Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019
JEL Classification: O38 Resumo: a economia digital deixou de ser setorialmente localizada. Pervasiva ao tecido econômico, sua lógica se impõe via processos de digitalização de serviços/produtos e difusão das plataformas como modelo organizacional. As alterações são substanciais em termos de lógica competitiva, mecanismos de inovação e atualização normativa. As plataformas trazem oportunidades e desafios para as economias nacionais. Em vista disso, organizações internacionais enfatizam a necessidade de atualizar políticas nacionais de inovação e diversos países tem estabelecido estratégias digitais. Neste artigo debatemos as principais características da economia digital e buscamos sua gênese na 'nova economia' dos anos 1990. Em seguida, apresentamos os principais pontos que fazem das plataformas digitais a best-practice organizacional da economia digital. Finalmente, discutimos aspectos da E-Digital, a estratégia de transformação digital desenvolvida pelo governo brasileiro: sua articulação com uma agenda política mais abrangente; definição de agência; visão de paradigma de inovação e compreensão do potencial e difusão da plataformização. Abstract: the digital economy is no longer confined to specific sectors. Pervasive to the economic fabric, its logic imposes through processes of services/product digitization and the diffusion of platforms as organizational model. Changes are substantial in terms of competitive logic, innovation mechanisms and normative updating. Platforms bring opportunities and challenges for national economies. In view of this, international organizations emphasize the need to update national innovation policies and several countries have established digital strategies. Here we discuss the main features of the digital economy and search for its genesis in the 'new economy' of the 1990s. Next, we present the main points that make digital platforms the organizational best practice of the digital economy. Finally, we discuss aspects of E-Digital, the digital transformation strategy developed by the Brazilian government: its articulation with a broader political agenda; definition of agency; innovation paradigm definition and understanding of the potential and diffusion of platformization. Palavras chave: plataformas; plataformas digitais; plataformização; inovação digital; economia digital; política de inovação
Artigo apresentado ao professor Paulo Du Pin Calmon como requisito para a aprovação da disciplina Processos decisórios e políticas públicas. RESUMO A inovação é um processo complexo e de múltiplas dimensões, que envolve elementos subjetivos de criatividade e os condicionantes do ambiente onde esse processo é desenvolvido. A inovação é inerente à evolução da economia, especialmente do sistema capitalista, onde o valor econômico da novidade tem virado o grande incentivo para inovar. A abordagem e Variedades de Capitalismo possibilita a compreensão do fenômeno com foco nas condições institucionais da economia política, derivando no potencial de competitividade internacional, e ainda nas capacidades adaptativas dos países.
Ponto de Vista (NEIC), 2011
Revista Brasileira de Inovação, 2009
Não resta dúvida de que uma das grandes dificuldades do processo inovativo das empresas brasileiras de software está, pelo menos por enquanto, na pouca capacidade de articulação de umas com as outras, bem como com os centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e com os diversos setores para os quais teria a possibilidade de realizar seus projetos informacionais. Trata-se aqui de ilustrar a atuação de um segmento dessa indústria no setor da construção, historicamente avesso à inovação, comprovando que as TIs (Tecnologias da Informação) difundem-se mesmo através de setores tradicionais, servindo não só como suporte administrativo mas, também, como ferramentas estratégias nas empresas. Mais ainda e, principalmente, o estudo pretende exemplificar que características típicas do software são válidas inclusive para setores tradicionais e com processos praticamente “artesanais”, e que influenciam na competitividade do setor tanto nacional como internacionalmente. Entre essas caracter...
Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, 2023
Ribeiro (UENF) Resumo O presente artigo busca analisar os aspectos de coordenação e controle das relações sociais e laborais presentes no capitalismo de plataforma e como estas se instituem em condições de semiliberdade e de subcidadania por meio das ingerências das big techs, fomentando um cenário de coexistência entre inovações tecnológicas e intensas formas de degradação de direitos legitimadas juridicamente pelo Estado. Estas não somente têm conservado, mas também ampliado a hegemonia do capital em detrimento dos interesses daqueles que necessitam vender sua força de trabalho para garantir sua subsistência. Associado a essas questões, ressaltamos que o gerenciamento algorítmico advindo das grandes plataformas digitais-que agenciam e administram o trabalho de homens e mulheres-desdobra-se em práticas que reduzem a participação do aparato estatal em garantir direitos sociais, transferindo essas atribuições para a iniciativa privada e sua lógica mercadorizada da sociedade, típica do neoliberalismo. A partir de uma discussão teórica, buscamos evidenciar que essas práticas incidem não só na implementação de políticas públicas, como também no papel que se atribui às inovações tecnológicas e sua utilização, bem como nas condições de bem-estar na sociedade. Palavras-chave: Capitalismo de plataforma; Neoliberalismo; Gestão algorítmica.
