Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Interação entre Escola e alunos nas mídias sociais: Uma análise da fan page do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas 2. APRESENTAÇÃO Palavras como comentar, compartilhar e curtir tornaram-se frequentes na vida dos brasileiros, principalmente dos mais jovens. A popularização da internet atrai milhões de pessoas ao redor do mundo, destacando-se os sites de relacionamentos virtuais com infinidades de recursos. Estudos revelam que aproximadamente 65 milhões de brasileiros possuem um perfil no Facebook, ficando atrás apenas dos americanos (CHAO, 2013). Empresas, públicas ou privadas, visualizaram na internet um novo meio de divulgar suas ações e de interagir com seus públicos. Com as tecnologias digitais, a comunicação passou a ser mais interativa (interação dos internautas com a fonte de informação), multimídia (reunir na mesma mensagem texto, imagem ou som) e hipermídia (interconexão de diversos textos digitais) (SAAD CORRÊA, 2009a, p.170).
Momento - Diálogos em Educação
O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.
Interações (Campo Grande)
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo.
Revista Educação e Cultura Contemporânea, 2015
O artigo analisa parte dos dados coletados ao longo da pesquisa Mídias Sociais e Relacionamento Pais e Filhos concebida a partir da parceria do grupo de pesquisa JER (PUC Rio de Janeiro) com o CREMIT (UCSC Milano) (2011-2014). Uma rede social na internet (RECUERO, 2009) materializa os nós e as conexões formadas nas relações cotidianas de pessoas e organizações, vindo a se desdobrar como fenômeno da cibercultura contemporânea (MACEK, 2005; LEMOS, 2007), penetrando no dia a dia das instituições escolares e influenciando as relações entre pais, alunos e professores. Os resultados fazem parte de um conjunto de questões que envolve o modo como os pais estão se relacionando com os filhos a partir dos usos sociais e recreativos de websites cujo foco está no relacionamento. O objetivo é compreender algumas das consequências trazidas pelas redes sociais on-line para o ambiente educacional. Recortamos aqui os resultados obtidos em um conjunto de 90 respostas preenchidas em uma ficha que foi distribuída a pais de alunos em um colégio da cidade do Rio de Janeiro no mês de agosto de 2011. As categorias encontradas nas respostas foram: (a) relacionamento (relações de amizade), (b) informação (conhecimento, aprendizagem), (c) entretenimento e diversão, (d) distração, (e) medo e (f) vigia. Além da análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977), a partir do entendimento obtido em pesquisa anterior (MAMEDE-NEVES et alli, 2011) dos aspectos polarizados que a internet evoca com posições extremas (temor ou aprovação), optamos por entender a valência das respostas através das qualidades atribuídas pelos respondentes.
O presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades das redes sociais da Internet, a partir dos usos e aplicações feitos por alunos e professores. Partindo da observação e análise das relações e interações, desenvolvidas nos grupos virtuais das redes sociais Facebook e WhatsApp, buscou-se verificar se as redes sociais na Internet possibilitaria uma inversão da hierarquia do saber e, se a presença de professores e alunos nesses grupos possibilitaria aquilo que o educador Paulo Freire denominou de educação dialógica. Ao longo da pesquisa foram observados grupos no Facebook, criados por alunos ou professores. A partir disso, foram observados os diálogos, a quantidade e os tipos de postagens, além da participação dos atores sociais envolvidos. Em seguida, comparou-se os grupos do Facebook, com os usos do aplicativo WhatsApp no qual alunos do ensino médio criaram grupos específicos para elaboração de uma atividade da disciplina de sociologia. A pesquisa concluiu que, não é possível afirmar uma inversão da hierarquia do saber, mas, sobretudo, relações de troca, onde, por meio das interações via grupos do Facebook, alunos e professores compartilhavam, em sua maioria, questões ligadas ao cotidiano vivenciadas no dia a dia. Sobre as possibilidades de uma dialogia no sentido proposto por Paulo Freire, a pesquisa apontou que no caso da utilização do WhatsApp, para elaboração de um trabalho em grupo, algumas práticas se mostraram satisfatórias, apresentando caminhos possíveis, porém, a dialogia presente nas redes sociais da Internet, ainda depende do trabalho desenvolvido em sala de aula no espaço off-line.
