Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O artigo que segue defende a hipótese de que a utilização do conceito de corpo fenomenal (Merleau-Ponty) nos estudos de oralidade e performance consiste não apenas em contribuição para a investigação acerca da voz, mas também pode ampliar as pesquisas que se tem feito sob a orientação metodológica do principal teórico da oralidade, Paul Zumthor. E o meio digital, com sua possibilidade de performance e revisão artística, tem se revelado terreno fértil para a percepção desse corpo que deve ser compreendido como arte.
Arte da Cena (Art on Stage)
Artigo apresentando o resultado da aplicação da descrição do discurso proposta por Michel Foucault à análise de uma obra sobre a História do Teatro brasileiro, com atenção ao tratamento oferecido à negritude. Os enunciados apresentados pelo autor exaltam um homem negro alforriado, como primeiro ator brasileiro reconhecido como tal, na mesma maneira que consideram que o negro desaparece dos palcos, após o século XIX. Partindo dos mesmos argumentos, mas pensando o Teatro para além da dramaturgia, fomos capazes de provar o contrário, em especial considerando o corpo como elemento central do fazer do teatral, ao invés da palavra escrita.
Trabalho apresentado na Anppom 2012 Esta comunicação relata a vivência realizada com a companhia de dança Giz de Cena e trata da incorporação de conteúdos de técnica vocal e linguagem musical em processos criativos. O trabalho investiga como a improvisação e a interação entre linguagens podem constituir o ambiente ideal para a apropriação criativa de novos conteúdos. As atividades foram desenvolvidas a partir do conceitos de vocalidade de Paul Zumthor e de níveis da voz de Regina Machado e baseadas nas concepções de educação musical de Schafer e Koellreutter.
Texto Digital
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p355O artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o fato de que o meio digital permite aos indivíduos produzir, compartilhar e receber arquivos sonoros. O fenômeno representa uma transformação significativa nas experiências sensoriais na vida cotidiana, quando comparado com a cultura de impressão. No meio digital, entre a palavra escrita em textos e hipertextos estão disponíveis arquivos auditivos e audiovisuais . Este artigo aborda os arquivos de áudio porque eles ativam um sentido distinto da visão: a audição. Qual é o impacto real da possibilidade de troca de sons entre os indivíduos que não compartilham as mesmas condições espaço-temporais? Esta é a pergunta que atravessa o artigo. No entanto, nosso objetivo não é respondê-la, mas levantar um conjunto de problematizações que possam auxiliar pesquisas futuras.
Anais do XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2018
Este projeto tem como ideia central o entendimento do corpo por inteiro como instrumento de trabalho e pesquisa do cantor coralista. Parte da problemática do trabalho de preparação vocal/corporal do cantor, a partir das seguintes questões: a) que procedimentos metodológicos poderiam ser utilizados ao lidar com o corpo do cantor coralista no ensino e preparação vocal a fim de vivenciar corpo-movimento-voz de maneira integral neste processo? b) que resultados esta abordagem integral traria para a aprendizagem do canto do cantor coralista? O objetivo é compreender se e como a Educação Somática, a partir do caminho da Antiginástica, pode contribuir na construção de uma proposta de ensino do canto e preparação vocal em contextos corais que se fundamente no corpo em sua integralidade. O universo do estudo é o coral amador. O processo será guiado pela ideia de saber de experiência proposta por Larrosa, e seguirá o caminho da Antiginástica sugerido por Bertherat. Configura-se em uma investigação de abordagem qualitativa desenvolvida através de estudo de caso. A análise partirá de pesquisa de campo em forma de encontros com um grupo coral, com o objetivo de elaborar, colocar em ação e avaliar uma proposta de trabalho vocal/corporal para a preparação do cantor coralista a partir das ideias já relacionadas. Palavras-chave: canto coral; preparação vocal; corpo-voz; educação somática. Introdução Para Thérèse Bertherat, o corpo é uma casa na qual não se mora. Proprietários únicos, costumamos perder as chaves desta casa, e assim, ficamos de fora, apenas observando sua fachada, mas sem verdadeiramente morar nela. "Esta casa, teto que abriga as suas mais recônditas e reprimidas lembranças, é o seu corpo" (BERTHERAT; BERNSTEIN, 1981, p. 11). Apesar do destaque dado em livros e discussões que se debruçam sobre a arte do canto, o corpo está, ao mesmo tempo, afastado das salas de aula onde se ensina a cantar. É como se, mesmo reconhecendo sua importância, ainda não o tivéssemos entendido em sua totalidade: daí a dificuldade em colocá-lo em nossa prática.
