Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2023, Brazilian Journal of Latin American Studies (Cadernos PROLAM)
O presente artigo tem como objetivo discutir e analisar os aspectos estéticos, políticos e sociais das representações de mulheres no cinema latino-americano produzido nas décadas de 1930 e 1940. As caracterizações das personagens femininas são analisadas nos filmes Limite (Mário Peixoto, Brasil, 1931), Enamorada (Emilio Fernández, México, 1948) e Mujeres que trabajan (Manuel Romero, Argentina, 1938). A proposta é caracterizar a mulher que se manifesta nos temas do trabalho, gênero, política e sociedade passando pelas revoluções e momentos políticos dos países latino-americanos, para além da perspectiva crítica às suas condições simbólicas, frisando uma leitura de resistência que pense a questão do ponto de vista do feminismo, das epistemologias latino-americanas e da teoria fílmica. Essa análise se estende às mulheres soldaderas da Revolução Mexicana, à mulher em sua condição de trabalhadora que consegue emancipação pelo trabalho e consumo no cinema argentino, às mulheres trabalhadoras, prostituta, costureira e dona de casa, em condições menos formais no cinema brasileiro. As relações entre representações do feminino e a política dessas cinematografias são vistas para além das estratégias, estéticas e narrativas, desenvolvidas pelos realizadores para a elaboração de seus conteúdos. Interessa encontrar nos liames as relações da atriz com seu personagem, que contemple a gestualidade que possa vir a romper com padrões definidos para constituir um discurso que escape de normativas impostas a elas historicamente. Palavras-chave: Atrizes; Cinema da América Latina; Epistemologias latino-americanas; Feminismo; Personagens mulheres.
Boletim de Conjuntura (BOCA), 2023
Cinema is a form of artistic expression that has great social impact, contributing to the formation of values, opinion, dissemination of ideas, ideologies and cultures. Thus, the present study is a systematic review whose objective was to analyze, in the human sciences, articles, theses and dissertations published on the participation of Latina women in cinema. The research was carried out in four databases: PePSIC, Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and ProQuest, and the last one includes nine other databases, chosen by convenience in the period from December 16 to January 3, 2023. The descriptors "cinema", "latin women" and "representation" in Portuguese, English and Spanish, and the Boolean operators "AND" and "OR" were used, and 15 studies were located (eight articles, five theses and two dissertations). Three categories of analysis were elaborated: 1) Cinema, a look at the Latin woman; 2) Cinema and the eroticization of the Latin woman; and 3) Cinema as feminine resistance analyzed in the light of the Cultural-Historical Psychology theory. The results indicated the scarcity of scientific work in the area, the eroticization of the female figure, the colonial and patriarchal look, and the perpetuation of stereotypes. However, the female struggle to find her own space and tell her own story, to break with the standards imposed by years of slavery and forced subservience, was evident.
O ambiente militar é permeado por uma cultura voltada à exaltação de valores tidos como masculinos. Em contraste, porém, verifica-se uma tendência crescente na participação das mulheres nos diversos setores das Forças Armadas (FFAA) brasileiras. Nesse artigo busca-se entender como é a visão do corpo discente da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, internato militar masculino, acerca da participação feminina na Força Aérea Brasileira. Mesclada à exposição dos dados obtidos na pesquisa, há breve discussão dos dados levantados, tendo como referencial teórico as ideias de Pierre Bordieu, Michel Foucault e Axel Honnet. ARTIGO APROVADO E APRESENTADO NO CONGRESSO ALAS 2015
A ideia de autoria no cinema, ou a teoria do autor como desenvolvida nos Cahiers du cinemá a partir de sua "politique des auteurs", vem sendo discutida e confrontada com as noções de imaginação criativa, personalidade e originalidade, em que se evidencia a relação do cinema com a sociedade e seus efeitos sobre essa, e a incidência de um filme ao outro, em uma relação íntima (Buscombe, 2005). Com a politique dos Cahiers, conforme Buscombe (2005), o conceito de "teoria do autor" não pretendia ser uma teoria do ponto de vista epistêmico, mas uma "abordagem teórica do cinema" a ser compreendido como uma "expressão pessoal" sob o argumento da forma artística, assim como as demais expressões artísticas, a exemplo da pintura ou da poesia. Nessa perspectiva, buscamos discutir a poética da vida ordinária nas obras de Karim Aïnouz como elemento constitutivo para uma teoria do autor, com especial atenção à presença marcante do feminino, com personagens que problematizam o atrelamento feminino idílico e sem
Comecemos pelo próprio fazer historiográfico. Dilthey insiste que "aquele que investiga a história é o mesmo que faz a história" . Assim, é impossível excluir o sujeito da disciplina: quem ele é, de onde veio, épocas e acessos a instituições se relacionam com seu pensamento. A historicidade do historiador influencia a história, é constituinte do escrito, algo muitas vezes negligenciado por autores e leitores.
