Academia.eduAcademia.edu

As Tendências Pedagógicas

Abstract

Tendo em conta o objetivo do texto parece oportuno consignar as tendências pedagógicas mais significativas, no sentido de colocar um quadro de referência, ou parâmetro com respeito ao qual se possa situar o ideário pedagógico nos cursos de formação de professores, dando-se ênfase ao conceito de Educação, à metodologia e a relação professor-aluno.

Key takeaways

  • Sem dúvida, o ensino é o principal meio e fator da educação, ainda que não o único; o ensino indica também, princípios e diretrizes do trabalho do professor em sala de aula.
  • O fim da educação para Herbart é desenvolver através de uma série de experiências, idéias que conduzam à "liberdade interior".
  • Antonio Gramsci, apesar de não ser considerado um teórico explícito da educação, é tido como um dos autores mais influentes no pensamento pedagógico mundial e brasileiro, principalmente, por ter sido caracterizado dentro da tradição do pensamento marxista como teórico das superestruturas e é nessa qualidade que ele fornece os elementos que permitem pensar uma teoria dialética da educação.
  • Neste sentido, a educação escolar não é a alavanca da transformação social, assim como não reproduz integralmente o que é socialmente determinado, por que numa Gadotti propõe a reeducação do educador, em que se tenha a prática pedagógica como norteadora da educação democrática onde se educa na medida em que se trocam conhecimentos, isto é, o educador ensina e, ao mesmo tempo, aprende num processo que além de dialético, é contínuo e permanente.
  • Dependendo do conceito de sociedade têm-se visões diferenciadas de educação, isto é, na sociedade burguesa a contradição e o conflito não se manifestam porque a educação é vista como desvinculada do poder, da ideologia, é neutra, portanto, a educação verdadeira nesse tipo de visão é uma só para todas as classes, pois a educação escolar reproduz o que a classe dominante quer.