologia, 2007
Os autores descrevem um caso de rinosporidiose conjuntival acompanhado de afilamento escleral, tratado cirurgicamente com enxerto escleral. São analisadas semelhanças e diferenças com outros casos descritos na literatura.
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2008
Arquivo Brasileiro De Odontologia, 2013
A mucosa do seio maxilar pode ser atingida por um processo infeccioso/inflamatório conhecido como sinusite maxilar. Diversas alterações dentárias podem propiciar o acesso de microrganismos potencialmente patogênicos a essa importante cavidade pneumática, promovendo o surgimento e estabelecimento da sinusopatia maxilar. O fator dental pode estar envolvido em até 12% dos casos de sinusite maxilar. Uma anamnese detalhada, um exame físico cuidadoso e exames imaginológicos específicos se fazem de suma importância para um correto diagnóstico e, consequentemente, para a eleição da forma de tratamento mais conveniente. O objetivo deste presente trabalho é apresentar o caso de uma paciente sinusopata, devido à evolução de um processo carioso para uma periapicopatia, e a resolução da mesma, por meio de tratamento endodôntico e terapêutico.
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 2003
Rinólitos são formações calcárias encontrados no interior das fossas nasais, eventualidade rara e facilmente confundida com quadro infeccioso ou obstrutivo de vias áreas superiores. OBJETIVO: Apresentar oito casos de rinolitíase, a demora no diagnóstico, o mecanismo fisiopatogênico, os sintomas apresentados e o posterior tratamento adotado, além de fazer uma breve revisão bibliográfica sobre o tema. FORMA DE ESTUDO: Relato de séries. MATERIAL E MÉTODO: Os autores descrevem oito casos de rinolitíase atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro, UFF e na Clínica Pires de Mello, Niterói, RJ, no período de janeiro de 1980 a julho de 2002. RESULTADOS: No período acima citado ocorreram oito casos de rinolitíase. Destes, quatro eram homens e quatro mulheres; a idade variou entre sete e 76 anos. O sintoma mais freqüentemente relatado foi obstrução nasal acompanhada de rinorréia mucopurulenta e fetidez. Um caso assintomático foi descrito. Em metade dos casos o rinólito não foi visualiza...
Anais Brasileiros de Dermatologia, 2010
O nevo de Spitz é uma lesão melanocítica benigna com características clínicas e histopatológicas semelhantes às do melanoma. Foi descrito em 1948, mas até hoje, ainda, existe grande controvérsia no seu diagnóstico e conduta. A utilização da dermatoscopia pode aumentar a sua acurácia diagnóstica. As características dermatoscópicas do nevo de Spitz incluem um padrão estelar (starburst), que é o mais frequente, seguido do padrão globular e do padrão atípico. O diagnóstico deve ser confirmado por exame histopatológico, principalmente, nos casos atípicos.
Gazeta Médica, 2021
Os corpos estranhos nas fossas nasais são causas frequentes de recurso à urgência, sobretudo em idade pediátrica.Na maioria dos casos são inofensivos, podendo permanecer vários dias sem causar lesões. As pilhas sendo uma exceção,representam uma importante ameaça com necessidade de remoção urgente.Descreve-se o caso de uma criança com 4 anos de idade, observada no Serviço de Urgência com suspeita de corpoestranho na fossa nasal. Apresentava obstrução nasal e rinorreia unilateral sanguinolenta, com 5 horas de evolução.A radiografia dos ossos próprios nasais identificou um objeto redondo, radiopaco com sinal de duplo halo. Mediantea suspeita de uma pilha na fossa nasal, procedeu-se à sua imediata remoção sob anestesia geral.Pretendemos alertar para a perigosidade deste tipo de objeto, assim como para a necessidade de uma abordagemdiagnóstica e terapêutica céleres, a fim de evitar complicações graves.