Pensamento lésbico contemporâneo [recurso eletrônico]: decolonialidade, memória, família, educação, política e artes, 2021
Análise da ocorrência de personagens e narrativas sobre lesbianidades entre os períodos 1948-2019 em paralelo com o período histórico e fase do cinema em que os filmes estão inseridos. O objetivo é de fazer um panorama com a intensão de compreender a construção das lesbianidades no cinema brasileiro.
2011
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexao acerca da importância da mulher na construcao da sociedade. Considerando que o teatro e a educacao sao fortes aliados no que tange a formacao de individuos criticos tomaremos como corpus de analise duas pecas teatrais de periodos distintos, sendo a primeira da antiguidade classica e a segunda da Idade Media. A primeira peca trata-se da mais antiga comedia de Aristofanes intitulada “Lisistrata”, na qual satiriza as tradicoes e a politica ateniense. A segunda peca, por sua vez, e “Sabedoria”, de Rosvita, obra que aborda o martirio das santas virgens “Fe, Esperanca e Caridade”, que foram levadas a morte pelo imperador romano Adriano, por se recusarem a adorar os deuses romanos em lugar de Cristo. Em ambas as pecas o poder e a inteligencia da mulher sao notorios frente a sociedade em transformacao.
Esse trabalho é uma análise histórica da série One Day at a Time, original da Netflix, em que são analisadas as representações da mulher latina e os discursos sobre feminismos, sexualidades e gênero presentes na série. O principal objetivo deste trabalho é discutir qual é o discurso feminista apresentado pela série, assim como fazer uma análise de como é feita representação da mulher latina através das três personagens mulheres principais e quais são as relações que elas possuem com os feminismos, com gênero e com suas sexualidades, relacionando com a identidade cubana-americana das personagens. As personagens analisadas são: Lydia, a avó conservadora e sensual; Penelope, a mãe divorciada que trabalha para sustentar sua família; e Elena, a adolescente que se assumiu como lésbica durante a primeira temporada da série. São analisados oito dos treze episódios da primeira temporada da série através das categorias de análise "representação", "feminismos", "gênero" e "sexualidades". Também é considerado para essa análise o contexto político em que a série foi produzida e sua importância como a primeira série sitcom em que o enredo gira em torno de uma família latina.
Revista ECCOM - Educação Cultura e Comunicação , 2020
Este artigo discute o papel do cinema brasileiro na elaboração de imaginários raciais e de gênero; e a partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da metodologia de análise fílmica, investiga a construção das personagens femininas (Maria e Virgínia) no filme Bendito fruto (Sérgio Goldenberg, 2004), buscando identificar como a intersecção de gênero e raça incide em suas trajetórias e relações de afeto.
Cadernos do Lepaarq, 2022
O objetivo deste artigo é trazer à luz parte da análise metodológica contextual das lêcanas de Figuras Negras (de período arcaico) encontradas no Artemísion de Tasos, uma ilha localizada no Norte do Egeu. O santuário de Ártemis é um marcador religioso importante para a compreensão da expansão urbanística da cidade, assim como a dinâmica de culto feminino local. O levantamento dos dados se deu a partir da publicação do catálogo descritivo das lêcanas de figuras negras de Tasos de A. Coulié em La céramique thasiennes à figures noires de 2002 no ÉtTh XIX, da análise de amostra de material in loco e da coleta de dados contextuais a partir do Bulletin Correspondance Hellenique, em que buscamos nos aprofundar nas análises dos contextos arqueológicos. Este estudo é parte das pesquisas na tese de doutorado, em que analisamos uma amostra de 54 vasos no Museu de Tasos, total de 126 fragmentos de lêcanas encontradas no santuário de Ártemis. Neste artigo, apresentaremos a análise de 2 fragmentos de lêcana a partir do recorte de elementos decorativos de figuras animais tipicamente da Grécia do Leste de período arcaico e de animais com aspecto monstruoso, signos aparentemente comuns no contexto em questão. O aporte teórico-metodológico permitiu-nos observar aspectos importantes das particularidades do culto feminino em Tasos, a partir da reinserção das lêcanas no universo contextual e do desvelamento de aspectos que caracterizam a frequentação feminina e religiosa a partir dos contextos setorizados do Artemísion.
