Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2012, PARC
…
9 pages
1 file
This paper´s prospect is to present social housing´s experience in São Paulo city, with reference to contemporary issues of this challenge (central areas, for example.). For this presentation (which is the result of a 2010´s research) would like to highlight an Carmo street´s intervention developed by Vigliecca office. We stressed that the challenge of contemporary issues that has been tackled by the architect Héctor Viglieccawith deepening theoretical and architectural proposition-seems to have a different importance to the "renewal" of the social housing theme in metropolitan areas as São Paulo city.
This paper´s prospect is to present social housing´s experience in São Paulo city, with reference to contemporary issues of this challenge (central areas, for example.). For this presentation (which is the result of a 2010´s research) would like to highlight an Carmo street´s intervention developed by Vigliecca office. We stressed that the challenge of contemporary issues that has been tackled by the architect Héctor Viglieccawith deepening theoretical and architectural proposition-seems to have a different importance to the "renewal" of the social housing theme in metropolitan areas as São Paulo city.
Papers do NAEA
O presente trabalho versa sobre o processo de reconfiguração e refuncionalização da Praça do Carmo decorrente de uma política pública de intervenção urbanística da década de 1990, sendo resultado da monografia de especialização intitulada “Políticas públicas e espaço urbano: diversos contextos da Praça do Carmo”. Baseado em categorias teóricas como patrimônio cultural, políticas públicas, refuncionalização e reconfiguração de espaços urbanos, principalmente em Centros Históricos, essa pesquisa tem o objetivo principal é analisar o processo da intervenção na praça ocorrida entre o período de 1993 a 1996, a fim de buscar justificativas para o novo uso e configuração dada à praça. Para a pesquisa desse trabalho foram feitas entrevistas diretivas abertas direcionadas a informantes chaves, aplicação de questionários fechados e direcionados à moradores e trabalhadores (tanto formais quanto informais) da Praça do Carmo e entorno realizadas no período de julho a agosto de 2008, assim como p...
2014
O desenho da cidade, em relacao a dimensao, a densidade populacional e ao ordenamento urbano, pode ser, segundo Haughton & Hunter (1994)1, a questao central do tema sobre desenvolvimento sustentavel e de como os recursos ambientais e energeticos sao utilizados. Combinado a estes fatores esta a diversidade de usos. A relacao entre forma urbana e desenvolvimento sustentavel tambem e reforcada por Jenks, Burton & Williams (2010)2.
Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente
O artigo reflete sobre os danos que o parcelamento do solo hermético repercute no espaço urbano, derivado de legislações urbanísticas antiquadas que “desenham a quadra fechada” nos bairros. A partir dos lotes murados, dos edifícios isolados e da interferência míope do mercado imobiliário no processo de urbanização, é desencadeada a desertificação das calçadas, a hostilidade aos pedestres e a negação do espaço público. Como contraponto, este artigo apresenta uma proposta “piloto-investigativa” em uma quadra urbana típica do bairro de Mangabeira, em João Pessoa - PB, buscando avaliar comparativamente as relações dos pedestres com as calçadas, os usos, e a animação urbana no espaço citadino. É apontada a necessidade da revisão das legislações urbanísticas como pressuposto da qualidade urbana.
Resolvi incluir na monografia essa apresentação que conta um pouco da historia de como foi concebida e como evoluiu a pesquisa ao longo de seus dois anos de execução, a aventura da coleta de dados e também comentários sobre algumas críticas e observações que surgiram por ocasião da defesa da tese. Este texto pretende ser informal e não vou aqui citar fontes acadêmicas. Quando comecei a estudar o problema dos imóveis abandonados no Centro Histórico de São Paulo não tinha a menor idéia de onde a pesquisa ia me levar. A idéia inicial surgiu após eu participar como "distinto público" de uma apresentação de membros da Secretaria Municipal de Habitação a uma audiência no SECOVI. Aprendi que havia muitos imóveis "abandonados", que os movimentos sociais de sem-tetos promoviam invasões a esses imóveis ou como os membros dos movimentos preferem chamar, "ocupações" e que a Prefeitura tinha planos de transformá-los em "habitações para a populaç~o de baixa renda". Em princípio, gostei da idéia de que prédios desocupados pudessem ser reformados e postos à disposição para abrigar famílias de baixa renda.
Raggi, Giuseppina (ed), Ilusionismos. Os tetos de Palácio Álvor, Lisbon: MNAA, pp. 10-22, 2013
Conjuntos habitacionais construídos em locais distantes, oferecendo péssimas condições de vida a seus moradores, igualmente exigindo a implantação de serviços básicos, a um custo muitas vezes maior do q ue o desembolso necessário para a recuperação de moradias em áreas deterioradas, como as regiões centrais das capitais. A alegada falta de recursos para a questão da moradia e a correlata deterioração da qualidade de vida nas cidades para a população como um todo é apenas a outra face do desperdício e má aplicação do dinheiro público das Prefeituras, Estados e União, por falta de uma política habitacional e urbana no País. Obviamente, nenhuma das distorções é acidental, elas refletem a predominância de interesses econômicos, desconsiderando-se os interesses de toda a população coletivamente e das famílias sem acesso à habitação, especificamente. Tendo em vista as condições, o objetivo da pesquisa é propor melhorias nas estruturas e no espaço do objeto escolhido. Tem como metodologia a revisão bibliográfica, visita de campo, análise das entrevistas e da infraestrutura e confecção do trabalho final.
V!10, 2015
Paper resumo do projeto Wikipraça, desenvolvido para a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo durante os anos 2014-15 http://www.nomads.usp.br/virus/virus10/?sec=5#sect56
Revista da Arquitetura: cidade e habitação, 2021
A construção civil é um percursor na economia das cidades, gerando empregos e novas atividades socioeconômicas no espaço urbano. Porém, possibilita também alto acumulo de resíduos, os chamados resíduos da construção civil - RCC, que incentivam a geração de outros descartes irregulares de forma geral, propiciando a presença de animais indesejáveis e insetos, capazes de ocasionar doenças constantes nas comunidades e seu entorno. A atual situação em que vivemos perante a pandemia que se alastrou ao redor do mundo, provoca a prática de novas iniciativas em torno do meio ambiente e em nosso meio social, questões que envolvem a garantia da saúde pública refletem a nova normalidade. Dessa forma, o artigo propõe soluções voltadas ao urbanismo colaborativo, buscando a criação de intervenções em comunidades para a conscientização e ação na construção de cidades mais sustentáveis, com a presença de áreas abertas para maior circulação de ventilação e, portanto, limpeza do meio, assegurando a so...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, 2013
Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, 2021
PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, 2012
Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2020
Anais do XV Encontro da ANPUR - 20 a 24 de maio de 2013, Recife - PE, 2013
Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade, 2020
URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, 2019
Estudos de Sociologia, 2022