Cadernos do Aplicação, 2011
O texto narra a experiência em curso na Rede Municipalde Educação da SMED/POA no campo das redes sociais na educaçãobásica. Apresenta produções dos alunos em áudio, vídeo etexto e postagem em blog. Também apresenta como possi bilidadede execução de rádio poste a veiculação de produ ção elaboradapelos alunos, dirigidas a seus pares. Tais ações incentivam muitoaos alunos que descobrem outras possibilidades de valorizar aescola como importância em sua forma e expressão. Apresentaelementos que os jovens muito valorizam em sua faixa etária eque são recursos da Internet alcançáveis em equipamentos hojepresentes nas escolas. Também aborda sobre a expectativa deprofessores, um tanto atônitos, frente às diversidade de possibilidadesda comunicação na atualidade, que nos faz construirenormes expectativas e muitas vezes não percebemos o quantopode ser realizado e a grande importância de a educação básicaincluir esses recursos midiáticos em seu campo. Sugerimos aEducomunicação como pertinente te...
fólio - Revista de Letras
O presente artigo apresenta os resultados, bem como as discussões e reflexões de uma pesquisa que buscou investigar as implicações das interações cotidianas na internet no fazer pedagógico. Esta pesquisa qualitativa, fundamentada na perspectiva sócio histórica e que se inscrever no quadro teórico da Linguística Aplicada, utilizou como instrumento de geração de dados o diário de participante, em forma de um aplicativo para celular, denominado de ‘Diário de Interações. Além desse, utilizou-se do questionário, da observação e do diário de campo. Os dados revelaram que essas interações dos professores na internet influenciam significativamente o fazer pedagógico. Além disso demonstrou que os elementos para o desenvolvimento de competências necessárias para que os professores possam reconhecer as potencialidades das novas tecnologias digitais e da internet nas suas práticas docentes estão presentes no contexto das suas interações.
Revista Atos de Pesquisa em Educação, 2015
Este artigo investiga a interação entre experiências sociais (DUBET, 1994, 1998, 2013) construídas por estudantes e professores, visando a compreender como concretizar, cada vez mais, a pedagogia dialógica (FREIRE, 2009, 2011). Uma abordagem qualitativo-exploratória, com estudo de casos múltiplos, envolvendo jovens estudantes de cursos de licenciaturas e seus professores, revelou que estudantes valorizam amizade, criatividade. Idealizam o professor como líder carismático. As professoras valorizam o respeito e se sentem apoiadas pela instituição. Idealizam o docente que articula informação com formação. Todos se preocupam com o desinteresse de estudantes pelo curso.
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 2014
As mídias sociais têm papel relevante nas estratégias de marketing das organizações, principalmente nas áreas de comunicação e relacionamento com os clientes. Este estudo analisa a utilização das mídias sociais pelos alunos do programa de mestrado em administração de uma instituição de ensino superior comunitária, localizada no Estado de Santa Catarina. Para tanto, o trabalho empírico envolveu um estudo de caso com aplicação de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, na forma de levantamento de campo (survey) e com corte transversal. Os dados primários foram coletados por meio de questionários autoadministrados contendo perguntas fechadas e aplicados por e-mail e em redes sociais. Os resultados apontaram que a instituição pesquisada está presente em cinco mídias sociais (Twitter, Facebook, YouTube, Orkut e Flickr), que grande parte dos alunos pesquisados utilizam mídias sociais com elevada frequência semanal, que as mídias sociais mais acessadas são Facebook, YouTube e Linkedln, e que os conteúdos mais procurados pelos alunos são notícias, tecnologias, atualidades, vídeos e informações acadêmicas.