Revista X, 2021
RESUMO 2 : O objetivo deste artigo é apresentar um panorama dos fe-minismos latino-americanos considerando suas diferenças, as experiên-cias compartilhadas nos diversos contextos, assim como a viagem das teorias feministas na região, por meio da ressignificação dos conceitos e da concretização de novas práticas. Primeiramente, serão problemati-zadas as origens dos feminismos na América Latina. Em seguida, serão analisados trabalhos de feministas latino-americanas que criam concei-tos e pesquisam a partir da América Latina como lócus da enunciação e do feminismo como perspectiva, como a fronteira de Gloria Anzaldúa, a criptografia da violência de gênero de Rita Segato, as figuras da vir-gem-mãe e do huacho de Sonia Montecino, e as identificações fratura-das pelos atravessamentos de gênero e raça de Marie Ramos Rosado. PALAVRAS-CHAVE: feminismo latino-americano; genealogia; gê-nero; raça; violência. RESUMEN: El propósito de este artículo es presentar un panorama de los feminismos latinoamericanos considerando sus diferencias, las experiencias compartidas en los diferentes contextos, así como el recor-1 Publicação original: FEMENÍAS, Maria Luisa. El feminismo latino-americano, cartografia preliminar. Pasajes: Revista de pensamiento contemporáneo, Universitat de València, no.19, 2006, n.10, pp.45-53. 2 O original não conta com resumo, tendo sido feito pelos tradutores.
TRAMA DE MULHERES, 2024
Os estudos reunidos no livro aqui presente focalizam temas que circulam entre história, memória, ficção e rostidade. O título Trama de Mulheres: Ficção, História e Rostidade apresenta, de imediato, a percepção dos meandros temáticos aos quais as mulheres autoras têm se aventurado quando deixam o enclausuramento do Eu que navega pelo desconhecido da imaginação e fantasia e buscam lançar seu olhar para além do horizonte, para além do tempo mergulhando no passado que se propõe histórico e por vezes nas reminiscências da memória. Em outro momento, os estudos apresentam facetas da desrostificação seguida da construção de uma nova rostidade como forma de desenclausuramento, des silenciamento no confronto com novas configurações da realidade circundante ou desterritorializada.
V.4 N.1 - RESISTÊNCIA: A construção de saberes históricos em tempo de pandemia, 2021
O livro de Carlos Alberto Alves de Souza, denominado Aquirianas: mulheres da floresta na história do Acre, editorado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e de Estudos da Cultura Amazônicas - ENVIRA, 2010, aborda uma proposta audaciosa – dentro das várias possíveis – de uma escrita da História das Mulheres na Amazônia. O autor é Carlos Alberto Alves de Souza, formado em História pela Universidade Federal do Acre, com Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo o primeiro Professor Titular da área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, foi presidente da Associação Brasileira de História Oral de 2004 a 2006, além de fazer parte da Academia Acreana de Letras, possui obras sobre a História do Acre que se inspiram na História Social Inglesa – notadamente em Thompson e Hobsbawm - e por um diálogo interdisciplinar com os espaços e geografias amazônidas.
DRAMATURGIA, TEATRO E OUTROS DIÁLOGOS (INTER)CULTURAIS, 2016
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a noção de autoria feminina na literatura para, então, problematizar questões relativas à autoria feminina na dramaturgia paraibana, considerando o lugar de fala, ou seja, o contexto de produção de tais autoras, bem como os fatores socioeconômicos e outras condicionantes estéticas e culturais que influenciam no baixo número de dramaturgas e de encenadoras no contexto paraibano, quando considerado o número geral em tal contexto. Tomaremos como ponto de partida os dados coletados em pesquisa recente acerca da publicação de obras de autoria feminina na Paraíba, atentando para os dados quantificáveis no que diz respeito à forma e ao gênero literário, além das datas de publicação de tais obras.