Revista De Administracao Da Unimep Unimep Business Journal, 2012
Organizações & Sociedade, 2021
The world has been going through many technological transformations, which affect not only the productive systems, but also the prevailing social and institutional spheres, creating a fragmented and hard to understand scenario. Different theories aim at evaluating some specific dimensions of the complex process in course at the micro- meso- and macrolevels; however, none seems to encompass the multiple dimensions of the phenomenon concomitantly. To address such research gap, we resort to adaptive theory, which, on the one hand, turns to theoretical constructs on disruptive innovation, creative destruction and economic cycles; on the other, resorts to data and information on the emergence and proliferation of platforms for collaborative consumption. Our paper brings a unified theoretical conception, allowing a more comprehensive and integrated analysis of more than one dimension of the transformation process currently in course.
Revista de Políticas Públicas
A temática que envolve a inovação e o empreendedorismo é recorrente no debate público relacionando-se a políticas econômicas. Desta maneira, o presente artigo procura destacar como essa temática pode servir de elemento explicativo de três teorias de Políticas Públicas, a saber: o advocacy coalition framework; o racionalismo político, e, por fim, o neo-institucionalismo sociológico. Como ilustração do estudo, apresenta-se uma componente empírica, sendo um programa de governo de Portugal, denominado “Programa +e+i”, que foi implementado pelo XIX Governo Constitucional de Portugal. Nessa perspectiva, o artigo visa demonstrar a possibilidade de diversas combinações e reflexões em estudos de casos frente ao estado da arte em políticas públicas.Palavras-chave: Políticas públicas, inovação e empreendedorismo, políticaeconômica.
Revista USP, 2012
REVISTA USP • São PAUlo • n.93 • P. 45-58 • MARÇo/ABRIl/MAIo 2012 46 dossiê Caminhos do desenvolvimento
CERN European Organization for Nuclear Research - Zenodo, 2022
HOLOS, 2016
O estudo apresentado neste artigo tem como objetivo compreender a capacidade de inovação das empresas incubadas na perspectiva da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC). Para atingir esse objetivo foram realizadas entrevistas com a equipe da ITNC, para avaliar a capacidade de inovação das empresas incubadas. A partir dos resultados dessas empresas, pode-se identificar, do ponto de vista da ITNC, a presença dos fatores que constituem a capacidade de inovação, sendo a intenção estratégica de inovar e a gestão de projetos percebidos de maneira mais sutil e a organicidade da estrutura organizacional e a gestão estratégica da tecnologia notada com predominantes no dia a dia dessas empresas.
Resumo: Para viabilizar uma política nacional de saúde de interesse social, o agente público é obrigado a garantir seu espaço no complexo industrial da saúde, como qualquer empresa privada. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é parte da presença pública neste complexo, pois participa na produção e inovação no desenvolvimento de serviços de saúde, aumentando a possibilidade de poupar e alavancar recursos com patentes e aumentar o seu poder de negociação junto aos agentes privados. Em 2010, foram feitos ...
Fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ipea fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais -possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros -e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Imagens da Educação
Aproxima conceitualmente políticas educacionais e noções de inovação, confrontando esses preceitos com elementos considerados inovadores, tomando como base de análise as manifestações advindas de profissionais responsáveis por duas escolas brasileiras de Educação Básica. Apresenta conceitos e construções baseados em Apple (2002), Imbernón (2011), Lima (2012) e Veiga (2003) acerca de inovação, Projeto Político-Pedagógico e controle técnico, considerando-os dentro das premissas das políticas educacionais. Trabalha com excertos de entrevistas feitas com equipes diretivas de duas escolas privadas, analisando-os qualitativamente com base nos extratos produzidos pelo software NVivo. Traz como resultados a fragilidade das posturas inovadoras nos contextos escolares investigados, evidenciando a necessidade de avanço a partir de uma compreensão político-pedagógica dos processos de inovação.
