Academia.eduAcademia.edu

Uma análise crítica do existencialismo teológico de Bultmann

Abstract

A proposta exegética de Bultmann da desmitologização da mensagem neotestamentária apareceu em 1941 como a separação do teólogo ao discurso da teologia liberal. Ironicamente, em nossos dias, Bultmann é considerado até mesmo um herege. No entanto, percebemos que essa consideração é baseada em preconceitos e ignorância teológica. Nesse breve artigo tentamos provar isso e apresentar a exegese existencialista bultmanniana como genuinamente cristã.

Key takeaways

  • Para se fazer uma análise da proposta de desmitologização 1 do Novo Testamento feita por Bultmann, é preciso Identificamos que a desmitologização tem um caráter perigoso, tanto na mão de conservadores quanto de liberais.
  • as Escrituras daquilo que não lhes interessam.
  • Enfim, entendemos que a proposta bultmanniana sobre a vida autêntica do cristão, ou seja, o viver segundo o espírito, expressa de maneira sublime e autêntica a mensagem cristã.
  • Dessa forma, compartilhamos dos mesmos sentimentos do teólogo em que uma vida autêntica só pode ser vivida quando o ser deixa de estar sujeito ao mundo e passa a gozar da liberdade proporcionada pela fé e fé em Deus.