2008
Explanacao de um dos itens fundamentais discutidos em dissertacao de mestrado da autora, a respeito de pesquisa sobre trabalho integrado de voz-movimento corporal e seus afetos na criacao cenica. O artigo apresenta a ideia de que, em busca de uma poetica de cena que se construa na zona de fronteira entre ator e espectador, criar um novo entendimento sobre relacao entre movimento corporal e voz sera determinante na realizacao da criacao. Isso porque o modelo dualista de oposicao entre corpo e mente se reproduz, como microcosmo, na relacao entre voz e movimento corporal – nao so na abordagem analitica que recebem nos trabalhos de preparacao de ator como tambem no esquema de hierarquizacao, de valoracao de um em relacao ao outro.
Análise Psicológica, 1990
1. Todas as ciências ditas humanas têm como objecto central o próprio homem. Em si mesmo ou nas suas relações com outros, nas suas múltiplas actividades, nas suas formas de organização e nas suas relações com a natureza. Nas suas produções específicas: a cultura ea ...
INET-md, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa eBooks, 2022
Galaxia Revista Do Programa De Pos Graduacao Em Comunicacao E Semiotica Issn 1982 2553, 2007
Nesse artigo, pretendemos estabelecer uma relação entre esporte e transformações sociais. Considerando a mídia uma das principais instituições de divulgação das aspirações sociais, desenvolvemos uma análise das imagens de corpo presentes nas mensagens midiáticas que tematizam o esporte. Nas representações do corpo do atleta identificamos aspectos do imaginário de corpo na atualidade que aludem à idéia de superação dos limites físicos e também a de diversidade étnica e cultural.
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, 2020
O artigo busca apresentar e comentar obras de dois autores contemporâneos e brasileiros, os poetas e escritores Manoel Ricardo de Lima e Sérgio Medeiros, buscando, através de suas escritas, definir aquilo que poderia ser considerado um traço "performático", marcante em algumas tendências da literatura de hoje. A principal característica dessas escritas performáticas seria a presença do corpo do próprio escrito e a mescla e indistinção de gêneros artísticos. Para tanto, parte-se do conceito de "performance" de Paul Zumthor, para estendê-lo à leitura crítica de alguns textos dos autores Lima e Medeiros, em diálogo com outros artistas e pensadores do teatro, como Antonin Artaud, Samuel Beckett e Hans-Thies Lehmann.
Comunicação, Mídia e Consumo, 2008
O trabalho recupera alguns marcos teoricos relativos a discussao sobre o consumo nas ciencias sociais e toma o culto ao corpo como uma das dimensoes dos estilos de vida, construidos atraves do consumo, nas sociedades contemporâneas. Neste sentido, busca-se compreender os cuidados com a forma, volume e apresentacao dos corpos como estrategia de distincao social e (re)definicao de identidade no emporio de estilos colocado aos individuos no interior da complexidade que marca o mundo contemporâneo. Tambem e analisado o papel da midia neste processo, atraves da discussao de tres revistas de grande circulacao voltadas ao tema. Palavras-chaves: identidade, sociabilidade, distincao social, culto ao corpo, consumo cultural. ABSTRACT Abstract: This artide retakes some theoretical marks concerning to consume in the social sciences and conceives the cult ofthe body as ofthe life styles dimensions, built through consume in contemporary societies. This search is to understand cares wiih bodyprese...
Urdimento
Result of research and studies developed at the Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, this reflection reports the aspects of voice (spoken and heard) as a producer of expression and articulator of sense and presence. The meeting between voice, word and listening is discussed from studies of philosophy and theater according thoughts of
Fundação Calouste Gulbenkian eBooks, 2016
Este trabalho pretende refletir sobre as relações entre nossa atuação enquanto professoras de música, a nossa vida e a vida dos alunos; sobre as relações entre o ato de ensinar e aprender música com o desenvolvimento pessoal de professores e alunos.
