Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A presente entrevista trata do criador e diretor artístico da Escola de Circo Picolino, Anselmo Serrat, que fundou em Salvador a primeira Escola de Circo do Nordeste do Brasil, em 1985. Como diretor artístico, Anselmo Serrat especializou-se na direção de espetáculos circenses, com a realização de espetáculos com a estética do Novo Circo. Neste ano de 2020 Anselmo Serrat faleceu, deixando um legado de luta e resistência para a solidificação da Escola de Circo Picolino.
Repertório, 2020
A presente entrevista trata do criador e diretor artístico da Escola de Circo Picolino, Anselmo Serrat, que fundou em Salvador a primeira Escola de Circo do Nordeste do Brasil, em 1985. Como diretor artístico, Anselmo Serrat especializou-se na direção de espetáculos circenses, com a realização de espetáculos com a estética do Novo Circo. Neste ano de 2020 Anselmo Serrat faleceu, deixando um legado de luta e resistência para a solidificação da Escola de Circo Picolino.
Pretende-se mostrar neste artigo que o sonho aparece na filosofia de Sartre como pertencendo à família da imagem, totalmente distinto da percepção e ao mesmo tempo mantendo relação com o real, de forma que aquele que sonha cria o irreal permanecendo no mundo. Contra a leitura de Merleau-Ponty em seu curso sobre a passividade, e a crítica elaborada por Silvana Ramos, mostraremos que a distinção entre percepção e imaginação, não implica, no livro O imaginário de Sartre, uma ruptura entre real e irreal, e que mesmo o sonho, exemplo limite do imaginário, longe de significar ausência de mundo, é criado por um corpo que, adormecido, permanece no mundo e permite o despertar.
Neste artigo, eu trato do seguinte paradoxo do pensamento socrático: (1) apenas aquele que conhece o que é o bem e o mal pode falar sobre o que é propriamente o bem e o mal, (2) ninguém sabe com certeza o que é o bem e o mal. Se é assim, como Sócrates ou seja lá quem for pode falar sobre virtude ou vício? Como Sócrates pode dizer que a razão é um bom guia para a alma humana rumo à harmonia e à felicidade? Palavras-chave: ética, socratismo, eudaimonismo, filosofia clássica.
Este trabalho dedica-se a apresentar Elomar Figueira de Mello, cantador e violeiro do sertão da Bahia e sua trajetória na música. Homem culto e arcaico, fecundo pesquisador do Nordeste e da cultura brasileira, arquiteto-urbanista de formação e criador de bodes, Elomar é um dos referenciais da produção cultural nordestina. Apreciado no meio intelectual e musical, optou, porém, por se isolar da cidade, preferindo compor suas antífonas, ou cantar as sagas de donzelas e cavaleiros medievais.
Perspectivas em Diálogo, 2021
Este trabalho parte da relação entre o pensamento de Norbert Elias e a psicanálise de Sigmund Freud para refletir a respeito dos efeitos psíquicos sofridos em contextos de violência e rupturas sociais. Nessa perspectiva, utilizamos materiais oníricos cedidos anonimamente para o projeto "Inventário dos sonhos" para pensar que o sonhar torna-se um espaço de liberdade dos indivíduos quando estes se encontram em situações de anulação da singularidade e de ruptura dos laços sociais.
Matraga, 2021
O artigo apresenta uma discussão acerca da divisão dialetal do Português Brasileiro proposta por Antenor Nascentes (1953). O texto objetiva discutir a divisão de Nascentes no que respeita aos subfalares sulista e fluminense, pautando-se em dados do léxico coletados para a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil (CARDOSO et al., 2014). Para tanto, consideram-se análises realizadas por Romano (2015) e por Santos (2016) que caracterizam as áreas sob a perspectiva da variação lexical e dão indícios da necessidade de uma reformulação.
REALISMO E CONSCIÊNCIA PERCEPTIVA EM SARTRE, 2023
Resumo: Objetiva-se, no presente artigo, apresentar um percurso em alguns textos e obras de Sartre que antecedem à ontologia de 1943, L'être et le néant, que indica elementos de um pensamento realista, isto é, que mantém algum estatuto irredutível no mundo. Para isso, valemo-nos de textos como a dissertação sartriana, de 1927, sobre a imagem para a obtenção do Diplôme d'Études Supérieures, tal como o breve ensaio sobre a intencionalidade de Husserl, publicado em 1933. Em relação às obras, utiliza-se La transcendance de l'Ego, L'imagination e L'imaginaire, no intuito enfatizar os elementos que envolvem a ambiguidade da noção de consciência perceptiva, a qual envolve a atividade e espontaneidade referente à consciência, além de relacionar a passividade e receptividade inerentes à percepção. Visto isso, pode-se concluir que no empreendimento de Sartre em superar o idealismo e realismo tradicionais, mesmo o autor radicalizando a teoria de Husserl, ele indica um "novo realismo" que, de certo modo, está relacionado às ambiguidades da consciência perceptiva.