As formas de arranjo organizacional que impulsionam a competitividade de empresas ou corporações inovadoras configuram-se como uma das lacunas existentes no contexto da Inovação. A abordagem teórica da Plataforma de Negócios pode embasar conceitualmente o avanço dessas questões. Este ensaio teórico procura apresentar, de forma descritiva e exploratória, a incorporação da inovação à rotina dos sistemas de gestão parte do desenvolvimento de uma plataforma de negócios baseada na inovação, criando o chamado Sistema Corporativo de Inovação (SCI). Para isso, apresenta seis capacitações organizacionais fundamentais nesse contexto: (1) alinhamento estratégico; (2) gestão do conhecimento; (3) estrutura organizacional; (4) rede de relações externas; (5) processos, práticas e métodos; e (6) sistema de indicadores de desempenho. Discute cada um desses aspectos do Sistema Corporativo de Inovação e as relações existentes entre os mesmos.
2016
A inovacao deve fazer parte das estrategias de qualquer tipo de organizacao, independentemente do porte, segmento ou natureza, sendo para as Cooperativas um fator importante para garantir ganhos maiores e o desenvolvimento de produtos mais competitivos e diferenciados. O estudo teve como objetivo “analisar a gestao da inovacao em uma Cooperativa de grande porte com atuacao no setor de Fabricacao de Alimentos”. A pesquisa e um estudo de caso, que buscou analisar os aspectos relacionados ao processo de inovacao em uma Cooperativa de grande porte atuante no setor de Alimentos, localizada da regiao noroeste do Rio Grande do Sul. Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionario usando como principal referencia o Manual de Oslo. A analise deste estudo compreendeu o periodo de 2011 a 2013. A Cooperativa inovou no periodo em produto e processo. Oportuniza espaco a seus funcionarios na tomada de decisoes, alem de oferecer a capacitacao profissional pelo menos uma vez ao mes. Ficou evid...
European Scientific Journal, 2014
The ideas are part of the early stages of innovation processes. The challenge is to capture them in the most diverse sources of knowledge available beyond the company limits and transforms them into innovative projects that provide return. Cooperation networks are formed with universities, suppliers and other companies via the platforms on the Internet, to identify new opportunities. The aim of this paper is to identify the open innovation actions used by companies to capture and select ideas for innovation. For this, a literature review was done by selecting six Brazilian companies identified as cases of innovation. This paper consists of a brief introduction on the importance of ideas as innovation strategy. The next section deals with the management of open innovation on the transaction of knowledge and technologies, collaborative initiatives with external networks, distinguishing the two models of innovation, open and closed in function of mechanisms of absorption and offer of technologies to increase the success rate of innovations. The mains results indicates that Brazilian companies need to restructure their innovation actions opening their processes through collaboration, internalization and externalization of ideas to reduce risks and increase their competitiveness. Two of the six companies, still practice the closed innovation. The others seek external sources, such as customers, suppliers, universities and patents, new ideas and information for their innovation processes.
NOVOS ESTUDOS - CEBRAP, 2017
O último ciclo de políticas industriais no Brasil, que se prolongou pelos dois mandatos do governo Lula até o impeachment de Dilma Rousseff, foi marcado por contradições que minaram sua eficácia. A retomada do ativismo de Estado combinou-se com a modernização do marco regulatório e com o reforço do apoio público inédito às atividades de p&d empresarial. Porém, a perda de foco na inovação tecnológica realçou a necessidade de uma nova geração de políticas públicas voltadas para a elevação do patamar de competitividade da economia.
Revista Brasileira de Políticas Públicas, 2014
a Comida fiCa na Cozinha: tudo que eu preCisava saBer soBre a interpretação de um estatuto eu aprendi quando tinha 9 anos .
Anais do XI EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2020
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos proprietários-dirigentes das micro e pequenas empresas sobre cultura da inovação da cidade de Imperatriz (MA). Para tanto, a abordagem metodológica foi descritiva qualitativa utilizando um questionário fechado desenvolvido por . A amostra foi não probabilística e por acessibilidade e participaram 78 empresas, sendo 68% do comércio, 18% indústria e 14% serviço. A análise de dados ocorreu por meio da estatística descritiva, utilizando a média e o desvio-padrão. Com base nos resultados, pode-se concluir que os proprietários-dirigentes percebem que há cultura de inovação nas empresas, e que este estudo foi enriquecedor e produtivo por ter produzido resultados que podem ser úteis tanto para pesquisas futuras sobre a cultura da inovação, quanto para o desenvolvimento de novas soluções para a implementação, desenvolvimento e o avanço da cultura de inovação para as micro e pequenas empresas do município de Imperatriz (MA).
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.