Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2011, Revista FAMECOS
Repositório Institucional UFJF, 2006
Dissertação de mestrado apresentada à banca de defesa como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Letras.
2002
Este trabalho apresenta uma alternativa de analise para a questao da transitividade com base no quadro teorico da linguistica funcional americana. A transitividade e entendida como uma propriedade escalar da clausula como um todo, um complexo de tracos sintatico-semânticos que, prototipicamente, refletem diferentes aspectos da transferencia de atividade de um agente para um paciente.
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2010
Fundamentos do quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo da Escola de Genebra e da vertente funcionalista de estudos da linguagem ecoam nas ideias pressupostas em três documentos oficiais: Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo (PCLP), Diretrizes curriculares da Educação Básica do estado do Paraná (DCE) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), considerando que esses documentos postulam, como eixo do trabalho pedagógico, as práticas discursivas nos diferentes contextos de uso da língua. O enfoque na língua contextualizada nas práticas sociais constitui um novo paradigma para a formação de professores e para a didatização de tais práticas. Nesse sentido, os autores dão a sua contribuição, apresentando proposta de modelização didática de uma prática social que contribua para a elaboração de atividades didáticas em que se articulem aspectos linguísticos e discursivos emergentes do funcionamento da linguagem.
Teorias discursivas em dialogo, 2022
A fusão de dois centros de investigação, o CELGA-ILTEC, resultou na criação de um novo centro de I&D com grupos de investigação também criados de raiz, contando com membros integrados e colaboradores oriundos de culturas de vivência de produção de conhecimento muito distintas, com trabalhos em quadros teóricos diversos, mas com interesses de objeto de estudo semelhantes. Este viver com o outro, diverso de nós, foi determinante para a realização deste livro. Foi um processo de aprendizagem que levou o seu tempo, mas que agora apresenta um dos seus frutos serôdios, depois de ter passado pela organização de dois colóquios nacionais e de ter levado à passagem do tempo em muitas horas de discussão, convívio e descoberta de amizades.
Letras de Hoje, 2014
Resumo: A motivação para a escritura do presente artigo é oriunda de demanda a nós encaminhada por pesquisadores da área da saúde visando a interlocuções teóricas referentes às possibilidades e limites de uma abordagem conteudista das práticas de linguagem. Nosso interesse no referido debate reside em avaliar tais possibilidades e limites, à luz de alguns dos pressupostos que sustentam uma abordagem discursiva . A título de ilustração, recorremos a textos midiáticos que tematizam situações bastante recorrentes em trabalhos que adotam metodologicamente alguma técnica preconizada pela análise de conteúdo, a exemplo das condições em que se dão os procedimentos de entrevista. Observamos que o recurso a dispositivos metodológicos de tal ordem é coetâneo de uma determinada imagem de mundo que se pretende legitimar: um mundo que privilegia as formas constituídas, não abrindo espaço para outros embates de forças e para a produção de novos modos de vida.
Pandaemonium Germanicum, 2020
Reconsiderando a tripartição coseriana do linguístico (em um nível universal, do falar em geral; um histórico, das línguas particulares; um individual, dos discursos produzidos em situações específicas), o romanista alemão Peter Koch propõe o acréscimo, no nível histórico, duma historicidade dos textos ou das tradições discursivas, constituindo regras distintas das regras da língua. Neste estudo programático de 1997, publicado na série ScriptOralia da editora Narr (Tübingen, Alemanha), o autor define o conceito de tradição discursiva; delimita seu campo teórico, postulando quatro campos linguísticos, referentemente, a atividade do falar (universal), as línguas particulares (histórico), as regras do discurso ou tradições discursivas (histórico) e o discurso (individual); discute ainda suas implicações para as fronteiras entre Linguística Textual e Linguística Variacional, universais da comunicação e gêneros textuais e intertextualidade e interdiscursividade; ademais, apresenta seu pr...
Labour, 2020
A publicação da coletânea "Práticas discursivas: Educação, Linguagem e(m) Discurso", organizada pelas pesquisadoras Andréa Domingues, Benedita Celeste de Moraes Pinto e pelo pesquisador Doriedson do S. Rodrigues, vinculados
Linguagem em (Dis)curso, 2010
The present paper aims to reflect on the role of discursive practices in the writing of concluding chapters in PhD theses written in English and in Portuguese. The research, characterized as a descriptive and comparative study, analysed ten concluding chapters covering the areas of discourse analysis and text linguistics. Two discursive practices were examined: the rhetorical structure of the chapters, according to Swales’ model (1990), and the way writers project themselves in the texts. The results revealed that there are four rhetorical moves in the writing of the chapters and that there is a considerable difference concerning the role writers choose to represent themselves in the concluding chapters in the two cultures.
Estudos discursivos das práticas de linguagem vol.2, 2021
Este volume consta de mais 48 capítulos com estudos que nos possibilitam ter acesso às discussões mais contemporâneas no campo da LA ou em campos dos estudos que se debruçam sobre práticas linguagem. As seções nas quais foram distribuídos os textos nesta obra corresponderam à organização dos eixos temáticos que movimentaram o Enala (Encontro Nacional de Linguística Aplicada). São seis capítulos na seção Adaptação, análise e produção de materiais didáticos; já a seção Literatura e ensino conta com sete capítulos; em Estudo dos gêneros discursivos constam seis capítulos, ao passo que o eixos Letramento e Alfabateização e Língua Brasileira de Sinais concentram quatro capítulos cada. Por fim, temos treze capítulos na seção Ensino e aprendizagem de línguas adicionais, quatro na seção Variação linguística e Ensino, e três em Tecnologias Digitais e Aprendizagem de Línguas.
2009
Starting in the seventies, when it defined itself as an analytical orientation to language studies, North-American functional linguistics has refined and updated its theoretical principles and assumptions. Within the scope of functional linguistics, the concepts of discourse and grammar gain prominence. Although no discrepancies have been acknowledged with respect to how these concepts were originally defined, there have been, in more than three decades of studies, reformulations of such concepts with a view to 1) accounting for recent results in research; and 2) describing and interpretatively analyzing linguistic use. The present paper focusses on this trajectory, taking account of both international and national developments in this area of study, emphasizing, in Brazil, the production of knowledge carried out by the research group Grammar & Discourse, which pioneered studies in the area. Problems, tendencies and challenges in this area of investigation are also pointed out, and ...
Revista FAMECOS, 2023
Artigo está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
O presente trabalho propõe uma breve análise sobre as estratégias discursivas de duas crônicas de Machado de Assis, a de 5 de abril de 1888 e a de 19 de maio de 1888, ambas pertencentes à série Bons Dias!
Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (ALAIC), 2019
O presente artigo defende a noção-conceito de formação discursiva como um dispositivo metodológico que, ao engendrar as perspectivas da Análise de Discurso Francesa e da Análise Crítica de Discurso, serve à investigação do discurso jornalístico. Mobilizando conceitos de autores como Pêcheux (1975; 1997), Van Dijk (2001; 2005) e Benetti (2007; 2008), empreende-se investigação sobre as formações discursivas que conformam a cobertura do portal Veja sobre a crise política de Honduras, em 2009.
2007
This study aimed at analyzing the discourse constructed by researchers and professionals at the Fundacao Oswaldo Cruz during Science Promotion events, particularly, a monthly event organized by the Science and Reading Program at the Museu da Vida/Fiocruz. Understanding language as a social practice, discourse as an investigation object and Science Promotion as discursive practice, these events constituted our empirical scenery. Five tape transcriptions of events from 2003 to 2005 were analyzed through a qualitative and interpretative focus. The subjects were selected according to their area of action (research or Science Promotion) and the theme presented. The research was based on Mikhail Bakhtin’s studies considering the dialogic character of language and emphasizing aspects such as social conditions for production, the presence of the “already said” and the meanings established by speakers in the elaboration of their speeches. Our initial hypothesis was that the Science Promotion...
Revista Alcance, 2011
As organizações que atuam no campo social vêm assumindo o papel de interlocutoras entre os interesses dos cidadãos e os interesses da empresa e do governo, nas mais variadas causas. Assim, esse conjunto de organizações se posiciona como um espaço no qual é possível a autonomia orientada para o longo prazo na construção de um futuro melhor para a sociedade. O presente estudo analisa como se manifestam as práticas discursivas no cotidiano dessas organizações, na perspectiva dos funcionários de duas companhias que participam como voluntários nas fundações das respectivas empresas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada nos pressupostos pós-modernistas e que utiliza a entrevista como procedimento para a coleta de dados e a análise das narrativas então geradas. Os resultados relevam dois tipos de narrativas predominantes: de poder e de exaltação acerca da temporalidade e do espaço das fundações corporativas.
Em Tempo de Histórias, 2011
Neste texto, analisaremos alguns aspectos que dizem respeito a uma relação complexa e, sob certo ponto de vista, caracterizada pela tentativa de adaptação das atividadesque envolviam as ocupações dos mercadores e dos homens de negócios – e daqueles que, por alguma razão, não podiam desempenhar esta ocupação mas ainda assim o faziam –, assim como da economia em geral às normas impostas por uma Igreja Católica rígida e que necessita combater determinadas práticas para manter a sua coerência perante os seus fiéis. Estas relações serão de extrema importância para a economia européia e, no caso deste texto, para a economia portuguesa no transcorrer do processo de transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.