Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2024
…
7 pages
1 file
Este é o programa preliminar da disciplina de Teorias da Violência, que ministrarei como Professor Especialista Visitante na Universidade Estadual de Campinas durante o segundo semestre de 2024.
2020
This article describes and analyzes one of the actions developed in the interinstitutional research linked to the project “School-World Connection: innovative spaces for citizen training”. The problem refers to the violence present within the school, represented in its diverse faces, and both physical and virtual environments. The main objective is to discuss the challenges and confrontations built by the research professors during the project's journey. The methodology used was based on the collaborative construction between researchers from the school and the university. As a result we have the strengthening of hybrid spaces, forming ambiences that collaborate so that practitioners can act in a more free, creative and authorial way.Este artigo descreve e analisa uma das ações desenvolvidas na pesquisa interinstitucional vinculada ao projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”. A problemática refere-se à violência presente dentro da escola, represent...
2019
O projeto destina-se à investigação do horizonte de projeção da Criminologia e da(s) Política(s) Criminal(is) na modernidade, da perspectiva da transnacionalização e da globalização do controle penal, focalizando a trajetória da Criminologia do centro para a periferia latino americana, com vistas a proporcionar uma base teórica mínima para posteriores desenvolvimentos de pesquisas e práxis. Passando pelo breve histórico das Ciências Criminais, das Escolas Penais, dos Modelos Sociológicos e dos Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal.
Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Apresentação Apresentação "Para que la violencia del golpe, la violación, el acoso, el ataque incestuoso existan, es necesario que una sociedad haya, previamente, inferiorizado, discriminado, fragilizado al grupo social que es el objeto de violación. Sólo se victimiza a aquel colectivo que es percibido como inferior; de este modo se legitiman todos los actos de discriminación" 1
Examinaremos, neste artigo, a partir das contribuições de alguns auto-res contemporâneos, o crescente investimento teórico que, nos últimos anos, vem sendo feito para constituir a violência como objeto digno da teoria social. Se antes não lhe havia um lugar garantido nos tratados e compêndios de sociologia e antropologia, subordinada a temas como conflito social, guerras, anomia e crime ou escandida para outras dis-ciplinas como a psicologia, a psicanálise e as neurociências, agora co-meca a tornar-se cada vez mais difundida a necessidade, para a pesquisa empírica, de uma qualificação conceitual dos usos da palavra violência ou, mesmo, da possibilidade teórica de uma sociologia ou de uma antropologia da violência que enfrentem a complexidade conceitual do termo.
Revista Brasileira de Segurança Pública, 2019
Um sinal da relevância de um tema no meio acadêmico é o tamanho do investimento em pesquisas sobre aquele assunto. A discussão sobre violência em contexto escolar é uma dessas que, além de mobilizar a opinião pública, dado que ameaça o papel protetivo das escolas, tem ganhado em todo o mundo a atenção de pesquisadores de diferentes campos de estudo. Longe de estabelecer comparações com outros temas, mas observando o número de teses e dissertações defendidas com o tema "violência escolar" segundo o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, percebe-se o crescimento do campo: foram 349 trabalhos defendidos no Brasil entre 1997 e 2018, partindo de uma dissertação defendida em 1997 para 43 (dissertações e teses) em 2014, ano com maior número de defesas sobre o tema no período (CAPES, 2019).
Plano de Ensino da disciplina Tópicos Especiais em Sociologia da Violência - Gangues e Prisões, ministrada no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, no 1º semestre de 2015.
2020
Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), houve 57.956 homicídios no Brasil, em 2018, o que corresponde a uma taxa de 27,8 mortes por 100 mil habitantes – o menor nível de homicídios em quatro anos. Essa queda no número de casos remete ao patamar dos anos entre 2008 e 2013, em que ocorreram entre 50 mil e 58 mil homicídios anuais. Neste documento, considerado referência nacional sobre a temática da violência no país, é possível encontrar o detalhamento completo desses casos, divididos em categorias como: negros, mulheres, jovens, população LGBTQI+, entre outras.
2013
Diante da violência presente na sociedade contemporânea, e consequentemente, na Universidade, é preciso identificar os fatores contemporâneos que indicam a sua presença na relação entre discentes, docentes e instituição, e encontrar formas para enfrentá-la na universidade pública, para além das atuais propostas de políticas afirmativas. As novas relações de consumo do sujeito com seus objetos tem como efeito uma resposta direta, que é consequentemente a resposta violenta, muitas vezes. A psicanálise propõe uma reflexão para mediar estas relações, pela via da responsabilização em detrimento da vitimização. O indivíduo, ao responsabilizar-se pelas suas ações, nas relações, mantém a sua condição de sujeito. Palavras-chave: universidade pública; relação professor-aluno, violência.
O presente trabalho traz uma percepção pessoal da obra de Michael Foucault, apresentada de forma sucinta, tendo como ponto de partida a própria divisão feita pelo autor em seu ensaio, assim, Suplício é apresentado por José Roberto, Punição por Polliana e Disciplina por Sergio Veloso e Erick Lustosa.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Estudos Teológicos , 2019
Dilemas Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2015
Nuances: estudos sobre Educação
Revista Psicologia e Saúde
EDUCAmazônia, 2020
Educação & Sociedade, 2021
Revista Brasileira de Segurança Pública, 2018
Psicologia, Saúde & Doença, 2015
ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, 2016
Anais do ... Seminário de Iniciação Científica, 2023
Revista Brasileira de Segurança Pública, 2018