Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2023, Estudos em Avaliação Educacional
…
21 pages
1 file
Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.
Revista Letras Raras, 2013
Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos na realização do projeto de pesquisa: Competência leitora de alunos do ensino fundamental em textos da literatura infantojuvenil 3- PIBIC, 2010-2011, que buscou responder a questão: que competência leitora alunos do 9º ano do EF dominam após intervenção sistemática de práticas de leitura com textos da literatura infanto-juvenil? Fundamentamo-nos nas seguintes perspectivas teóricas: sociointeracionista de leitura em Kato (1998); Kleiman (1989, 1992), Solé (1998), nos PCN de língua Portuguesa (1998), e orientações sobre o ensino da literatura em Zilberman (1983) e no conceito de competência de Perrenoud (2002). Em relação à metodologia, optamos por seguir as orientações da pesquisa-ação, (THIOLLENT, 2005; FRANCO, 2005) uma vez que foram professores de uma escola pública de Campina Grande – PB que solicitaram a nossa intervenção conjunta para encontrarmos a solução para o problema do desestímulo e das dificuldades de leitura apres...
Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da análise dos significados representacionais de leitura e de leitor competente atribuídos por estudantes brasileiros do Ensino Médio, de uma instituição federal de Educação Básica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativista (CHIZZOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994) de base etnográfica virtual (SANTOS; GOMES, 2013), cujos dados foram gerados com o apoio de questionários (MARCONI; LAKATOS, 1999), narrativas verbais escritas (CLANDININ, 2006; PAIVA, 2008, 2019) e entrevistas abertas audiogravadas (COHEN; MANION; MORRISON, 2005; ROSA; ARNOLDI, 2006). A sua triangulação (FLICK, 2009) se deu à luz do arcabouço teórico caracterizado pela interface entre a perspectiva enunciativa de Benveniste (1989, 1995) e categorias de análise do sistema da Transitividade, sob a ótica da linguística sistêmico-funcional de Halliday (1994, 1999) e Halliday e Mathiessen (...
2014
O presente artigo discute as praticas pedagogicas e avaliativas da leitura no ensino fundamental. Para que o objetivo fosse alcancado utilizou-se da pesquisa bibliografica e documental. Os estudos realizados possibilitaram observar que e urgente uma reformulacao do trabalho com a leitura em sala de aula, pois metodologias tradicionais de pratica de avaliacao nao tem contribuido para a formacao de leitores, mas, pelo contrario, encaminhadas desta forma, a escola nao consegue cumprir com um dos requisitos do ensino fundamental preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educacao 9.394/96, que e desenvolver o dominio da leitura de forma fluente. Conclui-se que para que leitores competentes sejam formados e preciso que o professor trabalhe com a avaliacao mediadora, pois de nada adianta apenas constatar que as criancas nao sabem ler, mas sim mediar a construcao de habilidades de leitura.
Leitura: Teoria & Prática
A aprendizagem da leitura é um processo complexo que requer a instalação de diversas habilidades linguístico-cognitivas, que depende de ensino explícito. Este estudo analisa os dados coletados na observação de práticas pedagógicas para o ensino da compreensão da leitura adotadas por professoras de 3.º e 4.º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Curitiba-PR. Como instrumento para coleta/registro das informações foi utilizada uma pauta de observação contendo 33 itens, organizada para registrar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras antes, durante e depois da leitura de texto. Verificou-se que a maior parte das estratégias de ensino são realizadas após a leitura e que, normalmente, essas atividades são voltadas para a compreensão literal das informações veiculadas pelos textos. Conclui-se pela necessidade de aprimoramento do ensino da compreensão leitora, o qual deve focalizar a capacidade de o leitor reorganizar as informações do texto e alcançar uma com...
Signo, 2019
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e CNPq Resumo: O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos básicos quanto em processos complexos da leitura. Palavras-chaves: compreensão leitora, leitura de palavra, dificuldades de leitura, bons compreendedores, maus compreendedores.
Confluência, 2017
RESUMO: Fluência de leitura é a habilidade e precisão com que o indivíduo decodifica um texto. Leitores em processo de escolarização, por gastarem muito tempo na decodificação, apresentam níveis de velocidade e precisão de leitura inferiores aos níveis de leitores escolarizados. Por essa razão, a compreensão da leitura também é comprometida, uma vez que não sobra espaço e tempo para a realização de operações complexas como análise sintática, integração semântica dos constituintes da frase e integração das frases na organização textual, processos importantes na compreensão da leitura. O nosso objetivo foi investigar em que medida a velocidade, precisão e compreensão de leitura se relacionam com o nível de escolaridade. PALAVRAS-CHAVE: Fluência de leitura; compreensão de leitura; nível de escolaridade.
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010
Educação & Realidade, 2014
Este artigo discute como as políticas de avaliação, em especial o Saeb, podem colaborar para a qualidade da educação básica. Ele identifica as competências em leitura indicadas pelo Saeb e analisa como os alunos encontram-se em relação à leitura. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo os instrumentos de coleta de dados: o Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil; os documentos que tratam dos níveis de escala e desempenho em língua Portuguesa do Inep (2011); e os resultados do SAEB/Prova Brasil 2011 (Brasil, 2012). Como resultado, apresentamos que, para alcançar os níveis mais altos de compreensão leitora, os alunos necessitam desprender-se do texto fácil e adentrar sistematicamente no universo da leitura.
Revista on line de Política e Gestão Educacional, 2018
RESUMO: O artigo socializa dados parciais da pesquisa realizada com o objetivo de analisar o resultado das avaliações dos estudantes matriculados no último ano do ciclo da alfabetização em Mato Grosso, divulgadas em 2014. A pesquisa de abordagem qualitativa se valeu de levantamentos documentais realizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), bem como das informações alocadas no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), Sistema de Monitoramento para o Curso de Formação para os Orientadores de Estudo vinculados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (SisPacto). Os resultados das avaliações externas e internas foram sistematizados por equivalências entre os níveis de aprendizagem estabelecidos na segunda edição da ANA e os direitos de aprendizagem alocados no SIMEC/SisPacto.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Comunicações, 2020
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
Temas em Psicologia, 2015
Domínios de Lingu@gem, 2022
Biblioteca Escolar em Revista, 2016
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011
Ensino de Língua Portuguesa e suas tecnologias, 2023
Research, Society and Development
Revista e-Curriculum
Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2018
TEXTURA - ULBRA, 2020
Signum: Estudos da Linguagem, 2010
Viii Congresso Iberoamericano De Avaliacao Evaluacion Psicologica Xv Conferencia Internacional Avaliacao Psicologica Formas E Contextos, 2011
Signo
Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 2018