ARTURO LEMA. CENÓGRAFO DE SONHOS PINTOR DE PEQUENOS MUNDOS, 2021
Souto, Andressa Alves, 2011
Resumo: Neste trabalho, esboço uma análise da estrutura da reflexão, tal como apresentada na obra O Ser e o Nada. Esta análise mostrará que a reflexão só pode ser compreendida adequadamente através de sua relação com a temporalidade. A fim de elucidar esta relação, este estudo consistirá em dois momentos. Num primeiro momento, apresento, em linhas gerais, a maneira como Sartre caracteriza a reflexão, através de uma apresentação da estrutura reflexo-refletidora. Num segundo momento, procuro caracterizar a relação entre reflexão e temporalidade, através da distinção efetuada por Sartre entre reflexão pura e reflexão impura. Através disso, procuro evidenciar o caráter fundamental da consciência reflexiva para a constituição da Psiqué.
Cadernos Benjaminianos, 2018
RESUMO A temática do sonho e do despertar é central na fase inicial de construção do projeto das Passagens de Walter Benjamin. Nesta etapa de trabalho, Benjamin ocupou-se com os resquícios anacrônicos das passagens de Paris, tomando-os como "ur-fenômenos" da modernidade, pois eles carregavam em si o material necessário para uma interpretação recente da história, a partir do despertar da mitologia latente que se revela nas imagens de sonho produzidas neste contexto histórico. O intuito deste ensaio, portanto, é explorar a forma de aparição das concepções de sonho e despertar na obra das Passagens, procurando vincular tais conceitos às intenções filosóficas do autor e dialogar com outros de seus textos, de modo a também tentar expor a crítica ao historicismo narcótico produzido pelo estado onírico do coletivo, e a necessidade de forjar um pensamento outro que seja capaz de interpretar as imagens sonhadas pelo coletivo, que permanece sonhando. Palavras-chave: Sonho. Despertar. Passagens. Walter Benjamin. Interpretação. ON DREAM AND AWAKENING ON WALTER BENJAMIN'S PASSAGES: AN ASSAY ABSTRACT The thematic of dream and awakening is central to the initial phase of construction of the Walter Benjamin Arcades Project. In this stage of work, Benjamin dealt with the anachronistic remnants of the Paris passages, taking them as "ur-phenomena" of modernity, because they carried within the necessary material for a recent interpretation of history, since the awakening of the latent mythology that is revealed in the dream images produced in this historical context. The purpose of this essay, therefore, is to explore the form of appearance of the dream and awakening conceptions in the Arcades Project work, trying to link these concepts to the philosophical intentions of the author and to dialogue with others of his texts, in order to also try to expose the criticism to the narcotic historicism produced by the oneiric state of the collective, and the need to forge another thought that is capable of interpreting the images dreamed of by the collective, who remains dreaming.
Este trabalho tem por finalidade mostrar os problemas de relacionamento aeroporto / cidade, com base na análise do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, caracterizando-se, portanto um Diagnóstico Ambiental do local.
RESUMO O objetivo desde artigo é demonstrar como Ernst Bloch se apropria das reflexões de Freud sobre os sonhos acordados para sua filosofia. A partir de uma fenomenologia dos sonhos acordados, Bloch constrói sua hermenêutica da obra de arte de caráter utópico. Isso é possível desde a desvinculação ontológica entre sonhos noturnos e sonhos acordados. Dessa operação, pode-se concluir que os sonhos acordados na filosofia de Bloch é uma chave hermenêutica que inquire o sentido das obras de arte desde um ainda-não-consciente do futuro nas obras do passado. Palavras-chave Sonhos Acordados. Sonhos Noturnos. Obra de Arte. 1 Este artigo faz parte de minha tese de doutorado intitulada A estética da pré-aparência (Vor-Schein) como antecipação transgressiva em Ernst Bloch defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Oliver Tolle em fevereiro de 2020. Para seu desenvolvimento teve o auxílio de uma bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão-FAPEMA.
