Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2013, Sociedade E Territorio
Resumo Foi estudado o comportamento da radiação ultravioleta (RUV) solar em quatro comprimentos de ondas (305 nm, 320 nm, 340 nm e 380 nm), medidos em Natal-RN-Brasil, no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2007, por meio do radiômetro GUV (ground ultraviolet radiometer) instalado no teto do Laboratório de Variáveis Ambientais Tropicais-LAVAT, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / Centro Regional do Nordeste-INPE-CRN. Valores elevados de RUV foram registrados durante todos os anos considerados no estudo. Observou-se uma periodicidade na variação da radiação nos anos considerados, diminuindo nos meses de junho e julho e aumentando a partir de outubro. São apresentadas hipóteses para explicação do fenômeno e comentários sobre as implicações para a saúde da população local.
2008
v AGRADECIMENTOS Ao Prof. George Marinho, pela orientação, paciência e por ser parte da minha formação profissional; À minha família, pela confiança e fé em tudo que me disponho a fazer; Aos amigos Aldomar Pedrini e Eugênio Medeiros (Departamento de Arquitetura -UFRN), pela ajuda e incentivo ao longo desta pesquisa; Ao amigo Robival Alves, pela valiosa ajuda no tratamento estatístico dos dados; Ao Hugo Sérgio e Nicholas Bastos (bolsistas do LAVAT), pela elaboração de planilhas e gráficos; Aos amigos e colegas do INPE-RN que estiveram comigo ao longo desta caminhada; À Dra. Neusa Paes Leme, pela disponibilização do banco de dados do Laboratório de Ozônio do INPE-SP; Aos colegas e professores do Laboratório de Conforto Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN.
2015
Tabela 1-Relação entre a faixa do índice UV e a categoria de risco para as pessoas.
2010
Anthony Carlos Silva Porfírio 1 , José Leonaldo de Souza 1 , Gustavo Bastos Lyra 2 , , ... Ricardo Araujo Ferreira Junior 1 , Marshall Victor Chagas Santos 1 ... 1 Laboratório de Agrometeorologia e Radiometria Solar-LARAS, Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Maceió,AL, ...
Pesquisas Científicas: da teoria à prática, 2021
Na Tabela 1, a coluna "PEÇA" nomeia as peças a serem cortadas, a segunda e a terceira coluna, representam as dimensões da peça e a última coluna apresenta a demanda unitária de cada peça. O padrão de corte utilizado atualmente pela empresa para a produção do Rack A, está representado na FIGURA 5. FIGURA 5-PADRÃO DE CORTE UTILIZADO PELA EMPRESA NA PRODUÇÃO DO RACK A.
A cidade de Natal é denominada pelos seus habitantes de "Cidade do Sol" em razão de sua elevada luminosidade, contudo a capital do Rio Grande do Norte possui taxas de câncer de pele não melanoma acima da média das capitais do Nordeste do Brasil. Neste cenário, o presente artigo apresenta um estudo da radiação ultravioleta (UV) e índice UV em Natal e suas relações com variáveis relevantes como ozônio total, aerossóis, radiação solar global (RSG) e nebulosidade. A metodologia realizou um estudo descritivo e estatístico com aplicação da Análise de Componentes Principais (ACP) e Gráfico Biplot. Os dados foram obtidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro Regional do Nordeste (INPE/CRN), nos instrumentos TOMS-OMI/AURA e MODIS/TERRA e no Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil. Os resultados indicaram que o índice UV apresenta média anual igual a 11, classificado como extremo pela Organização Mundial de Saúde e a intensidade da UVB e índice UV no primeiro semestre do ano são mais intensos que no segundo. A variabilidade anual da UV possui uma característica nos meses de setembro e outubro que consiste em uma estabilização/redução do índice UV numa fase de crescimento da RSG em razão da maior concentração anual de ozônio total, sendo que a maior quantidade de aerossóis contribui em menor escala para este evento. A ACP e gráfico Biplot contribuíram para identificar o evento, pois indicaram que o ozônio total e aerossóis possuem uma forte correlação negativa com o índice UV nos referidos meses. Os autores chamaram esta característica de Evento Anual de Primavera da UV (EAP-UV), uma vez que ocorre no início e durante esta estação.
