Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2023, Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research)
…
9 pages
1 file
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo demostrar quais são as práticas a serem empregadas, no trabalho com alunos disléxicos. A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, na qual o aluno apresenta dificuldade na leitura e escrita. Acredita-se que a dislexia é uma disfunção neurológica, mas de fato nada se foi comprovado. Ao escolher ser um profissional da educação especializado em Educação Especial, surgiu a necessidade de pesquisar a temática. Os objetivos são: entender o que é dislexia, conhecer quais são as dificuldades nas quais os docentes encontram em trabalhar com alunos com esta dificuldade de aprendizagem e estudar quais são as estratégias a serem empregadas. O tipo de metodologia utilizada foi abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Conclui-se que é necessário e importante o trabalho do professor na identificação da dificuldade deste aluno, e também o planejamento das atividades didáticas a serem trabalhadas com este tipo de alunos.
Revista Acadêmica Online, 2023
This paper aims to demonstrate the practices to be used in working with dyslexic students. Dyslexia is a learning disability, in which the student has difficulty reading and writing. It is believed that dyslexia are a neurological dysfunction, but in fact nothing has been proven. When choosing to be an education professional specializing in Special Education, the need arose to research the subject. The objectives are to understand what dyslexia is, to know what difficulties teachers face in working with students with this learning difficulty and to study the strategies to be used. The type of methodology used was a qualitative bibliographic approach. We conclude that it is necessary and important the work of the teacher in the identification of the difficulty of this student, and the planning of the didactic activities to be worked with this type of students.
2017
A dislexia é uma perturbação da aprendizagem específica com base na leitura, que permanece ao longo da vida, mas que pode ser detetada desde logo, nos primeiros anos escolares. Com a avaliação e intervenção adequadas, as crianças afetadas tendem a obter maiores benefícios, desde que o problema seja identificado cedo. Com efeito, procura-se entender se, no caso dos adultos com esta perturbação, existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (portadores e não portadores de PAE-DL) relativamente aos sintomas psicopatológicos (de ansiedade e depressão) e à perceção de suporte social. Neste estudo participaram 265 sujeitos adultos, entre os quais 204 são mulheres e 61 homens, sendo que 24 são diagnosticados com PAE-DL, 97 com ansiedade e 60 com sintomatologia depressiva. Os resultados não revelam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (portadores e não portadores de PAE-DL).Dyslexia is a Specific Learning Disability with Reading Deficit that l...
Disturbios Da Comunicacao Issn 2176 2724, 2012
A dislexia nomeia uma entidade bastante comentada e, ao mesmo tempo, cheia de controvérsias, entre os profi ssionais que lidam com crianças com difi culdades na aprendizagem da leitura e escrita. Fonoaudiólogos apresentam concepções diferenciadas quando se deparam com crianças que não aprendem a ler e escrever. Para alguns, não há patologia, mas, para outros, a criança disléxica está impedida, pela doença, de aprender como as outras. Objetivo: Verifi car as inconsistências e incongruências presentes no conceito/defi nição, na avaliação/ diagnóstico e no tratamento/intervenção da dislexia, presentes na literatura específi ca da Fonoaudiologia. Material e Método: Levantamento e resenha da literatura específi ca sobre a dislexia, em artigos publicados nos anos de 2001 até 2011, em periódicos brasileiros indexados nas bases de dados SciELO e LILACS. Para a busca foram utilizados os descritores: dislexia, aprendizagem, distúrbio de leitura e escrita e disgrafi a. O corpus fi nal foi composto por 30 artigos escritos por profi ssionais da área da Fonoaudiologia. Resultados: Foi observado que dos artigos publicados, 25 autores abordaram o conceito da dislexia, 30 abordaram o diagnóstico e apenas 12 abordaram o tratamento. Conclusão: Sugere-se que tal cenário seja devido à hegemonia de uma linha de argumentação que tende a apagar as vozes dissonantes e que uma escuta para essas vozes poderia levar a mudanças importantes para a área, de forma a esclarecer e instrumentar adequadamente os professores em relação à Dislexia, desfazendo, efetivamente, as inconsistências e incongruências identifi cadas.
Dissertação: Dislexia sob uma visão psicolinguística, 2023
Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar uma descrição linguística geral e detalhada acerca do Transtorno de Aprendizagem de Dislexia sob uma abordagem cognitiva. Nesse sentido, o trabalho, de caráter bibliográfico, pretende investigar as principais teorias linguísticas dos processamentos típico e atípico em relação ao aprendizado da leitura e da escrita e discorrer acerca de tipos, de possíveis causas e de sinais observados relativos ao transtorno, além de aspectos influenciadores, como o grau de transparência/opacidade grafêmica dos idiomas, e de questões relativas ao diagnóstico e à intervenção. Em relação aos aspectos metodológicos, segue-se uma orientação eminentemente teórico-descritiva, com base em textos acadêmicos e em obras de pesquisadores renomados no contexto internacional e nacional, como Stanislas Dehaene, Margaret Snowling, Albert Galaburda, Charles Hulme, Sally Shaywitz, Bennett Shaywitz, Magda Soares, Alessandra Seabra e Fernando Capovilla. Nesse sentido, a pesquisa, com base em perspectivas consolidadas na literatura acerca da dislexia, aborda, detalhadamente, tópicos gerais acerca do transtorno. O estudo se justifica na medida em que existe uma lacuna bibliográfica, sobretudo na linguística, acerca do tema. Além disso, seria oportuno agregar mais conhecimento ao campo de pesquisas sobre dislexia, principalmente no âmbito nacional, visto que, apesar do reconhecimento da qualidade de trabalhos internacionais, é necessária a valorização da pesquisa científica brasileira. Sabe-se que esse transtorno atinge em torno de 5% a 15% da população mundial, logo, é necessário compreendê-lo profundamente, para que sejam proscritos diagnósticos infundados, rótulos e estereótipos principalmente nos âmbitos linguístico e psicopedagógico, a partir de pesquisas para efetiva contribuição e divulgação científica dos estudos sobre dislexia. Por conseguinte, nesta dissertação, o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita foi abordado de maneira pormenorizada, sendo proposta uma “desmistificação” do transtorno de dislexia, com foco na tipologia, nas causas, nos sinais (e não sinais/ “mitos”), nos fatores influenciadores, na atividade cerebral, no diagnóstico correto e na intervenção eficaz.