Neste artigo, empreenderei uma leitura crítica sobre “Samsa Apaixonado”, do escritor japonês Haruki Murakami, conto que se encontra em "Homens sem Mulheres", livro homônimo a um título de Ernest Hemingway e cuja contextualização cultural buscarei explicar a partr das conclusões publicadas em "The Fantastic in Japanese Modern Literature", de Susan Napier. Em “Samsa Apaixonado”, um inseto acorda metamorfoseado em Gregor Samsa durante certa manhã. A intertextualidade explícita com "A Metamorfose" de Franz Kafka enseja uma série de reflexões sobre as implicações de um texto fantástico construído a partir de referências textuais canônicas da própria ficção fantástica. Procuro explicitar, então, o significado desta meta-metamorfose, correlacionando-a com estudos de Todorov e Roas sobre esse gênero literário e a partir das leituras referenciais à obra kafiana feitas por alguns autores tais como Camus, Flusser, o próprio Todorov, dentre outros. Palavras-chave: Haruki Murakami; Kafka; Metamorfose; Literatura Fantástica.
Nas horas vagas, sem esque cer suas raízes, teve como "hobby" principal o estudo da História e da Genealogia. Há mais de quarenta anos de lápis e papel na mão, partiu para entrevistar pessoas e vasculhar arquivos paroquiais e civis, culti vando sempre a leitura da biblio grafia especializada. Da antiguidade oriental her dou a religiosidade monoteísta e os genes hebraicos transferidos por Diogo Fernandes e outros ascen dentes; da clássica, há indícios da presença de seus ancestrais nas nobres causas do Império Roma no, comprovada pelos "aneletes " do Brasão dos Alvares.
Resumo Carlos Pena Filho, poeta pernambucano, ficou conhecido como Poeta do Azul, devido às referências recorrentes que faz ao azul em sua obra. Ao azul podem ser atribuídas várias conotações. No poema por nós escolhido, Soneto do Desmantelo Azul, sustentamos que o azul adquire conotações eróticas. A primeira parte de nosso trabalho é uma revisão ou breve discussão sobre o conceito de texto erótico com que trabalhamos, e a segunda parte é, propriamente, a discussão do texto que escolhemos para análise. Cientes de que pouco se tem explorado a questão do erotismo na obra de Pena Filho, esse nosso trabalho é então uma pequena contribuição para preencher esse vazio nos estudos sobre esse poeta. Palavras-chave: Cor azul. Erotismo e literatura. Carlos Pena Filho. Abstract Carlos Pena Filho, a poet from Pernambuco, Brazil, became known as`The Blue Poet`since in his poetry he makes several references to the blue color. Blue can here have several meanings. In the poem chosen by us, " Soneto do desmantelo azul " , we defend that blue acquires erotic connotations. The first part of our paper is a revision or rapid discussion on the concept of the erotic used by us, and the second part presents our critical reading of the chosen poem. Being aware that eroticism has not been sufficiently explored in PenaFilhòs literature, our paper intends to be a contribution to the studies of this poet`s work.
Projeto de monografia apresentado ao Centro Universitário de Brasília -UniCEUB como exigência parcial para aprovação e conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, FATECS, sob a orientação da Professora Junia Caldeira.
Que lugar os sonhos ainda têm numa análise? Ainda são a via régia para o inconsciente a ser desvendado, ou um aspecto do trabalho conjunto, o sonho sonhado a dois, entre analista e paciente?
Texto: Lucas 5:1-11 Propósito: Que todos os jovens, em sua idade mais vigorosa, aceitem o chamado que Jesus faz à nossa Geração, o chamado para ser utilizados por Ele para levar Esperança aos homens. INTRODUÇÃO Este tema é baseado na experiência de Pedro, que já havia aceitado a Jesus como o Messias ao princípio do ministério de Cristo (ano 27 aproximadamente -João 1: 41, 42). Nessa ocasião foi seu próprio irmão André que o levou a conhecer a Jesus. Contudo, mais de um ano havia passado, e o Senhor havia Se dedicado a pregar na região da Galiléia, mas principalmente em um ministério solitário. Durante um ano e meio, Cristo não foi acompanhado diretamente por Seus apóstolos. A história que estudaremos é muito importante porque é a articulação de uma mudança que se produz no ministério de Cristo e isso afetou a vários discípulos, entre eles Pedro e seus companheiros.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.