ConScientiae Saúde, 2006
Os cistos epidermóides, também denominados cistos cutâneos, são tumores muito freqüentes, que podem requere cuidados cirúrgicos. Na maioria das vezes, em razão da apresentação clínica patognomônica e de curso indolente, são simplesmente removidos. Habitualmente, o diagnóstico clínico é de fácil confirmação na cirurgia devido ao aspecto típico de formação cística preenchida com um fluido cremoso. Comumente tais lesões “típicas” não sofrem investigação histológica após a remoção. Entretanto, este relato de caso de um cisto epidérmico em couro cabeludo vai mais além, produzindo, por meio de técnicas laboratoriais de rotina, uma análise histopatológica, que revelou a existência de um cisto típico, esférico e esbranquiçado, preenchido, predominantemente, pro lâminas de queratina, delimitado por um epitélio estratificado e envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado.
Anais Brasileiros de Dermatologia, 2011
A rinosporidiose é uma doença infecciosa zooantropofílica mucocutânea causada pelo Rhinosporidium seeberi. Caracteriza-se por massa polipoide, séssil ou pedunculada, eritematosa, moriforme e friável, principalmente, nas mucosas nasais e oculares. A ocorrência na pele é ocasional, por disseminação a partir da mucosa adjacente, inoculação direta ou generalização via hematogênica. Os autores apresentam o caso clínico de um menino de oito anos de idade, com lesão isolada localizada no epicanto medial do olho direito
Tropical doctor, 2018
Rhinosporidiosis is a chronic granulomatous disease that affects mucosal surfaces. Its epidemiology and clinical presentation in Colombia are not well-known. We therefore reviewed all 58 reported cases between 1964 and 2015 to raise awareness among clinicians in a non-endemic area. Of the patients, 64% were male (median age = 15 years) and 57% had ocular and 43% nasal manifestations; there were no disseminated cases of the disease. All lesions were surgically removed.
2019
A doença de Rosai-Dorfman é uma histiocitose que, classicamente, se caracteriza por linfadenopatias cervicais indolores. Contudo, pode em 43% dos casos apresentar envolvimento extraganglionar. É uma entidade com elevada variabilidade clínica e que, pode evoluir desde um episódio auto-limitado até à morte. É apresentado o caso clínico de uma mulher de 64 anos com queixas de obstrução nasal persistente. Ao exame objetivo apresentava desvio septal e polipose nasossinusal grau III bilateralmente. Foi solicitada tomografía computorizada que revelou preenchimento praticamente total dos seios perinasais, assim como, sinais de destruição óssea. A doente foi submetida a cirurgia endoscópica nassosinusal tendo o resultado anátomo-patológico da mucosa removida demonstrado tratar-se de doença de Rosai-Dorfman. O estudo analítico e imagiólogico sistémico permitiu excluir patología primária ou outros focos de doença. Este caso clínico foi particularmente interessante pelo desafio cirúrgico que re...
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2003
RESUMO -Meningiomas correspondem a cerca de 20% dos tumores intracranianos, com incidência aproximada em 2,3 por 100000. Considerando-se os achados em autópsia, estes tumores representam 30% dos tumores intracranianos. A maioria destas lesões é benigna, sendo o prognóstico do paciente diretamente relacionado à facilidade de ressecção cirúrgica da lesão. A incidência de meningiomas malignos é baixa, cerca de 0,17 por 100000, representando cerca de 1 a 11% dos meningiomas . Tal variação na incidência entre as séries ocorre devido a diferenças nos critérios de definição de malignidade para estes tumores. Só recentemente têm sido relatados casos de meningiomas com morfologia rabdóide, descritos como tumores de comportamento extremamente agressivo. Relatamos o caso de um meningioma rabdóide, em mulher de 56 anos, tratado cirurgicamente em duas ocasiões num período de 6 meses, com êxito letal devido à recidiva local da lesão, apesar de radioterapia e quimioterapia.
Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 1999
Arq Int Otorrinolaringol, 2009
Gazeta Médica
A rinolitíase é uma patologia rara e pouco descrita na literatura. Um rinólito é uma massa calcificada das fossas nasais. Pode ser um achado acidental num doente assintomático ou ser causa de rinossinusite crónica e de destruição das fossas nasais e dos seios perinasais. É um diagnóstico a ter em conta nos casos de obstrução nasal e rinorreia unilaterais, sendo a endoscopia nasal e a tomografia computorizada fundamentais para o diagnóstico. O tratamento implica a sua remoção cirúrgica, podendo ser realizado sob anestesia local ou geral, geralmente por via endoscópica. Os autores apresentam dois casos clínicos que ilustram ambos os espectros desta condição e fazem uma revisão bibliográfica sobre o tema.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2001
Relatamos um caso de neurossarcoidose em um paciente masculino, 21 anos de idade, com história de cefaléia desde os três anos de idade e sem alterações à tomografia computadorizada (TC) do crânio. A ressonância magnética (RM) revelou envolvimento meníngeo, com realce intenso e homogêneo da convexidade frontotemporal direita e no terço anterior de fissura inter-hemisférica. A RM é mais sensível que a TC, sendo a técnica de investigação mais apropriada para a avaliação de lesões meníngeas e parenquimatosas, bem como no acompanhamento da eficácia da terapêutica e no seguimento dos pacientes.
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 2002
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 2003
O condrossarcoma é uma neoplasia maligna proveniente de tecido cartilaginoso, cuja incidência em região de cabeça e pescoço é rara. É mais freqüente em pacientes do sexo masculino, entre a terceira e quarta décadas, e na face localiza-se no seio e osso maxilar, sendo raro no septo nasal. Esse relato descreve o caso de uma paciente do sexo feminino, de 13 anos de idade, que apresentava queixa de deformidade facial em região malar direita acompanhada de dores esporádicas. Ao exame físico apresentava um abaulamento de aproximadamente 3 cm de diâmetro em região malar esquerda, não sendo notada nenhuma alteração à rinoscopia anterior. Foram realizadas tomografia computadorizada (TC) de seios paranasais, ressonância magnética de face e biópsia da lesão para estudo anatomopatológico, que inicialmente sugeria o diagnóstico de condroma. Após a exérese da massa, a paciente evoluiu com recidiva da lesão em apenas 5 meses. Diante deste fato surpreendente, foi requisitada a revisão da lâmina que evidenciou Condrossarcoma tipo I. Nova cirurgia foi realizada, visando a remoção do tumor, com tratamento radioterápico complementar. Atualmente, a paciente se encontra em acompanhamento ambulatorial, sem queixas álgicas e sem sinas de recidiva. Os condrossarcomas são tumores malignos de crescimento lento, mas localmente agressivos, tendo grande propensão a recidivas. A conduta é preferencialmente cirúrgica, uma vez que são pouco radiossensíveis e a quimioterapia é meramente paliativa. O objetivo deste estudo é apresentar um caso de condrossarcoma em seio maxilar, etmóide, esfenóide e septo, discutindo o quadro clínico, diagnóstico, fatores prognósticos e conduta.
Pubvet
O Brasil apresenta uma grande variedade de espécies de aves e dentre essas destaca-se o Sporophila angolensis, uma ave presente no grupo dos passeriformes. Essa ave está entre as espécies mais criadas em cativeiro e que consequentemente podem ser acometidas por agentes, como exemplo a Candida sp., um fungo comumente encontrado no trato gastrointestinal das aves. No entanto, a ocorrência desta levedura é rara em outros sistemas. Desse modo, o objetivo do presente estudo é relatar a presença da Candida sp. associada a um quadro clínico de rinite e sinusite em um curió, que apresentava alteração da região ocular, ressecamento generalizado do bico, protrusão de pálpebra unilateral, alterações respiratórias e urato amarelado. O diagnóstico foi obtido a partir do cultivo fúngico e bacteriano que constatou a presença de Staphylococcus spp. e Candida sp. Esse animal obteve melhora apenas com o tratamento paliativo, apresentando somente uma lesão ocular que culminou em cegueira unilateral. C...
Revista De Patologia Tropical, 2013
A cisticercose é uma doença causada pelo parasitismo da larva da tênia do porco (Cysticercus cellulosae) em tecidos humanos. É mais comum no cérebro, tecido subcutâneo, músculos e olhos. Relatamos aqui uma apresentação rara desta doença na margem lateral esquerda da língua, com diagnóstico histopatológico em biópsia excisional e retirada total da lesão. A criança acometida tinha 7 anos de idade, era do sexo masculino e previamente hígida.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.