Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, Pedagogia em Ação
…
8 pages
1 file
Este artigo tem como objetivo analisar duas temáticas muito atuais e que mantêm entre si uma grande interlocução e que se consubstancia na Pandemia do Coronavírus, COVID-19, que vem impactando, de forma avassaladora, pessoas de diferentes continentes, e de todos os países. Como se sabe, as pessoas mais velhas têm maiores possibilidades de serem infectadas, sobretudo, se tiverem comorbidades, contudo, vem se constatando que o referido vírus vem, também, infectando pessoas mais jovens e sadias. Na atualidade, o Brasil se tornou o epicentro da Pandemia, devido, especialmente: às condições precárias, nas quais vive a maioria da população, amontoada em barracos, muitas vezes sem saneamento básico e água potável; à falta de um líder nacional, que deveria se constituir como um presidente que orientasse, dirigisse, controlasse a população, para que tomasse as medidas necessárias, para minimizar e/ou extinguir a Pandemia. Nesse contexto, hodierno, o número tanto dos infectados, quanto dos brasileiros que morrem devido ao COVID-19 vem aumentando de um modo avassalador. Na área educacional, as aulas presenciais vêm sendo substituídas pelas aulas remotas. O ensino remoto tem sido a alternativa viável para o momento histórico para os diversos países afetados pelo COVID-19. Contudo, no Brasil, a implementação, o uso do ensino remoto, tem como maior dificuldade a realidade de um número significativamente reduzido, mesmo no âmbito do Ensino Superior, de alunos que têm acesso às tecnologias digitais, conforme dados do PNAD/IBGE.
ESTUDOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO BRASIL, 2023
Todos os direitos garantidos. Este é um livro publicado em acesso aberto, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fi ns comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY-NC 4.0). Carlos Eduardo Oliveira Dias; Dayse Marinho Martins; Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza (Organizadores). Estudos sobre os impactos da pandemia no Brasil. Campo Grande: Editora Inovar, 2023. 608p. Áreas temáticas: Diversos autores.
Políticas Públicas, Educação e Diversidade: uma compreensão científica do real - Volume 2
Revista Interinstitucional Artes de Educar, 2020
Inspiradas em algumas pistas deixadas por Michel Foucault sobre sua ontologia do presente, seguimos o questionamento: “o que somos nós como presente?” em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus, para analisar alguns efeitos na educação que emergiram logo após sua disseminação. Nessas reflexões em curso com o avanço da doença, articulamos duas questões centrais: os modos de vida baseados na educação escolarizada e os modos de subjetivação produzidos no contexto de uma racionalidade neoliberal. Analisamos alguns efeitos das experiências vividas durante o período de isolamento social e propomos um diálogo com os estudos de Ivan Illich e M. Foucault para interrogar a atualidade, os modos de vida, bem como as possibilidades de uma educação para além da escolarização da vida.
Momento - Diálogos em Educação
A pandemia por Covid-19 provocou alterações sociais e econômicas diretamente relacionadas à letalidade da doença e ao isolamento social imposto para conter a propagação do coronavírus. No cenário educacional, a suspensão das aulas presenciais demandou dos professores a reformulação da prática docente, com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação como expertises necessárias à continuidade do processo educativo. Este artigo investiga as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 na prática docente dos professores do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare - FIED. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados SciELO, Scopus e Google Academic e da aplicação de questionários online pelo Google Forms, contendo perguntas objetivas e subjetivas, aos 15 professores do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED. As informações obtidas a partir das respostas dos participantes for...
2020
This article addresses the Covid-19 pandemic and its impacts on education. Its main goal is to highlight the key impacts on public and private schools, teachers, students and families affected. It specifically aims to reflect on the pandemic and the challenges faced by all players in the educational context, as well as identifying the need to foster equitable public policies for all the different realities affected in this crisis. The study is justified by the relevance of the historical moment in which we are living, as well as being essential to expand the spaces for discussion regarding the pandemic and its effects. As method, exploratory qualitative research in several articles of scientific journals and legal documents were used. The results show that despite the inequalities faced by the realities of public and private schools, teachers, students and families have made great efforts to adapt themselves to remote education, as an emergency, among other demands. The present work...
