Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2011, Educacao Tecnologia
O presente trabalho aborda resultados de pesquisa realizada sobre a formação do aluno pesquisador desde o Ensino Médio. Mostra que é grande a necessidade da formação de alunos capazes de selecionar as informações e de realizar pesquisas. Analisa a realidade das feiras de ciências na atualidade e a sua importância na capacitação dos alunos para a realização da pesquisa científica. Além disso, analisa as condições reais que os alunos do Ensino Médio possuem para a realização de pesquisas e apresenta proposta para melhoria dessas condições.
Perspectivas em Ciência da …, 2005
Revista Docência do Ensino Superior, 2016
Interdisciplinaridade Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisa Em Interdisciplinaridade Issn 2179 0094, 2010
Artigos 1. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR-30 anos de pesquisa Fazenda 1 Resumo: O texto é uma revisão histórico crítica dos procedimentos metodológicos à pesquisa interdisciplinar onde o papel das histórias de vida ganha destaque especial. Trata de princípios que poderão alicerçar intervenções. Destaca o valor das metáforas enquanto referência na pesquisa. Destaca aspectos de uma hermenêutica de sujeitos e a força da palavra quando trabalhamos com formação interdisciplinar de professores. Alicerça-se na pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Interdisciplinaridade nos últimos 30 anos.
2009
A formação de educadores e professores surge como um vector estratégico indispensável para operar mudanças de diversa natureza no domínio da educação e, por extensão, no domínio das concepções de profissão e de profissionalismo docente. O actual Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei nº 43/2007) surgiu no contexto de reorganização do Ensino Superior ao Processo de Bolonha. Este documento, ao situar a formação profissional dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do 2º Ciclo de Formação (Mestrado), pode contribuir para um reforço no reconhecimento da importância destes actores na promoção de um desenvolvimento de qualidade, tão necessário à sociedade portuguesa, mas remete, essencialmente, para a necessidade de uma formação inicial exigente e de qualidade. Outro aspecto a merecer destaque neste Decreto-Lei relaciona-se com a possibilidade do desempenho profissional se estender a dois ciclos de ensino. Esta maior abrangência, para além de tornar possível a mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos de ensino, permitirá, entre outros aspectos, o acompanhamento dos alunos pelos mesmos docentes por um período de tempo mais alargado, favorecendo uma dinâmica de articulação das aprendizagens entre os diferentes ciclos de ensino. Tendo como pano de fundo este contexto, a presente comunicação propõe-se apresentar e analisar alguns dos fundamentos que estiveram na base da organização curricular do Ciclo de Estudos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), merecendo-nos uma análise mais detalhada a integração da componente de formação em investigação educacional na área de iniciação à prática profissional. Esta opção teve como objectivo primordial formar especialistas interventivos, conscientes do valor e das potencialidades da sua área de formação e com potencial para fundamentar as suas opções no contacto com a realidade pedagógica. Valoriza-se, deste modo, o desenvolvimento de projectos de intervenção numa linha de investigação-acção, no contexto da prática de ensino supervisionada.
2018
A obra de Maciel e Neto (2017) defende que a qualidade de qualquer instituicao de ensino superior depende da qualidade docente e por meio desta instiga o profissional da educacao superior a questionar suas praticas pedagogicas e cientificas. Segundo os autores, quem nao pesquisa, nao tem aula para dar.
A presente obra é disponibilizada pela equipe Le Livros e seus diversos parceiros, com o objetivo de oferecer conteúdo para uso parcial em pesquisas e estudos acadêmicos, bem como o simples teste da qualidade da obra, com o fim exclusivo de compra futura.
Revista Diálogo Educacional, 2009
O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se ...
CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES
Objetiva compreender de que maneira a participação de estudantes em grupo de pesquisa e em iniciação científica impactam sua formação acadêmico-científica. Fundamenta-se em Jürgen Habermas (1987, 2003), com utilização de estudo de caso, entrevistas semiestruturadas e levantamento de produções acadêmicas. Como resultados, compreende-se o impacto positivo para formação a partir da Iniciação científica na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, como base para a continuidade na carreira acadêmica, e a relação entre a iniciação científica e a participação em grupo de pesquisa.
O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas 3, 2020
Este trabalho versa sobre o uso da investigação como metodologia nos cursos de formação de professores e o uso da pesquisa como instrumento educativo Nosso objetivo é demonstrar que a formação dos professores, para uma mudança no ensino e na aprendizagem deve ocorrer de forma reflexiva e tenha como instrumento de aprendizagem na formação inicial a pesquisa .O nosso objeto de estudo organiza-se num quadro teórico a respeito da formação docente e da pesquisa como fator impulsionador da reflexão e mudança na prática dos docentes. A metodologia utilizada foi qualitativa, realizada por meio de levantamento bibliográficos sobre o tema abordados em Alves (2004), André(1995), Ludke (1997, 2004), Moraes(1996), Ambrosetti(2016), Bulgraen (2010), Forgiarini(2016), Freire(1996), Gómez(1998)Demo (1996, 2008),Pimenta, Anastasiou, Cavallet (2002) e Veiga (2010). A análise dos dados apresentada de forma descritiva. À luz dos resultados, discutidos com fulcro literatura consultada, observou-se que a metodologia utilizada na formação docente não tem favorecido a formação reflexiva aos docentes por não contemplar a pesquisa e novas reflexões, favorecendo a construção de uma identidade pesquisadora no futuro e contribuindo para uma formação de sujeitos críticos.
Revista Diálogo Educacional, 2007
O texto que se segue é o relato de uma experiência de parceria entre o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e a Apeoesp (Sindicato do Professores da Rede Pública de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que no ano 2006 uniram esforços para capacitar na pesquisa em educação docentes da rede estadual de ensino paulista, mediante um curso na modalidade extensão denominado de “Introdução à Pesquisa em Educação”. Para apresentar os contornos dessa iniciativa, o texto divide-se em três momentos. No primeiro, são delineadas as motivações que levaram as duas instituições a formularem a proposta que visou enfrentar o problema da deficiência na formação acadêmico-científica dos docentes da rede pública. No segundo momento, encontra-se descrita a proposta formulada, seguida de um relato sobre sua execução nos dois locais onde foi implementada simultaneamente: Campinas e Americana. Por fim, é apresentada uma avaliação do trabalho realizado, que deu ensejo aos autores desse rel...
Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio
Muitos questionamentos a respeito da formação do professor para a educação básica requerem conhecimentos, habilidades e desenvoltura no ensino. Nesse contexto, o estágio supervisionado, na formação inicial de professores, proporciona uma aproximação com a realidade escolar. O professor no espaço do estágio tem a possibilidade de se reconhecer como sujeito que não apenas reproduz o conhecimento, mas também pode tornar seu próprio trabalho de sala de aula em um espaço de práxis docente e de transformação humana. Neste contexto, trazemos uma pesquisa quali-quantitativa para analisar concepções de educandos sobre ensinar e o ensino de ciências, As análises das respostas dos educandos mostram que suas concepções se inter-relacionam, já que a educação é construída através de vários âmbitos.
Retratos da Escola, 2018
No presente texto, meu objetivo é problematizar a orientaçãoe mostrar particularidades do método com o qual trabalhono campo da educação. Esse método propicia condições para evidenciarproblemas da formação do pesquisador, entre os quais sedestaca como fundamental a elaboração do problema de pesquisa.Ao mesmo tempo, o próprio método contém uma metodologia paraa construção do problema. E, de forma sucinta, mostro alguns efeitosdo método na prática da orientação, considerando o processo formativoe a prática científica.
Revista NUPEM
Refletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação bem como acerca da importância da pesquisa durante as atividades de estágio supervisionado. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos acerca da orientação teórica relativa à pesquisa educacional com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos tendo como foco o ensino de História. Desafios e resultados positivos mesclam-se na execução de uma proposta formativa como esta.