Comunicação & Informação
A pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Instagram como ferramenta de campanha online pelos candidatos à prefeitura de São Luís em 2020 no segundo turno da disputa, Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos), frente às restrições da pandemia de COVID-19. A metodologia aplicada foi análise de conteúdo com a abordagem quali/quanti, a partir de variáveis acerca de aspectos relacionados aos impactos na campanha online durante a pandemia: (1) propostas, (2) agenda, (3) pesquisas de intenção de votos, (4) nota, (5) ataque/defesa, (6) cunho pessoal, (7) pandemia, (8) cobertura de eventos, (9) apelo social/emocional e (10) outros. O recorte analítico consistiu em 534 conteúdos publicados no feed dos candidatos no período de 15 a 29 de novembro de 2020. Os resultados apontam que, embora o contexto pedisse mais participação online do que o corpo-a-corpo, em ambos os perfis dos candidatos não houve estratégia inovadora para ter como foco a campanha somente no ambiente online.
Razon Y Palabra, 2009
RESUMEN: Este artigo apresenta alguns aspectos da complexa relação entre corpo, mídia e cultura nas sociedades contemporâneas. A dimensão cultural da corporeidade nas mais diversas sociedades é discutida a partir de textos clássicos da antropologia. Em nossa sociedade, é destacado o papel do discurso dos meios de comunicação de massa na constituição de uma cultura corporal específica, que em boa medida traduz nos corpos de seus membros os conflitos inerentes a esta concepção. Em seguida, são abordadas as relações de poder que perpassam a apropriação social do corpo, a partir de variáveis como gênero e classe, evidenciando a dimensão política da corporalidade.
Artefilosofia, 2020
O artigo aborda as versões para o teatro e para a televisão da peça Não eu (1972) de Samuel Beckett. Levando-se em conta a autonomia de cada um desses meios artísticos, pretende-se mostrar como a peça coloca em cena dois aspectos transversais da produção tardia do autor: a redução do corpo a um fragmento do mesmo, no caso, à boca da personagem em fala contínua; e a constituição de uma experiência subjetiva pautada não mais pelo questionamento da primeira pessoa (o "eu"), tal como se observava em trabalhos anteriores de Beckett, mas por sua reiterada negação, com o consequente deslocamento da primeira para a terceira pessoa.
Este trabalho é um convite a um passeio pelos litorais de uma pesquisa. Toma o narrar como método, e um método de pesquisa qualitativo, o PesquisarCOM, como objeto. Propõe um passeio desse método por alguns litorais. Com ajuda da literatura, o leitor é levado, a cada capítulo, pelas narrativas da experiência de pesquisarCOM usuários de saúde mental, a deslizar pelos litorais da loucura, do corpo e da escrita marcando as fronteiras entre esses territórios. Uma trama que mistura método, objeto, pesquisador e pesquisado, com o objetivo de problematizar a pesquisa qualitativa em saúde. Esta dissertação esteve imersa no projeto multicêntrico Gestão Autônoma da Medicação, do qual intenta desemaranhar-se a cada capítulo a fim de disseminar essa experiência e inspirar outros pesquisadores a fazer mais pesquisas COM as pessoas e não SOBRE as pessoas. Palavras-chave: PesquisarCOM, loucura, corpo, escrita.
Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2016
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre a relevância da voz entendida como corpo em movimento. Este entendimento é, primeiramente, pensado à luz dos pressupostos de autores das artes cênicas, teatro e dança. Em seguida, foi lançada uma proposta de processo criador em dança que considerou a colaboração dos performers em seu percurso. A obra de dança foi desenvolvida com atores e teve a voz como principal elemento propulsor. Este trabalho buscou discutir um possível encaminhamento voltado para a pedagogia vocal de performers da cena.
Publicado por Sidi Askofaré originalmente com o título "Du corps... au discours", em Gaspard, J.-L. e Doucet, C. (org.), Pratiques et usages du corps dans la modernité (pp. 59-66). Éditions érès: Toulouse, 2009. Traduzido por Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira e Pedro Eduardo da Silva Ambra. Revisão de Nelson da Silva Jr.
Análise Psicológica (lSSO), 3 (VIII): 307-310 O Corpo como Texto e como Discurso (*) ISABEL LEAL (**) «É texto tudo o que no discurso se desprende discurso do direito temos réus, reclusos, condenados, testemunhas, etc.. . Somos todos, como diria Ortega Y Gasset, mós e a nossa circunstância)). Mas aquilo que existe de nós, das condições normais de comunicação e signi3cação e funciona como uma clareira, uma zona de tréguas no interior das linguagens)). -~ parece que se perde nas circunstâncias, nas imensas e espantosas circunstâncias, que Eduardo
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.