Boletim Gaúcho de Geografia, 2020
Debates em Educação
A pandemia de Covid-19 impactou fortemente os sistemas educacionais em todo o mundo, ensejando novas situações de trabalho. Este estudo busca analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, como os estudos dialogam e auxiliam a compreender os impactos da pandemia no trabalho docente universitário. As discussões, orquestradas a partir de autores como: Antunes (2001), Chauí (2003), Frigotto (2006), Evangelista e Shiroma (2016), dentre outros, levaram em conta os eixos: organização e as condições de trabalho dos docentes, as exigências e a precarização do trabalho e a saúde mental. Os estudos revelam as problemáticas acerca de como se constitui o trabalho remotamente realizado e o que representa o discurso do “novo normal” nesse contexto e chamam a atenção para a precarização do trabalho docente, que já era uma realidade e a pandemia apenas intensificou.
Revista Interdisciplinar, 2020
A práxis da enfermagem escolar... Rev Interd. v. 13, n.2020 1 A práxis da enfermagem escolar no contexto da pandemia pelo novo coronavírus Praxis of the school nurse in light of the new coronavirus pandemic Praxis de enfermería escolar en el contexto de la pandemia por el nuevo coronavirus Nadyelle Elias Santos Alencar 1 RESUMO Objetivo: discutir os espaços conquistados pela enfermagem escolar, as novas demandas frente ao contexto pandêmico atual e as suas perspectivas futuras. Método: pesquisa descritiva, do tipo análise reflexiva, apoiada em referenciais teóricos sobre as ações de saúde na escola com foco na práxis da enfermagem escolar. Resultados: Apesar dos avanços, no Brasil, a atuação da enfermagem escolar é frequentemente subestimada. Observa-se que, diante das demandas relacionadas à pandemia, a práxis da enfermagem escolar é evidenciada por uma tríade de ações administrativas, assistenciais e educacionais. Conclusão: A realidade atual evidencia a escola como importante campo para a atuação da enfermagem, no replanejamento das atividades de ensino e prestação de serviços especializados. Descritores: Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem; Infecções por Coronavírus.
Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Este trabalho tem por objetivo tratar acerca da Sequência Didática (SD), sua elaboração e aplicação dentro do contexto atual de pandemia do coronavírus (COVID-19), que houve um resultante impacto em todas as áreas da sociedade, assim como na educação em todo o mundo. A discussão de conceitos educacionais, como a metodologia de produção e abordagem de uma SD, pode ser usada para a contribuição da formação de professores dos anos iniciais de ensino, utilizando ferramentas tecnológicas aplicadas ao ensino remoto, com apresentação de resultados que proporcionam a interação dos alunos na elaboração das atividades interdisciplinares. Sendo perceptível que tais dispositivos digitais, alinhado as metodologias de SD, em um ambiente mesmo virtual educativo, como em aulas remotas, favorecem a participação dos alunos, principalmente em um momento de distanciamento social. O desenvolvimento do trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica qualitativa. Para que um aprendizado de qualida...
Reunina, 2022
A pandemia da Covid 19, que atingiu o Brasil no ano de 2020 exigiu a tomada de decisões rápidas e impactou o ensino-aprendizagem. Ante a urgência do momento e o necessário isolamento social, o ano letivo teve continuidade por meio do ensino remoto, que nem sempre surtiu efeitos positivos na aprendizagem, sobretudo para àqueles(as) em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, esse artigo visa verificar como o ensino remoto impactou na aprendizagem de estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A problemática é a seguinte: quais os impactos do ensino remoto na aprendizagem dos(as) estudantes das escolas da RMEC e as lacunas deixadas pelo tempo da Covid 19 que poderão repercutir na vida futura de meninas e meninos, principalmente daqueles (as) em situação de vulnerabilidade? Visando responder a nossa problemática, recorremos a pesquisa bibliográfica sobre o assunto e a entrevistas semiestruturadas com professores(as) da RMEC. A partir de análises foi possível verificar o impacto do ensino remoto para os estudantes das escolas municipais de Curitiba, principalmente aqueles (as) em situação de vulnerabilidade, que praticamente não tiveram avanço, comprometendo a alfabetização, assim como e a socialização dos (as) mesmos (as).
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Latino-Americana de História, 2021
Reflexão e Ação, 2021
Deleted Journal, 2024
Research, Society and Development, 2020
Lex Cult Revista do CCJF, 2021
Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, 2021
Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)
Revista Campo da História
Cadernos De Pesquisa, 2021
Anais do IX Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EnCompIF 2022)
Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Revista Docência e Cibercultura
Psicología, Conocimiento y Sociedad, 2021
Pesquisas e Inovações em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra: Produções Científicas Multidisciplinares no Século XXI, Volume 1
Ciências sociais aplicadas: Estado, organizações e desenvolvimento regional 4, 2023
Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, 2022