Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, Estudos sobre diversidade sexual e de gênero: atualidades, temas, objetos
Sabe-se, a partir de Foucault, que o poder soberano desenvolve suas ações baseado na máxima "deixar viver e fazer morrer" , que posteriormente é trocada-nas sociedades administradas pelas disciplinas e reguladas pela biopolítica-, pela máxima "fazer viver e deixar morrer". Como se poderia pensar esta máxima dentro da escola, especificamente? Fazer viver e deixar morrer, fazer viver justamente para deixar morrer. De que vida se trata? O que poderia estar significando a morte, nesse caso?
Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Educação como ato de coragem e resistência É com muito prazer que a equipe editorial apresenta a publicação do volume 8, número 15 da Revista Equatorial, referente aos meses de julho a dezembro de 2021. Esta edição conta com o Dossiê Temático intitulado Educar a quem, educar a quê? Olhares antropológicos sobre a Escola, o Estado e a Nação, organizado por Francisca Jeannie Gomes Carneiro (doutoranda pelo PPGAS/UFRN), Ana Maria do Nascimento Moura (doutoranda pelo PPGAS/UFRN) e Antonia Aleksandra Mendes Oliveira (doutora pelo PPGS/UFG).
Revista Internacional de Extensão da UNICAMP, 2021
Historicamente, diversos movimentos sociais buscaram combater as formas de opressão vivenciadas pelas camadas populares da sociedade. No presente trabalho, refletimos sobre a história de um cursinho popular localizado na cidade de Campinas, intitulado Liberte-se!, apresentando-o como uma organização de militância e como uma extensão universitária articulada à luta por uma educação dialógica e crítica, classificando-o, inclusive, como um desses movimentos. Desse modo, fundamentados em pressupostos educacionais que se voltam para uma perspectiva crítico-transformadora, refletimos sobre a educação popular, pensando em desafios e possibilidades a partir de nossa própria história. Por conseguinte, as reflexões nos levam a apontar que o Liberte-se! configura-se como um exemplo de possibilidade de transformação de sujeitos e de realidades sociais que emergem em meio aos recentes movimentos estudantis. Outrossim, essa mistura de sujeitos e de histórias nos indica a necessidade de que sejam consolidadas práticas que possibilitem uma educação democrática e libertadora.
Resumo: Para a existência de uma educação ambiental com foco na formação da cidadania plena dos educandos nos baseamos na Pedagogia de Paulo Freire, que se preocupa com o desvelamento do mundo em sua totalidade, com o educando como ser no mundo (interdependência e pertencimento) e responsável por ele (político-crítico), integrando o saber da experiência com o científico no sentido da ressignificação da visão de mundo concreto (sujeito epistemológico). A partir de pesquisa bibliográfica apresentam-se algumas contribuições articuladas com a possibilidade de uma educação ambiental freiriana. Destacamos algumas delas para a efetiva implantação de uma educação ambiental nessa perspectiva: uma ontologia do inacabamento que perpassa a cosmologia e a antropologia; a leitura de mundo como epistemologia crítica no diálogo de saberes; os círculos de cultura como metodologia adequada para o trabalho com as questões socioambientais e a práxis como ação-reflexão política em vista da construção de alternativas sustentáveis.
Editora Direitos para esta edição cedidos à Atena Editora pelos autores. Open access publication by Atena Editora Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
EDUCAÇÃO E FILOSOFIA
Resumo: Este artigo analisa o governo das diferenças em instituições como a escola e discute as condições de possibilidade de os corpos ingovernáveis resistirem às formas de dominação representadas pela biopolítica neoliberal. Para isso, recorre ao projeto foucaultiano e aos seus interlocutores com a finalidade de provocar no campo filosófico-educacional uma maior abertura para com o outro e as diferenças que encarnam. Vislumbramos com essa atitude ética e política agenciada pela relação com o ingovernável a possibilidade de resistir aos desdobramentos fascistas da atual configuração da biopoder. Palavras-chave: Biopolítica. Governamentalidade. Diferença. Educação. Between the government of differences and the ungovernable of bodies: possibilities of resistance in education : This article examines the government of differences in institutions such as schools and discusses the conditions of possibility for ungovernablebodies to resist the forms of domination represented by neoli...
2018
O estudo busca entender como a escola lida com criancas e adolescentes vivenciando experiencias de luto por morte de parente proximo, buscando perceber se ela oferece suporte adequado e necessario a estes alunos. A narrativa da experiencia pessoal da pesquisadora sobre vivencia de luto como mae e como professora e apresentada ao inicio do trabalho. O referente teorico foi construido a partir de um breve historico sobre o significado da morte, suas alteracoes desde a Idade Media ate o seculo XXI e, as consequencias dessas alteracoes para a sociedade contemporânea segundo Philippe Aries. Sobre luto, tomou-se o embasamento teorico fornecido por Colin Murray Parkes e John Bowlby, e o trabalho realizado pelo LELu da PUC-SP e LEM da IPUSP coordenado por Maria J. Kovacs e Maria H. P. Franco respectivamente. Finalmente, para entender a crianca e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, suas relacoes com a escola e o lugar da afetividade, tomou-se a teoria de Henri Wallon. Realizou-...
2020
This article presents the pedagogical work of a school that puts into practice the principles of Rural Education, in the Primary and Elementary School - EMEIEF “Assentamento Zumbi dos Palmares”, located in an “assentamento” area (area composed by group of rural areas which belonged to the same owner and it is settled by the responsible federal institute INCRA) that has the same name. In order to express the feeling of an experience in the school routine, the research methodology - action accompanied by a qualitative analysis - was used in the production process. Therefore, it aimed to detail how the educational process takes place in different times / formative spaces, as well as the importance of mediation by educators at these times and its implications for student training. It also highlights the dimensions of work as an educational principle and collective management, focusing on the protagonism of the subjects who work at school.
Retratos da Escola
O objetivo do estudo é identificar o processo de ensino das lutas por meio do jogo nas aulas de Educação Física escolar. Foram entrevistados seis professores de Educação Física. Na análise de conteúdo, foram elencadas as categorias: conhecimento do professor sobre o conteúdo lutas; jogo como uma estratégia de ensino; e sistematização do conteúdo lutas. Os resultados apresentaram o jogo como uma estratégia de ensino por meio de jogos de oposição, das dimensões dos conteúdos, da dimensão atitudinal e somente pelo jogo. O jogo na escola se torna um meio apropriado para tematizar lutas na escola, vistas suas potencialidades no desenvolvimento integral do aluno e no trato pedagógico do professor.
Revista de Educação Popular, 2020
Essa experiência tematiza as “lutas” com 29 crianças do 4º ano do ensino fundamental, que aconteceu no último trimestre letivo de 2017, em uma escola pública da rede municipal de Santo André-SP. A “escrita de si” foi utilizada como possibilidade metodológica, ultrapassando a política acadêmica que se pauta no conhecimento objetivo e disciplinar, dando espaço e abertura para uma forma peculiar de ler e interpretar a narrativa de um relato de experiência efetivada por um docente de 33 anos que ministra aulas de Educação Física Escolar. O projeto educativo teve como objetivos ampliar os conhecimentos das crianças alargando a ideia que elas tinham das lutas e, aprofundar, de forma crítica, os aspectos que permeiam o universo do tema. Foi possível perceber com essa prática pedagógica um aprofundamento sobre o tema lutas, além do diálogo e reflexão crítica acerca da cultura corporal. Essa percepção se torna latente pelo desenrolar das atividades propostas de pesquisa pelo educador e estud...
2019
RESUMO Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a universalidade da Educação e a importância da prática docente como forma de resistência social. Propõe o afastamento da ideia inatista do saber, do pensamento educacional pessimista e do idealismo pedagógico ingênuo. Nessa reflexão, a prática docente é entendida como uma forma de resistência política que pode construir os saberes necessários à transformação da realidade social, desde que comprometida e engajada com toda a comunidade escolar. Devido à abrangência do tema, focaremos nossa linha de raciocínio à luz dos pensadores Platão, Marx, Gramsci e Paulo Freire.
Revista Pedagógica, 2021
Esse artigo tem como objetivo principal refletir sobre o processo de transição capilar, que tem sido um fenômeno nos últimos tempos, sobretudo entre as mulheres. Sendo uma busca pela autoafirmação da identidade negra e a valorização das raízes afrodescendentes, o cabelo afro para além da questão estética, também é a expressão de um ato político contra o racismo. Tendo como base a mudança do cabelo, buscamos estabelecer relações entre esse fenômeno e a luta por uma educação de resistência antirracista, tendo em vista que um dos principais alvos das práticas racistas é o cabelo crespo. Reconhecendo o papel dos movimentos antirracistas da atualidade, o texto tem como base teórica intelectuais, principalmente mulheres brasileiras que têm feito a discussão sobre cabelo afro e a luta antirracista nos mais diversos espaços. A partir desta escrita é possível perceber uma discussão sobre a questão estética negra e a educação.
Educação & Sociedade, 2016
RESUMO: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos.
2018
O 1o encontro da Rede visivel ocorreu simultâneo ao 7o Congresso Internacional Materia-Prima, decorrido na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, de 10 a 13 de Julho de 2018, sendo promovido pelo Centro de Investigacao e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O 2o encontro da Rede visivel sera acolhido pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, em 2019, em data a determinar
Revista NUPEM, 2024
Guiné Bissau é um país complexo, plurilíngue e pluriétnico, marcado por lutas sociais, políticas e disparidades econômicas e culturais, que, por sua vez, assolam o acesso à educação. Acerca desse tema, temos como objetivo apresentar, a partir da autoetnografia, as dificuldades enfrentadas por um jovem estudante do interior da Guiné-Bissau para concluir a Educação Básica. Para a discussão teórica e metodológica, contamos com os estudos de Chang (2008), Santos (2018), Cá (2015), Joaquim (2020) e Seide (2017), entre outros. No artigo, apresentamos o texto da narrativa em primeira pessoa da trajetória educacional de um jovem da etnia balanta. A imersão na memória evocada é alicerçada pela reflexão crítica acerca dos desafios enfrentados desde a infância até o momento da diáspora. Por meio da autoetnografia e da autobiografia evocativa, enquanto técnicas de pesquisa, conseguimos flagrar as vulnerabilidades do processo de autoconhecimento e empoderamento do sujeito pesquisador na sua história.
Psicologia & Sociedade, 2009
Neste artigo visamos apontar, apoiadas em W. Benjamim e G. Agamben, a fragilização do registro da experiência e sua incidência na lógica do poder/violência. Analisamos, pretendendo desmistificar a eficácia dos discursos mortificadores da experiência, a figura do "mulçumano"; - nome que designava os mortos-vivos nos campos de concentração, conforme relato de Primo Levi e outros. Tal figura é emblemática do estado limite a que chegaram algumas pessoas e podem expressar o destino de alguns sujeitos na contemporaneidade. Pudemos identificar nessa posição tanto um movimento na direção da perda do laço identificatório com o semelhante, como uma forma de resistência à violência perpetrada pelo discurso social. Tal resistência consiste em operar uma mimese ao objeto resto, o que permite ao sujeito a manutenção da estrutura fantasmática. Indicamos que, apesar das estratégias do poder, o sujeito reinventa modos de se situar na relação ao Outro, nos quais se fazem importantes a prese...
2021
Opresentetexto caracteriza-se como uma investigação parcial que tempor objetivo central acessar alguns dos projetos de instrução e o perfil comportamental de sujeitos negros e negras sob um recorte temporal demeados do século XIX e os primórdios do século XX.O debate sobre os projetos de letramento e identidade do Rio de Janeiro parte do cotidiano da marginalidade da cidade carioca, visto que esta temmuito a nos ensinar sobre as redes de sociabilidade e as estratégias de inserção/mobilidade social. A centralidade deste artigo versa sobre as dinâmicas de construção de espaços educativos esobre aanálise de padrões comportamentais dos sujeitos pesquisados.
ETD - Educação Temática Digital, 2017
Esse ensaio busca explorar a experiência das ocupações nas escolas secundaristas de São Paulo por meio de algumas das imagens produzidas pelos mesmos. Seguindo uma estrutura próxima da dinâmica dos planos fílmicos, nosso trabalho propõe uma articulação entre os discursos (visuais e narrativos) das ocupações compartilhadas nas redes sociais, por meio da análise das provocações que esses novos papéis desempenhados pelos secundaristas colocaram em relação à própria ideia de representação da escola, aluno e currículo. Ao pensarmos a prática educativa neste cenário de (re)organização provocado pela resposta do movimento dos secundaristas, remetemos tal experiência aos pensamentos de Jacques Ranciére (2012) e César Migliorin (2008), quando estes refletem sobre os encontros no “sensível”, oportunizados pelos diferentes espaços escolares. Em outro ponto, buscou-se o conceito de zona autônoma temporária apresentado por Hakim Bey (2004), para pensarmos este outro espaço em transformação de te...
Revista Investigações
Neste artigo, buscamos compreender o funcionamento das políticas de significação dos discursos dos movimentos Escola sem Partido (MESP) e Professores contra o Escola sem Partido (MPCESP), inscritos em uma luta ideológica em torno do imaginário sobre a educação nacional. Entendemos que...
The National Common Curricular Base define essential and progressive learning throughout primary and secondary education. On the National Base, struggles and combat are thematic units of physical education in elementary education. This research adopted the term struggle in a generic way, in other words, all these practices that involve corporal dispute. Initially, the teaching reality of their objects of knowledge was explored. It was verified that the struggle is rarely approached by teachers due to limitations faced by them, such as insecurity, lack of experience, concern with violence and aggression, inappropriate infrastructure and materials for practice, and scarcity of didactic studies. Some possibilities suggested in the literature for a pedagogical practice involve modalities' classification according to the distance between the opponents, use of opposition games and self-defense activities. An approach based on pedagogical models makes it possible to align theoretical concepts, teaching and learning. There are several consolidated models in physical education. This study proposes a pedagogical model of struggle for elementary school. The research had the participation of a focus group formed by five physical education teachers from elementary school and specialists in fighting modalities for at least ten years. This group held ten meetings with the researcher for a possible co-construction of the pedagogical model of struggle. Also participating in the study was a university professor collaborator, critical friend and advisor of the study, who has a background with over twenty years of experience in fighting. Both held meetings between the focus group reunions in order to mediate the progress of the research. The research data were collected from different sources: recordings and transcripts of all focus group meetings and meetings with the collaborator and the advisor; mental maps prepared by the teachers of the focus group; and 19 researcher field diaries. With data collection, content analysis was performed which involved categorization and interpretation of all transcriptions. The results indicate that focus group teachers have difficulty adapting different objects of knowledge of the struggle in school's physical education classes, always leaning the modality in which they have more experience, and not understanding clearly different possible objectives and strategies. The focus group did not generate elements for the construction of the model, but it showed the lack of knowledge that the model should consider. This need, evidenced by the group and the literature review conducted, allowed the construction of a pedagogical model of struggle with the main objective of helping teachers to understand the different objects of knowledge that comes from the struggle. The critical elements of the constructed model are: games; integral development; and ritual of struggling. The expected learning outcomes were divided in elementary education in three stages, with specific characteristics.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.