Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2009
…
36 pages
1 file
A Coleção de Artigos Direito GV (Working Papers) divulga textos em elaboração para debate, pois acredita que a discussão pública de produtos parciais e inacabados, ainda durante o processo de pesquisa e escrita, contribui para aumentar a qualidade do trabalho acadêmico. A discussão nesta fase cria a oportunidade para a crítica e eventual alteração da abordagem adotada, além de permitir a incorporação de dados e teorias das quais o autor não teve notícia. Considerando-se que, cada vez mais, o trabalho de pesquisa é coletivo diante da amplitude da bibliografia, da proliferação de fontes de informação e da complexidade dos temas, o debate torna-se condição necessária para a alta qualidade de um trabalho acadêmico. O desenvolvimento e a consolidação de uma rede de interlocutores nacionais e internacionais é imprescindível para evitar a repetição de fórmulas de pesquisa e o confinamento do pesquisador a apenas um conjunto de teorias e fontes. Por isso, a publicação na Internet destes trabalhos é importante para facilitar o acesso público ao trabalho da Direito GV, contribuindo para ampliar o círculo de interlocutores de nossos professores e pesquisadores. Convidamos todos os interessados a lerem os textos aqui publicados e a enviarem seus comentários aos autores. Lembramos a todos que, por se tratarem de textos inacabados, é proibido citá-los, exceto com a autorização expressa do autor.
Este artigo oferece uma orientação sobre como escrever com vistas a publicar em periódicos das áreas de negócios e gestão que adotam o processo de revisão por pares. A abordagem aqui descrita e ilustrada é resultado de muitos anos de experiência com escrita, edição e publicação de artigos científicos. O artigo é prioritariamente dedicado a estudantes de doutorado, orientadores e pesquisadores em início de carreira, que ainda têm muito a ganhar com publicações, mas que por ora ainda podem prescindir de uma experiência relevante em submissão e reapresentação de artigos. Os autores destacam a importância da elaboração de documentos bem planejados, sujeitos à revisão contínua, com particular ênfase na articulação e no preenchimento de lacunas teóricas, metodológicas, contextuais e de práticas de gestão.
2007
Editores agradecemos a generosa disponibilidade para participar na Mesa Redonda que finalizou o IV Seminário do ciclo A Palavra e a Imagem, realizado em Maio de 2006, onde participou também o Professor Jacques Leenhardt e que foi moderada por Alcinda Pinheiro de Sousa e Teresa de Ataíde Malafaia. À Luísa Falcão reforçamos os nossos agradecimentos pelo modo profissional e gene roso com que se dispôs a resumir e traduzir as comunicações publicadas em língua inglesa. À Salomé Machado agradecemos a colaboração prestada à equipa organizadora. A revisão do ensaio de Jacques Leenhardt, feita por Silvane Maria Pereira Brandão, merece-nos também um agradecimento especial.
2004
Fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o IPEA fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais, possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro, e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos. Uma publicação que tem o objetivo de divulgar resultados de estudos desenvolvidos, direta ou indiretamente, pelo IPEA e trabalhos que, por sua relevância, levam informações para profissionais especializados e estabelecem um espaço para sugestões. As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ou do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. É permitida a reprodução deste texto e dos dados contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 2014
Este artigo analisa duas publicidades da mesma marca, produzidas em mídias locais diferentes: França e Brasil. Seu objetivo é a busca da inter-relação e do nexo necessários entre o verbal, o visual e o extraverbal na produção e compreensão dos efeitos de sentido persuasivos. Como fundamentação teórico-metodológica são utilizados conceitos da antiga e da nova Retórica, aliados a noções e categorias advindas da análise dialógica do discurso, de inspiração na obra de Bakhtin e do Círculo. Nas publicidades selecionadas, observamos o modo como refletem e refratam a realidade de forma tensa e como isso se expressa nos enunciados concretos, a partir das coerções do gênero. Na análise dos efeitos de sentidos neles produzidos, destacamos, especialmente, a presença da persuasão nas diferentes relações dialógicas que os textos permitem, a importância do auditório na construção dos efeitos de sentido persuasivos dos textos e a proximidade do gênero com o gênero epidítico da antiga retórica. A c...
