Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
…
20 pages
1 file
Modalidade da apresentação: Comunicação Oral Resumo: Este estudo tem como proposição a identificação e análise crítica das correntes teóricas que compõem o pensamento arquivístico, buscando discutir o desenvolvimento histórico e epistemológico de tais correntes, por meio da comparação e confronto de seus conceitos principais para assim compreender e tecer relações com a Mediação da Informação. Haja vista que não há incidência de estudos que relacionem a Mediação da Informação sob a perspectiva dos fundamentos da teoria Arquivística e da Ciência da Informação na literatura brasileira. Sendo assim, a questão problema é: Como a mediação da informação é compreendida nas correntes teóricas arquivísticas? Destaca-se que a problemática abordada também envolve questionamentos complementares como: A teoria Arquivística oferece fundamentos consolidados que possam subsidiar discussões relacionadas à Mediação da Informação? Quais são as correntes teóricas que consideram relevante a mediação da informação? A metodologia adotada está fundamentada em uma abordagem epistemológica, ou seja, análise conceitual dos aspectos envolvidos objetivando contribuir à melhor compreensão do tema. O desenvolvimento e a consolidação da teoria arquivística podem ser considerados recentes quando comparado a outras ciências também de caráter social, isto se deve em grande parte, pelo fato de ter sido fundamentada em um conjunto de práticas profissionais bastante específicas-a organização e gestão de arquivos. Portanto, considera-se que discussões teóricas são fundamentais para o seu amadurecimento, pois visam suprir lacunas conceituais. Considera-se a partir das análises realizadas que há uma ausência de discussões, no entanto é nítido que a Mediação da Informação encontra-se presente em diversos momentos das práticas profissionais arquivísticas, desde a produção destinação final dos documentos e concretiza-se no momento do acesso do usuário.
The information has always played a key role in social life, however, in recent years, with the so-called "information age", discussions about the subject "information" have accompanied an exponent growth, both in the academic environment, as in society. The present paper discusses the information from the point of view of Information Science, specifically from the Archival Science point of view using the concepts information-as-a-thing, and organic information, both developed respectively by Buckland and by Couture, Ducharme and Rousseau.
Biblos, 2013
RESUMO O presente trabalho estabelece uma reflexão sobre o processo de mediação da informação. O uso da informação, a absorção, o acesso e o conteúdo fazem parte do cenário do processo de mediação no fluxo informacional, fator essencial para a constituição de estoques de informação, no intuito de se realizar a representação e a escolha dessas informações nos estoques informacionais. Identifica o mediador como elemento que intervém na busca e no acesso à informação, desempenhando papel fundamental no processo de obtenção do conhecimento. Aponta algumas funções que o mediador desenvolve entre o usuário e a informação no processo de mediação. As considerações finais relatam o impacto das tecnologias de informação e seu uso, bem como a importância do mediador para "melhor" recuperar o acervo informacional. PALAVRAS-CHAVE: Mediação da Informação. Fluxo da Informação. Sociedade do Conhecimento.
Em Questão, 2021
As instituições arquivísticas estão vinculadas a um contexto sociocultural em que os diferentes sujeitos formadores da sociedade ainda não conferem a esse ambiente um sentimento de pertencimento, que propicia um estado de conforto As dimensões da mediação da informação no âmbito das instituições arquivísticas
BiblioCanto, 2016
Delineia conceitos interrelacionados da ética profissional e a gestão da informação, bem como as implicações na atuação do bibliotecário perante o panorama social contemporâneo. Objetiva compreender as transformações decorrentes da Sociedade do Conhecimento e refletir sobre a atuação ética dos profissionais de informação neste cenário. Trata-se de revisão bibliográfica selecionada em materiais impressos e eletrônicos na área de Ciência da Informação e pertinentes à temática, tendo como descritores “ética” e “mediação da informação”. Acrescida à relevância de discussões sobre a contingência de mudanças atitudinais do bibliotecário do século XXI, evidencia-se a lacuna de publicações científicas que abordem pesquisas de campo, diligenciando investigações complementares.
2020
Apresenta um produto textual ensaístico sobre a informação e a pervasividade, destacando a interdisciplinaridade da Ciência da Informação e sua relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Objetivo: entender o caráter pervasivo da informação, a partir de traçados teóricos sobre informação e pervasividade. Metodologia: estudo teórico de abordagem qualitativa. Conclusões: Constata nos resultados que os estudos em informação e pervasividade são incorporados à construção de conhecimento em Informação e Tecnologia na Ciência da Informação. Considera o termo 'informação pervasiva' para conteúdos informacionais acessados pelos sujeitos em ecologias informacionais complexas, ambientes informacionais e outros canais de comunicação, favorecendo experiências que se estendem por distintos meios e ambientes.
(UEL) e Docente do PPGCI/Unesp-Marília-Brasil 3 Docente do PPGCI/Unesp-Marília-Brasil RESUMO Este trabalho aborda a questão da mediação da informação no processo decisório, mais especificamente, a informação orgânica, buscando aprofundar seus determinantes na tentativa de entender os mecanismos sobre os quais se apóia. Analisa também, o papel do arquivista enquanto profissional da informação nesse processo. Conceitualmente, compreende-se que a informação orgânica é produzida internamente à organização em decorrência da execução das atividades e tarefas desenvolvidas. A literatura nacional que aborda este tema é deficiente e, portanto, necessita ser aprofundada. Tecer relações entre a informação orgânica e a mediação no contexto do processo decisório é raro na literatura. Desse modo, este estudo busca contribuir com as discussões no que tange a esse tema, e ainda, acresce-se a isso a importância de se levantarem questões que possam vir a contribuir para o desenvolvimento de estudos da Ciência da Informação.