Caderno Espaço Feminino, 2012
Resumo: O Cinema tem importante papel na construção e difusão das imagens de homens e mulheres ao longo do tempo. Este trabalho apresenta a evolução da participação de mulheres em funções de destaque nas equipes dos filmes de longa-metragem brasileiros, realizados entre 1961 e 2010.
Revista Filme Cultura, 2018
Durante a pesquisa de doutorado, constatei que, num mapeamento com mais de 1.000 filmes de ficção científica realizados entre 1902 e 2001, não mais que 14 deles eram dirigidos por mulheres. Ou seja, não alcançavam 1,4% do levantamento em questão. Em alguns casos, uma mesma mulher dirigiu mais que um, ou seja, o número de diretoras era menor que 14. Embora esses filmes assinados por mulheres fossem todos falados em língua inglesa, e quase todos produzidos nos Estados Unidos, tratavam-se de trabalhos menores, desimportantes, com orçamentos modestos, pouca repercussão e sem espaço nas redes internacionais de distribuição. Esse dado tornou imperativa a reflexão sobre como as mulheres integravam o contexto das relações entre a ficção científica e o cinema. Pesquisar as fazedoras de cinema passou, então, a ser prioridade.
Caderno Espaço Feminino
Este artigo analisa o romance Atração, de Octavio de Faria, tomando as relações do protagonista Roberto Dutra com outros homens em suas relações sociais, de modo a perceber como a masculinidade hegemônica molda as relações entre os homens e impossibilitam sua aceitação como homossexual. Para tanto lançamos mão de textos teóricos de Daniel Welzer-Lang (2001), R. Connell e Messerschmitd (2013) e JJBolla (2020). PALAVRAS-CHAVE: Masculinidades. Literatura Brasileira. Octavio de Faria.
Este texto tem como objetivo investigar a circulação do imaginário sobre a “América Latina”, produzido em diversas instâncias de produção discursiva, entre representantes da crítica e do pensamento de cinema no Brasil, durante as décadas de 1950 e 1960. Momento crucial da produção reflexiva em torno dos dilemas das transformações sociais, econômicas e políticas pelas quais o país passava, o contexto assinalado foi palco da emergência de diversas expressões culturais, artísticas e intelectuais, através das quais se revelava a disputa em torno do sentido dos processos de mudança política em curso. O presente artigo tem por meta analisar o debate no qual críticos de cinema, intelectuais e cineastas se posicionaram quanto à busca de uma expressão política e estética que, enquanto identidade latino -americana, fosse capaz de dar sentido ao protagonismo político daquela geração.
António José de Paula, autor, actor e empresário teatral do séc. XVIII, faz em algumas das suas peças o elogio das "matronas portuguesas" - mulheres que se distinguem pelas suas qualidades e acções -, demonstrando o seu valor através da dramatização de episódios da História portuguesa, encabeçados por homens mas nos quais o papel das mulheres é preponderante e significativo. O elogio das "matronas" é tanto mais paradoxal e expressivo quando se inscreve num período em que, por obediência a uma directriz régia, o palco era pisado apenas por actores do sexo masculino, que se viam, assim, na contingência de representar a coragem e a feminilidade descritas por Paula. Significativo é também que tenha sido Paula quem promoveu o fim da proibição das mulheres em palco através de um requerimento à Real Mesa Censória em 1800. Nesta comunicação, através de documentos e testemunhos da época, questionaremos como é que uma estética teatral que abre espaço para o elogio da mulher se coaduna com um poder legislativo que a exila do palco.
Revista de Literatura, História e Memória, 2020
Os documentários Simplesmente Jenny (1977) e Meu corpo, minha vida (2017), em um período de 40 anos, unem dois momentos distintos do cinema de Helena Solberg. Ambos estão ancorados em observação e análise das existências de mulheres permeadas por ideais sexistas no curso da História, das Artes e Literaturas. Pautam-se, inclusive, por imposições sociais que propiciam o auge da violência contra a mulher existencial e politicamente, a partir de sociedades muito marcadas por imposições totalitárias de origem colonial. Assim, tais formações históricas encontram ressonância em discursos hegemônicos que estruturalmente embasaram as sociedades latino-americanas e são deflagradas justamente nas narrativas cujas interseccionalidades apresentam-se como um imperativo para a interrupção de expressões, vozes e vivências.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.