Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018, Anais ABRACE
…
13 pages
1 file
O que nos aproxima é o afeto vivido, em maio de 2018, numa residência artística no evento Reperformar o afeto: professores-performers, organizado por Naira Ciotti, na cidade de Natal. Por outro lado, descobrimos que a busca pela experiência na educação assenta-se em bases que alicerçam as práticas dos três docentes.O grande eixo comum entre os três autores trata-se de processos de ensino em que todos estão em aprendizagem; em processos artísticos em que todos são propositores, criadores e executores. Outro diferencial que une os
CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES
Este estudo é parte da minha dissertação e nasce de implicações pessoais e acadêmicas, tendo como base os trajetos e as performatividades de jovens gays nos contextos escolares. Objetivo geral analisar a percepção de si de jovens gays nas performatividades presentes nos trajetos escolares de resistências que problematizam os valores pré-estabelecidos e rompem com a invisibilidade na escola. O estudo tem como método a Sociopoética. A oficina de negociação e da produção dos dados me possibilitou um encontro com meus pares, o grupo-pesquisador. O corpo gay é atravessado por cicatrizes, práticas e pedagogias da exclusão, seja na escola, seja fora dela, esse corpo está mais suscetível à violência. O pensamento coletivo do grupo tem a seguinte dimensão - Corpos de jovens gays: invisibilidades e resistências na escola apresentam “problemas do corpo giz do jovem gay” na relação consigo mesmo, com a família e com outros; performatividades que problematizam os valores pré-estabelecidos; perce...
Schème. Revista eletrônica de psicologia e epistemologia genéticas, 2011
O livro é fruto das reflexões e pesquisas de participantes do NEEGE-Núcleo de Estudos em Epistemologia Genética e Educação da UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a participação do professor espanhol Juan Delval da UAM-Universidad Autónoma de Madrid, os quais produzem textos oriundos de suas respectivas experiências e vivências, tendo como fio condutor as Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget. Como os organizadores enfatizam na introdução do livro, esse eixo comum centra-se no fato de compreenderem que o ser humano não está pronto, mas que é fruto de uma construção que inicia-se no nascimento, sobretudo por sua ação no mundo. O agir sobre o mundo impinge ao ser humano sua própria compreensão desse mundo, ou seja, "[...] o ser humano é resultado de sua própria ação; ele pode erigir sua grandeza ou sua própria destruição [...]" (p. 7). Com esse fio condutor o livro apresenta, em seu primeiro capítulo intitulado: "Ensino e Pesquisa: Qual a Relação?" de autoria de Fernando Becker, uma distinção entre ensino e pesquisa. Para tanto, distingue-se a compreensão entre pesquisador strito senso e lato senso, onde no sentido mais específico (strito) são as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação ou por entidades cujas finalidades são as pesquisas científicas. Portanto, faz-se claro a necessidade de um projeto de pesquisa que norteie tanto o desenvolvimento da mesma como as conclusões a que esta chegará. Num sentido mais amplo (lato) entende-se todo professor, independente do nível de ensino em que leciona, como um pesquisador, pois este "[...] elabora planos de atividades, aplica metodologias,
Comunicação & Educação, 2001
Compromissados com a reflexão crítica e criativa, compositor musical e professor são responsáveis por uma postura educacional mais autônoma E ste artigo faz uma análise comparativa entre o trabalho do compositor musical e do professor. Busca, através de uma abordagem reflexiva, mostrá-los como profissionais criativos, responsáveis pela construção de habilidades artísticas, comunicacionais e educativas. Encontrarnse, aqui, idéias sobre os pressupostos que devem nortear uma educação musical e convicções quanto à importância da reflexão e postura questionadora na construção e desenvolvimento do processo criativo do compositor. Em complemento, são apresentados aspectos de pesquisas que investigam a prática docente e o que se convencionou denominar de estudos sobre o pensamento do professor.
