Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018, CIET:EnPED
…
9 pages
1 file
Este trabalho relata investigação que objetivou conhecer as vivências de uma fração específica de professores da Educação Básica do Tocantins, sobre as possibilidades e enfrentamentos vivenciados no processo de aprendizagem à distância referenciando-se na abordagem qualitativa de análise face ao desenvolvimento de pesquisa do tipo estudo de caso. O procedimento de coleta dos dados se deu por meio de depoimentos dos professores em formação pela Plataforma Moodle-ambiente virtual de aprendizagem-sendo os investigados os cursistas frequentes de um curso de especialização com ênfase na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Diversidade e da Inclusão Social ofertada no período 2015 a 2016. Evidenciou-se que no que se refere aos desafios enfrentados frente ao processo de aprendizagem na EaD, estes continuam a passar pela ausência na familiaridade e adaptação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) enquanto ferramentas formativas, do acesso e compreensão de ambientes virtuais de aprendizagem e precária infraestrutura das unidades escolares. Já no tocante às possibilidades percebidas, a oferta do curso e sua organização, acesso aos materiais atuais acerca da temática e a oportunidade de realizar formação scritu sensu de maneira gratuita foram os pontos relevantes. Palavras-chave: Aprendizagem à distância. Formação continuada. EaD.
CIET:EnPED, 2018
Estudos recentes apontam que os saberes que servem de base para a atividade docente são incorporados e modificados pelos professores em seus processos de vida, de formação e no contexto de trabalho. Nesse cenário, valoriza-se os conhecimentos adquiridos na experiência profissional, o pensamento dos professores e a prática como espaço de formação. O presente artigo, dessa forma, apresenta os resultados de uma investigação que identificou o perfil pessoal, profissional e acadêmico dos professores que atuam na EAD da Universidade do Sul de Santa Catarina, bem como conheceu algumas de suas percepções sobre como o trabalho na EAD contribuiu para a reflexão sobre suas práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica, do tipo estudo de caso, sendo os sujeitos 142 professores que atuam em salas de aula virtuais de cursos de graduação a distância. Os dados foram coletados mediante um questionário on-line. Constatou-se que a maior parte dos professores possui um tempo considerável de vínculo com a EAD e expressaram ter realizado mudanças em sua prática docente na modalidade presencial a partir da experiência na EAD, especialmente em relação ao uso das TIC e à avaliação da aprendizagem.
A EAD está em avanço contínuo e torna-se uma alternativa atraente para formação corporativa ou acadêmica. Torna-se de importância singular usar novas técnicas. Este é o caso do projeto instrucional. Ele embasa novas formas de ensinar e aprender no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Seu principal objetivo é superar a visão estreita do Projeto Político Pedagógico - PPP ou Projeto Político de Curso - PPC que se limita a definir ementas, conteúdos e bibliografia. Não há apresentação de guias didáticos que relacionam as disciplinas, justificam seu posicionamento na grade curricular e apontam para as competências e habilidades a serem formadas. Os planos de curso esquecem a mediação tecnológica e as possibilidades que o uso da tecnologia traz para as diferentes formas que se pode efetivar a teoria na prática, levando em consideração características individuais dos participantes de cada curso. Este trabalho considera o projeto instrucional como o produto do trabalho de uma equipe de profiss...
O artigo apresenta uma discussão sobre a formação docente no contexto da Educação a Distância -EaD, em e para a EaD, propondo uma reflexão com base nos aspectos históricos, paradigmáticos e epistemológicos que perpassam esta modalidade de ensino. Inicia com a conceituação de Educação a Distância, bem como a definição de "em" e "para" EaD e, depois, descreve os grandes momentos da modalidade. Em seguida, aborda os paradigmas dominante e emergente da educação e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem. Também, discute-se as novas formas de ensinar e aprender e as implicações para a prática docente e para o processo de mediação. Para concluir estabelece relações entre a formação "em" e "para" EaD, como sendo ambas fundamentais ao processo de formação docente, no contexto da oferta qualificada de EaD.