Revista Letras Raras, 2019
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho para a leitura de textos (MATTOS, 2011; BRASIL, 1996; BRASIL, 2018) em sala de aula que se paute no conceito de leitura crítica (FREIRE, 1989; CASSANY, 2004, 2012; ROVIRA, 2009). As motivações que guiam este estudo partem da recente pesquisa de Cruz e Martiniak (2018) sobre a leitura na Educação Básica brasileira, em que um mapeamento de trabalhos acadêmicos que tratam esse assunto aponta altos índices de deficiência sobre esta habilidade. Como constatação, pode-se perceber que os indicadores negativos se relacionam, sobretudo, aos reflexos gerados por exercícios de compreensão da leitura que se restringem à superfície dos textos trabalhados ao longo das aulas de língua portuguesa. Por isso a necessidade de se propor atividades que vão além da materialidade desses textos. Escolhemos, assim, textos informativos da esfera jornalística, especificamente o gênero notícia, para serem trabalhados com alunos do Ensino F...
Revista de História da Sociedade e da Cultura, 2007
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
Desde o debate histórico dos inícios do século XX entre John Dewey e Walter Lippman, que proliferam as reflexões sobre as virtualidades/debilidades de um sistema mediático (des)atento às contribuições do público, naquilo que investigadores como Carpentier & de Cleen (2008), Padilla (2009), Wasko & Mosco (1992) têm vindo a designar como 'participação dos cidadãos nos média'. Ora, se em antigas considerações, como as de Lazarsfeld & Merton (1948) os média produzem um efeito narcótico na sociedade, afastando e distraindo os indivíduos dos verdadeiros assuntos de interesse público, outras mais recentes defendem o potencial de uma ativa relação dos média com os cidadãos, como por exemplo Martin Clarke, editor da versão online do diário inglês Daily Mail, que sublinha que o feedback dos leitores, sobretudo através da Internet, configura um dos aspetos mais interessantes na nova relação que os média dispõem com os seus públicos: «podemos ver em tempo real quem está a ler as notícias na sua homepage; (..) temos a facilidade de ler os comentários às notícias dos utilizadores, que não perdem muito tempo a denunciar conteúdos desagradáveis ou injustos; (…) é esta a beleza da Internet, a interação entre nós e o público é muito mais imediata». É justamente neste contexto que inserimos o âmbito desta investigação. Tomando o conceito de 'participação' como inspiração principal, circunscrevemos o objeto de estudo às caixas de comentário dos jornais online em Portugal. Para tal, avaliaremos criticamente as diferentes políticas de gestão dos comentários online nos principais jornais em Portugal, para posteriormente refletirmos sobre o caso do PÚBLICO online. A partir da análise da notícia mais comentada de março de 2012, inquirimos 31 dos leitores/comentadores que intervieram neste formato participativo, para observarmos um perfil socio-demográfico de comentadores, além de avaliar a intensidade da participação destes atores nestes espaços, as motivações e as dificuldades sentidas para interagir com os média neste espaço em específico. Partimos, por isso, convictos de que a qualidade e credibilidade de um jornal, nomeadamente na sua edição online, também se traduz na forma como os distintos média lidam com a gestão dos comentários dos leitores.
Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, 2011
Multidimensão e territórios de risco
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
Revista Seqüência , 2023
Versa este texto científico sobre a realidade do princípio da eficiência no Direito Administrativo brasileiro, desde a sua inserção na Carta da República em vigor (artigo 37, caput). Neste sentido, o artigo que aqui se resume é denunciativo do fato de que a eficiência administrativa, como promessa constitucional, não se concretizou na Administração Pública do país, em nenhum dos seus níveis, e dificilmente se efetivará por conta da densa nuvem de dúvidas que tem provocado tanto no Poder Executivo quanto no Judiciário, e isso nada – ou muito pouco – tem a ver com corrupção. É indubitável que, na Administração Pública da atualidade, a atuação dos agentes deveria se adaptar à complexidade dos interesses da coletividade, que são multifacetados e mutantes. Objetiva o trabalho aqui publicado apontar os problemas e as soluções naquilo que se refere à eficiência administrativa do hoje para que se emoldure um real sistema em que seja de renovada percepção a eficiência do amanhã. Para tanto, a pesquisa foi levada a cabo mediante abordagem dedutiva e revisão bibliográfica e documental.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Brazilian Journalism Research, 2011
Revista Digital de Direito Administrativo, 2016
Advances in Scientific and Applied Accounting
Redes Com Revista De Estudios Para El Desarrollo Social De La Comunicacion, 2013
Educar em Revista, 2019
Editora Fórum, Belo Horizonte, v. 2, ISBN 978-65-5518-591-1, 2023
Revista Observatório
Texto & Contexto - Enfermagem, 2012
Criminology, Media and Algorithmic Control in Brazil, 2022