Média e Indisciplina- contributos para uma política das mediações, 2024
Uma das tarefas essenciais de uma teoria da comunicação é abordar o problema da mediação e do meio, seja este medium tecnológico ou não. Afinal de contas, comunicar é já utilizar uma forma mediadora (semiose) para gerar um significado comum. Este capítulo defende uma teoria da comunicação mediada que é também – e concomitantemente – uma teoria da mediação comunicacional. Pressupõe que a mediação não é simplesmente um processo tecnológico homogéneo e universal. Em vez disso, apresento-a enquanto geração, remo delação e transformação. A realidade mediada é, antes de mais, um mediador da experiência humana. Mostrarei de que forma podemos integrar os dis positivos tecnológicos de mediação simbólica, vulgarmente referidos como Média, numa teoria da mediação comunicacional. Para tal, princípio por apresentar a teoria da Mediatização no contexto da teoria dos Média para, num segundo momento, a distinguir da mediação. Sublinho que o uso anglo-saxónico da palavra “mediação” é usado de forma muito próxima àquele da mediatização, ainda que subsistam algumas dissemelhanças. Concluo apresentando o entendimento de meio (ou média) que uma teoria comunicacional da mediação supõe e exponho-a nos seus principais traços.
Resumo: Tendo em vista a multiplicidade de objetos de estudo verificada na literatura arquivística até então (documento, arquivo, informação), e considerando o crescimento da discussão de temas arquivísticos no universo acadêmico da Ciência da informação, ainda não se tem clara a ocorrência da relação supostamente recíproca: até que ponto a literatura científica da área de Arquivística vem incorporando questões ligadas à informação. Desse modo, objetivou-se, de forma geral, identificar e analisar como vem ocorrendo a presença de temas informacionais na literatura arquivística, e, mais especificamente: a) identificar o universo de autores (e seus respectivos universos institucionais) que desenvolvem discussões sobre informação na literatura arquivística; b) identificar e analisar quais periódicos pesquisados possuem maior incidência das temáticas informacionais, de modo a revelar possíveis linhas editorias mais abertas a essas questões; c) identificar e analisar o universo de termos utilizados para representar esses artigos (por meio das palavras-chave) estabelecendo as redes temáticas que se constituem nesse contexto (a partir da coocorrência de termos em palavras-chave de artigos); e d) construir redes institucionais e de autores na literatura analisada, buscando identificar relações e interlocuções científicas. Foram selecionados artigos (a partir da incidência do radical " inform " no título, resumo e/ou palavra-chave) publicados nas revistas canadenses Archives e Archivaria, e nas revistas brasileiras Arquivo & Administração e Acervo, na década compreendida entre 2002 e 2011, chegando-se a um grupo de 18 artigos (16,4% do corpus inicial). Os dados foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2008), a partir das categorias natureza, objetivos/funções, processos, no que se refere às categorizações das definições, conceituações e/ou referências a informação encontradas e por meio da análise bibliométrica, a partir de estudos de colaboração, citação e cocitação para o estabelecimento de redes (valendo-se do software PAJEK), de modo a identificar colégios invisíveis, eventuais correntes de pensamento. Abstract: Considering the diversity of objects of study verified in archival literature so far (archives, records, information, data), and given the increasing discussions of archival issues inside the academic universe of information science, it is not clear yet how the scientific archival literature incorporates the issues about information. In this sense, this project aims to identify and to analyze how the issues about information are incorporated in the scientific archival literature, trying (a) to identify the authors that discuss the information issues in archival literature, (b) to identify and to analyze which journals are more opened to information issues, (c) to identify and to analyze the universe of subjects used to represent the papers in order to establish subject networks that are created in this context; and to build institutional and authors networks aiming to identify the relationships and scientific dialogues. It will be select the papers published in the Journals Archives e Archivaria, Arquivo & Administração e
2021
Modalidade da Apresentação: Comunicação Oral Resumo: O presente artigo consiste em um apontamento inicial sobre o papel dos arquivos dentro das instituições museais, analisado na dimensão da documentação e da mediação, bem como os processos para a sua preservação. Destaca as sistemáticas adotadas pelos arquivos e pelos museus no trato dos seus objetos, que apresentam particularidades e diferenças que devem ser respeitadas e analisadas para o entendimento do processo de gestão da informação e documental praticadas no âmbito institucional. A relação dos procedimentos que alimentam os arquivos, aqui entendido, como de cunho museológico e suas particularidades, passam pela gestão administrativa e técnica do museu, resulta em uma série de documentos que servem de base para os processos comunicacionais do museu, a exemplo de exposições, material gráfico e redes sociais. Para entender essa dinâmica adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, com um enfoque analítico das referências que discutem o tema. Essa análise passou pela compreensão da sincronicidade entre as ações que os arquivos e os museus desempenham na geração da informação para a sociedade. As discussões permitiram compreender os pontos de intersecção entre as áreas da Museologia e Arquivologia, bem como suas contribuições, que permitem um olhar diferenciado nos processos de tratamento, gestão e mediação cultural.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Pontodeacesso, 2012
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Informação & Sociedade: Estudos, 2017
Informação Arquivística, 2012
Em Questão, 2018
Ibersid Revista De Sistemas De Informacion Y Documentacion, 2009
Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 2019
Informação & Informação, 2016
REVISTA TARAIRIÚ, 2017
Ciência da informação, 2010
Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Linguagem e Cognição, 2018
Revista Dissertatio de Filosofia, 2011
OFFICINA - Revista da Associação de Arquivistas de São Paulo, 2022