Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista de Estudos Interdisciplinares
O presente artigo tem por objetivo analisar o uso da música enquanto instrumental no Serviço Social, a partir da experiência de efetivação dos grupos de violão no CRAISM. Logo, trata-se de um relato teórico prático, referente a implementação e execução do projeto de intervenção do componente curricular de graduação de Estágio Supervisionado em Serviço Social II, o qual ocorreu entre os meses de Abril à Agosto de 2022, no Centro Regional de Atenção Integral em Saúde Mental-CRAISM-, unidade de saúde mental da instituição Hospital Ivan Goulart da cidade de São Borja/RS. Com isso, alia-se a perspectiva do materialismo histórico dialético. Ademais, utilizou-se das seguintes técnicas metodológicas: Observação livre; Anotações de campo; e por fim Análise de conteúdo. Sendo assim, infere-se que a utilização da música enquanto instrumental do Serviço Social apresentou enorme potencialidade, nos processos de trabalho de saúde mental, com capacidade para criação de vínculo entre o profissional...
2017
Quando falamos de inclusão social referimo-nos necessariamente, a um processo multidimensional. Por outras palavras: a inclusão (tal como a exclusão, conceito relacional por excelência) implica uma certa duração no tempo, uma cumulatividade de situações interligadas, uma exposição a padrões de socialização mais ou menos sistemáticos. Assim, podemos dizer que existe inclusão quando alguém possui os recursos económicos, mas também culturais, sociais, políticos e, não menos importante, simbólicos (Bourdieu, 1989), capazes de garantirem uma condição (lado objetivo) e um sentimento (lado subjetivo) de pertença a um todo, seja ele um grupo, uma classe, uma instituição, uma organização ou um país.info:eu-repo/semantics/publishedVersio
Revista Da Abem, 2014
Música e distinção social em Ribeirão Preto, 2012
O livro aborda o crescimento e desenvolvimento das atividades musicais na cidade de Ribeirão Preto entre a sua fundação e as primeiras décadas do século XX, quando adquire o status de "capital da cultura". O trabalho consiste num mapeamento dos principais eventos desse período, especialmente aqueles relacionados à cultura musical, levando-se em consideração a dinâmica social e simbólica desses eventos.
RESUMO: Este artigo aborda as práticas musicais em duas Organizações Não Governamentais (ONGs): a Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas têm como eixo comum a educação musical como proposta socioeducativa. O estudo buscou compreender, especialmente, dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musical e 2) como se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços. O processo pedagógico-musical foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical analisado a partir de quatro contextos interconectados: institucional, histórico, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O contexto histórico se revela como a dimensão de reconstituição da própria identidade institucional e musical das ONGs em estudo, construída mediante os fragmentos de história de vida re...
Revista da …, 2004
A proposta desse trabalho coletivo visa construir um diálogo entre quatro pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado, no campo da Educação Musical em espaços socioculturais de Educação. Tratamos de questões acerca do ensino, da aprendizagem, da música como elemento cultural e desenvolvimento humano e de aspectos que rodeiam o educador musical atuante em projetos sociais. As pesquisas aqui apresentadas estão em sob a ótica qualitativa em âmbito subjetivista e se constituem em análise reflexiva e crítica em pilares institucionais, históricos, socioculturais e pedagógicos musicais. Os pressupostos teóricos utilizados pelos autores trazem conceitos filosóficos e sociológicos do campo da Educação e da Educação Musical que dialogam com um ensino em busca dos direitos humanos e emancipação da realidade social vivida pelo indivíduo participante das ações socioculturais lideradas pela sociedade civil, a partir de uma pedagogia crítica e autônoma frente ao processo aprendizagem tecendo relações com a música, com a cultura e com a sociedade. construir um diálogo entre os espaços não formais de educação que se configuram como ONGs e Projetos Sociais no diálogo com um currículo que possa abarcar as diferentes formas de promoção do interculturalismo como proposta de ampliação de conhecimento de mundo e de si, por parte dos atores que participam das atividades propostas por essas iniciativas da sociedade civil. Como os Projetos Sociais são sobremodo emergentes no campo da Educação Musical, propõe-se nesse texto a ampliação do objeto aprender e ensinar música, para adiante dos aspectos que permeiam o contexto social em que os projetos sociomusicais estão inseridos, objetivamos analisar, refletir e descrever o que a música favorece para a vida dos alunos participantes.
Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências , 2022
Este ensaio trata das possibilidades analíticas do uso do jogo de escalas para a análise em pesquisas, particularmente em Educação e Educação Musical. A partir da apresentação e análise dos dados de uma investigação sobre a inserção da música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS foi possível, a partir do jogo de escolas, analisar o fenômeno social presente nas escolas que compõem esta rede de ensino. É possível, portanto, utilizar o jogo de escalas, em escalas macro e microssocial, analisar os fenômenos sociais em quaisquer tipos de pesquisa. Palavras-chave: análise de dados, micro e macro, jogo de escalas.
ANAIS do XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical , 2015
A proposta desse trabalho coletivo visa construir um diálogo entre quatro pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado, no campo da Educação Musical em espaços socioculturais de Educação. Tratamos de questões acerca do ensino, da aprendizagem, da música como elemento cultural e desenvolvimento humano e de aspectos que rodeiam o educador musical atuante em projetos sociais. As pesquisas aqui apresentadas estão em sob a ótica qualitativa em âmbito subjetivista e se constituem em análise reflexiva e crítica em pilares institucionais, históricos, socioculturais e pedagógicos musicais. Os pressupostos teóricos utilizados pelos autores trazem conceitos filosóficos e sociológicos do campo da Educação e da Educação Musical que dialogam com um ensino em busca dos direitos humanos e emancipação da realidade social vivida pelo indivíduo participante das ações socioculturais lideradas pela sociedade civil, a partir de uma pedagogia crítica e autônoma frente ao processo aprendizagem tecendo relações com a música, com a cultura e com a sociedade. Tais conceitos estão em consonância com Freire (1987, 1996, 2005), Kleber (2009, 2012, 2014), Tardif (2010), Candau (2008), Gohn (2006, 2010, 2011) e Souza (2009, 2014), visando construir um diálogo entre os espaços não formais de educação que se configuram como ONGs e Projetos Sociais no diálogo com um currículo que possa abarcar as diferentes formas de promoção do interculturalismo como proposta de ampliação de conhecimento de mundo e de si, por parte dos atores que participam das atividades propostas por essas iniciativas da sociedade civil. Como os Projetos Sociais são sobremodo emergentes no campo da Educação Musical, propõe-se nesse texto a ampliação do objeto aprender e ensinar música, para adiante dos aspectos que permeiam o contexto social em que os projetos sociomusicais estão inseridos, objetivamos analisar, refletir e descrever o que a música favorece para a vida dos alunos participantes.
Resumo: Este texto é parte de uma pesquisa que visou compreender os aspectos característicos da performance musical de dois grupos de Congado no estado de Minas Gerais. Aqui, de forma mais específica, busco apresentar reflexões sobre a participação da audiência na compreensão desses aspectos, bem como discutir a possibilidade de compreendê-la como um ajuntamento social que interage com a performance musical. Tais reflexões foram baseadas em perspectivas teóricas etnomusicológicas e antropológicas que englobam os estudos da performance, bem como das informações produzidas por meio de questionários e por meio do texto etnográfico. Os resultados apontam para a compreensão da audiência como um ajuntamento social com níveis diferenciados de engajamento, que se configuram conforme os espaços e situações.
Linguagens Revista De Letras Artes E Comunicacao, 2007
O presente artigo trata da relação entre os temas da educação musical e da formação do cidadão. O objetivo é discutir o conceito de cidadão e articular tal conceito com os elementos que constituem objeto da educação musical. Por meio da análise de conteúdo, portanto são discutidos os conceitos de educação musical, cidadania e também são vislumbrados os aspectos legais que regem o ensino da música na atual legislação brasileira. Palavras-chave: Educação musical. Cidadania. Ensino da música.
Emancipacao, 2016
Resumo: Este artigo discute o trabalho e a instrumentalidade profissional no serviço social no contexto da reestruturação produtiva e das novas formas de precarização e intensificação do trabalho. Sua construção pautou-se em uma pesquisa realizada com assistentes sociais, com aportes em autores do campo da teoria social de Marx-que têm na historicidade, na totalidade e na contradição as categorias centrais para o desvendamento do real. Partindo do pressuposto de que o serviço social só pode ser entendido em sua densidade histórica no âmbito da sociabilidade capitalista, discute-se a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais, particularizando sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, reconhecendo o assistente social como um trabalhador assalariado.
