Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1995
Sinal de Menos, 2015
"Em SOCIALISMO OU BARBÁRIE?, DANIEL CUNHA comenta a reação de certos setores da esquerda ao recente atentado na França. O que se desvela é que certas ideologias identitárias pretensamente de esquerda do capitalismo de crise, na falta de um arsenal crítico adequado, acabam por borrar a distinção entre as lutas emancipatórias e o terrorismo e, no limite, acabam por legitimar a barbárie." (Do editorial da Sinal de Menos #11, vol. 1
Prismas: Direito, Políticas Públicas e Mundialização, 2009
O presente artigo tenta analisar as implicações do conceito de "sociedade de risco", relativamente a um dos pilares sobre os quais se funda o Estado moderno: a ideia de soberania. O desenvolvimento do Estado nacional e da sociedade industrial que lhe é subjacente provoca o surgimento da sociedade de riscos. Nesse tipo de sociedade, ao contrário da racionalidade controladora da sociedade industrial, afloram a incerteza, a ambivalência. No mundo do
Arquivos Brasileiros De Psicologia, 2010
Este artigo se inscreve no âmbito das teorias do discurso desenvolvidas por Laclau e Mouffe e por Bakhtin e Volochínov. O objetivo é o de expor conceitos e concepções desses autores que auxiliem a reflexão sobre possíveis aproximações e distanciamentos entre as duas posições, principalmente em relação à questão da linguagem na constituição do sujeito e do social, considerando a origem marxista comum. Pretende-se contribuir para uma discussão ampla a respeito das categorias que buscam dar conta das relações entre o individual e o social. A perspectiva de Laclau e Mouffe aponta para as posições de sujeito no interior de uma estrutura discursiva. A abordagem de Bakhtin e Volochínov tende para uma visão totalizante da realidade a partir de uma síntese dialética entre sujeito e sociedade.
Estupro: Perspectiva de Gênero, Interseccionalidade e Interdisciplinaridade, 2019
O presente trabalho se propõe a realizar investigação empírica para analisar os projetos de lei propostos na seara da criança e do adolescente, perante a Câmara dos Deputados, com o objetivo de entender quais tipos de políticas públicas com vistas a assegurar a proteção da criança e adolescente contra todos os tipos de violência sexual estão em disputa no poder legislativo. Ou seja, quais são os principais posicionamentos que estão norteando as ações do legislativo na criação de políticas que visem o enfrentamento da violência sexual cometida contra esse grupo?
Divers@!, 2008
Este artigo tem por objetivo motivar teoricamente a discussão sobre o controle social, perpetrando um estudo da relação entre Estado e Sociedade, desde Hobbes, Locke e Rousseau, até os expoentes da doutrina marxiana. Aborda-se as discussões sobre o conceito de sociedade civil tanto na perspectiva marxiana quanto nas correntes liberais contemporâneas que têm implicações no debate e nas práticas sociais em torno do controle social.
Dilemas Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2015
Conferência por ocasião da promoção a Professor Titular de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Revista Brasileira de Estudos Políticos, 2015
The legitimizing problem in the power exercise has always been a concern of governments and theoretical, especially in modern times, when no longer sufficed warranties and rear ends of metaphysical or religious worldviews. Since the origin of the modern state, from the theories of the first contractualist, made up this abstract entity that is the state, giving it responsibility for social, legal, political and economic, as well as to ensure the good life of citizens. From this state of things, there was a jettisoning of civil society in the exercise of power mechanisms. Thus, through the dialectical method, the paper concludes by the necessity of a rapprochement between the civil society and political society in order to rescue solidarity, autonomy and social justice, based on Jürgen Habermas thesis.
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
Este trabalho reflete sobre o contexto histórico e sociocultural brasileiro, lançando um olhar crítico sobre a razão que leva mulheres de cabelos não lisos a depreciarem e submeter seus fios a processos químicos de alisamento. O objetivo do estudo foi compreender como a transição capilar contribuiu para a potência de agir dessas mulheres em direção à liberdade de escolha sobre a forma dos próprios cabelos. Esta foi uma pesquisa exploratória, qualitativa e documental e para a coleta de dados recorreu-se a vídeos publicados na plataforma Youtube por duas mulheres que passaram por alisamentos e transição capilar. Foi realizada uma análise de discurso a partir da psicologia histórico-cultural. As análises demonstraram que, embora exista uma supremacia estética, é possível perceber o reconhecimento do lugar que ocupam em um grupo racializado, ou étnico, quando realizam umatransição capilar.
2020
O objetivo do presente estudo consiste em responder ao seguinte problema de pesquisa: A falta de tutela do superendividamento no ordenamento jurídico brasileiro possui consequências puramente individuais ou com abrangência social? Para responder a essa pergunta o estudo parte do pressuposto de que o Estado tem o dever de velar pela vida digna dos cidadãos a ele subordinados. Para isso faz-se necessário entender o conceito de superendividamento e suas consequências práticas, assim como é necessário apresentar argumentos voltados à aprovação do Projeto de Lei n° 283/2012, que traz uma maior proteção ao endividado e uma vez instituídas essas novas regras é possível atingir um meio de combater e prevenir o fenômeno do superendividamento na sociedade. O método adequado para a abordagem do tema será a reunião da abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura e abordagem quantitativa, por meio de bases de dados secundários, coletados principalmente no Conselho Nacional de Justiça. Conclui-se que a falta de tutela do superendividamento estimula o crescimento do problema a cada ano, o que acarreta consequências não só aos indivíduos endividados, mas à sociedade como um todo.