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, 2020
Este artigo apresenta um estudo da história das políticas de formação de artistas e professores de arte no Brasil com o objetivo de entender o contexto em que a ideia de artista pesquisador aparece e como se relaciona com o surgimento da virada pedagógica na arte contemporânea. Ambos movimentos colocam em questionamento o sentido de uma formação acadêmica nos moldes das ciências e apontam sobre as metodologias de investigação baseadas em arte (IBA). Essas mudanças desenham possibilidades para a prática e ensino da arte que merecem ser observadas em função das potencialidades e desafios da formação desses profissionais na perspectiva do contexto latino americano contemporâneo. Propõem-se nessas bases algumas ações concretas a esse respeito na educação superior.
VI Congresso da ABRACE, 2010
No ano de 2010, o Departamento de Artes Cênicas iniciou a implementação de uma Reformulação Curricular, a fim de equalizar a duração do Ciclo Básico, para todas as habilitações dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, desenvolver bases práticas e teóricas, segundo os eixos de pedagogia e pesquisa, e fundamentar a escolha das habilitações do Bacharelado. Gestada em cerca de cinco anos de debates entre professores e alunos, tal reformulação se apóia no trinômio artista-pesquisador-pedagogo, como perfil do aluno. Este artigo descreve e analisa a proposição, com foco no artista como pesquisador e pedagogo. Palavras-chave: formação, artista teatral
Este artigo trata da articulação entre duas funções do educador, a docência e a pesquisa, considerando que são ações complementares que concomitantemente contribuem para a produção do conhecimento acadêmico e para o aprimoramento da práxis. O objetivo foi o de discutir os questionamentos a respeito da isenção possível e da credibilidade de tais pesquisas em que o sujeito é ao mesmo tempo professor e pesquisador. Conclui-se que em caso algum a pesquisa qualitativa em Ciências Humanas será totalmente neutra e ausente da influência do pesquisador, sendo assim, o rigor metodológico garante aos resultados encontrados pelo professor-pesquisador a mesma credibilidade daqueles resultantes da pesquisa acadêmica.
Perspectivas em Ciência da Informação, 2014
Reflexão sobre aspectos que mobilizam o pesquisador na produção científica e como essa produção tem sido afetada e avaliada na sociedade contemporânea. Para tanto, aborda o pesquisador, seus objetivos e motivações, a Internet e a produção científica e medidas de impacto da produção científica.
2009
O artigo aqui apresentado relata pesquisas da autora realizadas na temática da formação de professores, destacando as pesquisas referentes à Didática em cursos de Licenciatura, à Qualificação do Ensino Público escolar e às práticas de docentes de uma Universidade Pública, essa última em andamento. As duas primeiras pesquisas, envolvendo professores nas escolas, são, segundo a autora, de carácter prático-interpretativa e a terceira, teórico-interpretativa. O conjunto de questões que emergem destas pesquisas é discutido pela autora que os identifica também em países que buscam implantar políticas públicas que favoreçam a democratização escolar e social, nas quais os professores e as escolas, em suas novas lógicas de organização curricular e novas formas de gestão, ganharam centralidade.
Revista Docência do Ensino Superior, 2016
Este artigo pretende situar o movimento das práticas reflexivas, analisar os atributos do professor reflexivo e discutir as virtualidades e os problemas que se levantam quando se pratica o ensino reflexivo. Procura, também, equacionar algumas questões que se colocam a quem reflecte sobre as suas práticas.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Cartografias do trabalho docente. …, 1998
Colóquio do Museu Pedagógico - - - ISSN 2175-5493, 2014
Orfeu
Anais do II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2012.
9A Anped Sul, 2012
32º Encontro Nacional da ANPAP - Formas de vida, 2023
Interdisciplinaridade Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisa Em Interdisciplinaridade Issn 2179 0094, 2010
Educar em Revista, 2007
Editora UFFS eBooks, 2022