2011
As redes sociais constituem uma das formas mais efectivas das pessoas interagirem e se relacionarem. São utilizadas por milhões de pessoas em todo o mundo. Há razões muito distintas que levam as pessoas a aderir às redes sociais, a optar por uma determinada rede, bem como a desenvolver actividades nessas redes. Considerando a importância que os alunos atribuem às redes sociais e às potencialidades que lhes reconhecem, os principais motivos desta reflexão consistem em apreciar se os alunos e as alunas do ensino superior aderem às redes sociais por motivos idênticos, se desenvolvem actividades idênticas e se utilizam as mesmas redes sociais. Do estudo é possível inferir que há diferenças significativas entre os alunos e as alunas relativamente aos motivos de adesão às redes sociais associados ao apoio à aprendizagem e às actividades que desenvolvem associadas à consulta de informação e à disponibilização de conteúdos. Palavras-Chave: Web 2.0, redes sociais, utilização das redes sociais por género
Revista de Estudos em Organizações e Controladoria, 2023
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre o uso das redes sociais e o engajamento acadêmico de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Este estudo classificou-se como uma abordagem quantitativa de característica descritiva. Foram aplicados questionário entre estudantes de graduação que foi disponibilizado em grupos de Facebook para os estudantes de contabilidade e de outras áreas de diferentes universidades do Brasil, além de ser encaminhado e-mail aos estudantes convidando-os para participar da pesquisa. A coleta de dados foi constituída por três blocos (frequência e intensidade de uso das redes sociais, engajamento acadêmico e características sociodemográficas) tendo obtido 201 respostas válidas no ano de 2021. Os resultados indicaram que o uso das redes sociais Snapchat, Facebook e Whatsapp estão positiva e significativamente relacionados com algumas assertivas de engajamento acadêmico. O que sugere que apesar do uso desses aplicativos, os estudantes conseguem se manter concentradas nas atividades acadêmicas. Porém ao se falar do Instagram, os dados apontaram uma relação significativa e negativa com algumas assertivas de engajamento acadêmico, indicando que o uso intensivo da rede pode afetar o engajamento acadêmico. Espera-se que os achados desse estudo possam servir de ponto de partida para o alinhamento das metodologias de ensino e tecnologia, minimizando o impacto negativo do uso das redes sociais no engajamento acadêmico.
2011
This work applies the methodology of social network analysis to discussion forums that took place in a virtual environment. These forums were implemented within a virtual classroom created in a Web 2.0 platform (http://www.edu20.org). The study was carried out over four months with an English class of secondary school students (11 th grade). In this study, the virtual environment worked as a complement to face-to-face learning. The analysis of all the interactions in the forums was done using the software UCINET and NETDRAW. The sociograms that resulted from this analysis show the interactive dynamics, the roles of the different actors and that will allow the teacher to decide his teaching practice accordingly.
2016
Resumo O presente estudo visa apresentar a realidade do cotidiano de uma escola estadual de Niterói, quanto ao uso do Facebook pelos alunos através dos dispositivos móveis, considerando especialmente alguns conceitos e aspectos da comunicação como: espaço e ciberespaço, cotidiano, lugar e não lugar.
Geologia USP. Publicação Especial, 2013
RESUMO Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica realizada no segundo semestre de 2011, na EMEF Jardim Monte Belo, escola pública municipal situada em região periférica de São Paulo, em que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciaram processo de construção de uma maquete na disciplina de Geografia, que tomou proporções de um projeto interdisciplinar, alcançando docentes de outras disciplinas e alunos de outros níveis de ensino. Por meio de práticas de problematização do bairro da escola, de suas demandas, transformações e das ações humanas que impactaram o ambiente, buscou-se que o educando se reconhecesse como sujeito histórico e contextualizado, com possibilidades de intervenção no meio, além de se elevar sua autoestima, ou seja, objetivou-se formá-lo como agente de transformação social. Para situar tal processo, há contextualização da escola, síntese do seu Projeto Pedagógico e apresentação das parcerias com a Saúde e com a Universidade. Considera-se que tal proposta não é recente, uma vez que se inicia com a democratização do país e é amparada pela LDB nº 9.394/96, bem como pelos documentos que dela se desdobram, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e outros desta natureza. Esses documentos trazem como objetivo dar corpo à função social do conhecimento, principalmente considerando as demandas decorrentes da democratização do ensino, que implicou entrada de clientela heterogênea na escola pública. A ênfase teórica mais recente acerca da crise ambiental e da necessidade de ações de conscientização nesse sentido também foi levada em conta. Tal proposta pedagógica condiz com a reelaboração do conhecimento e considera a escola como potencial lócus para a melhoria da qualidade de vida na comunidade de modo mais amplo.
