Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2008, Revista Brasileira de Coloproctologia
O linfangioma é uma neoplasia benigna que pode se manifestar em qualquer local do corpo, sendo a localização perineal ou retrorretal bastante incomuns. Apresenta sintomatologia inespecífica, podendo manifestar-se de diversas formas, como o abaulamento perineal e compressão de estruturas pélvicas. Relata-se um caso de linfangioma perineal com ênfase em seu tratamento já que esta entidade clínica, apesar de benigna, tem potencial de malignização.
2004
O linfangioma, também conhecido como mesotelioma ou tumor adenomatóide, é um tumor raro do sistema linfático representado por canais linfáticos dérmicos superficiais dilatados e ectásicos. Pode ser idiopático ou adquirido. A forma idiopática é muito incomum. A forma secundária ou adquirida foi descrita após cirurgia local, radioterapia, doença de Crohn ou escrofuloderma. Pode-se demonstrar a obstrução do fluxo através de linfangiografia. A lesão pode ser circunscrita (ou capilar), cavernosa ou cística.O linfangioma da vulva é uma doença rara do sistema linfático que pode ser idiopática ou adquirida. Relatamos o caso de uma mulher de 39 anos, negra, encaminhada ao HCPA por lesão extensa em vulva. A paciente não tinha fatores de risco conhecidos. Lesão apareceu em 1990, com crescimento lento, mais intenso nos últimos dois anos. Ao exame, edema duro com múltiplas lesões escamosas exofíticas de diferentes tamanhos envolvendo toda vulva e se estendendo pelo púbis. Inspeção do colo e colposcopia normais.Três biópsias foram realizadas em diferentes porções da vulva e foi coletado citopatológico do colo do útero. O diagnóstico histológico foi de linfangioma da vulva. Citopatológico, cultura para micobactérias e donovanose e sorologia para clamídia e treponema pallidum foram negativos. Foi realizada ressecção extensa com cirurgia plástica.Em geral, as pacientes se queixam da ruptura das vesículas, com linforréia, queimação vulvar, dor e disfunção sexual. Além disso, pode ser porta de entrada para infecção e que pode levar a celulite vulvar recorrente. Em lesões crônicas pode se desenvolver hiperceratose, acantose e papilomatose na epiderme, que foi observado em nossa paciente.Clinicamente, a lesão pode ser confundida com vesículas herpéticas, hemangiomas, filariose, linfogranuloma venéreo, molusco contagioso e dermatite de contato. As lesões pode lembrar metástase para a pele de câncer cervical e tuberculose pélvica. Quando crônico, deve ser distinguido de sua forma maligna, o linfangiossarcoma, uma entidade mais comum.A biópsia é diagnóstica, revelando um canal linfático dilatado na derme papilar circundado por uma camada fina e única de células endoteliais. O manejo depende do tamanho, tipo e localização. Modalidades de tratamento incluem vaporização a laser com dióxido de carbono, cirurgia excisional, eletrocirurgia, crioterapia e escleroterapia.Apesar de não haver documentação quanto ao desenvolvimento subseqüente de linfangiossarcoma, o prognóstico é incerto. O seguimento é mandatório para tratamento precoce de recorrências.
Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 2010
A case of orbital lymphangioma in a 9 year-old female, with proptosis (Hertel= 29 mm), ocular motility restriction, pain and visual loss due to compressive optic neuropathy is described. A magnetic resonance imaging (MRI) exam showed an expansive cystic lesion in the extraconal space of the right orbit, non-infiltrating with intralesional hemorrhage. The patient had no improvement with steroid treatment. A transconjunctival puncture with 35 ml aspiration of a "chocolate color" fluid (which was confirmed by cytologic study as a hemorrhagic fluid) was performed. Exacerbations occurred after an intralesional hemorrhage (pain and increase of proptosis). The lesion was excised via lateral cutaneous approach (a lateral canthotomy and removal of the right orbital wall was performed done for decompression) and lower transconjunctival approach. CONCLUSION: Lynphangioma is a challenging disease and difficult to treat, with potential visual and cosmetic complications and the possibility of frequent recurrences.
2010
The lymphangiomas are hamarthomatous lesions of the limphatic vases. There are benign proliferations that envolve the lymphatic system has a predilection for the head, neck and oral cavity. They represent benign proliferations that involve the lymphatic system, has a predilection for the head, neck and oral cavity. The prognostic for the linfangiomas located in the tongue is good for the most of the patients, although the voluminous lesions can cause obstruction of the aerial ways and consequently the death. The purpose of this study is to report two clinical cases of the lymphangioma located on the tongue, as well as to revise the pertinent literature focusing the clinical aspects and therapeutic possibilities.
GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva
Hospital IGESP -São Paulo -Brasil RESUMO Linfangiomas são tumores benignos incomuns. Geralmente têm sido descritos em regiões como cabeça, pescoço e axila. Linfangiomas pancreáticos acometem predominantemente indivíduos do sexo feminino, são extremamente raros e correspondem a apenas 1% de todos os linfangiomas. Esses tumores geralmente causam sintomas como dor abdominal ou vômitos. O diagnóstico é radiológico e o tratamento, a ressecção cirúrgica. Os autores relatam um caso de linfangioma cístico do pâncreas, em uma paciente do sexo feminino de 70 anos, com quadro clínico de dor abdominal, que foi submetida à pancreatectomia central com sucesso.
Jornal Brasileiro de Pneumologia, 2007
A linfangiomatose, doença rara e de origem controversa, ocorre em indivíduos de todas as faixas etárias, predominando entre os mais jovens, sem predileção por sexo. Comumente cursa com envolvimento torácico, porém órgãos como ossos, baço e fígado podem ser acometidos. Histologicamente, o envolvimento pulmonar cursa com proliferação, anastomoses complexas e dilatação secundária do sistema linfático. Clinicamente, a apresentação é variável. Os achados radiográficos podem ser sugestivos e o diagnóstico é definido pela histologia. Relatamos dois casos da doença; uma das pacientes era oligossintomática e encontra-se em tratamento; na outra, a doença foi mais agressiva e o diagnóstico muito tardio, culminando em óbito.
Revista Brasileira de Cancerologia
Um caso raro de linfangiomatose envolvendo unilateralmente o retroperitôneo, canal femural e rim ipsilateral é relatado. As características clínicas e formas de tratamento são revistas.
Ciências veterinárias: Pensamento científico e ético 2, 2023
Editora Direitos para esta edição cedidos à Atena Editora pelos autores. Open access publication by Atena Editora Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterála de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Todos os manuscritos foram previamente submetidos à avaliação cega pelos pares, membros do Conselho Editorial desta Editora, tendo sido aprovados para a publicação com base em critérios de neutralidade e imparcialidade acadêmica. A Atena Editora é comprometida em garantir a integridade editorial em todas as etapas do processo de publicação, evitando plágio, dados ou resultados fraudulentos e impedindo que interesses financeiros comprometam os padrões éticos da publicação. Situações suspeitas de má conduta científica serão investigadas sob o mais alto padrão de rigor acadêmico e ético.
Veterinaria E Zootecnia, 2015
O pênfigo foliáceo é uma das formas mais importantes de dermatoses imunomediadas vesicopustulosas em cães e gatos. A patogênese da doença está bem documentada em humanos e cães e sugere-se que em felinos o comportamento seja similar, caracterizado pela produção de anticorpos direcionados contra estruturas responsáveis pela manutenção da adesão intercelular. Embora haja relatos de diversas opções de tratamento descritos na literatura para esta dermatopatia, a maioria não foi utilizada em estudos envolvendo um grande número de animais. Descreve-se um caso de pênfigo foliáceo em um gato que respondeu satisfatoriamente apenas à corticoterapia e sem apresentar efeitos adversos.
Research, Society and Development
As meninges são estruturas de tecido conjuntivo que envolvem o sistema nervoso central (SNC) e suas funções incluem a proteção mecânica e a formação da barreira hematoencefálica. Por sua vez, os meningiomas são tumores do SNC, em sua maioria benignos, que têm sua origem em células precursoras não-epiteliais da meninge. O objetivo deste trabalho é descrever um caso incomum na literatura médica: a incidência de metástase de um meningioma craniano grau II para um linfonodo de cadeia cervical. Dessa maneira, é relatado o caso de um homem idoso submetido a uma tomografia computadorizada de crânio após incidente doméstico leve, a qual evidenciou a existência de lesão tumoral intracraniana, estando o paciente assintomático. A partir de então, iniciou investigação, levando ao diagnóstico de meningioma pós-biópsia. Meses depois, um abaulamento anormal em região cervical foi observado, gerando nova investigação e novo diagnóstico: meningioma grau II associado a metástase linfonodal. A abordag...
Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 2019
Resumo O lipoma é um tumor benigno de crescimento lento, assintomático, com consistência amolecida. Clinicamente, apresenta-se como massa nodular, pedunculada ou séssil, de aspecto gelatinoso com superfície lisa recoberta por mucosa bucal saudável. Apesar de comum em outras partes do corpo, esse tumor raramente acomete a cavidade bucal. Seu tratamento consiste na excisão cirúrgica, e apresenta raras recidivas, devido à presença de uma pseudocápsula que separa a lesão dos tecidos circunvizinhos. Objetivo: este trabalho objetiva relatar o caso clínico de um paciente com lipoma em região peterigomandibular, tratado com sucesso por excisão cirúrgica. Relato de caso: paciente masculino, de 51 anos, relatou aparecimento de aumento de volume assintomático em região posterior da cavidade bucal, com evolução de aproximadamente 8 meses. Foi realizada biópsia excisional da lesão sob anestesia local, sem complicações. A suspeita diagnóstica de lipoma foi confirmada por meio de laudo histopatológico. Paciente encontra-se no vigésimo mês de pós-operatório, sem recidiva da lesão. Conclusão: por ser raro na região maxilofacial, o tumor, quando acomete a mucosa bucal, deve ser relatado na literatura. No caso descrito, a biópsia excisional, realizada em âmbito ambulatorial, mostrou-se eficaz no tratamento do lipoma em região peterigomandibular.
Revista da Faculdade de Odontologia - UPF, 2014
Jornal Brasileiro de Pneumologia, 2008
O linfangioma cístico é um tumor congênito benigno e raro. Resulta da proliferação focal de tecido linfático bem diferenciado com origem num anormal desenvolvimento do sistema linfático. A maioria ocorre em crianças ou adultos jovens nos sacos linfáticos primordiais. Geralmente ocorrem no pescoço (75%) e na região axilar (20%). Apenas 1% desses são localizados no mediastino. Os linfangiomas adquiridos, principalmente encontrados em adultos de meia-idade, são conseqüentes a um processo de obstrução linfática crônica secundária a cirurgia, infecção crônica ou radiação. Os autores apresentam um caso clínico de linfangioma cístico do mediastino num indivíduo do sexo masculino de 50 anos, detectado por achado em radiografia de tórax de rotina.
Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, 2021
The authors present a case of a 18 (eighteen) years old male patient, presenting a recurrent painless tumour on the left side of his face, growing both intra and extraorally- It caused progressive limitation of mandibular mobilitv. Histopathological result of cavernous lymphangioma differed from the previous findings seen on magnetic resonance imaging.
Revista De Pesquisa Em Saude, 2012
Os linfangiomas são malformações linfáticas congênitas que geralmente são diagnosticados na infância e quando observadas na idade adulta são mais raras. São localizados na região de cabeça e pescoço, podendo afetar a cavidade bucal, principalmente a região lingual; sendo a mucosa jugal uma área incomum. Relato do caso: Paciente do gênero masculino, 25 anos de idade, leucoderma, procurou atendimento odontológico na FOUSP queixando-se de aumento de volume na região de mucosa jugal direita. A lesão apresentava-se assintomática com 15 mm de diâmetro e, segundo o paciente, a data de aparecimento era desconhecida. O diagnóstico clínico foi mucocele e a biópsia excisional teve o diagnóstico de linfangioma. O reparo tecidual transcorreu normalmente e a paciente permanece em acompanhamento clínico. Conclusão: Este caso torna-se importante por apresentar uma faixa etária acima da descrita na literatura, assim como a localização da lesão em local mais raro. Em virtude destes fatos nota-se a importância de um correto diagnóstico para efetivar o tratamento coerente e estabelecer um excelente prognóstico para estes pacientes.
Revista Eletrônica Acervo Saúde
Introdução: A mielinólise pontina central (MPC) e a mielinólise extrapontina (MEP) são agrupadas dentro do contexto de síndromes de desmielinização osmótica as quais são caracterizadas pela dissolução das bainhas de mielina, preservando os axônios. O objetivo deste relato de caso é descrever o relato de caso de paciente com quadro de MPC e realizar a revisão na literatura médica. Detalhamento de caso: Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 57 anos, que desenvolveu MPC após rápida correção da hiponatremia secundária a vômitos persistentes. Evolui com síndrome pseudobulbar, tetraparesia, disartria, rebaixamento do nível de consciência e disfagia. Após cinco meses de internação para tratamento sintomático e das complicações inerentes ao seu quadro clínico evoluiu com melhora parcial dos sintomas motores. Discussão: A etiologia da MPC e MEP é multifatorial, com incidência desconhecida e prevalência igual em ambos os sexos, podendo ser encontrada em todas as idades, com elevadas taxa...
Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
O objetivo deste trabalho é descrever um relato de caso de uma reagudização de uma lesão periapical extensa ocorrido com uma paciente tratada na Clínica de Atenção Básica II (CAB-II) da Faculdade de odontologia de Pernambuco (FOP). Após exame clínico e radiográfico o diagnóstico provável foi de granuloma periapical no dente 11. Realizou-se a abertura coronária com brocas esféricas, de acordo com a técnica coroa-ápice utilizou-se brocas Gattes Glidden em ordem decrescente e em seguida limas manuais até o comprimento real do instrumento. Concluída essa fase, foi feita a radiografia de odontometria. Prosseguiu-se com o preparo apical até a lima de número 90. A cada troca de lima foi feita irrigação com 5ml de hipoclorito de sódio a 2,5% e com a lima 15 realizou-se a patência foraminal. Foi feita medicação intracanal a base de Hidróxido de cálcio (ultracal®), e o selamento com ionômero de vidro. Quatro dias após início do tratamento endodôntico a paciente relatou febre e dor. Clinicamen...
Journal of Coloproctology, 2017
RESUMO: Racional -A doença de Bowen é um carcinoma in situ de células escamosas cutâneas, de ocorrência rara na região perianal, mais freqüente em mulheres na quinta década de vida. Pacientes referem queixas inespecíficas, como queimação, prurido, tumoração ou sangramento. Ao exame proctológico percebe-se eczema, espessamento, irregularidade da pele ou lesão vegetante ou verrucosa. As queixas apresentadas geralmente têm longo tempo de duração e as lesões apresentam crescimento lento. O diagnóstico deve ser realizado por biopsia. O tratamento mais indicado é a ressecção cirúrgica com amplas margens, obtendo-se maior índice de cura em longo prazo. Objetivo -Apresentar o caso clínico de uma paciente com doença de Bowen na região perianal, atendida no Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HU-UFAL) no ano de 1999. A paciente de 63 anos de idade queixava de uma tumoração na região perianal, com cerca de seis anos de evolução, que provocava prurido e, ao exame proctológico, tinha aspecto vegetante, com cerca de 3 cm de diâmetro. Em exame histopatológico de tecido colhido por biopsia, foi diagnosticado carcinoma epidermoide restrito à epiderme, com preservação da camada basal. Foi realizada ressecção cirúrgica da lesão com amplas margens de segurança. Não houve recidiva da doença em 5 anos de acompanhamento.
2007
Lymphangiomatosis, a rare diseases of controversial origin, occurs in individuals of any age, regardless of gender, but is predominantly seen in younger individuals. It often presents with thoracic involvement, although, the bones, spleen and liver can also be affected. Histologically, the pulmonar involvement includes proliferation, complex anastomoses and secondary dilatation of the lymphatic vessels. Clinically, the presentation is variable. Although radiographic findings can be suggestive of the disease, the final diagnosis is made histologically. We report two cases of lymphangiomatosis, both in females: one was oligosymptomatic and is being treated for the disease; the other had a more progressive form, was diagnosed quite late and ultimately died of the disease.
Revista Portuguesa de Pneumologia (English Edition), 2009
Doente de 59 anos, assintomática, com achado de uma tumoração ovariana na sua avaliação ginecológica de rotina e que durante os exames pré -operatórios encontrou acidentalmente um tumor mediastínico isolado, sendo então encaminhada para avaliação diagnóstica da lesão, que posteriormente mostrou ser um linfangioma cístico isolado do mediastino. O higroma cístico do mediastino é uma neoplasia benigna e extremamente infrequente, representando apenas 0,7 a 4,5% do total dos tumores mediastínicos e, dentre estes, apenas 1% é de localização exclusivamente mediastínica, sendo o diagnóstico definitivo possível apenas pelo exame anatomopatológico, e
Revista Brasileira de Cancerologia
A dissecção axilar representa hoje um dos tópicos mais controversos no tratamento do câncer de mama inicial. Paralelamente à necessidade do estadiamento axilar acurado está a elevada morbidade associada à linfadenectomia convencional. A biópsia de linfonodo sentinela está emergindo como um método de amostragem axilar seletiva, minimamente invasivo e altamente sensível para a identificação de metástases. Relatamos a experiência clínica inicial de nosso Serviço com a aplicação da técnica em 47 pacientes portadoras de câncer de mama, no período de dois anos. A linfocintilografia, utilizada como método de identificação do linfonodo sentinela, foi bem sucedida em 95,7% dos casos. A identificação do(s) linfonodo(s) de captação significativa foi possível em 91% das pacientes com linfocintilografia positiva. A média de LNS obtidos por paciente foi de 1,6. A análise histopatológica detalhada dos LNS foi obtida por cortes seriados. A imuno-histoquímica foi utilizada como método adicional em 1...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.