Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2008
…
276 pages
1 file
Revista GEDECON - Gestão e Desenvolvimento em Contexto, 2013
Este artigo tem por finalidade descrever como a evolução tecnológica do governo impacta na gestão empresarial. Busca esclarecer este impacto por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados, tais como: a relação do crescimento econômico brasileiro com os sistemas de informação; os tipos de profissionais que atuam no seu desenvolvimento; a influência da legislação tributária no desenvolvimento dos sistemas de informação; os tributos atendidos; a contabilidade antes dos avanços tecnológicos e a contabilidade contemporânea; e, por fim, a ação do governo no desenvolvimento dos sistemas de informação atuais. Palavras-chave: Tecnologia da informação. Sistemas de informação. Perfil dos profissionais de TI. Governo. Impostos.
In this paper we show the leadership dimension as one important aspect of the future business management. We analyze, characterize and suggest some skills to construct a new Leadership man/woman. We conclude saying that this leadership must be direct to the Learning Organization. Uma nova visão da realidade-um novo paradigma-está rapidamente transformando a base de nossas tecnologias, instituições sociais e sistemas econômicos. As empresas e o gerenciamento certamente encontram-se entre as instituições sociais mais afetadas por essa nova visão. Esta mudança de percepção do mundo como uma máquina, para o mundo como um sistema vivo, implica um modo diferente de entendimento em relação as empresas, que também passam a ser vistas como organismos vivos, que não podem mais ser compreendidos apenas de um ponto de vista econômico. Torna-se evidente a necessidade de um novo estilo de liderança em que as empresas não sejam mais controladas por meio de ordens e intervenção direta, mas sejam influenciadas por meio de orientações e impulsos.
2017
As novas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs) sao cada vez mais utilizadas em todos os processos de Gestao do Conhecimento (KM), incluindo a aquisicao, a troca e o uso do conhecimento. Entre as novas TICs estao a web 2.0/3.0, as tecnologias colaborativas 2.0, ferramentas de redes sociais, wikis, blogging internos, foruns, redes sociais empresariais (RSE), entre outros. A web 2.0 tambem chamada de web social pode ser definida como a segunda geracao de servicos da Web orientados pela comunidade em que todos podem se comunicar, compartilhar e colaborar. Como consequencia, o termo KM 2.0 foi inventado para resumir as tendencias na gestao do conhecimento e refere-se a aquisicao, criacao e compartilhamento de inteligencia coletiva mediante o uso das redes sociais e comunidades de conhecimento. Assim, atraves da revisao da literatura o objetivo deste trabalho e apontar as possibilidades das novas TICs, especificamente da RSE para a KM 2.0 a partir de exemplos de uso. As RSEs sao ...
Blucher Engineering Proceedings
A transição para indústria 4.0 é um desafio para muitas empresas. Muitos processos tendem a ser otimizados com as tecnologias emergentes da indústria 4.0, que poderão impactar na sustentabilidade de muitos processos industriais. O presente artigo mostra, por meio de uma revisão da literatura, como algumas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 podem assegurar a sustentabilidade no processo de desenvolvimento de produtos. Observou-se que as tecnologias abordadas neste estudo afetam de modo/intensidade diferente as etapas do PDP. As etapas de produção e manutenção são mais fortemente impactadas, do ponto de vista da sustentabilidade, pelas 3 tecnologias. As tecnologias com foco em tratamento e acesso a grandes volumes de dados (CC e BD) afetam mais intensamente nas etapas iniciais do PDP. Este, tratase de um tema que merece ser explorado em futuras pesquisas. Palavras chave: Indústria 4.0; Tecnologias da indústria 4.0; Processo de desenvolvimento de produtos; sustentabilidade.
GV-executivo, 2011
Revista Vianna Sapiens
A transformação digital está redefinindo práticas organizacionais. Tecnologias emergentes vêm possibilitando novos desenhos de processos nas empresas. Novos arranjos organizacionais produzem fenômenos inéditos que necessitam ser explorados. O estudo da sociomaterialidade permite compreender essas novas configurações a partir dos artefatos tecnológicos criados por meio de interações sociais. Esse ensaio apresenta a análise do modelo DAO (Decentralized Autonomous Organization) sob o olhar da sociomaterialidade, analisando os elementos constituintes desta organização que tem o smart contract como o principal artefato tecnológico. A principal conclusão do estudo é a constatação de que novas tecnologias e, consequentemente, novos artefatos tecnológicos trazem aspectos inéditos e importantes no papel constitutivo da organização e das práticas organizacionais. Sugere-se o avanço de estudos sociomateriais na intenção de se obter uma maior compreensão sobre novos modelos organizacionais que ...
Revista de Administração, 1985
Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Bruno Souza Fernandes (UFRB) Kalil Figueiredo de Almeida (UFRB) André de Mendonça Santos (UFRB) XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO "A contribuição da engenharia de produção para desenvolvimento sustentável das organizações: Cadeias Circulares, sustentabilidade e tecnologias" Fortaleza, Ceará, Brasil, 16 a 19 de outubro de 2023.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Administração Científica, 2014
Brazilian Applied Science Review, 2022
RNTI-Revista Negócios e …, 2007
Revista de Administração de Empresas, 1978
Revista E-Tech Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2018
Production, 2001