2021
Com este trabalho eu pretendi, entre outras coisas, mostrar um modo de observar a atividade artística musical que fosse capaz de servir à reflexão educacional. Observando mais atentamente o trabalho de cinco músicos prestigiados no meio musical popular (Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, André Geraissati e Michael Hedges), tentei esboçar uma noção, a da corporalidade musical, que permitisse a conjunção das muitas variáveis que entram em jogo no momento concreto da realização musical. Essa noção envolve não só as possibilidades de realização dos próprios músicos-suas facilidades e limitações-mas, também, as marcas que os diversos corpos de outros músicos historicamente cravaram nos instrumentos (neste caso o violão), nas músicas e nos modos de tocá-las. É a tentativa concreta e única de equilibrar o complexo jogo de forças resultante da interação entre essas diversas esferas de regulagem das ações musicais, ou seja, no momento da execução musical, que pode fazer aparecer mais visivelmente a presença de todas essas forças motoras, cognitivas, articulares, contextuais, históricas e culturais que compõem a atividade musical.
2015
Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma investigacao1 de doutorado em andamento sobre o ensino das praticas musicais desenvolvidas no projeto social NEOJIBA e sobre os seus beneficios para criancas e jovens, que, em sua maioria, encontram-se em situacao social desfavorecida. Portanto, propoe refletir sobre a abordagem sociocultural da educacao musical na atualidade (ARROYO, 2002), a pratica da musica nas comunidades (KOOPMAN, 2007) e tambem sobre os beneficios da pratica musical no desenvolvimento pessoal e social do individuo (HALLAM, 2010, 2012; KATER, 2004). A metodologia qualitativa foi adotada e a coleta de dados realizada atraves de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observacao das atividades performativas dos participantes (aulas, ensaios e concertos). A partir dos resultados parciais desta investigacao, percebe-se que o projeto NEOJIBA, atraves da pratica musical coletiva, promove o desenvolvimento de competencias musicais em criancas e joven...
A partir do fonógrafo a escuta musical ganhou novas dimensões, intimamente ligadas aos aparelhos de reprodução sonora que muitas vezes se tornaram até mais importantes que a música em si. A partir dos anos 80, a escuta ganhou mobilidade com o surgimento do walkman, e os processos de digitalização das informações sonoras trouxeram a possibilidade do usuário criar sua própria trilha musical, quebrando a unidade conceitual presente em muitos discos. Por outro lado, a utilização massiva dos formatos de compressão sonora como o mp3 fazem com que muitas gravações tenham de ser produzidas pensando nas limitações que trazidas por ele, e a junção destes fatores nos aponta para um nova forma de produção sonora e mobilidade da escut
This worldwide phenomenon known as Social Project in Music, has drawn attention for its effectiveness, by getting a transforming power that has changed for the better the lives of many people, so this article search through a literature review, give an overview up this type of activity, focusing on researching the inclusive potential of music, evaluating what really comes to inclusion, making a reflection on what would be the ideal implementation of this type of work and discussing some of the projects that best out in Brazil, through them to find better opportunities for promising results.
Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão
A dança esteve historicamente vinculada à vida social como forma de expressão artística em diferentes períodos históricos. Na atualidade, é considerada uma forte ferramenta de inclusão social, pois vai além da transformação dos movimentos corporais em significados poéticos e consegue fazer com que os sujeitos que dela se beneficiam passem por uma transformação de vida em busca de dignidade e bem-estar. Neste artigo, apresenta-se a dança em sua dimensão inclusiva, a partir de relatos coletados para a dissertação de mestrado em fase conclusiva denominada “A dança como instrumento de inclusão social: um estudo de caso”. A abordagem é qualitativa e o instrumento da pesquisa foi a entrevista com 4 ex-alunas e suas respectivas mães. do projeto social “Ballet para todos” vinculado a uma Organização Não-governamental (ONG) financiada pelo poder público, no município de Varginha-MG. A análise das narrativas foi realizada com a técnica da triangulação que articula as narrativas ao contexto em...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.