2006
From a foucaultian perspective power is a strategy and its effects are attributed to dispositions, moves, techniques and specific functioning. Based on this principle, this study has the objective of discussing the relations established between subject, discourse and identity through the analysis of media texts that refer to public school teachers and to schools.
2020
As revolucoes tecnologicas e o uso das Tecnologias de Informacao e Comunicacao tem estimulado a criacao de ambientes virtuais de aprendizagem, complementares a todo o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo assim estudos sobre os saberes docentes necessarios ao desenvolvimento do TPACK [1] . Este artigo e resultado de pesquisa realizada em uma escola no municipio de Nova Candelaria - RS, em marco de 2018, cujo objetivo foi entender como se apresenta o TPACK na utilizacao das redes sociais para transformar a sala de aula em um espaco mais comunicacional. O TPACK perpassa pelos usos das redes sociais numa escola publica? O referido tema foi escolhido por se tratar de um assunto que envolve grande parte dos jovens. As redes sociais tem alterado a maneira como vivemos e afeta o meio politico, economico e, principalmente, a educacao. A pesquisa e um estudo de caso com procedimentos qualitativos para levantamento e analise dos dados, onde foi aplicado um questionario para os profess...
Revista Educar Mais, 2017
Leitura: Teoria & Prática, 2012
Professor do IFPR/Jacarezinho. 2 Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor da UEL. Resumo Este texto aborda práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa e suas interfaces com práticas de produção textual dos alunos na internet, tendo em vista a utilização por eles das redes sociais de relacionamento de forma frequente e fora do contexto escolar. Busca-se aproximar essas duas realidades, a da escola e a do meio virtual, com vistas ao desenvolvimento das competências discursivas e ao letramento discente. Esta pesquisa está ancorada em estudos sobre práticas escolares de leitura e escrita em consonância com a análise das tecnologias de informação e comunicação, somados aos fundamentos teóricos de pesquisas sobre interação. Foram analisadas produções escritas de alunos do 3º ano do Ensino Médio, tanto aquelas orientadas pelo professor no ambiente da escola, quanto as produzidas por eles nas redes sociais. Palavras-chave Produção de textos; letramento digital; interação.
As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas em geral. No entanto, estas ferramentas ainda são muito pouco exploradas em sala de aula sendo mesmo vedado o acesso em muitas escolas. Esse corte surge muitas vezes devido ao “medo” de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam directamente ligados ao conteúdo pedagógico e comece a invadir a privacidade do professor. Dada a crescente utilização das redes sociais, em particular o Facebook e o Twitter, e a adesão generalizada por parte dos nossos alunos, não será esta a forma de chegar até eles? De os ouvir? De conseguirmos passar a mensagem? De comunicar? Neste caso as redes sociais tornaram-se meios privilegiados de partilha de informação e comunicação entre alunos e professor também numa perspectiva de b-learning. Os alunos surdos sentem-se iguais aos alunos ouvintes e a sua socialização é potencializada aumentado também o bem-estar e a partilha entre eles (algo que não existia normalmente). Este é o resultado de um trabalho realizado durante este ano lectivo com um curso profissional e com alunos surdos.
This article shows the results of a doctoral research, which aimed to create a rhizomatic maze of teachers and students experience in a continuing education project for teachers to use digital media. There was a participatory research in which the researcher acted as mediator in the planning and execution of lessons with teachers. The research has as theoretical basis the concepts of the maze, rhizome and mediation. As conclusions, the research showed that is not enough to expose teachers to digital media so that they make use of them. It is necessary to invest in mediation. Resumo. Este artigo mostra o resultado de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo geral criar um labirinto rizomático de experiências de docentes e alunos, em um projeto de formação continuada de professores para uso das mídias digitais. Realizou-se uma pesquisa participativa, na qual o pesquisador atuou como mediador no planejamento e execução das aulas com os professores. A pesquisa tomou como bases teóricas os conceitos de labirinto, rizoma e mediação. Como conclusões, a pesquisa evidenciou que não é suficiente expor os professores às mídias digitais para que delas eles façam uso. É necessário investir na mediação.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.