Aos meus pais, Alcirema Nazaré Lima dos Santos e Ruy Alves dos Santos, que sempre apostaram em mim e com seu amor incondicional, compreensão e apoio tornaram possível a realização não só deste trabalho, mas também de um sonho. AGRADECIMENTOS A Deus, por ter me concedido o dom da vida e me ajudar a superar com força, coragem e sabedoria cada dificuldade imposta no caminho. À minha mãe, Alcirema Nazaré Lima dos Santos, pelo apoio, amor e incentivo ao longo de toda esta jornada. Por estar sempre pronta a me ouvir, consolar, aconselhar.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Para o presente trabalho foi desenvolvido um estudo de um sistema fotovoltaico, com armazenamento de energia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, durante o ano de 2014. Foi avaliada a eficiência de painéis fotovoltaicos em função dos valores da componente de radiação solar global no plano horizontal de incidência; das temperaturas ambiente e de operação do painel; e da tensão e corrente do sistema fotovoltaico. Os resultados mostram que a eficiência média mensal oscilou entre 8,65 e 9,17%, com média anual de 8,84%. O módulo apresentou eficiência média 50% inferior aos valores propostos pelos fabricantes.Palavras-chave: Eficiência Fotovoltaica Celular; Radiação Solar; Conversão da Irradiação Solar; Temperatura da Célula Fotovoltaica.STUDY OF ENERGETIC EFFICIENCY OF PHOTOVOLTAIC CELLS AS A FUNCTION OF SOLAR RADIATION IN BRAZIL’S MIDWEST REGIONABSTRACTIn this paper, we developed a study of a photovoltaic system (PV) with energy storage installed at the F...
2016
Resumo Dados de radiação de UV 305nm, 320nm, 340nm e 380nm são analisados via DFA (análise de flutuação sem tendência). Os dados são modelados pela curva de insolação diária. O coeficiente de DFA α 0, 7 e o decaimento da análise espectral β 0, 5 evidenciam que os dados apresentam correlação de longo alcance. Palavras-chave. Radiação solar, Análise de flutuações sem tendência, Radiação UV, correlações de longo alcance, espectro de potência.
Revista Brasileira de Meteorologia, 2014
O estudo da radiação solar é importante para entender os diversos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na biosfera, em particular nas florestas. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a evolução temporal da Radiação Fotossinteticamente Ativa (PAR) incidente e refletida acima e abaixo do dossel de uma floresta de Mata Atlântica. Para isso, foi realizado um estudo na Reserva Particular do Patrimônio Natural, localizada no município de Coruripe, Alagoas, no período de outubro/2009 a setembro/2010, baseado em observações da PAR (2, 13, 26 m) realizadas numa estação micrometeorológica instalada em uma torre de 24 metros de altura (10º 00' 37"S, 36º 17' 60"W, 160 m alt.). A PAR incidente e refletida, acima (PAR↓_Ext e PAR↑_Ext) e abaixo (PAR↑_Spf) da floresta, seguem a sazonalidade imposta pelo movimento aparente do Sol, o que acarretou em maiores registros médios horários de PAR na estação seca, superiores a 600 e 12 W m-2, e as menores na estaç...
Revista Eletronica Em Gestao Educacao E Tecnologia Ambiental, 2010
Este trabalho se refere a uma pesquisa de campo acerca da temática: "Educação Ambiental Na Escola: Conscientização da Necessidade de Proteção Contra a Radiação Ultravioleta", na qual me propus a "Desenvolver ações educativas junto aos alunos do segundo ano e terceira série do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha, sobre questões e problemas ambientais, mais especificamente os problemas relacionados à exposição excessiva ao Sol, tendo como objetivos verificar: a importância de se trabalhar com os alunos a preservação do meio ambiente, da necessidade de proteção contra a radiação ultravioleta e as principais doenças causadas pela exposição excessiva ao Sol. A coleta de dados foi realizada com 12(doze) alunos do segundo ano e 12(doze) alunos da terceira série do Ensino Fundamental por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários. É necessário que se tome consciência de que evitar maltratar o meio ambiente é preservar o futuro e, a partir disso, saber que é dever de todos, não somente realizar sua parte, mas também conscientizar a quem esteja a sua volta.
iag.usp.br
Neste trabalho são comparadas as evoluções temporal dos valores diários e horários de radiação solar global e difusa observadas nas cidades de São Paulo e Botucatu. Observou-se que São Paulo recebe menos radiação global e mais difusa do que Botucatu durante o ano inteiro. Este comportamento é devido ao fato de São Paulo estar mais próximo do oceano Atlântico e estar sujeito a um maior transporte de umidade e aerossol marítimo com a penetração sistemática da brisa marítima. São Paulo apresenta também maiores índices de poluição atmosférica do que Botucatu, atenuando mais a radiação solar do que Botucatu. Durante os meses de inverno e na ausência de nuvens a atenuação da radiação global devido à poluição em Botucatu é similar a de São Paulo. Este resultado surpreendente indica que a queima de biomassa associada a lavoura de cana de açúcar tem um importante impacto no balanço de radiação da região de Botucatu.