Revista FAMECOS, 2019
O presente texto reúne argumentos e situações que sustentam a necessidade de reflexão sobre uma “nova cidade humana”, articulada a um novo conceito de cidadania capaz de incentivar as práticas de uma comunicação proativa, em que o espaço urbano se torne sujeito de uma apropriação política e afetiva do território. É uma perspectiva a ser contemplada diante do cenário de crescente barbárie e conservadorismo, que designamos como “sociedade incivil” e consideramos sintomático da falência do projeto liberal posto em marcha por todo um conjunto de narrativas produzidas na mídia, no Estado e nas instituições.
Universidade da Beira Interior, BOCCBiblioteca On- …, 1998
Magnificada pelo que ficou cognominado de "novela dos 147010", como ficou tristemente conhecido o polêmico episódio, ainda não totalmente resolvido, do reajuste dos beneficios dos aposentados e pensionistas, 1 o nosso sistema de Previdência Social vem experimentando uma permanente crise. Enquanto que para alguns, como o ex-ministro Raphael de Almeida Magalhães, a crise é basicamente conjuntural, sendo intimamente ligada à forte recessão ora prevalente em nossa economia, 2 para outros, como se depreende da leitura do trabalho de Francisco E.B. de Oliveira et al.,3 as dificuldades advem de um desequih'brio estrutural entre receitas e despesas; sendo que tal desequih'brio foi fortemente acentuado com a promulgação da Constituição de 1988, pródiga na concessão de beneficios adicionais. Embora o ex-ministro Raphael de Almeida Magalhães tenha uma certa dose de razão, pois que a retomada do crescimento, com a consequente reabsorção de parte do contigente hoje mergulhado na economia informal, certamente contribuirá no sentido de minorar a crise, acreditamos que esta só será totalmente resolvida se substaFais reformas, de cunho estrutural, forem postas em prática. Fundamentalmente, e não menosprezando o fato de que simples medidas de caráter 1 Para uma apreciação da gênese da-novela dos 147%-, cujo fato gerador básico coamtra-se no de&c:ompasso das sistemáticas de müustes• dos salários dos contribuintes e dos beDdicios pagos aos aposentados e pensionistas, veja-se C. de Faro, "PrevidêDcia Social : o Justo e o Posstvel-, em Qminnhlnl ~ vol. 3, nO 1 (maio, 1992), PIS. 23-24. 2 Veja-se, a respeito, seu depoimento no paiDd a Previdência Social no Brasil ,patrocinado peJa FIESP e realizado em 11.02.92, cujo sumário enc:ontta-se publicado em Reyista da IndtlMa: nova série. ano 1, nO 2 (abrJjun.I992), PIS. 79,86.
Revista Agora, 2006
Reflete-se sobre a conjuntura da década de trinta, procurando identificar como as idéias de Oliveira Vianna estavam direcionadas na solução do conflito capital e trabalho. O Brasil, nos anos pré-30 é caracterizado por uma ideologia liberal conservadora, se opondo as tentativas de formulação e/ou aplicação das leis sociais. A questão social surge como a grande marca distintiva e legitimadora dos acontecimentos políticos pós-30. O Estado abandona uma posição liberal por outra intervencionista no que se refere ao sindicalismo. Os direitos sociais passavam a ser primordiais para se alcançar à cidadania política. A fraqueza das classes sociais é um dos argumentos do pensamento autoritário brasileiro para legitimar o papel tutelar do poder público sobre a "sociedade civil". Oliveira Vianna é um marco no desenvolvimento das relações trabalhistas no Brasil, na busca laboriosa da reversão do triste quadro do retrógrado liberalismo político e econômico que ignorava a "questão social".
Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), 2023
Este manual aborda temas de Corporate Governance relacionados com os resultados empresariais e divide-se em cinco pontos, incluindo a introdução e as conclusões. No segundo ponto é explorado o conceito, princípios, regulamentação e sistemas de Governo das Sociedades. No terceiro ponto abordam-se as questões relacionadas com a Teoria da Agência e os ditames da actuação dos órgãos sociais. No quarto ponto analisa-se a formulação dos resultados empresariais. A organização deste manual teve em atenção a orientação do planeamento do estudo dos estudantes das ciências empresariais como objectivo principal. Contudo, salienta-se a necessidade de complementar o estudo com recurso à consulta da regulamentação e da legislação intrínsecas.
Revista Katálysis, 2021
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.
O presente trabalho procura analisar conexões possíveis entre a teoria de Bertrand de Jouvenel sobre as origens do Poder e a teoria de Max Weber sobre os tipos de dominação legítima, a fim de proporcionar uma melhor compreensão quanto ao fenômeno da Obediência Civil.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.