Revista Eletrônica de Educação, 2012
This article examines a training process of History teachers based on the promotion of research in education, as well as the importance of part of the supervised work activities being developed as research. We start from the basic assumption that teacher-researcher training is necessary and viable. Based on a bibliographic research, we discussed the theoretical orientation of educational research with emphasis on ethnographic research, as well as with practical directions in defining the locus of the research (training field school) and in the elaboration of research projects by undergraduates that focus on History teaching. The beginning of research on school everyday during the initial teacher training is a relevant condition for the promotion of a reflective teacher. We found that through a proposal for an educational research-based teacher training, the future teachers experiment the place of participants of a knowledge that builds and rebuilds itself at every moment and underst...
Revista Internacional de Educação Superior, 2019
No mundo atual a ciência e a tecnologia evoluem em velocidade cada vez maior, apesar das discussões e aplicações destas evoluções na Educação Básica não terem a mesma rapidez. A problemática que se coloca é a dificuldade de formar professores que superem a mera reprodução de informações, muitas dentro de um contexto clássico, e passem a utilizar metodologias que incentive os estudantes a uma formação pautada na pesquisa. Este texto relata atividades didáticas, em um curso superior de formação inicial de professores, alinhadas na proposta de “educar pela pesquisa”, e os resultados de uma pesquisa realizada neste contexto com objetivo de buscar entender as concepções dos estudantes sobre estas atividades e as perspectivas futuras de seu uso. A pesquisa realizada utilizou metodologia baseada na análise de conteúdo das respostas abertas dos estudantes que concluíram as disciplinas, obtidas por meio de um questionário aplicado em plataforma online. Os resultados indicam que os licenciand...
Imagens da Educação, 2017
Este texto objetiva discutir a pesquisa empírica na formação de educadores como um meio de reflexão sobre as relações teoria/prática e sujeito/objeto. A discussão está fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade e em estudos sobre a pesquisa empírica nos cursos de licenciatura que, embora tenha seu valor reconhecido na formação de educadores, ainda apresenta grandes lacunas no que diz respeito à forma como esse modo de aquisição de conhecimento é abordado nos referidos cursos. A dimensão da formação em pesquisa também é colocada sob exame por meio de relato de experiência realizada em uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, no segundo semestre de 2016, tendo a educação inclusiva, o preconceito e o bullying como temáticas orientadoras. Concluiu-se pela importância da defesa e fortalecimento da pesquisa na formação de professores, desde que considerados os seus limites, em contraposição a uma formação exclusivamente baseada ou na prática ou na teoria, sem negar a importância de ambas, para o aprofundamento da compreensão e da aplicação dos dados coligidos e interpretados nas pesquisas. Palavras-chave: formação de professores, pesquisa, educação, Teoria Crítica da Sociedade.
2017
O tema da formacao de professores nas licenciaturas basica e por si so um campo proficuo de debate e pesquisa, dado o desafio de preparar profissionais para trabalharem numa area cujas politicas publicas tem negligenciado sua importância politica na constituicao de um espaco publico qualificado, vital numa sociedade democratica. No que tange a formacao de professores de Filosofia, acrescenta-se o fato desta ter permanecido por duas decadas fora da matriz curricular da educacao basica, empobrecendo a discussao sobre a formacao do professor de Filosofia. O retorno desta disciplina ao ensino medio significou o renascimento de uma area de pesquisa que perdera espaco nas faculdades de Filosofia, permanecendo centradas na ideia da formacao do pesquisador em Filosofia, negligenciando, portanto, a formacao do professor de filosofia. O novo folego dado as licenciaturas ainda nao conseguiu romper com a divisao entre a formacao dos que pesquisam Filosofia e dos que ensinam, perpetuando uma hie...
Fiep Bulletin on Line, 2010
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.