Debates Em Educacao, 2012
Esse trabalho objetivou analisar a formação de professores pelo viés da gestão escolar na modalidade de educação a distância. As reflexões sobre a tessitura do curso de Especialização em Gestão Escolar, realizado por uma instituição federal no ano de 2010, foram analisadas pela metodologia qualitativa, que possibilitou abarcar a complexidade envolvida. Os instrumentos utilizados foram os diários de bordo, e fóruns de discussões elaborados pelos alunos no decorrer do curso. A trama da formação desenhada possibilitou compreender a articulação da teoria e da prática profissional, que se efetivou no decorrer dessa formação. Os relatos dos alunos trouxeram as dificuldades de um trabalho exigente, em que desafios, impasses e sobrecarga expuseram a realidade do trabalho docente nos tempos hodiernos. Também as expectativas de um curso a distância e as mediações realizadas foram explicitadas. As considerações evidenciadas salientaram a importância dessa formação e a necessidade de continuidade desse processo.
2016
Certificação do Conhecimento: análise e revisão dos trabalhos científicos apresentados nos Congressos da ABEB no período de 2001 a 2009..
RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 2014
Este trabalho analisa a natureza docente do trabalho de tutoria na Educação a Distância (EAD), utilizando, como referência, os documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) (Brasil, 2007) sobre as funções do tutor e as avaliações que os tutores do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) fazem de sua prática. Contextualiza a pesquisa, abordando questões teóricas relativas à docência na EAD, a qual envolve vários profissionais em sua atuação, incluindo o tutor. Revela que até o momento inexiste um termo que defina o papel do tutor no trabalho com a EAD, papel este que se torna cada vez maior e mais indefinido. Mostra que, embora tenha, reconhecidamente, uma função importante e determinante nos cursos a distância, o tutor ainda é um profissional que carece de perfil profissiográfico, que lhe confira uma formação definida e um espaço determinado na modalidade. O artigo revela, ainda, que cresce a necessidade de estudos que indiquem quais as suas principais funções, sua identidade profissional e, sobretudo, a caracterização de sua atuação docente na EAD. Analisa as respostas do questionário aplicado aos 38 tutores do CEDERJ/UERJ, no curso de Licenciatura em Pedagogia e, finalmente, conclui que os tutores são unânimes em considerar sua atuação como docente, embora não sejam reconhecidos nem remunerados como tal pela instituição onde atuam.
Este texto tem como objetivo apresentar um modelo de planejamento de ensino baseado em rotas de aprendizagem e ao mesmo tempo relatar a experiência inovadora do uso deste modelo em uma disciplina de um curso de pedagogia na modalidade à distância. A rota de aprendizagem tem um alto apelo de estruturação de conteúdos, e o modelo é apresentado em forma de exemplo, evidenciando as múltiplas possibilidades de interação entre professores e alunos, dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. O domínio de novas tecnologias é uma necessidade tanto por parte dos professores/pedagogos na aplicação dos métodos de ensino, assim como na utilização por parte dos alunos. Novas formas de potencialização do processo de ensino e aprendizagem estão latentes nas possibilidades oferecidas por essas novas tecnologias, e o senso de oportunidade dos educadores deve ser o "moto perpétuo" para o alcance de patamares diferenciados na área da Educação.
Projectus, 2017
Este artigo tem como finalidade apresentar um relato de uma experiência realizada durante o processo de desenvolvimento das disciplinas oferecidas nos cursos de graduação na modalidade a distância, com ênfase no processo de avaliação. Para comprovar essas afirmativas, elencamos a disciplina Filosofia, oferecida aos alunos dos primeiros períodos de todos os cursos de graduação na UNISUAM, na modalidade a distância, com uma mostra dos resultados obtidos no processo de avaliação experimentado durante o semestre de 2015.1 e 2015.2, considerando o novo modelo implementado para esse fim. A partir dos resultados apresentados, concluímos que, a avaliação passa a ser um desafio, uma possibilidade de dialogo entre avaliador e avaliado, um elemento estratégico, constituindo um processo de dupla dimensão: uma comunicação consistente e didática.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Congresso De Pesquisa E Extensao Da Faculdade Da Serra Gaucha, 2014
Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 2022
Apresentações Trabalhos Científicos, 2018
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL., 2019
Sied Enped Simposio Internacional De Educacao a Distância E Encontro De Pesquisadores Em Educacao a Distância 2012, 2012
Revista JRG de Estudos Acadêmicos
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, 2020
Revista do Sell, 2014
Revista Inter Ação, 2015