Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019, Arquitetura Revista
…
19 pages
1 file
O proposito deste artigo e promover a discussao, a partir de uma abordagem transdisciplinar, sobre diferentes modos de expressao tectonica que podem se manifestar em certas edificacoes — abordagem representada pela interpolacao de conceitos relacionados a Arquitetura e a Engenharia Estrutural que possibilitou a caracterizacao de um conceito proprio: forma-estrutura, contribuindo tambem para a definicao de um conjunto de categorias analiticas. Por sua vez, as proposicoes teoricas de Eduard Franz Sekler e Kenneth Frampton, bem como de Heinrich Wolfflin e Harry Mallgrave, no campo da tectonica, embasam esta investigacao, que tem como objeto de analise o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). Para tanto, essa analise assume a forma-estrutura como um principio projetual e se desdobra por meio das seguintes categorias: imposicao da forma, legibilidade estrutural e materialidade estrutural. Tais categorias sintetizam a transdisciplinaridade desejada, tornando possivel observar as diferentes expressoes tectonicas que se manifestam no edificio para alem dos processos construtivos e do caminho de cargas chegando, no limite, a configurar uma expressao empatica que, consequentemente, permite nao so ressignificar certa compreensao do MAM-Rio, mas sobretudo da propria nocao de expressao tectonica. Palavras Chave: Forma-estrutura, expressao tectonica, experiencia empatica.
Escola da Cidade - FAU - SP, 2015
Livro de Alexandra Silva Cárdenas
Anais do Comunicon, 2018
Este artigo busca compreender o uso das emoções em documentários internacionais de televisão, entendidos aqui como produtos jornalísticos, na construção/desconstrução de uma marca-cidade (a marca Rio) especialmente em relação às narrativas sobre alteridades e à busca da construção da empatia pelo outro, sendo esse “outro” tanto o sujeito como o espaço a ser consumido. Para tanto, busca-se compreender o uso das emoções nesses produtos audiovisuais para a construção de imaginários acerca da marca Rio, uma marca que se propõe “lovemark”. Palavras-chave: City branding; Emoções; Imaginários; Marca Rio; Documentários.
Interpretação da estrutura social dos povos indígenas chamados de Timbira, habitantes nos estados do Maranhão e Tocantins, Brasil.
o presente trabalho aborda a questão conceitual do processo terapêutico em Terapia Ocupa-cional particularmente na clínica de psicóticos. Revê aspectos de delimitação de parâmetros para análise das diversas configurações de processos e propõe uma maneira de pensar o desenrolar do processo através das atividades expressivas realizadas em sessão. Descreve, a partir desta ótica, a evolução de um trabalho em terapia com um paciente psicótico, situando um percurso onde a abstração e a figuração nas atividades realizadas forneceram questões e soluções para o caminho terapêutico.
Thiago Ferreira. O MAM Rio e a construção discursiva do pós-incêndio. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018 Resumo: Aliado à proposição de Walter Benjamin de pensar uma escrita histórica que corresponda ao “estado de exceção”, este estudo apresenta a análise do debate crítico e dos enunciados que sustentaram as ações institucionais no período logo após o incêndio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em julho de 1978. Entende-se esse momento como o da instauração de um estado de intensa violência discursiva, em que, a partir da mobilização de categorias tais como urgência e necessidade, a suspensão ética é admitida, criando território para atuações que se beneficiam da situação de tragédia. Este estudo busca também estabelecer correspondência entre os processos do pós-incêndio e o local privilegiado que o MAM Rio sempre ocupou, na indistinção entre as esferas pública e privada, apontando as ações pautadas em excepcionalidades como um atravessamento comum da esfera pública nesse contexto.
Tecido Afetivo - Por uma Dramaturgia do Encontro, 2010
O projeto Tecido Afetivo – Por uma dramaturgia do encontro foi realizado pela Companhia da Arte Andanças em Flecheiras-CE, no ano de 2010, sob a coordenação de Andréa Bardawil. O projeto constituiu-se num encontro, com duração de cinco dias, reunindo em torno de 30 pessoas (entre artistas locais e convidados de outros Estados), tendo a dramaturgia como tema. A convivência e a co-habitação deram o tom do encontro, que não foi idealizado com um formato previamente estabelecido (de seminário, por exemplo), configurando-se numa construção/condução coletiva de todos os participantes, a partir de proposições. O “resultado” proposto seria o que vazasse dessa convivência: improvisações, apresentações comentadas, conversas, momentos de descontração, rastros da convivialidade, resíduos de coisas e causos, registrados pelos próprios participantes (fotografia, vídeo e notas em diários de bordo), desdobramentos compartilhados com o “público” apenas após o encontro em si, através de um site, um vídeo-documentário e uma publicação com registros dos diários de bordo. A opção pelo deslocamento do espaço urbano da capital para o interior, teve como objetivo desmobilizar o regime de urgência no qual estamos mergulhados, possibilitando a instauração de outros regimes de temporalidade. O tecido desse encontro é afetivo, porque todas as pessoas convidadas (além dos artistas cearenses) já estiveram em Fortaleza, e /ou mantiveram relações com artistas da dança na cidade, ao longo dos últimos.
Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, 2017
Este artigo apresenta uma análise acerca da realização de uma disciplina optativa denominada Ateliê CaÓtico, cuja proposta teve a estruturação definida por uma ementa pautada em uma abordagem projetual com ênfase na observação (relação com o lugar) e nas técnicas de desenho e colagem, como forma de expressão das ideias. Como objetivo geral, buscou estimular nos discentes a prática, no processo de concepção projetual, da percepção dos elementos construídos e sua relação com o entorno, a princípio, sem condicionantes preestabelecidos. Em termos de procedimentos metodológicos foram realizados encontros para apresentação e discussão dos referenciais teórico-conceituais utilizados nas atividades práticas; visitas aos locais selecionados para realização da atividade de experimentação do lugar e, posteriormente, atividades de ateliê tendo em vista a elaboração de propostas arquitetônicas para as referidas áreas, norteadas pela atividade de experimentação do lugar, tendo o croqui e as col...
Revista Brasileira de Ciências Policiais, 2021
Esta pesquisa teve por objetivo analisar os valores pessoais dos membros dos grupos táticos da Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF, em Brasília, e como se comportam esses valores entre os grupos conforme realização de treinamento especializado, aqui chamado de curso operacional. Como método de pesquisa foi aplicada uma survey com 171 respondentes dos grupos táticos da ROTAM e PATAMO da PMDF utilizando o questionário QVB de valores funcionalistas. Foi utilizada a análise fatorial para validação do instrumento e ANOVA para análise dos grupos. Como resultado os dois grupos analisados apresentaram diferenças intergrupo nos valores Suprapessoal e Interativo, confirmando diferenças características de maturidade e integração conforme dados sociométricos e relatos de diferença na alternância de membros nas pequenas equipes. Quanto ao curso operacional, aqueles que realizaram os cursos em sua unidade policial apresentaram maior valor Experimentação e Realização que denotam valores ino...
Na literatura técnica da construção encontram-se centenas de obras, de caráter teórico, sobre o cálculo de suas estruturas; muito poucas sobre as condições gerais de seus diferentes tipos, sobre as razões fundamentais que os determinaram, sobre as bases que devem orientar o problema de sua escolha e as ideias condutoras que guiam o projetista em seu trabalho inicial, seguindo princípios que, pouco a pouco, sua mente foi assimilando, mas sobre os que raramente se para a refletir.
Revista Contexto & Educação
Neste artigo apresentamos parte do desenvolvimento de um projeto de formação de formadores, que se apoia na investigação sobre desenvolvimento humano nas dimensões emocional e ética e no princípio da autoformação. Segue uma abordagem transdisciplinar, que extravasa o domínio das múltiplas disciplinas científicas que se têm debruçado sobre estas temáticas, assumindo a perspetiva da complexidade e a modalidade de self-study. A realização de self-studies dos formadores é uma prática pouco habitual, pelo que constitui uma vertente inovadora do projeto. Os autores, enquanto formandos/formadores e investigadores do processo formativo, apresentam dados sobre dinâmicas de autoformação, focadas nalgumas das emoções trabalhadas e nas questões éticas que lhe estão associadas. Por fim faz-se uma reflexão sobre essa formação e os princípios da complexidade, nomeadamente os conceptualizados por Edgar Morin.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Anais do Interaction Latin America 2018, 2018
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE)
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, 2020
Análise Psicológica, 2016
DINIZ, Reykel. Considerações, reflexões e alguns troços e coisas inesperados da experiência em Mambucaba. Em Revista Arigó, n.4, Edição Especial FLIM., 2022
Blucher Design Proceedings, 2016
Revista do Sell, 2017
Sentido Narrativo: Da Formatividade à Performatividade, 2016
Intercidades: consumo e imaginários urbanos, 2020
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, 2020
Cadernos Forcine (v.5), 2019
Revista de Comunicação Dialógica, 2019
Relações públicas internacionais e mercados emergentes- volume 1, 2021
PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção