Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2023, Brazilian Journal of Development Vol 9. No 5.
https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-158…
12 pages
1 file
Neste trabalho busca-se investigar de forma sintética a moeda sob o ponto de vista da Escola Austríaca de Economia. À luz do subjetivismo e do individualismo metodológico, busca-se evidenciar os motivos pelos quais o tratamento que a escola de pensamento dominante dá ao tema pode ser inadequado e, talvez, muito mais danoso do que muitos poderiam prever, visto que as teorias respaldadas por tais preceitos teóricos fundam as bases das politicas econômicas modernas.
Nunca foi tão necessário pertencer a um grupo como em nossos tempos. É do desejo do indivíduo -assim lhe parece -que ele esteja em uma comunidade ou coisa parecida. Pode ser uma igreja, um clube de tiro, um partido, uma seita, um fã clube, um conjunto de seguidores de um youtuber, um grupo de usuários de determinado tipo de roupa ou marca, uma torcida organizada; enfim, um sabe-se lá o que que possa dar ao pertencente a sensação de reconhecimento e de identidade social. Trata-se de obter aquilo que parece garantir que se está vivendo em uma sociedade da diversidade, e que se é, nela, um indivíduo autêntico.
Ensaios Fee, 1989
Much Ado About Nothing Há mais de quatro anos o Brasil vem sendo testemunha de uma viva controvérsia sobre a questão da inflação. Depois dos debates sobre distribuição de renda, demanda efetiva e crise, o problema da acelerada taxa de variação dos preços impôs--se como desafio ao pensamento econômico nacional. Não que a questão da inflação não tivesse marcado presença na obra de grandes economistas brasileiros. Certamente, o recrudescimento do ritmo de elevação dos preços fez crescer o interesse em torno do tema, e a urgência social por soluções em termos de políticas econômicas eficazes fez-se marcante.
Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, 2021
A presente pesquisa buscou mostrar que existiu uma tradição intelectual, a Escola de Salamanca, que, inserida num contexto histórico de consolidação dos Estados Nacionais Modernos e de grande desenvolvimento comercial mundial, produziu um número significativo de obras voltadas para explicação das atividades comerciais e financeiras. Contemporâneos às políticas econômicas mercantilistas, os autores salmantinos, dentre outras contribuições, se destacaram pelo desenvolvimento da teoria quantitativa da moeda que, na prática, significou uma compreensão monetária antagônica ao bulionismo.
Arqueología y Numismática (Estudios en homenaje a la profesora Francisca Chaves Tristán) , 2021
Procura mostrar-se como a ‘eloquência’ duma moeda, ou seja, o seu valor como documento histórico tanto pode revelar-se num ocasional achado nos nossos dias como no contexto duma villa romana ou, ainda, no acervo de um museu. ‘Eloquências’ diversas, sim, mas sempre… assaz significativas. In this essay we note how a coin can be ‘eloquent’ in our daily life, found in a Roman villa or in the complex museum catalogue. Different ‘eloquences’, no doubt, but... always significant!
Valor e fetichismo, as sutilezas da mercadoria, 2020
Uma investigação a respeito do problema do Valor e da Forma Mercadoria em Marx, especialmente o capítulo 1 de ''O Capital'' onde a problemática é desenvolvida pelo autor. Trata-se de mostrar como o Capitalismo se naturaliza e tem seu movimento a despeito da vontade dos homens. As noções que tornam tal conclusão espantosa e desesperançosa para as pretensões humanistas são entendidas a partir do Valor e da Mercadoria consequentemente. Abstract An investigation into the problem of Value and Merchandise Form in Marx, especially chapter 1 of '' Capital '' where the problem is developed by the author. It is about showing how Capitalism is naturalized and has its movement despite the will of men. The notions that make such a conclusion astonishing and hopeless for humanistic claims are understood from the Value and Merchandise consequently.
Revista de Estudos Empíricos em Direito
Esta proposta apresenta uma discussão específica da prática de reivindicação de direitos das mulheres encarceradas. O contexto de negação de direitos produz uma forma muito dramática de demandar atenção dos membros institucionais. “Balangar as grades” se torna num ritual coletivo de reivindicação de atenção que mobiliza os agentes para uma situação específica. Esta prática é sancionada com consequências no tempo de cadeia para as presas. Assim, esta discussão pode contribuir para a discussão dos dispositivos de controle e o ponto de vista dos agentes penitenciários em relação às práticas de reivindicação de direitos, uma vez que a negação dos direitos pode acarretar nas experiências destas mulheres um prolongamento do tempo da prisão.
2013
Esta nota faz um retorno a controversia brasileira sobre o dinheiro mundial inconversivel, travada entre 1998 e 2002, da qual participaram diretamente Gentil Corazza, Reinaldo Carcanholo, ClausGermer e indiretamente Leda Paulani. Enquanto os tres primeiros discutiram por meio de artigos publicados na Revista da SEP, a ultima forneceu a controversia um material de fundo, por meio de sua tese de doutoramento que versou sobre o dinheiro. Nesse retorno nao se examinara os argumentos contidos na controversia numa perspectiva de historia do pensamento economico. Eles serao examinados numa visada critica que procura discutir certas questoes e dificuldades ai presentes. O objetivo final e recuperar um debate importante, propondo uma nova solucao para o enigma do dinheiro mundial inconversivel presente na teoria marxista.
Pasquinagem, 2022
Este artigo tem como objetivo criticar os dois primeiros tópicos do capítulo um do livro A crise de 2008 e a economia da depressão, de Paul Krugman, tradução de Afonso Serra, editora Elsevier. Não havendo a intenção de atacar a imagem de outrem ou de diminuir a importância das ciências econômicas, mas demonstrar a necessidade de uma avaliação mais ampla e menos determinista do olhar econômico, que as vezes pode ser incompleto ou esvaziado com a falta da inserção da economia fora do contexto cultural e social. Krugman, ganhador do Nobel de economia, deixa lacunas que poderia ser explicada através de uma ótica historiográfica existencialista.
Follium, 2024
Pouco se sabe arqueologicamente sobre a cidade de Ipses para além da sua localização na atual cidade de Alvor, junto à foz da ria partilha o seu nome e numa baía em situação estratégica, compartilhada com a cidade de Lacobriga. Foram produzidos nove tipos de moedas desta cidade, a única que produziu numismas no Algarve com a representação de Melqart. Este artigo procura analisar a sua iconografia e entender como reflete a identidade local, inserida na realidade regional do Algarve pré- romano, assim como apresentar uma interpretação de moedas inéditas.
2017
The aim of this work is to characterize the first mechanical mint coins of the Portuguese monarchy.
Revista Econômica, 2019
A moeda social mumbuca é um projeto da prefeitura do município de Maricá-RJ em parceria com o banco comunitário de desenvolvimento mumbuca, sediado na mesma cidade. Trata-se de uma política pública que consiste no pagamento de benefícios sociais a famílias de baixa renda através de uma moeda que só é aceita em estabelecimentos comerciais da própria cidade. Este trabalho analisa o circuito desta moeda, tendo um referencial teórico transdisciplinar: i) considera a contribuição pós-keynesiana na teoria monetária, dando ênfase ao papel do Estado como órgão emissor e efetivador da cadeia de créditos e débitos que caracterizam o circuito e seu impacto na atividade econômica; ii) resgata as contribuições de Schumpeter acerca da moeda no fluxo circular da vida econômica e de sua essencialidade como numerário que interliga e, portanto, possibilita as transações econômicas; e iii) enxerga as moedas sociais como potenciais geradoras de laços entre pessoas, de fortalecimento de comunidadades e ...
2023
A presente monografia tem por objetivo investigar, em termos teóricos, o fenômeno dos ciclos econômicos sob a perspectiva da Escola Austríaca de Economia. Dessa forma, busca-se entender como funcionam os ciclos econômicos enquanto um fenômeno monetário, ou seja, um evento de descoordenação de planos impulsionado por manipulações da oferta de moeda. Tal análise tem como ponto de partida uma investigação acerca da natureza da moeda e de seus impactos sobre o processo econômico, ressaltando os efeitos diretos e indiretos que as manipulações monetárias têm sobre os mercados de bens e serviços finais, e, principalmente, sobre os mercados de fatores de produção. Além disso, para melhor expor a relação entre a moeda e as cadeias de produção, apresenta-se a teoria da estrutura de capital, que elucida o vínculo existente entre o tempo e o processo de produção. Após as análises desses temas é introduzida a teoria austríaca dos ciclos econômicos e é aberta uma discussão a respeito da metodologia da ciência econômica. Tal investigação nos leva à conclusão de que é necessário haver uma mudança na forma como se entendem as crises econômicas e a própria economia enquanto ciência. Além disso, alerta-se para a necessidade de uma mudança na forma como se planejam e aplicam as políticas econômicas.
Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. ISSN 1981-061X. Ano XIII. nov./2018. v. 24 n. 2, 2018
Resumo: Este artigo parte da demonstração de que a essência do mercado mundial reside nas transferências internacionais de mais-valor. Entendemos que a análise do desenvolvimento histórico do dinheiro mundial, cujos movimentos refletem os movimentos do mais-valor no mercado mundial, deve jogar luz sobre importantes aspectos da concorrência internacional. Em especial, debruçamo-nos sobre a forma contemporânea do dinheiro mundial. Demonstramos o caráter necessário do abandono do padrão metálico para o processo de acumulação de capital, relacionando-o a algumas características marcantes desta fase histórica. Tal análise serve de base para a descrição científica dos mecanismos subjacentes às formas contemporâneas de transferência de mais-valor, sobretudo, do aumento da importância relativa de suas facetas financeiras.
Análise Econômica
O trabalho procura destacar a importância analítica da moeda nos pensamentos heterodoxos de Marx e de Keynes, discutindo a possibilidade de complementaridade entre as duas visões. Para tanto, inicia definindo heterodoxia e destacando como a moeda é encarada pelo pensamento heterodoxo. Em seguida, salienta aspectos da visão de moeda como relação social em Marx e da visão de economia monetária da produção em Keynes, que permitem perceber a importância analítica que a moeda tem para as duas concepções. Finalmente, levanta diferenças de ordem teórica e discute a possibilidade de complementaridade entre as duas visões.
The intention with this paper is to present a timeline of the development of ideas about money, starting with Aristotle. The first section explores in some detail the contribution of Aristotle to the philosophy of money. The second section brings a short inspection of the different thinkers that carried the debate about the fundamentals of money until the end of the nineteenth century. The timeline may clarify the evolution of the relevant concepts about the main characteristics of money in the contemporary debate.
Ensaios Fee, 1993
Apesar de ser mais ou menos geral a aceitação da idéia de que a moeda pode ser definida pelas suas fimções, e embora as três funções normalmente atribuídas à moeda-de unidade de conta, de meio de circulação e de reserva de valorestejam, com freqüência, presentes nas discussões monetárias, grande é o desacordo quanto à articulação entre elas e sua importância relativa, quando se trata do bom cumprimento do papel da moeda. A compreensão dessa articulação, porém, é fundamental para a análise geral do funcionamento das dinâmicas monetárias e, mais especialmente, para a melhor apreensão da deterioração dessas dinâmicas em períodos de inflação elevada. Assim, este trabalho pretende resenhar, em linhas gerais, algumas posições sobre a questão, discutindo os fundamentos da argumentação dos diferentes autores e comparando-os entre si, de forma a tirarmos nossa própria conclusão. Para isso, iniciaremos (item 1) com a visão de Marx sobre o assunto, chamando atenção para o caráter complementar das funções da moeda que se observa na exposição das suas idéias monetárias. No item 2, analisaremos autores que negam terminantemente a complementaridade entre as fiinções da moeda, ao propor explicitamente a separação dessas funções, ou que sugerem instrumentos distintos para cumprir as diferentes funções da moeda. * Professora do Departamento de Economia da UnB. A autora agradece ao CNPq o financiamento que vem obtendo para pesquisa sobre a complementaridade das funções da moeda e os comentários da Professora Suzanne de Brunhoff e de Vânia Bastos e Adriana Amado, responsabilizando-se integralmente pelas idéias contidas no texto.
Revista Brasileira De Economia, 1997
Sumário: 1. Introdução; 2. Teoria clássica do valor e da distribuição; 3. Oferta e demanda no processo de ajustamento clássico; 4. Determinação do nível de preços no padrão-ouro; 5. Determinação do produto no longo prazo; 6. Gravitação do produto e do nível de preços em direção ao equilíbrio; 7. Moeda end6gena e a equação quantitativa; 8. A taxa de câmbio no padrão-ouro; 9. Taxa de juros, moeda endógena e balanço de pagamentos; 10. Crédito e nível de atividade econômica; 11. Taxa de câmbio e nível de preços na economia moderna; 12. Moeda exógena, moeda endógena, balanço de pagamentos e nível de preços na economia moderna; 13. Taxa de juros e nível de preços na economia moderna; 14. Inflação de demanda e inflação monetária na economia moderna; 15. Equilíbrio do balanço de pagamentos, equilíbrio monetário e taxa de câmbio; 16. Conclusões. Palavras-chave: nível de preços; inflação; padrão-ouro; moeda; crédito; taxa de câmbio; taxa de juros.
Brazilian Journal of Political Economy, 2003
RESUMO: O documento argumenta que a reforma monetária realizada em 1984 deve ser completada tornando o real totalmente conversível em outras moedas. No atual status quo, o real é conversível em algumas circunstâncias e para alguns agentes, enquanto o Banco Central pode suspender a conversibilidade ou alterar suas regras por decreto administrativo. Como consequência, há um prêmio de risco de conversibilidade que leva a taxas de juros domésticas mais altas ou a uma moeda doméstica mais depreciada, ou a ambas. O processo de liberalização dos movimentos de capital deve ser pré-anunciado e implementado em etapas. O regime de livre conversibilidade não é uma panacéia, mas PALAVRAS-CHAVE: Conversibilidade; Plano Real; Lei 4131.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.