Revista Brasileira de Meteorologia
Resumo Este estudo tem como objetivo validar e analisar um conjunto de medidas de radiação solar ultravioleta (RUV) coletadas em seis localidades do Peru, cujas altitudes variam do nível do mar a 4479 m. Esta análise envolveu a avaliação do índice ultravioleta (IUV) e das doses eritematosas diárias (D-Er). Para tanto, as séries foram comparadas com simulações do modelo de transferência radiativa TUV e amostras de RUV coletadas sob condições de céu claro. As equações de regressão apontaram coeficientes de determinação elevados (R2 > 0,91), com alta significância estatística (p < 0,0001). Resultados mostraram que o recorde de IUV observado no Peru foi 23,5, registrado em Marcapomacocha (4479 m). Em relação às D-Er, destaca-se Arequipa com média de 7,9 kJm-2 diários (± 1,3 kJm-2), no verão. A D-Er recorde foi observada em Cajamarca no outono, com valor de 14,3 kJm-2. As doses diárias elevadas e o grande número de episódios de IUV muito altos e extremos evidenciam risco do desenvo...
Acta Amazonica, 1992
Medidas de radiação solar global foram executadas dentro e fora de mata tropical úmida de terra firme durante o dia 07 de novembro de 1986, em Tucuruí, Pará. As intensidades de radiação solar incidentes em 3 sensores instalados aleatoriamente no chão da floresta e um sensor localizado em área aberta (sensor padrão) são avaliadas e intercomparadas. A radiação média que atinge o chão da floreeta foi 4.7% da radiação incidente em área aberta adjacente à floresta. As diferenças entre as medidas dos sensores da mata e o padrão pode ser atribuída à distribuição espacial heterogênea da radiação solar que alcança o chão da floresta.
Resumo-A radiação UV possui efeito nocivo sobre a biosfera e pode causar fotodegradação em polímeros sintéticos e fibras naturais. É também a componente espectral da radiação solar mais afetada pelo aumento na concentração de aerossóis na atmosfera. Por isso, informações sobre a variação temporal e geográfica da incidência da radiação solar UV é útil em estudos nas áreas de engenharia, ciências ambientais e agronomia. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da queima de biomassa, durante o inverno e primavera, sobre a transmissividade atmosférica da radiação solar UV (K TUV) em Botucatu, São Paulo, Brasil. A cidade de Botucatu é uma das poucas no Brasil que monitoram a radiação solar UV e possui base de dados com mais de 10 anos de medições. Ela sofre influência da queima de cana-de-açúcar e dos incêndios em florestas e pastagens durante os meses de maio a novembro, que geram o aumento na concentração de aerossóis na atmosfera. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que, ao longo do período de junho a outubro, o K TUV horário em condições de céu claro é em média 0,483±0,035. O aumento da concentração de aerossóis nos meses do inverno e primavera gera reduções de 6 a 18% nos valores horários de K TUV. PALAVRAS-CHAVE: Radiação solar, aerossóis, queima de cana-de-açúcar, radiação UV.
2008
Relatamos os resultados de uma investigação piloto sobre as idéias de 25 estudantes de ensino médio a respeito do tema radiações, antes da instrução. As respostas mostram que os estudantes têm noções vagas e desarticuladas sobre radiações. A maioria já ouviu falar de raios X e de raios ultravioleta, mas não compreende seus efeitos nos organismos vivos, inclusive porque não sabem a diferença entre radiação ionizante e não-ionizante. Não têm clareza dos prejuízos e benefícios das radiações, desconhecendo boa parte de suas aplicaç ões industriais. Aprenderam através da mídia sobre os perigos do Sol, como o câncer de pele, mas ignoram os perigos do bronzeamento artificial e o modo como a radiação pode afetar o meio ambiente. Estas concepções apontam a necessidade da construção de um conhecimento mais preciso e embasado sobre radiações em situação formal de aprendizagem. Mapas conceituais sobre radiações foram utilizados como instrumentos úteis na análise das concepções dos alunos e no planejamento curricular da unidade de aprendizagem. Palavras-chave: concepções dos alunos; radiação; radiação ultravioleta; proteção radiológica; ensino de física.
2019
Resumo As radiações solares no ensino de ciências, com frequência, são abordadas a partir da física ou da química. Grande parte dos trabalhos científicos não esboçam os efeitos biológicos das radiações solares, por vezes, apenas os citam. Em meio a este cenário, temos nos dedicado nos últimos anos a pesquisar e discutir: efeitos biológicos, radiação ultravioleta (UV) e ensino de ciências e biologia. O câncer da pele possui como principal agente causador os raios UV; já este tipo de câncer é o mais frequente no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul. Assim, o trabalho visa analisar as compreensões de estudantes do último ano do Ensino Fundamental sobre a temática das radiações solares à luz da perspectiva CTS no campo educacional. A partir de um questionário, apresentamos as percepções dos investigados. A maioria mostrou desconhecer a temática das radiações solares, apresentou uma visão estreita e informações pouco consistentes. Palavras chave: radiações solares, radiação ultravioleta, ensino de ciências, CTS. Abstract Solar radiation in science education is often approached from physics or chemistry. Much of the scientific work does not outline the biological effects of solar radiation, sometimes just cite them. In this scenario, we committed ourselves to research and discuss: biological effects, ultraviolet (UV) radiation and science and biology teaching. The main cause of skin cancer is UV rays; since this type of cancer is the most frequent in Brazil and in the state of Rio Grande do Sul. In this way, the work aims to analyze the understanding of students of the last year of Elementary School about solar radiation in the the perspective of CTS in the educational field. From a questionnaire, we present the investigated perceptions. Most of them did not know about solar radiation, presented a narrow view and little information.
Revista Brasileira de Climatologia, 2016
Introdução: Pela natureza da atividade do trabalhador rural, predominatemente em ambientes externos, a exposição à radiação ultravioleta (RUV) se configura como um risco importante. Objetivos: avaliar o nível de exposição à RUV entre trabalhadores rurais. Materiais e métodos: foi realizada avaliação da exposição de 40 trabalhadores rurais à R-UV, com o auxílio do instrumento Solarmeter – Model 6.5, em zona rural de Conceição das Pedras, no sul de Minas Gerais. As doses de RUV eritematosa (RUV-E), expressa em Dose Erimatosa Padrão (DEP), foram calculadas. As medições foram efetuadas nos meses de maio e junho. Aos trabalhadores, foi aplicado questionário para obtenção de variáveis sociodemográficas, agravos associados e fototipos. Resultados: Dos trabalhadores analisados, 20% deles apresentaram 10 eventos de queimaduras ou mais. Sobre histórico familiar de câncer de pele, 22,5% deles manifestaram a ocorrência. Da amostra, 80% dos trabalhadores exercem a atividade com frequência entre...
Revista Verde de …, 2008
Lécio Resende Pereira Júnior Eng° Agr°, Pós-graduando em Gestão Pericia e Auditoria Ambiental, Faculdades Oswaldo Cruz E-mail: [email protected] ... Juliana Simões Nobre Gama Estudante de Agronomia, CCA, Universidade Federal da Paraíba E-mail: ...
No trabalho é apresentada uma análise dos efeitos da nebulosidade, conteúdo de vapor d'água e de aerossol nos valores das frações UV, PAR e IV da radiação G para uma base de dados medida no período de 2001 a 2005, em Botucatu, São Paulo/Brasil. A variação sazonal mostrou que as amplitudes das frações UV/G e PAR/G são maiores do que a da fração IV/G. Os maiores valores de UV/G e PAR/G ocorrem no período mais chuvoso (outubro a março), quando a freqüência de nuvens e a concentração de vapor d'água na atmosfera são maiores. Por outro lado, os maiores valores de IV/G ocorrem no período mais seco (abril a setembro), quando a freqüência de nuvens e a concentração do vapor d'água são menores e a concentração de aerossóis é maior no ano.
Asades 2 012, 2012
Resumo. O índice ultravioleta (IUV), determinado por meio da irradiação eritêmica ou irradiação biologicamente ativa, representa uma forma mais clara para o entendimento da população sobre os níveis e efeitos, como sardas e eritemas, que são resultantes do excesso de exposição a essa irradiação. A medição da irradiação eritêmica envolve equipamentos de custos elevados, fazendo com que essas informações sejam raras. Este presente trabalho teve como objetivo determinar um modelo estatístico horário para determinação do IUV a partir da irradiação UV (A+B) para a cidade de Recife. As medições simultâneas da irradiação eritêmica e UV (A+B) foram realizadas na Universidade Federal de Pernambuco através de um biômetro (501B) e um radiômetro ultravioleta total (TUVR). O modelo gerado mediante as medições apresentou um desempenho estatístico (MBE) de 0,41% e um (RMSE) de 14,1%.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.