ouvirouver
RESUMO Apresentado no Colóquio Iconologia[s] Leituras (2018), promovido pelo grupo de pesquisa Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo da UFMG , este artigo se ocupa das categorias "semelhança" e "similitude" na iconografia magrittiana problematizando, em sua leitura, a teoria da imagem subjacente à poética paradoxal do pintor René Magritte.
A Dislexia: Um Problema Recorrente na Escola, 2021
Learning problems are very recurrent in the school context, as it is in this environment where they manifest themselves, with that, this article is of a nature bibliography, aims to prospect concepts about dyslexia, in a selection of literatures and articles based on authors and studies related to the theme. Dyslexia is a learning disorder that affects 3% to 10% of school-aged children, reaching adulthood with serious problems if not accompanied by experts. Some Basic Difficulties Often Observed in Children with dyslexia: slow reading, monosyllabic, with little voice intonation and with stumbling in reading long words. For an accurate diagnosis of dyslexia it is necessary to rigorous evaluation carried out by a multidisciplinary team (speech therapist, educational psychologist, psychologist and neurologist). In conclusion, dyslexia is a problem that is intrinsically linked to the school context, demanding from education professionals a little more knowledge to work with the learner with the disorder. Keywords: dyslexia, disorder, diagnosis and education.
Resumo: Os primeiros relatos, que mais tarde viriam a contribuir para a sua definição atual, descrevem a Dislexia como uma distorção dos símbolos com origem neurológica, que afeta a aprendizagem da linguagem (oral e escrita), não obstante o fato do nível de inteligência de um indivíduo que apresente esta problemática situar-se na média ou acima desta. Por conseguinte, o conhecimento pormenorizado das suas possíveis causas reveste-se de especial interesse na medida em que reforça a necessidade de uma avaliação e intervenção que sirvam de facto e por direito aos interesses educativos de milhares de jovens estudantes em Portugal. O presente estudo tem como objetivo uma revisão da literatura sobre as quatros teorias explicativas da Dislexia mais estudadas pela comunidade científica, nomeadamente a Teoria Fonológica, a Teoria do Transtorno do Processamento Auditivo, a Teoria Magnocelular e a Teoria Cerebelar. A assunção de qualquer uma destas como mais credível e aceitável face às demais carece de precaução, sob pena de descartarmos o potencial contributo de todas para uma compreensão global deste tema. Serão, portanto, necessários mais trabalhos de investigação que descubram ou reforcem os indícios já encontrados, possibilitando aprofundar conhecimentos que contribuam para melhorar a qualidade (de vida) dos nossos leitores.
Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2022
Estima-se que, no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. As necessidades especiais podem ser de diversos tipos: mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas. Deste universo, acredita-se que, pelo menos, noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. Entre elas, a dislexia é a de maior incidência e merece toda atenção por parte dos gestores de política educacional, especialmente a de educação especial. A dislexia é a incapacidade parcial de a criança ler compreendendo o que se lê, apesar da inteligência normal, audição ou visão normais e de serem oriundas de lares adequados, isto é, que não passem privação de ordem doméstica ou cultural. Encontramos disléxicos em famílias ricas e pobres. Enquanto as famílias ricas podem levar o filho a um psicólogo, neurologista ou psicopedagogo, uma criança, de família ...
Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 2016
Para melhor compreender o confronto de dois posicionamentos discursivos em torno do tema “dislexia”, com os objetivos específicos de compreender quais são os acontecimentos discursivos e como se constrói a memória discursiva dessa polêmica, pesquisamos seu percurso histórico, cuja gênese data do final do século XIX. Os resultados dessa pesquisa confirmam duas afirmações de Maingueneau (2005[1984]): uma a respeito da noção foucaultiana de raridade e redundância dos enunciados, pois os enunciados recentes sobre o tema reproduzem os presentes no primeiro texto sobre dislexia, então chamada “cegueira verbal congênita”; e outra sobre a falta constitutiva do discurso primeiro a partir da qual o discurso segundo se constitui: em um dos seus primeiros textos, Hinshelwood, considerado o “pai” da dislexia, explicita a falta constitutiva de seu posicionamento: a falta de rigor científico.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Paidéia (Ribeirão Preto), 2011
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 2018
Repositório Digital de Teses e Dissertações do PPGLin-UESB
Lingu Nostr Revista Virtual De Estudos De Gramatica E De Linguistica, 2014
O impacto da COVID-19 sob análise de futuros médicos em formação
Cadernos de Estudos Lingüísticos
Research, Society and Development, 2020
Viso · Cadernos de estética aplicada - http://www.revistaviso.com.br/, 2015
PHS Phenomenology, Humanities and Sciences, 2023
Disturbios Da Comunicacao Issn 2176 2724, 2004
Physis: Revista de Saúde Coletiva